12 janeiro, 2016

PRÓXIMO TREINADOR: UMA DECISÃO FUNDAMENTAL!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

A decisão de Pinto da Costa, quem ao longo dos últimos 34 anos tem escolhido os treinadores do FC Porto, que deverá ser tomada nos próximos dias (desejável e preferencialmente) em relação à escolha do novo treinador é FUNDAMENTAL para o desfecho da presente época.

É quase unanime entre Portistas, adeptos de outros clubes, comentadores, jornalistas e afins que o FC Porto tem o melhor plantel de entre os 3 candidatos ao título. Dito isto, creio que não precisamos urgentemente de uma ida ao mercado de transferências (Suk estará garantido), há obrigatoriedade de encontrar no atual plantel soluções para os vários problemas que possam surgir. AQUILO QUE REALMENTE PRECISAMOS E QUE DURANTE MUITOS ANOS FOI DESVALORIZADO ATÉ POR MUITOS PORTISTAS É MESMO DE UM TREINADOR NA VERDADEIRA ACEÇÃO DA PALAVRA! UM TREINADOR QUE NÃO INVENTE, QUE NÃO SEJA TEIMOSO, QUE SE NÃO SE FECHE SOBRE SI PRÓPRIO, QUE NÃO DÊ COMO TOTALMENTE ADQUIRIDAS AS SUAS CRENÇAS/IDEIAS E QUE APRENDA COM OS ERROS E MELHORE. A este propósito relembro algo contra o qual me bato há vários anos (inclusive em escritos neste blog): a peregrina ideia de que o treinador no FC Porto era uma mera figura decorativa e que por isso até um macaco seria capaz de ser campeão no FC Porto. Nos últimos 2 anos e meio julgo que ficou bem claro o quão ridícula era esta ideia. Geralmente só damos valor às coisas quando não as temos, pois bem só agora é que muitos Portistas aterraram estrondosamente na realidade: afinal o treinador é importante e não uma mera figura decorativa!

É num cenário recheado de jogos difíceis, decisivos, em que perder mais pontos para a liderança pode hipotecar por completo o título de campeão nacional que terá de ser tomada uma decisão fundamental para o resto da época: a escolha do próximo treinador. Já por várias vezes referi o que penso sobre tudo isto. Não concordo com soluções de transição até final da época, soluções tipo Luís Castro ou Rui Barros, por muito que tenha o máximo respeito pela enorme competência desses homens (um foi GRANDE jogador, outro está a fazer belíssimo trabalho na equipa b). Não concordo com soluções tipo tiro no escuro, soluções desconhecidas da maioria das pessoas (como por exemplo foi a escolha de Lopetegui) ou soluções de alto risco. Tenho lido dezenas de nomes apontados ao cargo de treinador do FC Porto e sinceramente por vezes não sei se devo rir ou chorar com alguns dos nomes apontados.

A realidade é que o FC Porto ainda não pode atirar a toalha ao chão nas competições que realmente interessam, nomeadamente, campeonato, taça e Liga Europa, logo parece-me evidente que a solução a ser encontrada para o que resta da época não pode ser nem de transição, nem uma solução para “ficar à espera de um D. Sebastião em maio”. Há muito para discutir, muito para conquistar, a época ainda não está perdida, deste modo a solução encontrada terá de ser lógica e, muito importante, não pode ser uma solução/invenção, de alguém completamente desconhecido mas em quem Pinto da Costa deposite grande esperança. Tem de haver logica na escolha, mesmo que as coisas depois não corram bem, é importante que todos fiquem com a consciência de que foi a solução mais apropriada, independentemente do que possa acontecer a seguir. Uma “invenção” nesta altura do campeonato seria algo incompreensível para a maioria dos Portistas.

Excluindo a parte sentimental da coisa, os gostos pessoais, o melhor ou pior carácter das pessoas em questão, a verdade quanto a mim inquestionável é que neste momento só existem 3 treinadores com conhecimento do futebol português suficiente, provas dadas e que poderão efetivamente ter "mãos" para o plantel de qualidade que o FC Porto tem. Não é por isso novidade para ninguém constatar que André Villas-Boas, Marco Silva e Leonardo Jardim são as 3 hipóteses mais lógicas em quem a SAD do FC Porto deve depositar todos os seus esforços para contratar. São 3 treinadores com perfil diferente, mas julgo não haver qualquer dúvida que se ainda queremos "brigar" com os restantes rivais pelo título de campeão nacional a solução terá obviamente de passar por um desses nomes, apesar de nenhum deles vir com uma varinha mágica mudar tudo de um momento para o outro.

Não conheço as atuais clausulas desses treinadores, nem a sua disponibilidade para se desvincularem dos seus atuais clubes, o que sei é que tudo o que forem opções fora desses 3 nomes levará o nível qualitativo do próximo treinador do FC Porto para um patamar abaixo daquilo que é necessário para ter sucesso na presente época. Abdicar do sucesso da presente época a pensar na próxima será um enorme erro quanto a mim. Romper com o projeto Lopetegui foi uma decisão que Pinto da Costa teve de tomar com custos quiçá bem elevados. Contratar um bom treinador agora será também uma opção com custos elevados. Mas fazendo contas rápidas se calhar a soma desses montantes será sempre inferior à receita da entrada direta na Champions League por exemplo.

Finalizo com uma ideia clara: se por algum motivo não for possível a contratação de um desses 3 nomes, será para mim uma forte machadada nas hipóteses que o FC Porto terá de lutar por títulos esta época. Mas muito sinceramente também vos digo que para uma não-solução tipo Nuno Espírito Santo, Paulo Bento ou outros nomes do género que tenho lido por aí e que me têm arrepiado a espinha, será preferível optar por Rui Barros ou Luís Castro, senão mesmo por uma opção com Castro a principal e Barros a adjunto. Agora "invenções" a esta altura seria o maior "tiro no pé" que poderíamos dar. E seja quem vier, tentar lutar por tudo até ao fim e honrar o símbolo sagrado.

PS: Apesar de tudo o que escrevi seja quem for o escolhido não tendo o meu apoio enquanto escolha, terá todo o meu apoio naquilo que é mais importante para o FC Porto: ter sucesso e ganhar títulos! Para mim o mais importante é ganhar títulos, sempre foi, enquanto para alguns durante anos e anos as verdadeiras obsessões eram se o treinador se chamava Jesualdo, Vítor, André, Paulo ou Julen parecia ser o mais importante. Há um título mais importante que o título nacional para alguns Portistas, é o título do "meu treinador é melhor que o teu". A mim interessa-me simplesmente que o FC Porto ganhe, seja com o Manuel, o Joaquim ou o Zé da Esquina.

PS2: Seria muito mais cómodo não dar opinião sobre nomes de treinadores para depois poder dar palpites depois das coisas acontecerem... Não é essa a minha forma de estar. Não tenho medo das minhas opiniões seja em que altura for, por isso digo sem problema nenhum quem me parece competente ou não para o cargo, tal como por exemplo o fiz em meados de 2010 aqui neste blog, escrevendo um texto em que elegia AVB como um dos meus preferidos para o cargo. Não me enganei na altura. Espero não me enganar agora também.

12 comentários:

  1. A prudência, que não é nenhuma gaja, recomenda Rui Barros como treinador, DO MEU, DO TEU, DO NOSSO FCPORTO. Ele não tem curso de treinador como todos os outros? não tem anos de experiência? Então é mantê-lo, se fazem favor.
    Mas por outro lado, se o malfado Basco assinou por 3 anos, com direito a uma torre (para ver a Lua) e jogadores de qualidade, o próximo treinador do AZUL E BRANCO, deve ter direito às mesmas condições. Espero que a Sad não queira fazer do Sr. Sérgio Conceição um biscateiro.

    Luís (O do Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, ou Lito Vidigal)

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que a opção Sérgio Conceição está a ganhar força... Espero estar enganado mas parece-me que, a ser verdade, este treinador tornou-se opção por exclusão de partes visto que os desejados (os três referidos no texto) não estão disponíveis. Vamos lá ver o que aí vem.

    ResponderEliminar
  3. RCBC, não sei se costuma fazer campismo. Mesmo que não, vou aproveitar para uma pequena comparação metafórica. Quando vou à secção de lacticínios de um hiper do Porto, tenho umas 20 marcas de manteigas, margarinas, derivados e sei mais lá o quê à escolha. No minimercado do campismo, tenho Mimosa. Goste ou não, tenha colesterol ou não, seja boa ou má.

    Neste momento da época, a nível de treinadores, estamos no minimercado do campismo. Não temos 20 treinadores à escolha, para todos os gostos e feitios. Temos apenas os nossos, ou eventualmente algum de uma equipa do nosso campeonato, que esteja disposta a largá-lo em troca de uma compensação financeira ou empréstimo, o que é sempre possível, dado as dificuldades da generalidade das equipas portuguesas.

    Pensar que um AVB ou Marco Silva abandonam projectos, nos quais, para além de terem contrato, ainda têm grandes expectativas desportivas para esta época (um levar o Zenit aos Quartos da Champions, outro, ser Campeão grego e fazer uma graça na LE), será uma ingenuidade de todo o tamanho. Tal como o Sol não gira em torno da Terra, também o mundo não gira em torno do FCP, por muito que gostassemos que isso fosse verdade.

    Deixei propositadamente de fora Leonardo Jardim, pois a situação deste no Mónaco não é tão estável, ou com tantas expectativas desportivas, como a dos outros 2. Contudo, penso que os portistas ainda não pensaram bem quem é Leonardo Jardim. Ainda vivem num mundo de contos de fadas, de principes e princesas. Leonardo Jardim é um treinador excelente em organização defensiva. Um treinador que sabe arrumar uma equipa em campo. Mas sendo que 90% das equipas que jogam contra nós, passam 80% do tempo atrás da linha da bola, qual a mais valia de um treinador de organização? Qual o lampejo que já viram em LJ na arte de furar autocarros? Mesmo num campeonato mais aberto do que o nosso, como é o francês, LJ não é especialmente conhecido pela sua capacidade ofensiva. Querem os portistas voltar às vitórias de 1-0 e 2-0 contra Tondelas e afins?

    Pior erro que poderíamos fazer nesta altura, seria contratar um treinador por nome, ou "fezada", sem analisar bem o seu estilo de jogo, e o que queremos para o FCP. Essa decisão deverá ser tomada com ponderação, e analisando todas as alternativas, algo que simplesmente é impossível neste momento.

    Queira-se ou não, esta época está comprometida.
    Temos grande responsabilidade de conquistar a Taça de Portugal. Quanto ao resto, tudo que espero é respeito pelo emblema e luta até ao fim. Tudo que venha por acréscimo será excelente.
    Ao contrário do que o RCBC afirma, mesmo com a saída de Lopetegui, os problemas do plantel continuam lá, nomeadamente a nivelação por baixo dos centrais, e as lacunas brutais na finalização, em que o recente jogo do Bessa, vale tanto como anteriormente o tinha valido o jogo com o U. Madeira.

    Dentro da lógica que referi, vejo com bons olhos o nome de Sérgio Conceição até ao final da época. Conhece a casa, tem carisma, e sem ser um treinador de excelência, é competente q.b. para nos fazer lutar até ao fim. Receio apenas que com a sua personalidade, passe mais tempo na bancada, do que no banco.

    ResponderEliminar
  4. avb?
    foda-se o Porto quer um treinador, mas também convem ser um homem sério.
    Rui Barros pode ser muito bom teinador, mas a verdade é que ninguém sabe. tem 100% de vitorias mas em circunstancias especiais.logo seria um tiro no escuro.

    ResponderEliminar
  5. @ Hugo Mota,

    Em nenhum momento do meu post refiro que a contratação de um desses 3 nomes será fácil nesta altura da época. Apenas digo e reafirmo que tudo o que sejam opções fora deste leque tornarão as coisas mais difíceis em termos da luta pelo título. Uma coisa não invalida outra portanto.

    Em nenhum momento do meu post digo que os problemas do plantel se acabam com a saída de JL, algo que aliás sempre defendi ainda o basco estava no comando técnico da equipa. Aquilo que digo e reafirmo é que nesta altura, e sendo quase unânime que temos o melhor plantel de entre os 3 candidatos, o esforço de investimento deve centrar-se mais na escolha de um treinador do que propriamente na aquisição de mais jogadores.

    No ano passado tínhamos um plantel mais forte que o deste ano, não exagero se disser que tínhamos um plantel de luxo que não deu sequer para ganhar rigorosamente nada... Ou seja, neste momento reforçar o plantel e não ter depois um treinador à altura acabará por ter o mesmo resultado que no ano passado.

    Finalmente, devo dizer-lhe, com o máximo respeito pela sua opinião, discordo em absoluto de que a época está irremediavelmente comprometida. Dependemos só de nós na Taça e LE (apesar do adversário de Champions que apanhámos) e no campeonato não estamos a uma distância irrecuperável. Aliás, o Presidente foi bem claro quando referiu o porquê da alteração de treinador nesta altura: porque ainda nada está perdido!

    ResponderEliminar
  6. Posso aqui garantir que Sérgio Conceição será o novo treinador do FCP, pelo menos até ao fim desta epoca.

    ResponderEliminar
  7. Só espero que não seja o Sérgio Perdição. Antes o Rui Barros.PC está numa encruzilhada pois nesta altura da época os bons treinadores estão ocupados.Se optar por alguém até ao final da epoca que fique o Rui Barros,se a opção for para o futuro tem de analisar bem o escolhido para não errar outra vez, o que já se vai tornando um hábito ultimamente.

    ResponderEliminar
  8. Pois é... Primeiro, despedem, depois, ai, ai, ai, que só há mimosa...

    Amanhem-se, carago!

    ResponderEliminar
  9. Cá para mim o Rui Barros pode continuar a ser o nosso treinador.
    Até porque já conhece os jogadores, o Clube e o Campeonato PT.
    Será que valerá de alguma coisa ter Sérgio Conceição?
    Vilas Boas e afins só estão mesmo disponíveis no final da época.
    Não vale a pena andar aqui a forçar alguém e depois ter de pagar um balúrdio por esse tal treinador.

    Rui Barros é a minha escolha.

    ResponderEliminar
  10. "Será que valerá de alguma coisa ter Sérgio Conceição?"

    Como para mim o objetivo da blogosfera é haver uma saudável troca de ideias e não isto ser um monólogo sem qualquer tipo de interação, não me levem a mal levantar as seguintes questões:

    1) Partindo da ideia de que os bons treinadores só estarão disponíveis em junho, contrate-se Sergio Conceição ou qualquer outro, o contrato irá ser de 6 meses?

    2) Sendo o contrato de 6 meses, que motivação para os jogadores haverá em contar com um treinador apenas para 6 meses, porque supostamente a 1ª opção virá só em junho?

    3) Sendo um contrato de 6 meses, que motivação terá um treinador ao saber que irá para a rua em junho ganhe o que ganhar?

    4) Não sendo o contrato de 6 meses, fará sentido ir buscar alguem agora que nao seja AVB, LJ e MS e fazer com esse "alguém" um contrato de 1 ou 2 anos, sendo que depois em junho para ir buscar os tais bons treinadores se terá que rescindir com o treinador que agora se contratará?

    Achei imensa piada à alegria de muitos Portistas quando JL foi despedido pensando que tudo isto ia ser uma festa e uma alegria.
    Obviamente que nada disto vai ser fácil, a substituição de JL, manter a equipa organizada, arranjar um bom treinador nesta altura, jogos complicados pelo meio, etc etc...

    Aposto com vocês o que quiserem que basta termos um percalço em Guiamraes no domingo, para logo virem muitos gritar contra Rui Barros exigindo a sua saída pois nao tem pulso para essa equipa...

    E assim nos aproximamos alegremente de um processo de sportinbenfiquização... Mudar constantemente de treinador, passar épocas em seco, passar do 8 para o 80 e voltar novamente ao 8 em apenas poucos dias, entrar em histeria por tudo e por nada...

    Temo muito o futuro próximo...

    ResponderEliminar
  11. RCBC há que acabar com o mito que no FC Porto a coisa funciona de maneira diferente dos outros clubes... No nosso, como nos outros, quando não se ganha o treinador vai embora! Acontece é que nós temos ganho muito mais vezes do que os rivais...

    ResponderEliminar
  12. Viva,

    Talvez mais que um treinador, talvez o Porto necessite dum projeto definido.

    Não é Sérgio Conceição aquele que treinava o Braga e que, quando a sua equipa so' rematou duas vezes à baliza se queixou da arbitragem, no jogo contra o Porto o ano passado?

    Como o autor deste artigo, eu também apoiarei o treinador que vier ou, melhor dizendo, o clube.

    Como ja' apontei, o presidente do Bayern que, no fundo, é o presidente da liga Alemã, esta' a testar as reações a uma nova formula de competição Europeia. Não é uma surpresa que não tenha citado nenhum clube Português. E' um aviso sério.

    O Porto precisa dum projeto que va' além do resultado imediato dum jogo ou então o Porto arrisca-se a ser a meta'fora viva de "o jogo das sete fami'lias".

    E Viva o Porto!

    Nuno PortoMaravilha

    ResponderEliminar