06 janeiro, 2016

RAZÕES E EMOÇÕES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


É logo à noite? Amanhã? Sábado? Domingo? Segunda? Triste expectativa essa com que muitos olhos vão ver os próximos compromissos com Rio Ave e Boavista. Temível fantasma esse que assombra o balneário azul e branco. Tudo a perder e muito pouco a ganhar.

O FC PORTO SOMOS TODOS NÓS!
A idade das trevas instalou-se pelo Reino do Dragão. Onde outrora todos se uniam por um emblema, vemos agora agrupamentos de termos como carneirada, pipoqueiros, antis e prós-Lopeteguis ou, no esgoto da escala, portistas a torcer pela derrota do Porto. Penosos tempos.

Ao contrário de algumas linhas de opinião, não tenho dúvidas que todos sofrem pelo FC Porto. Todos são portistas, e decerto, todos querem o melhor para o clube. Contudo, tal como em muitos campos da vida, entre o querer, e o ser, vai por vezes uma grande distância.

Simplificando, podemos agrupar os adeptos em 2 grandes grupos. Para não ferir susceptibilidades, vou apenas distingui-los pelos que agem pela Razão e os que agem pela Emoção.

Os que agem pela Emoção querem simplesmente a cabeça do treinador, como se com ela, todos os males do mundo ficassem automaticamente resolvidos. Basta Lopetegui entrar num avião para o país Basco para milagrosamente os centrais se tornarem muros intransponíveis, o Herrera ter uma epifania e se converter no Iniesta ou Aboubakar transformar-se num serial killer à frente da baliza.

Os que agem pela Emoção, acham que amanhã, qualquer treinador que surja no Olival vai numa semana conhecer a fundo os jogadores, conseguir implementar novas metodologias de treino e de jogo, e no meio disto tudo, ainda vai GANHAR TODOS OS JOGOS, de preferência a jogar um futebol fantástico.

Como para mim, os efeitos especiais são para Hollywood e os milagres para a religião, prefiro acreditar na Razão.

E para quem acredita na Razão, gostar ou não de Lopetegui é irrelevante. O importante é o que é melhor, ou pior, para o FC Porto neste momento.

Quem age pela Razão, acha que Lopetegui, num ambiente sadio, é a melhor hipótese do momento para lutar pelos títulos em que o FC Porto está envolvido, nomeadamente campeonato e taça.

Porque os jogadores são dele. Porque a estratégia é a dele. Porque bom, ou medíocre, o único modelo de jogo possível até Maio, é o dele.

Qualquer pessoa lúcida o suficiente, saberá que tirar o mentor deste projecto tão personalizado, significará 99% de probabilidade de insucesso.

Quem age pela Razão, sabe também, e lamenta, que com a massa adepta de costas voltadas à equipa, o abismo é inevitável.

Aproveito para vos deixar 2 tópicos para reflexão:
  1. «Quando referi o mau ambiente referia-me à relação dos adeptos com o treinador. Era evidente que as pessoas não estavam satisfeitas com o treinador anterior. Acontecesse o que acontecesse, as pessoas pediam a sua saída. Quando tens de jogar, essa situação não é fácil, porque o treinador é o que comanda o barco e tínhamos de jogar sob pressão, não era fácil jogar em casa com esse ambiente»
    Este comentário é da autoria de Rodrigo, jogador do Valência, referindo-se ao ex-treinador Nuno Espírito Santo. Não deverá ser muito diferente do que se passará actualmente na mente dos jogadores Portistas. Contudo, como ouço e leio muitos por aí, os adeptos não têm culpa de nada...*

  2. Defensivo, atacante, bom, mau, excelente, assim assim, apaixonante, sonolento. Estes e muitos outros adjectivos podem ser ser colados a determinado estilo de jogo, consoante a visão pessoal de cada um.
    O que já não será tão subjectivo, será o estilo de jogo de Lopetegui. Ele quer posse! Entre os centrais, os centrais e os laterais, os centrais e pivot ou laterais e extremos, Lopetegui tem um estilo de jogo que é dele.
    Do conhecimento que tenho pela imprensa, não foi o espanhol que andou a implorar um lugar de treinador no FC Porto. Foi sim alguém do clube, mais concretamente o seu presidente, que foi ter com Lopetegui e quis que ele aplicasse o seu modelo de jogo na equipa de futebol.
    Logo, desta premissa tiramos a conclusão de que o treinador está somente a fazer aquilo para que foi contratado. Se é, ou não, adequado às exigências da massa adepta, talvez seja importante, no momento em que se contrata o treinador, pensar o estilo de jogo que se quer que o FC Porto jogue. Não é apostar em algo, e depois assobiar para o lado.
* Apenas como referência, o Valência não voltou a ganhar qualquer jogo após a saída do técnico português. Mas isso são contas da La Liga... Ou talvez não.

8 comentários:

  1. Boa tarde,
    Uma vez mais, todo o texto escrito faz sentido e eu coloco-me do lado dos adeptos da "razão". E por pensar que tenho "razão" acho que a SAD do FCPorto neste momento não tem razões para manter um treinador que ninguém, absolutamente ninguém, acredita, seja jogadores ou adeptos. E uns não vivem sem os outros! O que está a acontecer com o Valência pode perfeitamente acontecer ao FCPorto se mudar hoje de treinador, contudo, se não mudar, nós sabemos que para melhor não vamos seguramente porque o próprio treinador não acredita naquilo que está a fazer. Ele já faz qualquer coisa para ver se resulta... qualquer experiência é válida como formula de salvação e um clube como o FCPorto não pode viver disso. O Real Madrid trocou de treinador porque achou que o que tinha não servia para as expectativas do clube. Como eu e a maioria dos adeptos achamos que o nosso treinador não serve para as nossas expectivas e para aquilo que queremos para o nosso clube.
    O FCPorto com o Jesualdo e com o Vitor Pereira, jogava um futebol feio... mas, ganhava e estava sempre na luta e de um momento para o outro sacava um coelho da cartola e fazíamos um bom jogo e as coisas rolavam. Com o Lopetegui não há 1 bom jogo, não há 1 bom resultado contra uma grande equipa... e quando jogamos contras os mais fracos, já vêm para o Dragão de peito feito!!!!! Não pode ser. As outras equipas tem que nos temer porque efectivamente somos melhores. Somos muito melhores!!!! Somos a única equipa portuguesa que efectivamente é conhecida mundialmente porque ganhou competições europeias nos últimos anos!!! Nós somos uma equipa que projecta jogadores e que os jogadores desejam jogar porque tem sempre perspectivas de ganhar e com isso se promoverem e trazerem lucros pró clube! Eu não me chateio nada com esta visão, porque associada a ela está a vontade de vencer, mas para vencer é preciso ter alguém que ajude isso a acontecer e esse alguém é o treinador e nós não temos treinador para vencer nada neste momento!!! Precisamos de mudar e mudar para melhor... mudar para dar continuidade às vitórias do passado e que passado. Senão daqui a uns 2 ou 3 anos estamos a fazer a mesma figura de tristes que os outros fazem sempre a falar dos trofeus que não viram as suas equipas vencer e dos penalties que não foram marcados e a falar de "se isto..." ou "se aquilo...".
    Estamos a tempo de mudar, mas tem de ser já... não esperar por mais uma derrota que nos afaste definitivamente do que quer que seja!
    Somos Porto... e ser Porto é vencer sempre!!!!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Concordo muito com este texto. O problema é que, na minha opinião, a razão e a emoção são neste momento correntes muito próximas e a linha que as separa é demasiado ténue. No meu caso específico e sendo sincero, nem sei bem de que lado estou. Se por um lado acho que a saída do treinador teria pelo menos o condão de amenizar a ira dos adeptos, aglutinando-os de novo com o grupo, por outro, sei que a sua saída implicará inevitavelmente um recomeço e, com a época a meio, resta pouco tempo para recomeços. A menos que o eleito seja alguém com grandes conhecimentos do clube, com obra feita e capaz de transmitir motivação quer pelo discurso quer pela atitude, mesmo que os adeptos fossem olhar para a sua chegada com alguma desconfiança e mágoa. Enfim, não é fácil nem são tempos tranquilos aqueles que vivemos e isso gera este turbilhão de emoções.
    Parabéns pelo texto é um tema muito pertinente.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Triste, triste e so termos adeptos das vitorias e que perante a adversidade se viram contra os nossos e caiem na esparrela dos nossos inimigos que desde o inicio fazem a cama ao nosso treinador! Era criar uma brigada dentro do Dragao para por os assobiadores na ordem...

    Vamos Porto!!!!!!

    Joao, Carcavelos

    ResponderEliminar
  4. Triste é termos uma SAD que só fala quando estamos em primeiro.
    Quem em primeiro lugar tem que defender o treinador e assim promover a união é JNPC.

    ResponderEliminar
  5. Victor, no caso do Real, qualquer adepto de sofá do mundo sabia à partida que o Benitez era uma asneira. Mas o Florentino quis levar a dele avante. Esta do Zidane ainda me parece mais asneira do que a primeira. Um tiro absoluto no escuro.
    É esse tipo de experimentalismo e soluções em cima do joelho que tenho terror de ver no FCP.
    Independentemente das qualidades do Prof. Jesualdo, que as tinha, a verdade é que nesse tempo, quer benfica, quer sporting perdiam muitos mais pontos do que actualmente. Os adeptos ainda não entenderam que nós não estamos piores. Os adversários é que melhoraram muito em relação a um passado recente. Uns dizem que com outro treinador já tinhamos 10 pontos de avanço, mas o que ainda não abriram os olhos, é que o Sporting só perdeu 7 pontos (!!) desde que a época começou. Se der como exemplo que no melhor ano de Jesualdo (e de P. Bento no scp) a lagartagem tinha perdido 15 pontos por esta altura, penso que está tudo dito.

    Rui, compreendo o que queres dizer. A saída de Lopetegui teria o condão de amenizar as hostes, é verdade. Qualquer meco que fosse para lá, por mais incompetente que fosse (lembram-se Couceiro?) não teria o ódio que o espanhol parece atrair. Contudo, da história portista, apenas por 1 única vez existiu sucesso moderado de uma chicotada. Foi com Robson, onde vencemos a famosa taça do João Pinto a ser bombardeado. Mas quer Robson, quer Mourinho, não só eram treinadores muito acima da média, e acessíveis ao clube na altura, como foram substituições de médio prazo. Actualmente não existe ninguém no mercado que reúna essas características. Metermo-nos a substituir treinadores agora, é abdicarmos descaradamente da luta do título para scp e slb. Muito pior do que derrotas, é ver o meu Porto atirar a toalha para o chão. Isso para mim é matar-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo,
      É verdade o que dizes: os adversários estão melhores efectivamente, ou pelo menos, o Sporting está mto melhor. Mas, não deixa de ser verdade que nós estamos pior... muito pior! E, podemos até não estar pior em numero de pontos se comparar com outras épocas, mas estamos muito pior em termos de futebol jogado, de motivação, de empenho e acima de tudo de compromisso para com o clube!!! E isso é muito perigoso em vários aspectos. Quando um jogador veste a camisola do FC Porto como se uma t-shirt qq se tratasse, é muito perigoso e não haver um líder no balneario que lhe faça perceber isso ou pelo menos se voz autoritária para lhe dar 2 abanões, é muito mau! Os jogadores NÃO ESTÃO com o treinador. É inequívoco. O treinador está sozinho... A SAD não está com o treinador também. Estamos perante uma situação de "quem aguenta mais". O PdC não quer despachar o treinador para não ter de lhe pagar. O treinador não quer sair porque acha que ainda pode ser campeão ou ganhar alguma coisa. Isto é insustentável num clube como o nosso. Não pode ser assim. Não é compatível com a nossa história e com o nosso ADN que é vencer sempre! Ou pelo menos lutar até ao fim...
      Abraço.

      Eliminar
  6. Depois de ter visto os líderes da claque irem falar com os capitães, fazerem um comunicado a pedir contenção e receberem o autocarro da equipa do Porto ( antes do jogo com o Rio Ave )em festa só tenho a dizer aos sócios do meu clube que no próximo jogo fiquem em casa e deixem a claque ( comprado pela SAD ) sozinha no estádio. O Porto não é isto, o Porto é emoção, garra, orgulho. Estes senhores da SAD e da claque só querem dinheiro!!!

    ResponderEliminar
  7. Victor, mesmo após o resultado de ontem continuo a pensar que substituir o treinador não é solução.

    Mas que alguma coisa precisa ser feita, precisa!

    Fui bastante crítico dos que criticaram a equipa em recentes jogos em casa, como Paços ou Académica, onde jogamos a um nível muito interessante. Mas ontem, com um 11 semelhante, os jogadores pareciam sombras dos que jogaram esses encontros. Muito fracotes.

    Bons velhos tempos em que Pinto da Costa descia ao balneário nestas alturas. Estes tipos, todos eles, precisam de um bom par de "estalos" para acordar. Pois se para já, nada ainda está perdido, não há tempo para choramingueiras.

    ResponderEliminar