02 janeiro, 2016

TODOS A REMAR PARA O MESMO LADO SERÁ BEM MAIS FÁCIL.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Não queria ter que voltar ao tema dos adeptos mas, o que se assistiu no último jogo no Estádio do Dragão e se assiste por estes dias, leva-me a pensar no rumo que os nossos adeptos levam. Somos cada vez mais um benfica e os nossos adeptos querem enveredar pelos caminhos que os levaram a estar afastados dos títulos 10 anos.

Para uma, cada vez maior franja de adeptos, a troca de treinador devia ser algo rotineiro porque neste momento EXIGEM A CABEÇA do treinador que LIDERA O CAMPEONATO. A estabilidade que durante anos foi a nossa imagem de marca, contrastando com o histerismo reinando para os lados do alto dos moínhos foi invertido, e hoje eles conseguem manter um treinador 6 épocas, mesmo tendo perdido durante 3 anos consecutivos, um dos quais tendo permitido que o maior rival fosse campeão no seu reduto. Do nosso lado, exige-se a demissão do treinador porque é moda criticar tudo e todos.

Que não se goste do modelo de jogo, é a opinião de cada um. Que não se goste das escolhas do treinador para cada jogo, é também a opinião de cada um. Agora, que se exija a demissão de um treinador que lidera o campeonato, é um comportamento absolutamente esquizofrénico.

Ver adeptos festejar golos do adversário é uma coisa que me deixa completamente louco. Ver adeptos a assobiar a equipa desde o 1º minuto é absolutamente incompreensível. Ver adeptos assobiar um jogador do FUTEBOL CLUBE DO PORTO quando se prepara para entra em campo foi um claro sinal de xenofobia (vide Bueno contra a Académica). Depois, estes mesmos adeptos, não são capazes de assobiar as más decisões dos árbitros permitindo que tudo façam no nosso estádio. Não são capazes de assobiar os adversários que “queimam” tempo desde bem cedo porque isso não são comportamentos de gente de bem.

Na passada terça-feira vi um comportamento esquizofrénico, mas novo, porque nunca tinha visto adeptos assobiarem a equipa desde muito cedo no jogo e depois no fim do mesmo resolvem brindar os atletas com palmas. Esta gente ainda não percebeu que se há momentos certos para assobiar a equipa são o momento de recolher aos balneários ao intervalo para servir como alerta para uma 2ª parte de melhor qualidade, mas sobretudo, o fim da partida onde os assobios já não vão colidir com a performance da equipa.

Comportamento nada normal foram as tarjas colocadas no Estádio do Dragão a poucos dias da deslocação ao terreno do 2º classificado, num momento que devia ser de união e não cada um na prossecução dos “ódios” pessoais. Vivemos um momento único no nosso clube quando temos a equipa na liderança do campeonato e vemos “adeptos” a desejarem que o FC Porto saia derrotado de alvalidl para que o treinador seja despedido.

Afirmar que Julen Lopetegui é o pior treinador da história do FC Porto é insultuoso à memória do clube. Convém não esquecer que otávio ou josé couceiro foram nossos treinadores. Para mim e até ao fim do seu reinado, Julen Lopetegui é o melhor treinador do mundo e é com ele que vou enfrentar as próximas batalhas, e hoje temos já uma muito importante, mas que só poderá ser decisiva em caso de vitória nossa. Mas, convém não esquecer que não vencemos em alvalidl há mais de 7 anos e que desde que construíram aquilo, só alcançamos 2 vitórias.

Vamos todos juntos e unidos para as próximas batalhas porque os principais objetivos estão ao nosso alcance e apenas dependemos de nós. Se não é fácil ser campeão estando todos unidos e a puxar para o mesmo lado, mais difícil ainda será quando adeptos assobiam a equipa, esperam derrotas para que o treinador seja despedido.

9 comentários:

  1. 200% de acordo Delindro.

    O jogo de hoje, não sendo decisivo, é muito importante. O empate não é um resultado mau. Mas uma vitória seria um rude golpe na moral do rival. Por isso, não há que ter dúvidas na motivação para o jogo.

    Contudo, antes de virem exigir bailados, goleadas ou esmagar o sporting em casa, convém lembrar que esta é a nossa deslocação mais difícil neste século. Mais do que ir à luz.

    Por isso, como qualquer portista da velha guarda diria, o que importa logo é vencer! Nem que seja com um golo marcado com o rabo aos 96m.

    Para aqueles que não conseguem sobreviver sem a beleza, aconselho uma coisa simples: Saiam com a vossas esposas ou namoradas e vão ao museu.

    ResponderEliminar
  2. EXIGEM A CABEÇA do treinador que LIDERA O CAMPEONATO. A estabilidade que durante anos foi a nossa imagem de marca, contrastando com o histerismo reinando para os lados do alto dos moínhos foi invertido, e hoje eles conseguem manter um treinador 6 épocas, mesmo tendo perdido durante 3 anos consecutivos, um dos quais tendo permitido que o maior rival fosse campeão no seu reduto. Do nosso lado, exige-se a demissão do treinador porque é moda criticar tudo e todos.

    Amigo eles mantiveram o treinador 6 epocas pk foram campeoes e sempre praticaram grande futebol que era o que acontecia no passado o jesus foi bastante contestado sempre tb principalmente o ano passado quando perdeu em rio ave queriam bater ao homem, acho que temos todos memoria curta o Lopetegui não presta logo o jogo do porto é uma miseria não á que enganar ninguem, tb posso dizer que lidera o campeonato pk o Sporting perdeu na madeira senão n liderava coisa nenhuma e esta cá á dois anos e está agora em primeiro, eu assobio quando n vejo a equipa a jogar bem pk sao pagos para isso se fosse uma vez ou outra era normal agora é contante o jogo de equipa é um desastre vale uma ou outra individualidade que é o que nos tem valido e este ano sem jackson nota-se mais....

    ResponderEliminar
  3. "Se não é fácil ser campeão estando todos unidos e a puxar para o mesmo lado, mais difícil ainda será quando adeptos assobiam a equipa, esperam derrotas para que o treinador seja despedido."

    A partir do momento em que chegamos ao ponto em que existem Portistas que desejam a derrota no jogo de logo, penso que não existe muito mais a dizer…

    Apenas dizer com grande mágoa que tudo isto é muito triste… Uma tristeza das grandes…

    ResponderEliminar
  4. Como diz o Hugo Mota: 200% de acordo!

    Outro dia alguém perto de mim disse indignado pela derrota, que "somos porto, nascemos para ganhar.".. p...que o pariu!
    - parece que acham que ganhar é fácil, é só vestir a camisola azul e branca e já está ! Boca cheia de verdades!...
    Ganhar dá muito trabalho! Muito mesmo!
    E, acho que todos sabem bem porque as modalidades do nosso clube ganham mais do que perdem.(aliás até ganham e ganham e ganham). Porque são todos sempre a remar para o mesmo lado !
    Não é possível ganhar sempre, nem é possível ser hectacampeão sempre, mas é possível ter sempre dignidade. Como adepto ou profissional do clube.

    ResponderEliminar
  5. Desses adeptos que assobiam logo nos primeiros momentos do jogo, das duas uma:
    Ou não percebem o que é apoiar uma equipa, ou
    Devem pensar que com assobios todos os jogos irão ter aquilo que querem.

    É no entanto verdade que a equipa tem praticado um futebol amorfo sem muita energia, é verdade que os jogadores são pagados a bruto para conseguir os objectivos COLECTIVOS, e também me parece que as vezes o treinador é teimoso de propósito em algumas decisões só para enervar alguns adeptos, como de confrontar esses mesmos adeptos, e com isto criar mais instabilidade no nosso Estádio.

    Mas estamos todos a esquecer qual é o nosso papel.
    O papel de adepto.
    Aquele que deve apoiar em todos os jogos e todo o jogo.
    O que acontecia se não houvesse assobios constantemente?
    Em vez disso, se houvesse mais apoio e vontade de empurrar a equipa para a vitória?
    Será que esta teimosia de Lopetegui já teria evaporado já há muito tempo?

    Todos sabemos que foi com os adeptos junto com a equipa que se conseguiu acabar com aquela seca de 19 anos.

    A exigência é dura, mas tornar dura de mais põem a equipa num estado de desconforto indesejável.
    O FC Porto não pode ser deixado de lado só pelas nossas opiniões acerca deste/daquele, disto/daquilo...

    Não nos esqueçamos que temos os media |TV e imprensa| contra nós.
    Vamos nós adeptos também enveredar na senda desses impostures?
    Não!

    ResponderEliminar
  6. Ás vezes parece-me que para muitos adeptos ainda estariamos nas ANTAS.o nosso treinador ainda era o PEDROTO. nos perdiamos e ficavamos tristes mas resignados e esqueciamos completamente que o mundo gira e que as situacoes nao sao repetiveis.Ou alguem tem duvidas que se o FCPORTO hoje tem o palmares que tem foi porque houve pessoas que nao se resignaram e lutaram. repito lutaram,para que as coisas fossem diferentes do que eram.E aquilo que se assiste hoje em dia é quererem que voltamos a ser tristes e resignados.cump. HELDER OLIVEIRA

    ResponderEliminar
  7. Continuem com a discussão do "bom adepto" versus "mau adepto" e não encarem a realidade como ela é...Quem escolhe o treinador ganhador é o mesmo que escolhe o treinador perdedor!!!Já à muito que passou o tempo em que o Porto fora de campo era o mesmo que o Porto dentro de campo, agora o mais importante são números e de preferência elevados,mas não de títulos!O comum adepto olha para o relvado, o accionista olha para a conta bancária, e se ela não diminuir, está tudo bem, mesmo sem títulos. Bem-vindos ao futebol industrial,não interessa se o produto é bom ou mau, interessa é que se venda.

    ResponderEliminar
  8. Estes pseudo portistas estão muito preocupados com os assobios, em vez de se preocuparem com a mística que falta no "nosso" clube. Preocupem-se com as comissões dos jogadores e deixem os sócios em paz. E já agora, quem é que está em 1º? Em 15 jogos que começamos a perder só demos a volta a 1, simplesmente VERGONHOSO!!! Rua com o Lopetegui e com todos os que se estão a governar à custa do clube!!!

    ResponderEliminar
  9. Assobiar n é o meu timbre pq gosto mm é de insultar os meus jogadores. Reconheço os jogadores apenas pelo esforço e n pelos penteados, tatoos e floreados... Sócio desde o dia q nasci (5503) entro no estádio das antas apenas com 2 anos junto com o meu irmão (gémeo 5504) pela mão do meu pai (1742 falecido o ano passado). Culpados são aqueles q exultaram o minuto 92 e florearam tudo o que vinha acontecendo. Pactuar com as forças inimigas é bem pior. Quando vejo portistas subscrever a boificatv,ler CM, ver abolatv e a CMTV não posso esperar outra coisa senão o abismo. Apanhamos os tiques dos boifiquistas e sentamo-nos a sombra da bananeira. Ser PORTO é ser humilde, lutador e trabalhador! Quando vejo jogadores como o herrera, Rubem Neves( saiu com o penteado como entrou) e o brahimi( existe algum jogador em Portugal q n tenha passado uma única vez pelo João Pereira durante 1 jogo???) na MINHA equipa arrepio-me.
    P.S?- No setor 7 á 12 anos a fio toda a gente m conhece pela minha forma de apoiar. Agora menos visível em alguns jogos devido à invasão de novos portistas vindos da mouraria q para mim n passam disso mm.

    ResponderEliminar