29 julho, 2008

Reis da Europa pela 1.ª vez

O FC Porto desde o início da década de 80 habituou os seus adeptos a um ritmo impressionante, quase avassalador, de conquistas, seja qual for a modalidade ou até o escalão. E além das diversas conquistas internas devem-se, sobretudo, destacar os troféus internacionais conseguidos em duas das modalidades, hóquei em patins e futebol (nas modalidades andebol e basquetebol o melhor que se conseguiu foi atingir os quartos de final das provas Europeias respectivas). No futebol já ganhamos 6 troféus internacionais: a Taça dos Campeões Europeus em 1987 e em 2004, a Taça Uefa em 2003, a supertaça Europeia em 1988 e a Taça Inter-Continental em 1987 e em 2004. No hóquei em patins ganhamos 7 títulos Internacionais, a saber: a Taça das Taças em 1982 e em 1983, a supertaça Europeia em 1986, a Taça Cers em 1994 e em 1996 e, finalmente, a Taça dos Campeões Europeus em 1986 e em 1990.

O Trofeu de maior importância na Europa é, indiscutivelmente, a Taça dos Campeões Europeus e hoje achei por bem recordar os heróis do nosso Clube que nos deram essa glória máxima pela 1ª vez. Das quatro «Champions» conquistadas (duas no futebol e duas no hóquei), a mais antiga data da época 1985/86 e foi obtida pela nossa equipa de hóquei em patins, um ano antes da glória Europeia (a 1ª) dos nossos futebolistas consumada em pleno relvado do Prater. Quatro anos após esta 1ª Champions no hóquei, portanto em 1990, o FC Porto, então orientado por José Fernandes, voltou a ganhar este valioso troféu batendo na final os Espanhóis do Nóia por números concludentes. Nas Antas ganhamos por 6-0 e em Espanha vencemos por 5-2. Desde aí, chegamos por várias vezes à final-four (a última vez foi em 2007) mas infelizmente não mais obtivemos sucesso máximo. Já no futebol a nossa última glória suprema Europeia (a 2ª nesta modalidade) é bem recente e data de 2004...

(em cima: Alves, Tó Neves, Domingos Carvalho, Vítor Bruno, Almas e Realista; em baixo: Vítor Hugo, Domingos, Franklim e Vale)

Vamos então recuar 22 anos:

Sábado, 21 de Junho de 1986, Pavilhão Américo de Sá repleto, é este o cenário da 1ª mão da final da Taça dos Campeões Europeus de hóquei em patins com FC Porto e Novara de Itália a lutarem pelo título mais apetecível... o FC Porto chegava a esta final pela 2ª vez na sua história e, curiosamente, pelo 2º ano consecutivo. Um ano antes, e de forma inglória, os Portistas perderam este troféu para o Barcelona por apenas um golo de diferença (o FC Porto ganhou em casa por 5-4 e perdeu depois na Catalunha por 4-6).

Nesta 1ª mão, o FC Porto ganhou por 5-3 ao Novara de Itália. Os Dragões alinharam com Domingos, Realista, Alves, Vítor Hugo e Vítor Bruno. Entraram posteriormente Franklim, Tó Neves, Domingos Carvalho, António Vale (capitão de equipa) e Almas. Os 5 golos do FC Porto foram apontados por Vítor Bruno (3) e Vítor Hugo (2). Os Dragões poderiam até ter dilatado o marcador mas o Novara de Mariotti e Bernardini deu sempre muita réplica e por isso os 2 golos de diferença deixavam, desde já, antever um jogo escaldante em Itália.

Na 2ª mão que se disputou a 28 de Junho de 1986, o Presidente Pinto da Costa fez questão de acompanhar a equipa nesta deslocação a Itália para natural regozijo de Ilídio Pinto (director) e Cristiano Pereira (treinador). Os pupilos de Cristiano acusaram o ambiente e no final da 1ª parte o Novara ganhava por 5-1 deixando algo apreensivos os poucos Portugueses presentes no ambiente escaldante de Novara. Todos se recordavam da frustração na Catalunha que o Clube viveu um ano antes mas no balneário dos Dragões todos ainda acreditavam.

Na 2ª parte o festival foi totalmente azul e branco, o FC Porto marcou 6 golos contra nenhum dos Italianos e venceu o jogo por 7-5. Um verdadeiro show de bola dos nossos mágicos hoquistas com Carlos Realista a marcar 3 golos, Vítor Hugo a picar o ponto por 2 vezes sobrando os outros 2 golos para Domingos Carvalho e Alves. Vítor Hugo (na foto) voltou a brilhar deixando os seus adversários de cabeça completamente perdida... os jogadores Italianos estavam incrédulos com o que lhe estava a acontecer enquanto o seu público (em total desespero) a poucos minutos do final tratou de arremessar para a pista todos os objectos possíveis e imaginários levando ao final da partida ainda antes do tempo regulamentar. Aliás só foi possível entregar a Taça dos Campeões Europeus ao FC Porto em pleno balneário. Jorge Nuno Pinto da Costa tinha então o seu 1º momento de glória suprema. E alguém imaginaria que um ano depois o nosso velho general estaria ao lado de João Pinto a erguer a Taça dos Campeões Europeus mas desta feita no futebol? Muito poucos, certamente.

Espero que tenham gostado, tanto como eu, desta mágica viagem ao nosso glorioso passado, aliás, nesse aspecto o nosso passado não se diferencia muito do presente. Felizmente...

ps1 - O andebol do FC Porto regressará nesta temporada (a última antes do Dragão Caixa) à Póvoa de Varzim depois de ter jogado em Santo Tirso durante os últimos 6 anos. É um regresso que me agrada até porque da minha casa à Póvoa são só 5 minutos. A 1ª jornada do campeonato de andebol (30/8) inclui um Benfica/Porto e logo na 2ª ronda temos na Póvoa de Varzim um Porto/ABC (6/9). Amanhã começam os trabalhos de pré-época.

ps2 - No hóquei em patins, Portugal perdeu a final do Europeu frente à anfitriã Espanha (1-0) mas pelo que se viu os pupilos de Luís Sénica podem acreditar que o futuro próximo poderá trazer-nos muitas alegrias, a começar já pelo Mundial 2009 em Vigo. Na Liga Europeia de hóquei em patins 2008/09, o FC Porto estará no mesmo grupo de Noia, Igualada e Quevert deslocando-se a França na 1ª ronda (18/10). Nesta competição passam os dois primeiros de cada grupo e a final em formato concentrado terá, desta feita, 8 equipas e jogar-se-á de 29/4 a 3/5. No campeonato Nacional de hóquei temos na 1ª jornada um Cambra/Porto (4/10) e na 6ª ronda (1/11) um Porto/Benfica em Fânzeres.

ps3 - No bilhar Carambola (masculinos), o FC Porto venceu a Taça de Portugal batendo na final o Sporting (os Dragões já tinham ganho a supertaça). Em Pool (femininos), o FC Porto voltou a ser Campeão Nacional.

ps4 - Na actual temporada adquiri lugar anual no Dragão ao lado de outros companheiros aqui do blog. Para estreia da nova cadeira a coisa não correu bem mas estou até muito confiante para esta nova temporada. Bem melhor decorreu o convívio de domingo no pinhal de Ovar/Maceda com o jogo no areal da praia a demonstrar a nossa excelente condição física :)


Saudações Portistas,
Lucho.

[nota do administrador: pedimos desculpa por alguns problemas técnicos que poderão detectar durante os próximos dias na visualização das imagens alojadas neste espaço, situação que julgamos poder estar completamente ultrapassada muito em breve. Pelo facto, mais uma vez, as nossas desculpas. Obrigado.]

30 comentários:

  1. Belas recordações, sem dúvida. Algura aqui na memória ainda se recordavam alguns dos nomes, mas o tempo foi esbatendo as recordações que eu tinha dessa primeira grande conquista azul e branca no hóquei.

    Foi sem dúvida brilhante a recuperação em itália, cilindrando de forma concludente o adversário, não deixando margem para dúvidas.

    Pena que a malapata nos continue a perseguir, ano após ano, adiando o sonho de voltar a erguer o máximo troféu de clubes. Talvez seja este ano...

    ResponderEliminar
  2. Quem teve o privilégio de no «Américo de Sá» ter visto esta fabulosa equipa de hóquei do Porto espalhar toda aquela magia?

    Realista, Vítor Bruno, Vítor Hugo, FrAnklim, Alves, Tó Neves, Almas, Vale, Domingos e D.Carvalho... Que maravilha!

    Vítor Hugo, só o vi jogar pela TV, mas o que vi fascinou-me. Há um golo que não esqueço em que ele vai isolado e encara o guarda redes da seguinte forma, chega à sua frente e ameaça que vai recuar, coloca-se de costas para o redes e remata pelo meio das pernas. Tudo em velocidade máxima!! Foi um momento sublime. Era um génio!!

    ResponderEliminar
  3. Parece q os gayvotas e os Afonsinhos ainda não desistiram. Aliás o Orelhas não tinha dito q não estava interessado na Champions? Querem ainda uma decisão de última hora. Que chegue depressa o dia 1 de Agosto e q apanhem logo um tubarão para irem com o c******.

    ResponderEliminar
  4. Lucho,
    Como sempre uma excelente crónica sobre as nossas, também mágicas, modalidades ditas amadoras.
    Belas recordações do hóquei patins e principalmente desse IMENSO jogador que foi o Vitor Hugo (hoje em dia é o meu médico dentista) que começou a dar os primeiros "trambolhões" num clube pelo qual tenho uma certa simpatia k é a "Associação Académica de Espinho (A.A.E.)".
    E para finalizar vou deixar aki um pequeno segredo, contado por um dos primeiros treinadores do Vitor Hugo e mais tarde também chegou a ser treinador no nosso mágico FCP, sendo ele também um vulto do hoquéi patinado português, o Sr. Vladimiro Brandão.
    E é o seguinte: é k o Vitor Hugo além de ter um talento imenso para o hóquei também treinava muito para aperfeiçoar esse talento ao ponto de muitas vezes, em dias em que não havia treino, ele calçava os patins e ía para o ringue sozinho com o seu stick e uma bola "bater bolas" para a tabela durante horas...

    P.S. Que falta faz este tipo de "treino", vontade e humildade a tantos praticantes de todas as modalidades no nosso mágico clube.

    Saudações Azuis e Brancas

    ResponderEliminar
  5. Eu lembro-me de ter visto um jogo no Américo de Sá em que encavámos os vermelhos por 8-2,com um ambiente maravilhoso.

    ResponderEliminar
  6. Hugo:

    Esse jogo foi marcado pela agressão do redes encarnado a Vítor Bruno. Depois jogaram com menos 1 e levaram q contar!!

    Vitinha:

    Foi um prazer ter-te conhecido no Dragão por intermédio do Blue Boy. E é com mt agrado q vejo q para além da paixão pelo futebol tb aprecias outras modalidades. E conheces o Vladimiro Brandão, mt bem... Abraço.

    ResponderEliminar
  7. acabo de ouvir na rtpN que o vitoria ja recorreu da decisao a uefa outra x!
    alguem me pode dizer quando e o sorteio?
    abraço

    ResponderEliminar
  8. 28/07/2008
    O jurista José Guilherme Aguiar atribuiu hoje à "vaidade incomensurável" de Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, as decisões de suspender Pinto da Costa e despromover o Boavista para a Honra.
    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje adoptar o parecer solicitado a Freitas do Amaral e vai proceder à respectiva declaração de interesse público e homologação dos campeonatos.
    Em causa está a reunião do Conselho de Justiça (CJ) de 04 de Julho, que decidiu a descida de divisão do Boavista para a Liga de Honra e a suspensão de dois anos a Pinto da Costa, presidente do FC Porto, no âmbito do processo Apito Final.
    Nesta reunião, decidida apenas por cinco conselheiros, não esteve presente o presidente do CJ da FPF, por considerar que não havia condições para prosseguir a reunião.
    Freitas do Amaral, convidado para perceber a legalidade das reuniões, entregou um parecer à FPF, que foi hoje adoptado, acabando assim por se decidir a suspensão de Pinto da Costa e a descida do Boavista.
    Guilherme Aguiar, em declarações à Agência Lusa, afirmou discordar em pleno do parecer de Freitas do Amaral, apelidando-o até de "sentença", e explicou que pode estar prestes a explodir a "maior crise no futebol português de todos os tempos".
    "O primeiro responsável é o presidente da CD da LPFP. Esse e a sua vaidade. Mas vamos ver o que acontece. Ele ficou muito bem na fotografia. Embora seja do Norte, não tem clube do Norte. A vaidade dele é incomensurável. Se ele for verdadeiro é capaz de dizer que é do Benfica. Se for mentiroso, se calhar diz que é da Académica", afirmou.
    O jurista, também membro efectivo do Conselho Superior do FC Porto e seu ex-vice-presidente, disse que Freitas do Amaral agiu como se fosse um "juiz" e que acredita "numas pessoas e não em outras".
    "Até respeito a decisão de hoje da FPF, mas isso se houvesse algum fundamento legal nesse parecer. Se houvesse uma opinião isenta e bem estruturada".
    Guilherme Aguiar lembrou também que pode haver perda de mandato na FPF e indemnizações avultadas, caso os recursos do Boavista e de Pinto da Costa sejam validados.
    "Aquele encontro dos cinco conselheiros foi manifestamente ilegal. Isso só acontecia no tempo antes do 25 de Abril. Foram violados os direitos democráticos".
    Desta forma, Boavista é despromovido para a Liga de Honra, ocupando o seu lugar o Paços de Ferreira, enquanto Pinto da Costa mantém-se suspenso por dois anos, em casos de corrupção consumada e tentada no âmbito do processo Apito Final.

    PS 1 - 28/07/2008 00H30
    Marco Branca admite ao CM aproximação ao extremo dos dragões.
    “Quaresma deve chegar em breve a Itália”"Vamos ser sérios. É sabido que o Inter de Milão está interessado em Quaresma mas ele ainda é jogador do FC Porto. Contudo, acredito que possa chegar em breve para reforçar o nosso clube." As palavras são de Marco Branca, director desportivo dos nerazzurri, em conversa com o CM, admitindo que hoje será "um dia importante" para o desenrolar das negociações.
    "É público o nosso interesse. Até José Mourinho o admitiu, mas temos de aguardar. Até final da semana tudo poderá ficar resolvido", disse Marco Branca, sem querer revelar os contornos do negócio. " Não vou falar de valores. Aguardem. Tudo a seu tempo", afirmou, já irritado com a insistência.
    Quaresma tem uma cláusula de rescisão de quarenta milhões de euros mas os responsáveis azuis-e-brancos admitem negociar por um verba inferior: cerca de 25 milhões. Ao que o nosso jornal apurou, o acordo deverá ficar fechado nas próximas horas, sendo que o clube de José Mourinho terá de ceder numa das pretensões dos actuais campeões nacionais: garantir 25 por cento do valor de uma futura transferência do jogador.

    "O FC Porto está a ser muito duro a negociar mas ele [Quaresma] está preparado para sair. Itália espera-o", disse ao CM fonte próxima do extremo, garantindo que o seu pensamento está já "muito longe" do dragão.

    PS 2 - Retirado do C.M.
    Lucho González é o outro assunto de momento no Dragão. O internacional argentino é pretendido pelo Atlético Madrid, que está disposto a tudo pelo ‘el comandante’.
    Ao que o nosso jornal apurou junto de fonte próxima do clube madrileno, Lucho é a única opção em carteira. "Javier Aguirre [técnico dos colchoneros] só o quer a ele. Não quer mais ninguém. Aguirre pensa que com Lucho poderá vencer inclusive a Liga dos Campeões", adiantou a mesma fonte.
    Certo é que o técnico mexicano ficou algo apreensivo com o meio-campo da equipa na digressão pelo seu país natal e já fez saber junto da direcção que pretende um médio com as características do argentino do FC Porto. Com a dispensa do português Maniche o Atlético de Madrid prepara-se para o ataque final a Lucho.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Mais um texto sempre bonito, a recordar glórias passadas, com a chacela 'Lucho'... Não me lembro do jogo, mas pelos nomes que constituíam o plantel, era, de facto, uma equipa brilhante. Abraço.

    PS: Foi pena a recente derrota tangencial da Selecção Nacional contra a Espanha, na final do Europeu...

    ResponderEliminar
  11. O melhor clube português.Alguém tem dúvidas?
    A Liga dos Campeões de futebol conquistada em 2004 é o maior feito da história do desporto colectivo português.
    Andebol na Póvoa para mim também é bem melhor e tras-me óptimas recordações.
    No Hóquei mesmo com o novo Pavilhão não vamos abandonar Fânzeres, onde fizemos História.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. mil893:

    o sorteio da pré-elim. é em Nyon a 1 de agosto (esta 6ª feira)às 11h Portuguesas. É nesse sorteio q entra o Vitória. Faz a pré-eliminatória e sai (humilhado) para a Taça Uefa.

    E depois de entrar nesse sorteio xau xau porque se fosse o Benfica a entrar seria cabeça de série (coisa q o vitória não sabe o q é)e logo o sorteio teria q ser todo alterado.

    Assim e desde q cheguemos a esta sexta feira sem novidades (e não creio q elas aconteçam) temos o FC Porto e Sporting no sorteio (no Mónaco) da fase de grupos em 28 de agosto às 17h de Portugal.

    ResponderEliminar
  13. ACABOU A NOVELA CHAMPIONS:

    Apito Final: UEFA diz ser impossível excluir F.C. Porto esta época

    O V. Guimarães insiste na luta pela entrada directa na Liga dos Campeões e aproveitou a invocação de interesse público por parte da Federação para voltar à carga. Gama Lobo esclareceu que já informou a UEFA sobre as últimas decisões e acrescentou acreditar numa decisão até sexta-feira, uma vez que agora sim o caso transitou em julgado, como o Comité de Controlo e Disciplina exigia que fosse.

    A UEFA, porém, diz que é impossível excluir o F.C. Porto ainda esta época. Antes de mais, esclareceu uma fonte do gabinete de comunicação do organismo, porque ainda recebeu os fundamentos do TAS para considerar improcedentes os recursos de Benfica e V. Guimarães. «Sem conhecer as razões que levaram o Tribunal Arbitral a decidir a favor do F.C. Porto, é impossível à UEFA prosseguir com o inquérito», disse.

    Para além disso, adiantou, e ressalvado não duvidar das informações que lhe chegaram desde Portugal, a UEFA revelou que ainda não recebeu uma comunicação oficial da Federação Portuguesa de Futebol a informar que vai invocar o interesse público e com isso tornar as decisões do Conselho de Justiça transitadas em julgado. Ainda assim, e mesmo que por hipótese chegassem hoje, não poderia haver decisão até sexta-feira.

    ResponderEliminar
  14. lucho, obrigado pelo esclarecimento! no jogo tb diz que a uefa ainda n pediu nada a federaçao por isso tranquilos...
    so espero k sexta o vitoria apanhe assim um barça, um liverpool... um arsenal! n pedia mais nada

    ResponderEliminar
  15. De uma vez por todas:

    Não se pode aplicar uma punição a um acto ocorrido antes de ser criada uma determinada lei.
    Nós estaremos sempre salvaguardados.
    O gabinete juridico da SAD, tão humilhado e insultado foi por alguns "portistas (??) de bancada", já deu mostras da sua competencia. Se a UEFA nos punisse criaria um terramoto no futebol europeu. Milan, Juventus, Fiorentina e Lazio teriam que ser também excluidas.
    Mesmo o SL Bosta seria excluido por concorrencia desleal. Já se esqueceram do caso Alcides?

    ResponderEliminar
  16. Boas novas, sem dúvida, estas da UEFA.

    Confesso k ando totalmente farto desta pré-temporada. E, finalmente, tb deu para abrir os olhos. Andava eu com peninha, no ano passado, qd espetamos 5 secos aos anormais da cidade-Berço, e não é k os camelos se revelaram em todo o esplendor?

    Mais uns para a lista negra. Vão pagá-las...dentro do campo. Começando já nessa pré-eliminatória da Champions. Ao contrário do k eles querem, devia calhar-lhes uma pouco mediática equipa, mas suficiente para lhes "tirar o tapete".

    Tão bem uns para os outros!

    ResponderEliminar
  17. Lucho,

    Muito obrigado por me permitires reviver momentos tao fantasticos.
    O hoquei, sempre foi o desporto que mais gostei de ver ao vivo. Muita velocidade, emoçao e arte.

    Quanto aos galinaceos que povoam o nosso Portugal, é deixa-los espernear. Estao a ficar mais nervosos à medida que o tempo passa. Porque o jogo a sério esta quase a começar, e nesse, ja sabem que vao ser trocidados, como tem sido apanagio nas ultimas décadas.

    Como sao por norma cobardes, começam ja com aquelas atitudes de coitadinhos desesperados. Mais medo terao ainda esta época, sabendo o quao sedentos de sangue nos estamos.

    No sorteio, os galinhas de Guimaraes vai apanhar um gigante e vao ser humilhados como convém.
    Cada macaco no seu galho.

    ResponderEliminar
  18. Alarme!

    Guimarães confia na exclusão do F. C. Porto da Liga dos Campeões
    16h46m
    O Vitória de Guimarães enviou para a UEFA um requerimento visando a entrada directa na fase de grupos da Liga dos Campeões. Baseando-se na decisão da FPF e no parecer de Freitas do Amaral, os vimaranenses confiam que o F. C. Porto será exlucído da Liga dos Campeões.
    "Com o parecer de Diogo Freitas do Amaral, as dúvidas deixaram de existir", disse à Agência Lusa Gama Lobo, um dos responsáveis pelo departamento jurídico do clube minhoto. "A UEFA foi várias vezes induzida em erro quanto ao facto de as decisões terem ou não transitado em julgado. Nós sempre dissemos que sim e agora disse-o o professor Freitas do Amaral e a direcção da FPF", acrescentou.
    Face a isto, os responsáveis do Vitória de Guimarães estão agora "ainda mais confiantes de que os seus direitos vão prevalecer" e que a UEFA suspenderá o F. C. Porto da edição deste ano da "Champions", o que ditaria a entrada directa do Vitória de Guimarães na competição e do Benfica na 3ª pré-eliminatória.
    "Há mais do que tempo para ser tomada uma decisão. É uma questão de vontade política e, por porque temos direito a isso, exigimos uma decisão em tempo útil", o que desejavelmente seria até quinta-feira, véspera do sorteio da terceira pré-eliminatória.
    Se isso não acontecer, "não há qualquer drama" porque, segundo o responsável vitoriano, "ainda que o Vitória figure no sorteio dessa fase, não significa que não haja uma decisão posterior, se proceda a uma troca de clubes e o Vitória entre directamente na fase de grupos".
    O requerimento foi enviado segunda-feira depois de, sexta-feira, ter seguido, devidamente traduzido, o parecer do professor Freitas do Amaral, encomendado pela FPF, que depois adoptou as suas indicações, assim como o comunicado do presidente da FPF, Gilberto Madaíl.

    ResponderEliminar
  19. Para além de tudo o que foi dito, o porta-voz da Uefa disse também, que era necessário esperar pelas decisões dos tribunais no que diz respeito a P.da Costa.
    A C.Social vermelha é que incapaz de reconhecer a derrota, continua a falar - para este ano o F.C.Porto está na L.Campeões - por meias palavras.
    Vai uma aposta que se nos qualificarmos para a Champions do próximo ano, estaremos lá?
    O bronco do presidente do Guimarães - uma espécie de Vieira teso - é que ainda não percebeu que para a Uefa o assunto já está morto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Lucho, eu vi estas duas grandes equipas do Hoquei, não ia muito mas sempre via dois três jogos dos mais importantes. Esse dos 6-0 ao Noia, vi-o mesmo no saudoso Américo de Sá.
    Espero com ansiedade o novo Pavilhão - ainda hoje em bom e casual encontro com o Meireles o estivemos a admirar e a comentar - para regressar às modalidades com regularidade, graças também ao teu entusiasmo que mexeu com todos os amigos do Blog.
    Afonsinos desgraçados, para mim nunca mais!!! Mas a UEFRA já respondeu.

    ResponderEliminar
  21. Que post magnifico. Como adepto do clube e jogador da modalidade fico arrepiado só de ler.
    Alguns jogadores ainda tive o privilégio de ver ao vivo, outros apenas conviver, tal como o Domingos que já foi meu treinador vários anos.

    Gostaria de saber se é possível alguem do blog disponibilizar imagens do jogo da 2a mao.

    Era algo memoravel podermos rever essas glorias clube!

    ResponderEliminar
  22. Aqui estão os blogs oficializados pelo FCPorto. e o blog BiBó PoRto também está oficializado.

    Se quiserem ver:

    Amigos e adeptos do FCP aqui estão os blog's oficializados do Porto

    Sócios FCP
    http://bicampeoesdomundo.blogspot.com/

    bLuE bOy
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    Tiago Araújo
    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

    João Carlos Silva
    http://dragaoforever.blogspot.com/

    Dragão Vila Pouca
    http://dragaodoente.blogspot.com

    Mário Pereira
    http://www.dragaonortenho.blogspot.com/

    Ana Isabel da Silva Vieira
    http://dragaozinhos.blogs.sapo.pt/

    Edite Vilar
    http://editeportixta.blogspot.com/

    Miguel Almeida
    http://esperancaportista.blogspot.com/

    Rui Tulik Lopes
    http://fcpmirandela.blogs.sapo.pt/

    Daniel Pereira
    http://www.fcporto2006.blogspot.com/

    Diogo Oliveira
    http://fcp1893maior.blogs.sapo.pt/

    Bárbara Pinho
    http://fcportista.blogspot.com/

    Débora Duarte
    http://fcporto4-tripeirinha.blogspot.com/

    Nuno Loureiro
    http://f-c-porto.blogspot.com/

    Débora Alexandra
    http://fcportoespetaculo.blogs.sapo.pt/

    Adriana Carneiro
    http://fcporto-pt.blogspot.com/

    Catarina Pereira
    http://jornaldatripeira.blogspot.com/

    Licínio Torres
    http://liciniotorres.blogspot.com/

    Sérgio de Oliveira
    http://ngolakimbo.blogspot.com/

    Nuno Botelho
    http://nunopauleta.blogs.sapo.pt/

    Cida Vieira
    http://pobodonorte.weblog.com.pt/

    Zirtaev
    http://portistasdebancada.blogspot.com/

    José Pedro Garcia
    http://www.portistasclub.blogspot.com/

    Álvaro Pereira e Nuno Ribeiro
    http://portogal.blogspot.com/

    Rui Miguel
    http://odragao.blogspot.com/

    Gilberto Pereira
    http://ogil.blogspot.com/

    Manuel Oliveira
    http://olidragao.blogspot.com/

    Filipe Martins
    http://linhalateral.blogspot.com/

    Miguel Sá
    http://www.operneta.blogspot.com/

    Rui Miguel Ferreira Borges
    http://rui_miguel.blogs.sapo.pt/

    Ricardo Filipe Pereira Cardoso
    http://sangue-azul.blogspot.com/

    Núcleo Super Dragões Barreiro
    http://sdbarreiro.blogspot.com/

    Sérgio Gomes
    http://sergiopmgomes.blogspot.com/

    Azulinha e Di
    http://tripeiras.blogspot.com/

    Filipe Rocha
    http://tudoemgeral.blogspot.com/

    Gil
    http://www.dragonico.blogspot.com/

    Luís Correia
    http://www.dragoesdeazemeis.blogspot.com/

    Pedro Alexandre Moreira Pereira
    http://www.ultrascedofeita.blogspot.com/

    Vasco Silva
    http://vasco-silva-fcporto.blogspot.com/

    Ricardo Quirino
    http://viaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Jorge Aragão sempre que quiseres podes aparecer -como te disse- no mesmo local, estarei por lá em princípio, nestes próximos dias, entre as onze e meia e a meia hora da tarde...Um abraço e bons "óculos azuis".
    -O Dragãozinho está ficar um espectáculo...Ali, agarradinho ao Dragão, cheio de mimo, armado em barquinho de brincar.

    ResponderEliminar
  24. Quanto ao assunto Champions, já me enjoa tanta asneira...
    Concordo totalmente com o colega de comentários Dragão Vila Pouca, neste caso.

    Parece que anda muita gente a dormir. Não se lembram das razões\observações aquando da segunda instância da UEFA ao anular a "pena" e a devolver o caso à "primeirinha" instância, que até tinha um "juiz" afecto à JUVE?

    Não se lembram que se disse que para lá da decisão da FPF ainda havia recurso para os Tribunais, logo o FCPORTO não poderia ser prejudicado? Não se lembram que também foi focada a jurisprudência do TAS em casos anteriores de retroactividade, (logo de ilegalidade nas "condenações uefeiras", por isso mesmo anuladas pelo TAS)?
    Pensam que a UEFA e mesmo o seu presidentezinho platinado se quer meter em encrencas e problemas com os "gigantes" italianos que forçosamentre seriam chamados ao assunto da retroactividade?

    Deixem-se disso. Não há malvadez benfa ou vitoriana (que passei a "odiar") que corte a raiz à JUSTIÇA.

    FCPORTO estará SEMPRE NA CHAMPIONS, desde que continue a conquistar o seu lugar por mérito desportivo como até aqui, o que faz do nosso FCPORTO a equipa, a par do Man United, que tem maior número de presenças na CHAMPIONS.

    O futuro é AZUL, tal como a imensidão dos céus e dos oceanos!!!

    ResponderEliminar
  25. OBRIGADO POR ESTE POST!

    NAO TENHO MAIS PALAVRAS

    ABRAÇO A TODOS

    ResponderEliminar
  26. Emilio Macedo está a demonstrar aquilo que é, uma pessoa sem caracter, pois afirmou que o Guimarães se ia manter neutro....., e afinal ainda continua.Coitado, a UEFA já lhe respondeu!Tinha, não muita, mas tinha simpatia pelo Vitória, mas agora espero que..................

    ResponderEliminar
  27. No fito de amesquinhar o Sr. Pinto da Costa a corja "encornada" acaba de atirar o Boavista para a 2ª Divisão, no ano em que o clube da gaivota, corrompeu um jogador do Boavista (JorgeRibeiro). Ironia do destino! Mais uma vez o Clube do Fascismo vá lá saber-se porquê escapa a esta e a todas as outras corrupções. Mantendo-se na 1ª Liga como nos anos 50 que eve o corrompido (Calabote) irradiado e o corruptor (SLB) ilibado(!?!?)
    Para haver justiça o SLB é que devia ser atirado para a 2ª divisão por corrupção idêntica à de 2004 quando corrompeu o defesa direito do Estoril que se auto-expulsou aos 20 min de jogo no Algarve em jogo apitado pelo chuteira vermelha Hélio Santos.
    Os casos do jogo do Algarve com o Estoril-Mole verdadeiro Pack Corrupção, das escutas a pedir paratys , das escutas a mandar o João Rodrigues manobrar , das dívidas ao fisco, dos Cristais, das putas para os árbitros (Mr King), dos penaltys cirúrgicos dos apitadores encornados na Amadora que atirou o Estrela para fora da Taça da Liga e no Municipal de Aveiro pelo Sr Luzcílio Baptista depois da hora pelo simulão que atirou o Beira Mar para a 2ª divisão!
    É este o clube dirigido por um sócio do FCP e do SCP que já foi condenado por ROUBO , que vendeu e comprou o Mantorras sem que se conheça o paradeiro do dinheiro!, que tem um espaço no Algarve reservado a árbitros! Que comprou a cocaína salgado a Pinhão e o Botelho mas o Cunha, que tem na mão judites, altas patentes do Ministério Público e um célebre fiscalista que este país leva ao colo… e apresenta como lutador pela verdade e transparência!
    Pobre Boavista que se vê na 2ª pelas mãos do clube que colocou em bandeja de prata na liga o ao qual ofereceu o Bessa XXI para jogar quando o estádio “Cesta de Pão” oferecido pelo governo e CML ao asqueroso e invejoso SLB estava em construção! Quando o BFC servia de arma de arremesso contra o PdC! Pobre Boavista ! Vamos ver o que vai acontecer ao Guimarães?? Depois de lhes terem chamado corruptos prometeram oferecer o Luís Filipe e o Assis e os conquistadores amouxaram! !? podem esperar! Tristes “homens” do berço comidos por mouros de Alverca e por CHAPARROS do Seixal ! Onde estão os Portugueses! Guimarães? O CLUBE DO REGIME PODE TUDO FAZER QUE SERÀ SEMPRE O CLUBE DO REGIME! Fascismo Nunca Mais ONDE ?Em Espanha?!
    PS: Não culpem o madail porque quem atirou enterrou o BFC foi o pau mandado do Vigarista Vieira”o ticoso da disciplina”!
    PS2 : É só ler o que escreve o Sr. Domingos Amaral filho do Freitas para se perceber a “imparcialidade” do parecer! QUE NOJO!

    ResponderEliminar
  28. Eu admirava bastante o Vitória, mas agora pqp para eles
    Ontem estive a ler uma edição do Jogo de 12 de Julho e nela PC e Ilídio Pinto falavam nessa vitória inesquecível em Novara!

    ResponderEliminar
  29. joão:

    É com prazer q vejo aqui o teu comentário até por seres um praticante da modalidade (hóquei).

    Não tenho imagens do jogo da 2ª mão, infelizmente.

    ResponderEliminar
  30. Lembro-me perfeitamente destes anos e do que vibrei com as vitórias do FCPorto em hóquei. E que continuam a suceder.

    O que acontece nestes últimos anos é que o barcelona tem uma equipa mesmo muito boa e tem um banco excelente. Para além disso também tem tido uma mija do carago. Normalmente o jogo entre o FCPorto e o Barcelona é o que decide quem é campeão europeu de hóquei (excepto este ano). Nos últimos anos já estivemos mesmo muito perto de vencer a competição, mas por manifesta falta de sorte não o conseguimos.

    O importante é não esmorecer e principalmente divulgar a modalidade para que apareçam novos talentos como o Vítor Hugo, para mim o melhor jogador português de todos os tempos (confesso que nunca vi o Livramento a jogar, diziam que era fenomenal).

    O mundo não vive só do futebol.

    Já agora uma palavra para a selecção de hóquei. Fiquei agradavelmente surpreendido com a abnegação dos jogadores portugueses. Não se fez mais porque não dá mesmo. Basta olhar para o nosso Reinaldo Ventura - que é um jogador com um físico impressionante no nosso campeonato - e comparar com os espanhóis. O Reinaldo quase que passa despercebido no meio deles. Agora, comparando os outros jogadores portugueses com os espanhóis percebe-se bem porque não temos muitas possibilidades, basta que joguem com o físico, coisa que o fazem muito bem, nas barbas dos árbitros e impunemente.

    Vamos ver se estamos a dar a volta por cima e se regressamos às vitórias clubísticas e de selecção.

    Para finalizar, o futebol de praia. Que é esta merda? Tem direito a mais tempo de antena que o hóquei? por alma de quem? Porra, este país anda virado ao contrário.

    ResponderEliminar