20 maio, 2011

Konpensam ajuda

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ontem apanhei o avião para Dublin para ver a final da Liga Europa. Fui apoiar o clube que envergonha Portugal. Aquele que, numa terra que colecciona derrotas como eu coleccionava cromos de jogadores de futebol, teima em ganhar. Aquele que em vez de se queixar do calor no Verão e do frio no Inverno faz das tripas coração e faz aquilo que em Portugal não se perdoa: é bom. Aquele que teima em acreditar que para se ter sucesso é preciso trabalho, competência e organização. Aquele que acredita que tendo os melhores jogadores, os melhores treinadores e os melhores dirigentes existe uma maior probabilidade de se ter sucesso. Aquele que não anuncia vitórias antes de sequer a bola começar a rolar. Aquele que vem dum país pobre e duma cidade ainda mais pobre e ganha aos representantes futebolísticos de países infinitamente mais ricos. Aquele que em 25 anos foi a quatro finais europeias e ganha, pelo menos, três (não vale a pena falar de títulos domésticos, nem de supertaças europeias , nem de taças intercontinentais, nem de provas nacionais ou europeias noutros desportos). Aquele que é insultado, difamado, desprezado, apenas porque é o melhor; apenas porque percebeu há 30 e tal anos que não era com queixinhas e vitórias morais que se levavam as taças para casa.

É uma vergonha, repito, Portugal ter um clube como este. Ter uma empresa que ao contrário de todas as outras, seja qual for a actividade que se escolha, é tão boa, ou melhor, que os seus concorrentes estrangeiros. Nós somos todos tão maus, porque diabo aparecem uns maduros com a mania que são bons, e são mesmo. Andamos tão deprimidos com as nossas desgraças e temos de aturar uns desmancha-prazeres que teimam em andar com um sorrisinho.

Vencer é o nosso destino e fomos nós que o fizemos. Aguentem.

8 comentários:

  1. Será que o Konpensam vai ajudar...
    Excelente pedro!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. O país não merece este Clube! Os aziagos não merecem, sequer, ter Kompensan para lhes amainar as dores. Somos GRANDES DEMAIS, para gente tão pequenina. O nosso orgulho supera tudo. Os "baixinhos" são desprezíveis...

    Excelente, caro PML. Obrigado.
    BIBA, BIBA, BIBA, BIBA, BIBÓ POOOOORTO, carago, carago, carago...!

    ResponderEliminar
  3. É assim mesmo, sem dó nem piedade.
    Este país de centralistas e invejosos não merece a nossa excelência.
    Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  4. lfsloureiro20 maio, 2011

    O Sapu tem um Cachecol bonito... sai mais um Kompensam... ou melhor dois... ou ainda melhor três... um por cada taça que iam ganhar!!!

    Saudações desPortistas!!!

    ResponderEliminar
  5. Essa história do país, do patriotismo bacoco e das bandeirinhas portuguesas é a coisa mais RIDICULA E ESTÚPIDA!

    Então, o FC Porto que ao longo dos anos encontra mais reconhecimento fora de Portugal do que no próprio país teria ainda de agradecer a este país de bananas e medíocres invejosos??!?!

    As pessoas que falam em patriotismo deviam ter vergonha porque o patriotismo vê-se no pagamento de impostos, em não meter baixas fraudulentas, nem receber subsídios do Estado de forma indevida… Isto sim é que é patriotismo!

    Acho muito bem que nenhum jogador do FC Porto tenha ostentado a bandeira portuguesa… Esta vitória foi apenas e só do FC PORTO, que por acaso tem o azar de ser português! Para inveja de muitos milhões de portugueses…

    PS: Estou admirado de ainda não ter vindo num desses “pasquins de vão de escada”, uma noticia qualquer com um vídeo no youtube de um alegada confissão de alguém a dizer que o Pinto da Costa lançou um olhar ao arbitro da final e que por isso influenciou o resultado final… Os patetas da nossa praça estão agora bem caladinhos! Caladinhos que nem ratos cobardes!

    ResponderEliminar
  6. Pedro, como sabes, o Kompensan e a Rennie, já não fazem nada contra as azias crónicas e, meu caro, este país é maioritariamente um país d eazias crónicas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Meu caro P.M. Lopes.
    É sempre um prazer ler o que escreve, mas hoje faltou-lhe referir essa nódoa imensa de não termos ganho nunca a “Taça da Cerveja” e os nossos queridos inimigos terem ganho três. Tudo aquilo que a época dourada deste (clube que envergonha Portugal) ganhou até agora dentro das suas portas e por essa Europa fora, fica obscurecido pela ausência da glória de nunca erguer esse troféu majestoso e soberbo, mesmo que isso representasse um novo apagão em um estádio qualquer dos muitos que orgulhosamente erguemos para a inveja do mundo. Ontem na Avenida dos Aliados podia-se ver muitos Portistas com uma lágrima no canto do olho a demonstrarem o seu infortúnio devido a essa mágoa. Ainda bem que num gesto de solidariedade sem precedentes, mas coerente com celebrações anteriores, a Câmara Municipal do Porto também cerrou as suas portas em sinal de luto. Bem-haja a esse insigne autarca por essa atitude de um esmerado e tocante simbolismo que quer queiram ou não, define muito bem o seu carácter e jactância intelectual. Desculpe-me a ousadia mas não acredito que um simples Konpensam possa ajudar a essas almas sensíveis que em todos os meios da comunicação social e em todos os dias muito justamente se esforçam para nos indicar os caminhos de uma justiça desportiva semelhante a deles.

    ResponderEliminar
  8. EXCELENTE PML!

    ResponderEliminar