07 maio, 2011

Competições Internacionais - todos os jogos do FC Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Há cerca de dois meses e meio meti mãos à obra e iniciei a construção de uma Base de Dados, em Microsoft Access, para tratamento da informação relativa a todos os jogos do FC Porto nas Competições Internacionais. Se para mim é uma satisfação trabalhar em bases de dados, foi um prazer fazê-lo com algo respeitante ao meu Clube.

Tinha como objectivo terminar o trabalho (estruturar e carregar a aplicação) até ao dia 18 de Maio… Queimando etapas, consegui-o dois dias antes do jogo com o Villarreal, em Espanha, que carimbou a brilhante qualificação do FC Porto para a final de Dublin. Com este encontro já “contabilizado”, apraz-me desvendar aos leitores do “Bibó Porto, carago!” uma amostra do que, após 18 de Maio, será apresentado na íntegra.

Por ora é, de facto, apenas a revelação do que ficará disponível na página de links de “FC Porto – Dragões de Azul Forte”. Depois da final da Liga Europa espero que a base de dados faça aparecer, nos campos azuis de “Títulos”, mais um para o nosso FC Porto. Até lá, vamos relaxar…

Só uma nota: Falcao, em apenas 2 anos, guindou-se ao lugar de melhor marcador de sempre nas competições internacionais, superando nomes como Fernando Gomes e Jardel. Fantástico!


– NESTA ÚLTIMA IMAGEM, CLIQUE NELA PARA AMPLIAR -

14 comentários:

  1. Sabe-se que os inefáveis órgãos da CS em Portugal têm por enraizado hábito denegrir a imagem do FC Porto e subtrair-lhe conquistas irrevogáveis. Nada que estranhemos. Desta feita resolveram sonegar 3 finais EUROPEIAS em que o FC Porto esteve e estará, efectivamente, presente. Anunciam aos quatro ventos que o nosso Clube vai ter a sua… “5.ª final europeia”. Mentira! Senão vejamos:
    1.ª – Taça das Taças – 16/05/1984: Finalista vencido;
    2.ª – Taça Campeões – 27/05/1987: Vencedor;
    3.ª – Supertaça Europeia (final a 2 mãos) – 24/11/87 e 13/11/88: Vencedor;
    4.ª – Taça UEFA – 21/05/2003: Vencedor;
    5.ª - Supertaça Europeia – 29/08/2003: Finalista vencido;
    6.ª – Liga Campeões – 26/5/2004: Vencedor;
    7.ª – Supertaça Europeia – 27/08/2004: Finalista vencido.

    Dublin é, assim, a 8.ª (OITAVA) final europeia do FC Porto. A Supertaça também conta, senhores da Comunicação Social portuguesa.
    Para V. Exas. da CS com os cumprimentos de
    BibÓ PORTO, carago!

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo Dragão Azul Forte...

    Mesmo sendo isto uma pequena amostra do seu grande trabalho... tenho que lhe endereçar desde já os meus parabéns!

    Em meados dos anos 80 e grande parte da década de 90 fazia o quadro de resultados de todas as competições com canetas de feltro e folhas A4 quadriculadas, onde incluía os resultados dos últimos 10 anos em relação a cada jogo... consegui com isso decorar a maior parte dos resultados do nosso FC Porto e não só... era um trabalho desgastante mas muito compensador... quanto mais não fosse por ser dos poucos a saber passados 6 ou 7 anos... que o resultado da 1ª jornada da 87/88 tinha sido 7-1 ao Belenenses , sentia-me um catedrático do futebol(onde já ouvi isto?)..mas apenas dos resultados LOL

    O amigo aqui no BIBÓ PORTO, faz um trabalho muito mais pormenorizado, completo e brilhante... Dá-lhe com certeza muito trabalho... mas tenho a certeza que é muito compensador...

    Sou um fiel seguidor dos seus posts e acredite que sempre que leio cada os trabalhos que partilha connosco sobre a história do nosso FC Porto... sinto que nada sei... o catedrático é mesmo o outro eheheh

    Em relação à base de dados completa, tal como diz, espero que traga a vitória na Liga Europa... para dar ainda mais prazer ver!

    Um grande abraço e parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Oh caro amigo Voz: as suas palavras são um tónico fantástico!

    É por si, pelo amigo BlueBoy, pelos grandes amigos que me acompanham neste e noutros blogues, por todos os portistas com paixão, e, enfim, pelo incomensurável amor pelo nosso FC Porto que eu dedico muitas horas a este modesto mas aliciante trabalho. E agradeço a todos os que me têm ensinado tanto, tanto, tanto...

    Às vezes fico pasmado com a qualidade dos post e comentários deste extraordinário blog. Veja só o que, excluíndo o meu modesto post, está aqui publicado recentemente! Altíssima qualidade! O nosso "mestre" está de parabéns.

    Obrigado. Um grande abraço, caro Amigo.

    ResponderEliminar
  4. Mais um grande trabalho. E que trabalho! Tu que és um experimentado especialista em Base de Dados, com aplicações muito complexas criadas para fins laborais ou de apoio a instituições desportivas, acabaste por fazer uma coisa que, acredito, realmente te deu muito prazer: utilizar o teu saber para tratar estatisticamente um assunto relacionado com o nosso FC Porto. Nem mais, acertaste em cheio.

    E vou fazer-te uma surpresa:
    ([Dia Semana]=1 Ou [Dia Semana]=7) Ou DPesquisar("[DiaFeriadoFixo]";"[TT-FeriadosFixos]";"[DiaFeriadoFixo]=[Feriado]") Ou DPesquisar("[DiaFeriadoMóvel]";"[TT-FeriadosMóveis]";"[DiaFeriadoMóvel]=[DiaFériasGozado]") E (ÉNulo([DiaFériasGozado])=Falso)

    Já não te lembras? Há uns bons 12 anos andaste com isto às voltas durante quase 2 dias… Quando, subitamente, descobriste que (;) te estava a tramar o sucesso e puseste a fórmula a funcionar, deste um salto com tamanhos festejos que parecia estares a comemorar um golo do FCP! E esta, hem?

    Vá, continua a queimar a pestana porque sei que é nisso que estás bem. Quem te achar mandrião, não te conhece. Tenho muito orgulho em ti… e ainda por cima és portista…
    Parabéns, paizão. Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Isto está altamente... como se diz em gíria moderna. De se ficar boquiaberto com tão aturado e valioso trabalho.
    O Fernando Moreira merece que no F. C. Porto se repare nisto, que os responsáveis do clube atentem em tão minucioso labor. E que quando houver uma base de dados oficial, além de um arquivo histórico necessário (cujo assunto, curiosamente, afloro no meu último post) o Fernando Moreira seja tido na devida conta, pois o clube deveria valorizar muito estes dados e, afinal, tudo o que o amigo vem registando na História que tão superiormente está a fazer. Feliz do F. C. Porto por ter adeptos assim e é uma honra ter a sua amizade, tal a afinidade dos mesmos denominadores comuns, Portista como me prezo e apreciador da memória do nosso F. C. Porto.

    Abraço.

    http://longara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Perguntei ao Mike e ao Melga o que acharam deste trabalho. O Mike disse fantástico, o Melga foi mais longe e carregou, Superfantástico.
    Um post para a posteridade e que vou copiar os quadros e guardar para memória futura.

    Parabéns Fernando e um abraço

    ResponderEliminar
  7. Um trabalho notável que merece ser ... publicado... Sinceramente.
    Muitos parabéns e muito obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma obra prima do nosso historiador.

    PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  9. Passo quase todos os dias por este espaço para ler o vosso excelente trabalho. Em regra não comento porque gosto de comentar criativamente e com tempo para tal, e sendo a falta de tempo (para se poder fazer tudo o que se quer) um dos problemas com que me debato obsto-me a fazê-lo.

    No entanto hoje, e sabendo que esse é um trabalho de pesquisa e dedicação de grandiosa montra, não podia deixar de colocar aqui o meu Obrigado a todos, e em especial a si por essa prestimosa "obra".

    Saudações Portistas,

    Pedro Gonçalves.

    ResponderEliminar
  10. Já cá canta o TRI em Andebol. O meu sonho está mais perto de se concretizar. Cumprido a 42,9 %! Cumprido no que respeita a Camp. Nacional Seniores, Camp. Nacional Juniores e Camp. Nacional Andebol.

    Falta concretizar: Liga Europa, Taça de Portugal, Campeonato de Basquetebol e Campeonato de Hóquei.

    Passo a passo, o Dragão avança. Será o ANO DO DRAGÃO!

    Parabéns a todos os portistas e, aqui por razões óbvias, saudações especiais ao Lucho.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. Dragão Azul Forte, que posso eu dizer mais do que já foi aqui dito, são concerteza muitas horas de procura, dedicação e muita PAIXÃO, parabéns está fantástico!;)))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  12. Parabens pelo seu excelente trabalho! Está Muito bom! Há uns tempos atras eu tentei fazer uma base de dados igual em access, mas de todos os jogos realizados pelo nosso FCP, excepto os jogos amigaveis...Mas os meus conhcimentos em access são reduzidos, então acabei por fazer uma tabela em excel, tem todos os jogos realizados desde 1922 aquando do campeonato de Portugal,trofeus conquistados e marcadores ( os marcadores ainda não está completo, são tantos jogos e golos!!!!), fiz ainda estatisticas e confrontos directos entre equipas...Se alguem quiser que partilhe, digam qual a melhor forma para o fazer...

    Mais uma vez, Parabens pelo seu trabalho!

    FORÇA FCPORTO!!!! VAMOS JUNTAR MAIS DUAS TAÇAS AO NOSSO PALMARES!!

    CUMPTS

    JOÃ0 PEREIRA

    ResponderEliminar
  13. Caro leitor e portista João Pereira:
    Obrigado pelas suas palavras.

    Sobre a sua oferta: tudo o que possa contribuir para fazer a história do FC Porto é bem-vindo por quem pugna pelo conhecimento com rigor. Há muita informação de que é preciso fazer um levantamento exaustivo, cruzando e verificando dados para validação. O trabalho sobre os jogos das competições internacionais foi um pequeno passo. Há muito mais para fazer. O ideal seria ter informação completa sobre todos os jogos do FC Porto… Tarefa que se afigura impossível de concluir. Mas… quanto mais houver, melhor. Pelo que:

    Tudo aquilo que o amigo queira partilhar comigo, será bem-vindo. Assim, pode enviar o que quiser para o email do blogue (blogdoblueboy@gmail.com) A/C de BlueBoy, que ele se encarregará de fazer chegar a mim as suas preciosas informações.

    Estamos todos ansiosos pela Final de dia 18! Não é verdade? Que vença o melhor e que seja o FC Porto.

    Um abraço muito amigo e muito obrigado.
    Fernando Moreira

    ResponderEliminar
  14. Boa noite caro amigo

    será possivel arranjar uma copia do acess
    Ficava muito grato


    diversos-machado@sapo.pt


    cumprimentos portistas

    jose

    ResponderEliminar