26 maio, 2011

Orgulhosamente ridículos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

26/05/2011

Nos últimos dias alguma comunicação social desencadeou uma polémica tão mesquinha quanto parva por causa da contabilidade dos títulos oficiais no futebol português. Em causa estava se era o FC Porto ou o Benfica o clube com mais títulos, tudo porque alguns saudosistas, certamente desencantados com o natural correr dos dias, insistiam em juntar a Taça Latina, competição não oficial disputada nos anos 50 do século passado e conquistada pelo Benfica em 1950, aos títulos oficiais do Benfica.

O FC Porto, que contabiliza como troféus oficiais competições disputadas sob a égide da federação, Liga, UEFA ou FIFA, e contabiliza como troféus não oficiais todos os outros, manteve-se em silêncio, apesar de todos os disparates que foram sendo ditos e escritos.

Até que ontem, a agência noticiosa do país fez o que todos deveriam ter feito, questionou a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial, e perguntou singelamente se para a FIFA a Taça Latina tinha sido ou não uma competição oficial. A resposta da FIFA não deixou dúvidas, a Taça Latina nunca foi uma competição oficial e não é contabilizada como prova oficial. Como se impunha, a Agência Lusa fez um despacho dando conta do esclarecimento da FIFA, que a comunicação social nacional aproveitou para esclarecer os seus leitores, ouvintes, espectadores.

Toda a comunicação social não, porque persistem alguns redutos de imbecilidade. O jornal “A Bola”, por exemplo, através da pena do director Vítor Serpa, em editorial, escreve que Bola continuará a atribuir esse título como oficial ao Benfica e promete uma investigação própria. Ou seja, para a “A Bola” nem o esclarecimento da mais alta instância do futebol mundial serve quando contaria os seus próprios desejos. Aguardamos a prometida investigação.

E o que dizer do jornal “Record”, que perante o esclarecimento da FIFA, numa notícia escondida na penúltima página, disse apenas que por não ser membro da FIFA continuaria a fazer contas à sua moda.

É a isto que se chama branquear a verdade e estes dois jornais desportivos continuam com a mentalidade de quando se disputava a Taça Latina, quando em Portugal se dizia “orgulhosamente sós”. Na verdade, orgulhosamente ridículos.

fonte: fcporto.pt

3 comentários:

  1. "Orgulhosamente ridículos", nem mais! Muito bem.

    Eu já esperava tudo isto, vindo destes pasquins, ao aproximar-se a "ultrapassagem". Nada que surpreenda, nada que nos atrapalhe.

    "Orgulhosamente ridículos"...

    ResponderEliminar
  2. Carlos M.28 maio, 2011

    A verdade não interessa nada a essa gente.
    Além d'"A Bola" e "Record", falta mencionar o "CM" como produtores de lixo.
    É criminoso derrubar árvores para produzir papel com este destino.
    Para estes jornais servia muito bem papel higiénico usado.

    ResponderEliminar
  3. Certo é que a FIFA também não considera as taças intercontinentais troféus oficiais, como se pode ver por aqui http://www.fifa.com/aboutfifa/federation/releases/newsid=660747.html

    ResponderEliminar