17 maio, 2011

Todos os caminhos vão dar a Dublin

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

15/05/2011

Os adeptos que se deslocarem à final da UEFA Europa League, entre FC Porto e SC Braga, vão encontrar uma cidade verde, festiva e em que a bebida típica é a cerveja, já que aqui se encontra a sede da Guinness, uma das marcas mais conhecidas do mundo, criada em 1759. Seguem-se alguns conselhos úteis para os adeptos.

Dublin é a capital da República da Irlanda e na sua área metropolitana vivem cerca de 1,6 milhões de pessoas, mais de um terço da população do país. O clima é marítimo moderado, com as temperaturas médias em Maio a oscilarem entre 14,9 graus centígrados de máxima e 8,3 de mínima. A chuva é uma constante ao longo do ano, ou seja, não é de pôr de lado o uso de guarda-chuva.

Dublin é uma cidade verde e tem o maior número de espaços arborizados das capitais europeias. Estima-se que 97 por cento dos seus habitantes vivam nas proximidades de jardins. O Phoenix Park – um dos maiores jardins da Europa, com 707 hectares –, o Herbert Park e o St. Stephen’s Park são de destacar.

Quanto aos monumentos, é indispensável visitar o Castelo, construído em 1204 por ordem do Rei João de Inglaterra, e a flecha de Dublin, conhecida como o “Monumento da Luz”. Com uma altura de mais de 120 metros, o pináculo assinala a chegada de Dublin ao século XXI.

Dublin foi declarada património mundial literário da UNESCO em 2010, sendo o berço de escritores como Oscar Wilde, W.B.Yeats, George Bernard Shaw, Samuel Beckett, Bram Stoker e James Joyce. Os U2, liderados por Bono Vox, e o actor Colin Farrell também assumem com orgulho as suas origens.

A cidade é dividida pelo rio Liffey, sendo que, historicamente, o lado norte é conotado com a classe operária, enquanto que a margem sul é associado à classe média-alta. A Arena de Dublin está localizada na margem sul, perto da Baía. É também aí que está situada a “fan zone” dedicada aos adeptos dos Dragões, na Royal Dublin Society.

No dia de jogo, existirá um serviço de autocarros que liga o aeroporto à “fan zone”, gratuitamente (mediante apresentação do bilhete). Os táxis terão também indicações para dirigir os adeptos para essa área. A partir da “fan zone”, os adeptos do FC Porto deverão aceder ao estádio pelas entradas de Shelbourne Road e Lansdowne Road. Após o jogo, devem dirigir-se ao Herbert Park, onde vão encontrar autocarros com destino ao aeroporto.

fonte: fcporto.pt

0 comentários:

Enviar um comentário