07 maio, 2011

Homens do Norte

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Muito boa noite, caros finalistas da Liga Europa! Permitam-me que partilhe convosco a enorme alegria que sinto por estarmos novamente na final de uma competição europeia! E contra o Braga! O meu avô, inveterado minhoto que aprendeu com os netos a amar o FC Porto na sua oitava década de vida (após quase meio século como emigrante, em que foi levemente simpatizante do Belenenses), estaria orgulhoso desta final. Como já não está por cá, estou eu orgulhosa por ele.

Bem sei que Braga é terra de vermelhos, no pior sentido. Que são os mouros do Norte. Mas até por isso são positivas as recentes campanhas do SCB, quer na liga, quer na Europa. É uma geração que está a crescer a ver o clube da sua cidade afirmar-se no panorama nacional e internacional, e que provavelmente já não seguirá a deprimente escolha dos seus pais e avós. Não tenhamos dúvidas: o crescimento do Braga, como o crescimento de qualquer clube com sede numa zona onde o clube do regime domine as preferências clubísticas, é prejudicial ao clube do regime. E isso sem falar daqueles que se deixam seduzir pelo azul e branco :) Além disso, com este recente crescimento, os bracarenses começam a sentir na pele o que acontece a quem pisa os calos ao clube do regime. Começam a perceber quem controla os bastidores do futebol português e a revoltar-se contra esse clube e essa gente abjecta.

Acresce a isso o facto de ser um clube do Norte, tão necessário para o reequilíbrio da balança geográfica do nosso futebol desde que o Boavista se despenhou do topo do castelo de cartas no qual alicerçou o seu crescimento nos últimos 15 anos. O Turismo do Porto e Norte de Portugal já deu os parabéns ao FCP e ao SCB pela presença na final. Estas coisas são relevantes. É visibilidade, é prestígio, é motivação. Em Lisboa está o poder político, o poder administrativo, o poder económico. A nós resta-nos a resistência ou a submissão. E enquanto houver equipas do Norte e Homens do Norte como o Villas-Boas e o Domingos a representar desta forma o espírito guerreiro, a força, a garra deste Povo, isso motivar-nos-á para a resistência e afastar-nos-á da submissão. Esta final faz bem ao ego deste Povo tão maltratado, tão explorado, tão desempregado, tão falido, tão cansado de ver tudo na mesma e tão descrente do futuro. Dá-nos motivos para sorrir e energia para lutar.

Por isso, os meus parabéns ao Braga – equipa, treinadores, dirigentes, adeptos e cidade – e votos de sucesso futuro - crescente e bem consolidado!

Mas sempre atrás do FC Porto, é claro! Hoje foi dia de festa mas a partir de agora só se pensa na vitória: contra o Braga, contra o Guimarães, contra o Paços, contra o Marítimo. Ganhar tudo e ganhar sempre, continuar a banhar a ouro uma época maravilhosa, que tem tudo para ser uma das mais gloriosas da nossa história, até mesmo nas modalidades.

Uma época gloriosa para a qual cada um de nós deu o seu precioso contributo. Nós somos o Porto e sem nós, não tenham dúvidas, nada disto teria sido possível. O clube parece estar finalmente a tomar consciência disso mesmo, e aproveito para deixar o meu elogio à forma como tem sido recompensada a fidelidade dos adeptos que estão sempre lá, com descontos e brindes interessantes e que efectivamente mostram que o clube reconhece e agradece a nossa presença e apoio. Ontem, mal acabou o Villarreal x Porto, recebi uma sms do FCP que dizia: “Contigo a apoiar, superamos Sevilha, CSKA, Spartak e Villarreal. No domingo, não faltes à festa do título e traz um amigo, porque ele só vai pagar 5 euros!” Fico contente por me darem valor. E o meu pai agradece o bilhete a 5 euros :)

Porém, quero ver se este reconhecimento e valorização do adepto fiel se vai reflectir na venda dos bilhetes para Dublin. São pouquíssimos bilhetes (apenas 12 mil), e isso não pode ser imputado ao clube; mas veremos desses 12 mil quantos vão ser disponibilizados para venda ao público, e com que critérios. Acamparei no Dragão com todo o gosto, como já fiz em 2003 e 2004 e felizmente a minha ocupação me permite, se houver mais de 12 mil interessados. Mas se desses 12 mil bilhetes um número significativo for para as agências, os VIPs, os sponsors, os partners e os raios que os partners, em total desrespeito para com os verdadeiros adeptos, acamparei na mesma (o meu amor por este clube não me deixa outro remédio), mas de muito mau grado. E não deixarei de fazer ouvir a minha indignação, valha o que valer.

Para já, e na esperança sincera de que assim não seja, vou continuar a curtir a felicidade que este clube me tem dado :) Amo-te Porto!

PS - Para todos aqueles que estão a pensar ir a Dublin (ou, já agora, a outro lado qualquer): www.hotels4change.org é um site associado ao booking.com, o maior site de reservas de hotéis na Europa, e tem toda a oferta deste, aos mesmos preços. A diferença é que, ao reservar por aqui, 5% do valor da reserva reverte para a International Network of Street Papers, uma rede de combate à pobreza da qual faz parte, entre muitas outras, a "nossa" revista Cais, e com a qual esta vossa amiga colabora como tradutora voluntária. A INSP é uma organização séria, que tem feito um trabalho fantástico nos cinco continentes e desde 1994 já ajudou mais de 200.000 pessoas sem abrigo e em situação de pobreza a mudarem de vida. Marquem o vosso alojamento através de www.hotels4change.org e passem palavra! Obrigada!

11 comentários:

  1. “A nós resta-nos a resistência ou a submissão”. Muito bem, Enid. O FC Porto sempre resistiu ao despotismo e ao centralismo e continuará a resistir. É um exemplo para todas as regiões marginalizadas pela capital e parte integrante (não quer ser uma caso à parte) de um movimento nortenho de resistência. Onde não há tantos como se desejaria mas… Esperemos que o SC Braga seja mais uma entidade de prestígio a bater o pé a Lisboa.

    Como sempre, parabéns pelo post e cumprimentos AZUIS FORTES.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem Enid, também tenho muita pena que o meu avô, grande portista e que ensinou o caminho para as Antas, também não possa partilhar todas estas alegrias. Mas é por isso que eu festejo à brava, até ao exegero, por mim e por ele.

    Quanto a Dublin e aos bilhetes, pela amostra, infelizmente, parece que é para ricos...

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Mais um fantástico post da Enid!

    Perfeito! Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Gostei imenso deste teu post mas isso não é novidade nenhuma...

    Tb eu fiquei mt feliz por esta final ter pronúncia do Norte.


    Dublin;) o nosso sonho!!!

    ResponderEliminar
  5. Digam-me lá se não é uma delícia ler os posts da Enid!? Esta menina tem lugar de "caras" não só no Estádio, no Pavilhão, como também no Departamento Cultural/Editorial do Clube!

    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Dedicado aos jogadores do FCP!...com as suas musicas!
    ( http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KOmN7WsOPOI )

    ( http://www.youtube.com/watch?v=GQ-mUxiEGks )
    Só quero amar-te
    O meu coração por ti bate!
    Quero estar a teu lado
    Só tu me fazes feliz!

    ( http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kwWcWaQZZog#at=222 )
    Depois desta época abençoada
    Já não te peço nada!
    Cresce sempre todo o dia
    O meu amor por ti!
    As tuas jogadas hipnotizam
    Os teus golos iluminam!
    É tão grande o meu amor
    Fico louco por ti!

    Não acredito nos meus olhos
    Eles choram por ti!
    És o meu orgulho
    Sempre que penso em ti
    Enches a minha alma
    Deste povo que te ama
    Mereces este amor!
    Faço tudo por ti!

    A minha vida dou
    Para seres campeão!
    Cada vez que entras em campo
    Levas ao peito o dragão!
    Nunca estarás só
    Tens gente que te ama
    Acima de tudo está o seu amor!
    E estamos sempre contigo!

    (Aceita-se emendas novas versões criticas mas sobretudo aceita-se que seja feito um tributo a estes fantásticos jogadores.. do jeito que merecem!)
    Força Porto!
    17662

    ResponderEliminar
  7. austria8707 maio, 2011

    Parabéns, ao andebol por mais um titulo mais uma alegria.

    VIVA O FC DO PORTO

    ResponderEliminar
  8. Meus Caros Amigos PORTISTAS Muito Boa Tarde:

    Com a confirmação da conquista do Campeonato de andebol pelos nossos herois não pude deixar de aqui neste espaço deixar os meus parabens a todos mas mesmo a todos os que de alguma forma contribuiram para a conquista deste titulo que nos deixa a todos orgulhosos com este grandioso clube. Nao posso no entanto deixar de dar os parabens a todos os que ao longo do ano acompanham as modalidades amadoras do nosso clube dando aos nossos herois todo o apoio e carinho que eles merecem.
    FORÇA PORTO UNIDOS VAMOS CONTINUAR A VENCER

    ResponderEliminar
  9. posso ser do futebol clube do porto nao posso? odeio o benfica e os benfiquistas bibo porto

    ResponderEliminar
  10. Enid, mais um post com que me identifico!

    O bilhete convite a 5 euros foi para nos tapar os olhos, porque é quase certo que a maioria dos sócios e adeptos que acompanham o Porto o ano inteiro não vão ter dinheiro para ir a Dublin, porque o nosso club, ao que parece vai fazer o favor de ceder os nossos bilhetes, ás agências ou mais em particular a uma, vou esperar para ter a certeza, espero que me tenham enganado...


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  11. Mafaldinha, temo que tenhas razão... mas continuo a acreditar que haverá respeito pelas pessoas. Vamos aguardar :/

    ResponderEliminar