23 maio, 2011

Memorável poker de títulos

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

Árbitro: João Ferreira (Setúbal); Assistentes: Pais António e Luís Ramos; 4.º Árbitro: Elmano Santos.

VITÓRIA SC: Nilson; Alex «cap.», Freire, João Paulo e Anderson; Cléber, Renan e Rui Miguel; Targino, Edgar e Faouzi.
Substituições: Renan por João Alves (46m), Targino por Jorge Ribeiro (57m) e Cléber por Toscano (57m).
Não utilizados: Douglas, João Ribeiro, Flávio e N’Diaye.
Treinador: Manuel Machado.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon e Alvaro; Fernando, Belluschi e João Moutinho; Varela, Hulk «cap.» e James.
Substituições: Fernando por Guarín (46m), Belluschi por Souza (63m) e Varela por Mariano (76m).
Não utilizados: Helton, Sereno, Walter e Rúben Micael.
Treinador: André Villas-Boas.

Marcadores: James (2m, 45+1m e 73m), Alvaro (p.b., 19m), Varela (21m), Edgar (23m), Rolando (35m), Hulk (42m).

Disciplina: cartão amarelo a Hulk (30m) e Fernando (45m).

Quem diz que a final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor, em Oeiras, é sinonimo de festa hoje pôde confirmar isso mesmo. Sem incidentes, excelente ambiente antes do encontro e, acima de tudo, um grande jogo de futebol dentro e fora das quatro linhas.

No final, o FC Porto foi mais forte e venceu a final por 6-2 perante um Vitória que nunca desistiu e mostrou aos seus (muitos) adeptos presentes nas bancadas que tudo fez para levar o troféu para o Minho, fugindo pela quinta vez.

André Villas-Boas iguala assim o feito único do FC Porto de 1987/88, sob o comando do ex-jugoslavo Tomislav Ivic, quando conquistou também quatro competições: o campeonato, a Taça de Portugal, a Taça Intercontinental e a Supertaça Europeia.

O FC Porto consegue também ultrapassar o Benfica em número (69 contra 68) de títulos e curiosamente, este resultado (6-2) numa final da Taça de Portugal repetiu-se em 1963/64 e, ao contrário do que aconteceu esta tarde, foi o Benfica a vencer o FC Porto e a levar a taça para a Luz.

A festa começou cedo, antes do apito do inicial, com os adeptos das duas equipas a celebrarem no recinto com muitas febras, bifanas e finos (afinal são duas equipas do norte). O tempo estava quente, o que também ajudou.

O jogo começou com o golo madrugador do jovem colombiano James Rodríguez, mas o Vitória de Guimarães viu de novo o marcador ficar empatado após o auto-golo do extremo uruguaio Alvaro Pereira.

O jogo continuava vivo, dentro e fora das quatro linhas, com os adeptos a vibrarem e a torcerem pelos respectivos clubes, e o Jamor viu mais dois golos. Primeiro Varela a dar novamente a vantagem aos portistas, detentores deste troféu, e depois Edgar a fazer, de cabeça, o 2-2 logo de seguida.

Nos últimos quinze minutos do primeiro tempo, Rolando e Hulk foram os responsáveis por mais dois golos e o Vitória de Guimarães desperdiçou uma grande penalidade, defendida por Beto e falhada por Edgar.

Os vimaranenses não marcaram e, na resposta, o FC Porto aumentou a contagem para 5-2, através de James, bisando no encontro.

Na segunda parte houve apenas um golo, apontado por James, que fez o seu hat-trick ao minuto 72, mas o espectáculo do bom futebol continuou até o árbitro João Ferreira apitar para o final do encontro, encerrando a temporada 2010/2011 de futebol em Portugal.

Mariano entrou nos minutos finais da partida, permitindo aos adeptos portistas despedirem-se do argentino cuja ligação à equipa azul e branca termina esta época.

FC Porto termina assim uma época extraordinária com quatro títulos conquistados: A Supertaça, o Campeonato, a Liga Europa e a agora a Taça de Portugal. Em Agosto, já na temporada 2011/2012 André Villas-Boas e os seus jogadores poderão somar mais dois títulos: A Supertaça portuguesa (frente a este mesmo Vitória de Guimarães) e a Supertaça Europeia (ante Barcelona ou Manchester United).



DECLARAÇÕES NO FINAL DA PARTIDA

André Villas-Boas: «Foi um jogo louco, muito especial, os jogadores sentiram algum cansaço, a bola também não rolava bem, mas houve muitos golos e foi um bom espectáculo de futebol. Esta temporada causa uma sensação óptima e não teria o mesmo gosto se tivesse terminado sem a conquista desta Taça. Este foi um ano maravilhoso, mas há cenários que não se voltam a repetir. Caminhamos solidamente para o futuro.»

James Rodriguez: «Foi um momento inesquecível. Nunca tinha marcado três golos. Conquistámos o troféu e alcançámos o nosso objectivo, que era vencer. Fizemos um grande jogo.»

Hulk: «Renovei o meu contrato até 2016 e estou bem aqui. Quero apenas esclarecer que nunca disse que tinha o sonho de jogar em qualquer outro clube. Não sou doido para mudar de equipa.»

Alvaro Pereira: «Estamos de parabéns. Acho que reagimos bem nos momentos mais difíceis do jogo, sabíamos que ia ser uma final, um duelo complicado mas demos uma excelente resposta. O que conseguimos é histórico. Agora, vou festejar e depois pensar na Copa América.»

Varela: «O F.C. Porto foi magnífico, excelente. Estamos todos de parabéns. Esta época superou todas as expectativas. Estive bem, assim como todos os jogadores que contribuíram para estes títulos do F.C. Porto.»

Sapunaru: «Esta foi uma temporada impressionante. Temos de dar mérito a estes adeptos que andaram sempre atrás de nós, a puxar pelo F.C. Porto.»

Belluschi: «Temos de continuar a ser líderes em Portugal. Esta época é inesquecível. Evoluí muito com Villas-Boas. Foi a melhor época que fiz em toda a minha carreira.»

Rolando: «A minha missão não é marcar golos, eu sou defesa. Quando se pode, tenta-se. Felizmente, desta vez consegui marcar e ajudar o FC Porto com um golo.»

Falcao: «Conquistámos quatro títulos esta época e estou muito feliz. Não pude jogar a final mas agora já está tudo bem.»

Guarin: «Quero felicitar o James porque no primeiro ano no F.C. Porto conseguiu coisas muito importantes. Dá-me muito gosto. As razões do sucesso? A mudança de atitude é óbvia. Fico cá para o ano, garanto.»

Pinto da Costa: «Foi uma época excelente, vamos ver o que se pode fazer para o ano. Vamos trabalhar da mesma forma, com a mesma vontade de vencer. Vamos ver o que vai sucedendo, é esse espírito que nos norteia. Não sairá nenhuma jogador abaixo do valor da clausula. Não vai haver nem desconto de um euro. Conto manter toda a estrutura desta equipa para o ano iniciar da mesma forma.»



VÍDEO DO JOGO

16 comentários:

  1. Ganhámos, ganhámos, ganhámos! Mais uma vitória, mais uma (grande) alegria!

    Jogo de doidos, tão frenético que até um espectador se sentia cansado e em stress arrasador. James e Beto: excepcional exibição! A equipa do “castelo” surpreendeu-me mas o FC Porto é muito superior, está a milhas! Mesmo com algum cansaço (visível e mais que compreensível) mostrou ser uma equipa de outras latitudes…

    E pronto, é o coroar de uma grande época, uma época de sonho. E ultrapassámos as toupeiras! 69 títulos versus 68! Admirável! HISTÓRICO! O NOSSO DESTINO É VENCER!

    Parabéns a TODOS incluindo o brilhante “12.º jogador”.

    Abraço. BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Vem aí um post sobre a "ultrapassagem" histórica ao 5enfica.

    Esperei muito por este momento. Cheguei a pensar que não seria nos meus dias... Mas foi, graças à grandeza do FC Porto.

    ENORME PORTO! O NOSSO DESTINO É VENCER!

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vi bem o jogo.

    A primeira parte foi divertida no bom sentido da palavra. Sem dúvida um dos melhores espectáculos vistos no futebol Português em 2010-11.

    A segunda foi uma chatice tal a supremacia do Porto foi evidente.

    Parece-me que ninguém realça este aspecto : O Porto tem realmente muito mérito. Nenhum clube pt lhe dá a possibilidade de se treinar para as eventuais competições Europeias.

    Ou seja : Mesmo sem treinar a sério, o Porto é um grande da Europa ! Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Carlos M.23 maio, 2011

    Ao primeiro golo do Porto acreditei na goleada, mas a defesa facilitou demais e o Guimarães empatou por duas vezes. Na marcação da grande-penalidade eu disse que o Beto ía defender e ele fê-lo, pois é um grande guarda-redes á altura do Helton. Na prática o Porto tem 2 guarda-redes titulares. E no contra-ataque do Porto no minuto a seguir a partida e a goledada ficou consumada.
    Tivessem o Porto e o Braga jogado assim abertamente na final da Liga Europa e teriamos tido outro espectáculo.
    Mas o Braga é um clube amigo, portanto 1-0 é uma vitória de amigo.
    Quanto ao Guimarães foi muito bem feita a goleada por no passado se ter aliado aos fracos e hipócritas mouros nas queixinhas á UEFA.
    E pronto, encerrou o pano e o Porto ganhou tudo quanto havia para ganhar (taças de sumos são restos que ficam para os pobres, pois o Porto também deve ter consciência social).
    Até parece fácil: 3 títulos nacionais e um título europeu numa época. Um amigo encornado dizia-me perante o sucesso europeu do FCP, que o Porto já não ganhava nada há meia-dúzia de anos, desde 2004. Eu tive que lhe recordar que o benfica não ganha nada há meio século. Os encornados sofreram uma tal lavagem ao cérebro pela comunicação social que nem se dão conta da realidade em que vivem.
    Em relação á "ultrapassagem" histórica ao benfica, afinal parece que não, pois os mouros são tão patéticos que em desespero foram buscar uma tacita latina não-oficial e até conseguem alterar a realidade objectiva dos números. Começaram o campeonato com 67 títulos e depois de adicionarem a taça de sumos conseguiram esse milagre da multiplicação de agora terem 69 (deve ser por terem Jesus na equipa - o outro Jesus tinha feito algo semelhante com a multiplicação dos pães).

    ResponderEliminar
  5. austria8723 maio, 2011

    Missão cumprida.
    O locutor e comentadores coitados.
    Muito gosto de ganhar a estes tipos do castelo da me um certo gozo particular.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Época fantástica do FC Porto. Terminar a época com quatro títulos arrecadados em cinco provas é obra!

    Ai se isso acontecesse com o clube do regime! Teríamos os panfletos do costume e as televisões a invadirem todo o espaço com adjectivos e louvores do outro mundo.

    Assim, vamos azulando o país, cada vez mais, à nossa maneira (GANHANDO SEM FANFARRONICES)passeando a nossa classe e superioridade.

    Somos agora o Clube português com mais títulos (69).

    Não caibo em mim de tanta satisfação e orgulho.

    Viva o FC Porto

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    Apenas para deixar uma palavra a todos aqueles de quem não me despedi: Um abraço e um beijinho,conforme os casos,foi um prazer partilhar convosco mais um dia de inesquecível alegria.

    P.S.- As melhoras à Ana Paula e ao Blueboy recomendo,no mínimo,12h de sono.

    P.S.- O Vila Pouca já postou comentário ao jogo...vá lá despachem-se ;))

    ResponderEliminar
  8. Um dia fantástico, por tudo, numa época para a história.
    Organizações BiBo-PoRtO Tour, "Pulguedo, aí vamos nós", ao nível do clube: boa comidinha, boa bebidinha, excelente convívio e pessoal sempre desperto, apesar de dois xeios de xono.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Pois... SE não fosse eu a comandar o trânsito só comiam meia dose, eh, eh...
    Foi um enorme prazer encontrar no pulguedo os amigos destas lutas.
    Do jogo nada a dizer, excelente, apenas exaltar - parece-me justo - o Beto que foi fundamental...
    Do Estádio Nacional, chamo-lhe VERGONHA NACIONAL, é inacreditável que se permitam jogos nestas condições deploráveis que um dia vão terminar numa tragédia.
    Que alguém seja responsabilizado.
    E mais inacreditável é saberem da realidade e nada fazerem,insistindo num erro crasso só porque a Taça tem de ser jogada na capital do império.
    Se assim é, deem condições.
    E viva o Porto.

    ResponderEliminar
  10. Gostei muito do jogo, do significado da vitória, e dos comentários. Claro que me refiro à Radio 5, que sempre acompanho, e portanto os assalariados do Orçamento do Estado (RTP), breve terão o que merecem: rua!

    ResponderEliminar
  11. Boas !!!

    Contra factos não ha argumentos ... foi uma epoca simplesmente fabulosa a todos os niveis e que ficará sempre na minha memoria.
    Uma palavra para o James, mais uma vez a estrutura do FCP está a milhas dos outros ... o miudo é um craque, tem atitude, não desiste, tem raça e é um jogador á porto.
    O problema é que vamos estar mais de um mês sem futebol, mas pronto ... é vida.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Mas que GRANDE HUMILHAÇÃO, este época do DRAGÃO!!

    ResponderEliminar
  13. Parabéns a todos os Portistas que incansavelmente tem acompanhado a equipa. É fabuloso VER O ESTÁDIO "NACIONAL" PINTADO DE AZUL E BRANCO.
    Quanto ao Jogo, um jogo á Porto, como muitos este ano, que nem deixa o adversário respirar e aqueles que se atrevem a fazer frente ao FCP a sorte deles é levarem 4/5/6. É ESTE PORTO QUE EU DELIRO, SEMPRE Á PROCURA DO GOLO, SEMPRE Á PROCURA DE MAIS, SEM MEDO DO ADVERSÁRIO, FABULOSO.
    Parabéns PCosta, o Porto está á nossa medida, CAMPEÃOOOOOOOOOOO.

    ResponderEliminar
  14. Só faltava aparecer a corja
    http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=698835, quem faz a denúncia? Anónimo pois claro, daqueles gajos já se espera tudo depois de serem ultrapassados em numero de títulos.

    ResponderEliminar
  15. Mais uma taça na companhia de grande Portistas num estádio sem condições algumas. Uma vergonha de estádio.

    Uma goleada a fechar uma época de sonho!

    ResponderEliminar
  16. Porto o orgulho de Portvgal!!

    ResponderEliminar