07 maio, 2011

Esta vida de Dragão, só dá campeão!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


NÓS VAMOS A DUBLIN!!!

O nosso mágico Porto atingiu anteontem a final da Liga Europa, eliminando novamente uma equipa espanhola, desta vez o Villareal. Época extraordinária da equipa comandada por André Villas-Boas, o nosso grande treinador, com vitórias atrás de vitórias e alegrias como só o nosso clube nos sabe dar. Já não há palavras para descrever este conjunto, que jogo após jogo brilha nos relvados por onde passa, e mostra toda a sua superioridade, a quem quer que seja. Comprometidos com a vitória desde o Verão passado, vamos fazendo história e o sonho de marcar presença no Aviva Stadium no próximo dia 18 de Maio concretizou-se. E as finais não são para se jogar, são para se ganhar!!

Tal como até aqui temos que manter uma postura de raça, orgulho e muita humildade, pois foi dessa forma que ultrapassámos todos os adversários até este ponto. Nós vamos lá estar, para gáudio de todos os que sentem e amam o FC Porto e para desespero, raiva e revolta de todos aqueles que nos odeiam. Ouviram bem, nós vamos lá estar!! E defrontaremos a segunda melhor equipa a jogar futebol em Portugal, pela qual, aviso, não nutro qualquer simpatia. Nem me aquece nem me arrefece, é-me indiferente. Está lá quem merece estar e vamos fazer de tudo para ver o Helton a levantar a taça… como Jorge Costa em 2003! Nós que os acompanhámos para todo o lado ao longo do ano, com mais ou menos sacrifícios, merecemos viver estes momentos únicos.

E começo a descrever a actuação das nossas grandes claques no jogo do passado Domingo, no Bonfim. Já com o título consumado, (embora na TVI digam “o ainda campeão benfica joga este Domingo”) o FC Porto deslocou-se à margem sul do país e espetou 0-4 nos sadinos, provando que nem a feijões deixamos de querer a vitória. A vantagem para os apagados é agora de 21 (!!!) pontos. Está-se mesmo a ver que fomos levados ao colo e foi por isso que fomos campeões. O maior cego é aquele que não quer ver. Excelente presença dos nossos ultras numa cidade a 350 km do Porto, num Domingo à noite. Futebol moderno no seu esplendor. O único topo do estádio do Bonfim foi preenchido pelos Super Dragões e pelo Colectivo, que apoiaram a equipa ao longo dos 90 minutos do encontro. O “hit” do momento é o “Mágico Porto”, mais uma vez bem audível, mesmo a quem só teve oportunidade de assistir pela TV. O material do costume presente, as tradicionais bandeiras gigantes espalhadas pela curva portista deram um bom efeito. Uma nota negativa para o facto da muita publicidade existente impedir a normal colocação das faixas, tanto das claques, como dos seus núcleos. Mais uma batalha ganha e ao final de 28 jogos, contamos 26 vitórias e 2 empates. Sem palavras!

Quatro dias depois, segunda mão da meia-final da Liga Europa, no El Madrigal. Depois da goleada aos espanhóis por 5-1 no estádio do Dragão, já avistávamos Dublin, mas como deve ser encarámos o jogo de forma seria e os justos festejos chegaram no final. E eliminar uma equipa espanhola tem sempre um sabor especial. Eles que desta vez vieram com insinuações acerca da arbitragem do jogo em nossa casa. Estou à espera de uma crónica no jornal madrileno ”Marca”, acerca da arbitragem agora neste segundo jogo. Golo de Cani precedido de claro fora-de-jogo e golo de Rossi marcado depois de uma “paradinha”. Escusado será dizer que a “Marca” é o “Pravda” espanhol.

O FC Porto perdeu 3-2 e carimbou a passagem à final da Liga Europa, sob o olhar atento de cerca de 1500 Dragões, que invadiram Espanha! Horas antes do jogo começar já se sentia a presença dos nossos adeptos nas redondezas do estádio. Infelizmente não me pude lá deslocar, mas ao olhar para as imagens que cá iam chegando, apercebi-me que estávamos bem entregues. A minha saudação aos que lá foram, os que admiro, eles sabem que são. O sector visitante no El Madrigal é um descalabro, parece uma jaula no topo de uma das bancadas atrás da baliza. Bons momentos de apoio da nossa gente, principalmente a partir do momento em que Hulk empatou o jogo. Boa prestação também dos adeptos do submarino amarelo, que nunca deixaram de apoiar a sua equipa, mesmo próximo do final. Achei admirável, já no tempo de compensação e com o Villareal a precisar de marcar mais quatro golos para nos eliminar, o estádio não se calava em redor dos seus jogadores.

Explosão azul e branca com o terminar da partida, voltamos a marcar presença numa final europeia, 7 anos depois! Festejos um pouco por todo o lado, desde o El Madrigal ao aeroporto Francisco Sá Carneiro (eu estive lá), onde de madrugada vários adeptos esperaram os jogadores.

Bate bate coração… que nunca mais é dia 18!! Vamos continuar a apoiar os nossos, que a época ainda não acabou.

Excelentíssimo subintendente Costa Ramos, e as claques aí no sul, são pródigas em quê?!

Temos assistido nos últimos tempos a casos de desordem provocados pelos grupos organizados dos nossos principais rivais. E como ninguém fala achei pertinente intervir. Quando alguém na antevisão de um clássico, estando a representar a Polícia de Segurança Pública, diz em alto e bom som “sabemos que a claque lá mais a Norte é pródiga na utilização de bolas de golfe” e depois dos recentes acontecimentos não lhe sai nem um pio, é de estranhar. Ou se calhar até não.

Quais acontecimentos? Sporting – Benfica em Alvalade, pancadaria no sector da JuveLeo com a polícia. Eleições para o novo presidente do Sporting, pancadaria depois de se saber os resultados, não só com a polícia mas também entre adeptos. Duas deslocações dos ultras do FC Porto ao estádio sem luz, precedidas de graves confrontos entre lampiões e a polícia. Na quinta-feira, desobediência dos apagados, que ao que parece se recusaram a sair do estádio AXA, deu em nova pancadaria com a autoridade.



Caro Costa Ramos e ministro da administração interna, têm alguma coisa a dizer sobre isto?

Aí se fossem os Dragões…

7 comentários:

  1. Tiago, deixa lá o Costa Ramos e o Ministro, não vês que eles estão em estado de choque e a Kompensan?

    As claques merecem um lugar de grande destaque, quando se fizer o balanço final do que foi esta época.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. uma época fantástica q tb se proporcionou pq o clube tem adeptos como tu, GRANDES.

    ResponderEliminar
  3. Não podemos papar tudo o que nos querem impôr. É falso que a confusão em braga tenha acontecido por nao quererem sair do estádio! É ridiculo aliás! o que eles mais queriam era sair. Foram atiradas pedras de gente que subia a pedreira e os slbs quiseram defender-se(normal). é claro que nao sao nenhuns santos e com o melão que estavam bastava uma gota para o copo transbordar. mas o que fica é que mais uma vez vemos stewards a atirar cadeiras na direcção de adeptos (este ano aconteceu o mesmo conosco 2(!!!) vezes) e policia a varrer tudo, mulheres incluidas! EU NAO ACEITO ISTO!!! quando vejo estas coisas, nao consigo esboçar nenhum sorriso. fico fudido!! porque cenas destas ja aconteceram conosco milhares de vezes!!! É PRECISO COERENCIA!!! e tou-me a cagar se o cromo do costa pissas diz que houve porrada porque os lamps nao queriam sair da bancada..
    Quando for conosco vai dizer o mesmo! Felizmente ainda há quem nao engula histórias da carochinha!
    ACAB


    Quanto ao resto Parabens por esta época! Com 19 aninhos és um exemplo para muito boa gente na curva! Sempre presente tanto em casa como fora, e muito importante também, nas modalidades! vives os Nosso Clube como poucos. Só posso desejar que assim continues.

    Abraço Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. Pelo Porto tudo, sempre PORTO!
    Parabéns, Tripeiro.
    Boa viagem até Dublin.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  5. Grande post Tripeiro, é por estes adeptos que eu tenho ainda mais orgulho de ser do FCPORTO!

    Aquele sector onde estiveram os nossos adeptos, no El Madrigal, não é digno de ser um Estádio que acolha jogos das competições europeias. Um estádio bastante velhinho, que precisa de obras urgentemente. Basta ver o jogo entre o Villareal e os italianos do Nápoles, que alguns adeptos italianos caíram para dentro do campo.

    Fica também a minha palavra de apreço para todos os Dragões que se deslocaram até ao Pavilhão do Águas Santas. Grande apoio que deram aos Tri-Campeões Nacionais!

    Este é o nosso destino, desde 1893!

    ResponderEliminar
  6. eu agora sou dragao com orgulho odeio lampioes sao uns palermas idiotas ke se julgam sempre os maiores so tem o ke merecem bibo porto

    ResponderEliminar
  7. Tripeirinho, tu não perdoas nada;))

    Como sempre mais um excelente post!


    BIBó PORTO

    ResponderEliminar