14 maio, 2011

«Não se pode ter memória curta com o FC Porto»

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Três jogos, três projectos de vitória. Da invencibilidade no campeonato à Taça de Portugal, passando inevitavelmente pela UEFA Europa League, André Villas-Boas quer conquistar tudo. E tudo a seu tempo, em três escalas de uma rota de sucesso que obedece apenas a uma ordem cronológica. Funchal, Dublin e Jamor são destinos a abordar cada um na sua vez.

No auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, a vez foi do Marítimo, o primeiro adversário a justificar a atenção e a análise do treinador dos Dragões durante a conferência de imprensa de antevisão do encontro da última jornada da Liga e ao longo da qual já nada poderá deslustrar uma época para recordar.

Concretizar invencibilidade
«Terminar a Liga sem derrotas é um desejo muito forte desta equipa e algo que, à última jornada, podemos concretizar. Surge antes de uma final europeia, mas vamos encará-lo com ambição máxima, mesmo quando se trata de uma das mais difíceis deslocações da prova.»

Adversário competitivo
«O Marítimo é uma equipa extremamente competitiva, que nos cria muitas dificuldades. No Dragão, por exemplo, reduziu a desvantagem para 2-1, antes de construirmos o 4-1 na parte final do encontro. É uma equipa conhecida pelo salto qualitativo que sofreu este ano, com a entrada do Pedro Martins.»

Três objectivos com sabor especial
«Campeonato, Liga Europa e Taça de Portugal são três objectivos diferentes, cada um deles com um sabor muito especial.»

Formação valorizada
«Optámos por valorizar a nossa formação e convocar o Christian, que foi decisivo na conquista do título de Juniores A. Para nós, é muito importante manter esta empatia entre o futebol profissional e o futebol de formação.»

Moutinho a reintegrar
«O João Moutinho ainda não teve o treino de reintegração completa depois da lesão, o que só irá acontecer quando regressarmos da Madeira.»

Identidade ofensiva
«O colectivo tem potenciado um número elevado de golos ao Hulk e ao Falcao, mas o facto de termos uma série de jogadores na rota do golo transmite, acima de tudo, a nossa identidade ofensiva.»

Apelo do presidente
«As palavras do presidente no Jantar dos Campeões são muito fortes e apelam ao meu sentimento portista. Registo-as com grande agrado e será óptimo se se proporcionarem as condições para nos mantermos na rota do sucesso por muitos anos.»

Manter talento
«Faremos tudo para manter o máximo de talento possível, mas também é verdade que estamos vulneráveis a cláusulas de rescisão e interesses de mercado. Em relação ao treinador, nada de novo. Já foi assim com Jesualdo Ferreira e José Mourinho. As coisas são assim para um clube nesta posição.»

Percurso intenso
«Foi extremamente complicado ganhar, foi um percurso de grande intensidade emocional.»

Cair na real na Champions
«É preciso cair na real e chamar os adeptos do FC Porto à razão. Na próxima época, o FC Porto será mais uma equipa da Liga dos Campeões, que tem um historial a defender, que pode ser competitiva, mas sem ambições desmedidas.»

A mesma postura
«Não será a vitória no campeonato e a possibilidade de vencer as provas ainda em aberto que fará mudar a minha postura.»

Perto do «poker»
«Sonhar com vitórias todos sonhamos. A realidade é que o FC Porto foi campeão há um mês e meio e não se pode ter memória curta para o que já conseguiu esta época. Já conquistou uma Supertaça, está às portas de concluir um campeonato sem derrotas e a maior distância de sempre para o segundo classificado. São muitos objectivos atingidos numa época que não podem ser facilmente tapados por algo que nos possa acontecer nas duas finais. Ganhá-las é conseguir algo que nunca foi atingido pelo FC Porto, que é ganhar quatro troféus. Perdê-las, não apaga uma época ganha há um mês e meio.»

Capacidade de reinvenção
«Os verdadeiros vencedores são aqueles que se reinventam na sede do sucesso e, se conseguirmos conquistar mais estes dois troféus, vamos tentar estabelecer novos patamares para continuarmos na rota do sucesso.»

Profissional, mas...
«Sou profissional, mas a hipótese de treinar o Benfica será complicada de concretizar, porque não penso mostrar-me disponível para tal. No caso do Sporting, não creio que haja interesse da outra parte.»

fonte: fcporto.pt



LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Beto e Kieszek.
Defesas: Sapunaru, Sereno, Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira.
Médios: Guarín, Souza, Rúben Micael e Belluschi.
Avançados: Varela, Christian Atsu, Falcão, Mariano, James e Walter.

0 comentários:

Enviar um comentário