05 janeiro, 2010

Em 2010, há que lutar por novo "triplete"!

Em 1999 e em 2004, o FC Porto conseguiu vencer, em simultâneo, os 3 campeonatos das modalidades de alta competição, e juntou-os ao título do futebol. O meu desejo para 2010, é que tal volte a suceder. Julgo existirem condições objectivas para que o FC Porto se sagre esta época campeão Nacional de andebol, basquetebol e hóquei em patins, consumando assim mais um “triplete” nas modalidades, esperando depois que o penta do futebol também se concretize...

A hegemonia do FC Porto no desporto Nacional, continua a ser uma realidade, ainda que isso custe a muito “boa gente”. Relembro que na temporada transacta (2008/09), só falhou mesmo o título de basquetebol uma vez que no futebol, andebol e hóquei, a festa foi azul e branca.

A equipa de andebol dos Dragões terminou o ano 2009 em glória, vencendo o torneio Internacional de Limburg na Holanda (na foto anexa, pode verificar-se a festa dos atletas azuis e brancos). A longa tradição deste torneio, e o facto do FC Porto ser a 1ª equipa Lusa a garantir este troféu, merece da nossa parte o realce devido. Parabéns à equipa de andebol do FC Porto!

FC Porto só volta a competir a 21-Jan, na supertaça, em Portimão...
(1º FC PORTO-32 pts e 12 jgs; 2º ABC Braga-30 pts e 12 jgs; 3º Belenenses-29 pts e 12 jgs...)

A equipa de andebol do FC Porto, só volta a jogar oficialmente no dia 21 de Janeiro para a Supertaça Arena Portimão, cujos grupos serão sorteados amanhã (16h). Entretanto, a equipa liderada por Obradovic, terminou 2009 da melhor forma, vencendo e convencendo no torneio Internacional de Limburg (Holanda). Os Dragões ergueram este prestigioso troféu, vencendo os 5 jogos em que participaram.

O FC Porto venceu o Eurotech Bevo da Holanda (38-28), o RK Porec da Croácia (30-28), o Haugaland HK da Noruega (30-23) e o KSports (38-23), tendo batido na final, o Polva Serviti (32-25) da Estónia.

Filipe Mota foi considerado o melhor atacante enquanto o insuperável Hugo Laurentino foi declarado o melhor guarda-redes do torneio. Dario Andrade com 29 golos foi o melhor marcador entre os Portistas.


FC Porto ganha 1 ponto à Ovarense em jornada de arranque em 2010...
(1º Benfica-16 pts e 8 jgs; 2º Ovarense-15 pts e 8 jgs; 3º FC PORTO-14 pts e 8 jgs...)

  • FC Porto, 77 - Ginásio, 56
A equipa de basquetebol do FC Porto, foi a primeira das modalidades a entrar em competição no novo ano. Na tarde do último sábado, os pupilos de Moncho Lopez, venceram com naturalidade (77-56) o Ginásio Figueirense no Dragão Caixa. Ao intervalo, o FC Porto já vencia por 44-25, acabando o jogo com uma diferença ainda superior (21 pontos) a este parcial conseguido a meio da partida.

Stempin, Hunt e Carlos Andrade, foram os melhores marcadores com 15 pontos cada, logo seguidos de Marçal com 14 e Terrell (na foto a afundar) com 10. Moncho Lopez alertou para falta de atitude em alguns jogadores, aspecto muito negativo que convém eliminar em absoluto.

O FC Porto aproximou-se da AD Ovarense (que perdeu no Barreiro por 72-59), e joga novamente para o campeonato, este domingo, em casa da Académica de Coimbra, pelas 18 horas.

FC Porto vai a Espinho, antes do escaldante jogo com o Valdagno...
1º FC PORTO-28 pts e 10 jgs; 2º Benfica-26 pts e 10 jgs; 3º J.Viana-20 pts e 10 jgs...)

Depois da pausa natalícia, os Dragões voltam já ao activo este sábado, pelas 18.30h, deslocando-se ao recinto da Académica de Espinho, em mais uma jornada do campeonato. Os Dragões lideram a prova com mais 2 pontos que o Benfica, que este sábado, joga no Pico. A margem de erro é diminuta, e por isso, há que ganhar em Espinho.

No sábado seguinte, perspectiva-se um grande jogo no Dragãozinho, com esse escaldante FC Porto-Valdagno (líder em Itália), com os pupilos de Franklim Pais a necessitarem de uma vitória.


CARLOS ANDRADE

Com actividade desportiva escassa no último fim-de-semana, apenas o basquetebol teve um jogo oficial. 5 jogadores poderiam ter sido escolhidos (Marçal, Stempin, Terrell, Hunt e Andrade). Opto pelo Português, Carlos Andrade, pelos seus 15 pontos e 9 ressaltos, números inferiores a outro grande jogador, Stempin (15+11), mas ainda assim, justifico a minha escolha pela atitude sempre demonstrada pelo Carlos Andrade em todos os jogos e sempre que é chamado à acção. Até no banco, o Carlos vai puxando pelos colegas. É esta atitude (em todos os atletas) que Moncho Lopez pretende para a equipa Portista.

FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL DE CLUBES
- escalão feminino de Natação -


No fim-de-semana de 19 e 20 de Dezembro de 2009, a equipa feminina do FC Porto sagrou-se BICAMPEÃ NACIONAL DE CLUBES, em Santo António de Cavaleiros (Loures). A equipa masculina ficou em 3º lugar, a escassos 5 pontos do segundo classificado, o CF Vilacondense (campeão em 2008).

A nossa equipa feminina revalidou o título Nacional, conquistando mais 17 pontos que o CN Amadora e mais 18 que o Sporting CP.

Nos masculinos, o campeão foi o CN Amadora que acumulou mais 21 pontos que o CF Vilacondense e mais 26 que o FC Porto, que com um conjunto de atletas muito jovem acabou por ser a revelação destes campeonatos.

A equipa masculina do FC Porto Dolce Vita, é composta por Sérgio Batista, Gil Pinto, João Carvalho, Paulo Santos, Carlos Santos, Samuel Queirós, João Almeida, Hugo Rodrigues e Rui Vilar... a equipa feminina, por Alexandra Oliveira, Sara Oliveira, Sara Loureiro, Marta Marinho, Cláudia Moreno, Joana Carvalho e Joana Rodrigues. Os treinadores, são José Alexandre Silva, Iara Santos e Paulo Nascimento.

Saudações azuis e brancas, Lucho.

17 comentários:

  1. Meu caro Lucho, penso que nas modalidades, apesar do Basquetebol ainda não dar sinais de confiança, temos boas possibilidades e tenho a certeza que temos gente para ganhar, no futebol...espero que a raça apareça, e que sejamos capazas, seja com que jogadores for, de lutar pelo Penta, que, para aléem de tudo, acabaria por uns tempos com a mouraria.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que sim Vila Pouca. Que essa raça das modalidades também exista nos nossos futebolistas...


    Além da equipa de andebol vencedora do torneio Internacional de Limburg devo dar também os meus parabéns às duas equipas do FC Porto que competiram no campeonato de clubes de NATAÇÃO conquistando o pódio masculino e o TÍTULO FEMININO. Merecem por inteiro o destaque neste post.

    Até logo por volta das 19h no café porta 29 do Dragão.

    ResponderEliminar
  3. BASQUETEBOL (8ª. Jornada)

    FC Porto 77 - Ginásio 56

    in o jogo.pt


    Vestígios de ressaca
    MIGUEL RIBEIRO

    O FC Porto não fez um jogo deslumbrante, mas nem precisava, uma vez que pela frente teve um Ginásio que, na primeira parte, ofereceu a vitória aos portistas e quando tentou recuperar do "apagão" viu-se impossibilitado de o conseguir por pela frente ter um adversário com mais soluções individuais e que até é um candidato ao título.

    Quem, como a formação da Figueira da Foz, termina os primeiros 20 minutos sem qualquer triplo convertido, mesmo tendo tentado por 13 vezes, e acaba a partida com apenas 31% dos lançamentos de dois pontos convertidos, não pode esperar outro desfecho que não seja a derrota. E o Ginásio ainda se poderá dar por satisfeito, já que o FC Porto, com um ritmo lento e a rotatividade a não sortir o efeito desejado, não foi capaz de traduzir em pontos a real vantagem que poderia ter amealhado. Mesmo com uma boa percentagem (60%) de lançamentos de dois pontos, alguns momentos de combinação ofensiva que funcionaram bem e uma vitória que lhe garante a invencibilidade caseira, ficou claro que o FC Porto ainda não está em pleno ou, pelo menos, como o treinador Moncho López pretende.


    Declarações

    Moncho López, reinador do FC Porto:
    "Falta melhor atitude"

    Moncho López reconheceu que o ritmo da partida esteve do lado do Ginásio, achou que houve coisas boas, mas deixou um sério recado ao balneário: "Há muito a melhorar, desde logo a atitude nas rotações. Queremos dez a jogarem numa parte e os que entram têm de mostrar vontade e alegria. Era uma pena eu escolher só cinco ou seis para entrarem, mas há jogadores que me têm convidado a fazer isso..."

    Sérgio Salvador, treinador do Ginásio:
    "Fizemos o possível"

    No final, o técnico do Ginásio, Sérgio Salvador, lamentou ter poucos jogadores verdadeiramente operacionais: "Fizemos o possível com praticamente cinco jogadores. Na verdade perdemos muitos pontos fáceis, debaixo do cesto, perdemos a luta nas tabelas e a melhor coisa que fizemos foi conseguirmos controlar, durante algum tempo, o ritmo de jogo, que era o que trazíamos planeado para contrariar o FC Porto."

    Figura
    Stempin
    Um MVP que não desilude

    Stempin não deverá ser um alvo dos "recados" que o técnico enviou no final da partida. Ontem foi o MVP e conseguiu em alguns momentos a assertividade que se exige a um candidato ao título.


    Dragão Caixa, no Porto

    1º árbitro Luís Lopes | 2º árbitro Pedro Costa | 3º árbitro Ivo Rosário

    FC Porto

    JulianTerrel 10, Rui Mota 4, Gregory Stempin 15, João Figueiredo -, Carlos Andrade 15, André Bessa 2, Jeremy Hunt 15, José Almeida -, Nuno Marçal 14, Jorge Coelho 2, David Gomes -, Paulo Cunha -.

    Treinador Moncho López

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Lucho,

    Estive no Dragãozinho no sábado juntamente com uma série de miúdas basquetebolistas (se assim se pode chamar a meninas entre os 11 e 15 anos) da equipa de iniciadas da Juvemaia para ver pela primeira vez este ano a equipa de básquete do Porto para a qual tenho grandes expectativas.

    As miúdas sairam de lá deliciadas até porque, no fim do jogo, alguns jogadores se dirigiram para o sítio onde elas estavam e estiveram mais de 10 minutos a dar autógrafos e a tirar fotografias numa atitude excelente de marketing e promoção do basquete especialmente Marçal, Stempin, Rui Mota e Carlos Andrade.

    Quanto ao jogo propriamente dito, fiquei algo desiludido porque faltou consistência ao jogo do Porto, fizeram-se muitos turnovers contra uma equipa arrumada mas fraquinha. É certo que tivemos períodos de algum fulgor mas rapidamente se passava para um deixa andar. Marçal jogou pouco mas mostrou que é dos melhores mas, ao contrário do que os números indicam, quer Carlos Andrade quer Stempin ficaram muito abaixo do esperado. Além disso, houve uma altura do jogo em que José Costa começou a marcar triplos e o Porto abanou e obrigou Moncho a colocar de novo os melhores em campo.

    A equipa está obviamente melhor do que no ano passado especialmente na defesa mas a necessitar de mais alegria e rapidez no ataque onde Carlos Andrade, apesar de não muito eficaz, juntamente com Marçal, serem os que mostram um basquete mais alegre que é costume ver nos americanos.

    Não gostei em particular de Jorge Coelho, Rui Mota e Paulo Cunha. Também não gostei da equipa de arbitragem que num jogo fácil chegou a conseguir irritar os adeptos com algumas decisões disparatadas como foram 2 faltas anti-desportivas a jogadores do Porto em jogadas normais.

    P.S. Logo só devo chegar muito em cima da hora ao Dragão e,por isso, não devo conseguir ir cumprimentar o pessoal.

    ResponderEliminar
  5. Temos equipas para chegar a esse "triplete". Falta a alguns elementos da equipa de basquetebol aquilo que não falta aos jogadores de andebol e hóquei em patins, atitude! Continuo à espera de ver a garra que todos os portistas esperam das nossas equipas e que nos diferencia de tantas outras.

    Por último, quero dar os meus parabéns aos nossos "golfinhos" pelos resultados alcançados em Loures!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Triplete?? Não vai ser fácil, mas... impossível?? Claro que não, qualidade não falta!

    ResponderEliminar
  7. Dragão 66:

    Acredito até que Marçal tenha estado bem melhor que Stempin e Andrade. Segui o jogo à distância e recolhi infos via net. Não deu para ir ao dragãozinho pois ainda me encontrava em Espanha nessa altura. Seguir o jogo ao vivo como o fizeste é bem diferente do que recolher infos nos jornais e nos sites;)

    O próximo jogo em casa no basket é com o CAB dia 17 e devo aparecer.

    PS- Imagino a alegria das miúdas:))

    ResponderEliminar
  8. "PT negoceia com (...) e FC Porto novos canais de TV

    (...)

    Fonte do FC Porto diz também que o clube está em contacto com as operadoras para aferir do interesse em lançar este projecto que está em cima da mesa há mais de seis anos.""

    Penso que passa por aqui o crescimento das modalidades assim como o reforço da voz do clube para os portistas. O facto de não haver transmissões de Hoquei é vergonhoso!

    ResponderEliminar
  9. P.S. Muitos mas mesmo muitos parabéns pelo blogue e pelo acompanhamento do FC Porto não só futebol mas também todas as modalidades.

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela parte que me toca, André.

    O que eu gostava mesmo era que mais "Andrés Oliveiras" aparecessem e comentassem a actualidade das modalidades.

    Este feedback com os leitores é importante também para quem escreve estas notícias.

    ps-qt ao canal e às transmissões de hóquei estamos em sintonia.

    ResponderEliminar
  11. A crónica é mais uma vez excelente. As possibilidades dos títulos são reais e espero que no fim da época se concretizem. As equipas de hóquei em patins e andebol já comandam os respectivos campeonatos e espero que se possam manter nessa posição até ao fim. A de basquetebol está a consolidar processos e deverá melhorar os seus resultados nos jogos contra os rivais mais directos.
    Os nossos golfinhos estão de parabéns e queria agradecer a um amigo que me fez chegar essa informação em primeira mão quando ia a caminho de lisboa, no passado dia 20. Quanto ao canal, a mim não me faz muita falta porque tento acompanhar o máximo de jogos de diversas modalidades e diversos escalões em cada fim de semana. Para quem vive longe seria de grande importância para poder acompanhar a actualidade portista.

    ResponderEliminar
  12. ANDEBOL, à Dragão mêmo... parabéns a todo o plantel e restante estrutura técnica e dirigente.

    No BASQUETEBOL, basta atentar para as palavras do Moncho para se perceber que nem tudo vai bem por aquelas bandas... mas com óbvias expectativas de melhoria... qualitativa, pelo menos, assim espero.

    No HÓQUEI, foi a folga do próximos ENEA (é assim que se diz?).

    Por fim, na NATAÇÃO, parabéns redobrados para as «golfinhas» do nosso contentamento, com a conquista do título nacional... mas tb palavras altamente elogiosas para os «golfinhos» que ficaram a um degrau apenas da glória suprema... não foi desta, será para a próxima concerteza!

    ps - quanto à (suposta) Dragão TV, que venha ela rápida para o acautelar e preservação da nossa sanidade mental, porque quanto às outras ou outros, tamos mais que conversados e esclarecidos com o que dali esperar :D

    ResponderEliminar
  13. Mais uma terça-feira e lá temos nos boas noticias. vitorias em todas as frentes como é habitual.
    Mais um torneio de Andebol..Hugo Laurentino, melhor guarda-redes do torneio! Filipe Mota o melhor atacante !!
    Dário Andrade com 29 golos ....ou seja no Andebol tudo normal.
    Quanto ao basquete mais uma vitoria!
    Mas a que eu mais gostei foi de saber que agora também temos noticias dos (golfinhos)muitos parabéns para eles e para quem deu esta noticia :))
    Triplete!!!
    Sou dos que acreditam que é possível, apesar de não ter grande conhecimento da Equipa de basquete !
    Quanto as transmissões de hóquei é uma VERGONHA não dar na TV mas todos nos sabemos porque!!!
    E venha lá o PORTO TV!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Excelente a notícia da participação e da vitória num torneio internacional.

    Acho muito bem que o Porto participe no máximo de torneios internacionais, desde que possa, daquela que se afirma cada vez mais ( com o rugbi ) como a modalidade nº1 desportiva num futuro próximo na Europa. ( Isto dito eu prefiro o futebol ).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. sorteio supertaça andebol

    jogos de 21 a 24 janeiro em portimão

    1ª jornada a 21, 2ª a 22 e 3ª a 23.

    Final entre os 2 1ºs de cada grupo a 24 (17h-rtp2)

    GRUPO A

    1ªjornada

    Benfica-Belenenses

    2ªjornada

    Madeira SAD-Benfica

    3ªjornada

    Belenenses-Madeira SAD


    GRUPO B

    1ªjornada

    FC Porto-ABC

    2ªjornada

    Xico Andebol-FC Porto

    3ªjornada

    ABC-Xico Andebol

    ResponderEliminar
  16. Parabéns aos Campeões do Andebol pela vitória do torneio!

    Parabéns também para as nossas Golfinhos, modalidade que me dá algum carinho especial!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Mais uma excelente crónica, numa semana mais calma do que o habitual ao nível de jogos, mas neste fim de semana já regressam as emoções do hóquei ;)

    Caro Dragao Penafiel...FELIZMENTE ainda é possível assistir a jogos de hóquei, onde o Paço de Arcos no seu site transmite todos os jogos dos seus escalões e nos seniores além do desafio realizado no seu pavilhão, também tem transmitido os jogos fora de casa.

    O Turquel também transmite os seus jogos em casa e a RTP Açores este sábado transmite o Candelária-Benfica, sendo que na Liga Europeia tinha transmitido o Candelária-Noia.

    E claro...a Recreativo TV transmite todos os jogos de hóquei em casa, portanto eu digo...felizmente ainda temos hóquei na TV, mas infelizmente não temos um canal com exclusividade que vai variando a transmissão jornada a jornada do nosso campeonato.

    É triste, mas é o país que temos...


    Amigo lucho...pah que queres que te diga? És um LUIXO :D

    Abraço

    otilious

    ResponderEliminar