15 março, 2010

Portistas de Bancada, forever

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Perdoem os editores, desde o fundador a todos os demais, do blogue em causa, o estrangeirismo inserido no título, que quando muito ou provavelmente, provocará sorrisos amarelos, de tão esverdeada e boçal conotação em epígrafe, mas dizer que é de facto despido de jocosidades, que seriamente visto luto pelo finar de mais um de meus blogues de eleição, o primeiro azul e branco que conheci, para uma última homenagem. Dos mais requisitados e citados da bluegosfera, inclusive pela imprensa não raras vezes, de visita assídua deste e doutros milhares de portistas.

Já cá ando ao tempo suficiente para saber que nestas coisas, os blogues finados, de repente até podem ser ressuscitados... mas, seja como for, o espírito de Portistas de Bancada já existia antes da blogosfera, um "Tribunal das Antas" menos elitista (?), e continuará sempre presente. Forever. Merecidamente, foi ocupando sua inclusão no nosso "Blog top 5" da coluna lateral direita BiBó PoRtO, carago!! O blogue que agora fina, sempre fez jus ao nome.

O Zé Luís, e não monesprezando os restantes colaboradores, foi (é) GRANDE! De todos, foi com o post "Quadra pascal em momento musical" que mais me deliciei. E "quis Deus" mais o "treinador sereno", que fosse precisamente com o aproximar desta altura, não apenas da efemeride religiosa, mas também da fase terminal, Professor Jesualdo, que se desse o juízo final.

Custa-me deixá-lo de poder ler assiduamente, nomeadamente ao Zé Luis, porque sua assertividade e lucidez, mais ainda do que ao clube, também fazem falta a este país. Bem Hajas!

    excerto do post "The end" (a imagem acrescento eu):

    "Da blogosfera portista há apenas um ou dois que se aproveita. Não é difícil descobrir. Do resto, os vermelhuscos são os patuscos do regime, autenticamente dos couratos e "Sagres" da moda, de uma boçalidade assustadora do pouco que, por vias travessas, fui vendo sem comentar porque é lixo verdadeiro que só a eles interessa; os esverdeados sabem mais das coisas do seu clube com o defeito congénito do "calimerismo".

    Vou andar por aí a ler blogues, que não são o lixo de que fala Miguel Sousa Tavares tão pouco propenso, até, para ouvir críticas (li no CM) fora da blogosfera ao seu trabalho de volta ao que chama "jornalismo" na SIC, com aquela inenarrável e maltrapilha entrevista a Gonçalo Amaral em que foi tudo menos jornalista, nem sério nem isento, depois de bom comportamento na estreia com o PM Sócrates. Aprendo muito nos blogues, mais de política onde leio de todos os quadrantes menos da cambada de malfeitores que, como avisei, invadiu todo o espaço mediático, incluindo a blogosfera. Não aprendi muito, confesso, sobre futebol, só confirmei o que sabia sobre a "iliteracia" da esmagadora maioria dos adeptos da bola que são o reflexo da péssima Imprensa da especialidade de visão enviesada e partidária do futebol, com incidência na intoxicação televisiva que, não só no futebol, encaixa no nível medíocre da intelectualidade das audiências."

8 comentários:

  1. Faço minhas as palavras do texto. O "Portistas de Bancada" é e espero que continue a ser um dos poucos blogs que fazem parte dos meus "Favoritos".
    Num momento em que é importante discutir com lucidez e inteligência os problemas do nosso clube o "Portistas de Bancada" como o "Bibó Porto" são dois sítios imprescindíveis.

    ResponderEliminar
  2. O ZÉ LUÍS sempre foi a grande mais valia do "Portistas". E foi ele quem segurou o barco depois de todos terem "saltado". Espero que tenha condições para voltar rapidamente. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado ao Mr. Cosmos pela referência elogiosa, partilhada por outros porque somos todos, afinal, da mesma bancada.

    (ainda que uns mais "nervosos" do que outros).

    Bibó Porto, sempre!

    Com tempo, ainda que sem muita paciência, ficou a ideia de poder retomar a actividade. Para já vou visitando os amigos. Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Pois que não te doam os dedos!
    Zé Luís, Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Era um leitor assíduo do "Portistas de Bancada", praticamente desde a sua fundação, pois foi por essa altura que me apresentei à blogosfera.

    Zé Luís é um sábio portista, e tive oportunidade de viajar a seu lado rumo ao Jamor, o ano passado. Foram 600 km muito enriquecedores :)

    Faço minhas as palavras as palavras do Lucho, espero que quando se sentir preparado, possa voltar em força na defesa do nosso clube!

    Um grande abraço e vá aparecendo, amigo!

    ResponderEliminar
  6. porque a verdade não me deixa mentir, conheci o Portistas de Bancada com o Zirtaev a comandar a nau, de forma magistral... para só então, e já com o Zé Luis integrado na equipa, este acabar a tomar conta da loja sozinho.

    sei por experiência própria, que chegar lá cima, não custa assim tanto, custa é manter-se por lá... mas muito cedo aprendi que só há uma forma de o fazer... e essa, passa por nos reunirmos de Portistas capazes e com a mesma vontade de participar num projecto conjunto, para manter a nau a salvo de qualquer rombo que pode ser a morte do artista.

    nesta fase já final do Portistas de Bancada, foi o Zé Luis que o segurou e de que maneira... até que, aparentemente, por razões que para aqui não interessam para nada, viu-se obrigado a um "volto já", não creio que até um "nunca mais"... pelo menos, assim o espero!

    o PdB era já parte, desde a sua criação, do meu culto diário de passagem para a cuscuvilhice Portista... custa agora não ter que lá ir diariamente à procura de "boas novas", mas tão só, manter o salutar hábito da passagem de quando em vez, na secreta esperança de o ver ressuscitar a toda a força!

    ao seu criador, Zirtaev, mas também ao seu último admin, Zé Luis, um abraço para ambos.

    espero encontrar-vos nesta caminhada, um destes dias...

    ResponderEliminar
  7. Quando o Zé Luis escreve aqui que fica a ideia de continuar daqui a uns tempos já fiquei mais descansado.

    Era importante manter o Portista de Bancada aberto, era um bastião do contra-ataque a todos os que nos faziam frente e sem rendilhados e palavras bonitas lá se iam dizendo verdades inconvenientes aos nossos inimigos.

    Também sei, principalmente numa altura como esta, que manter sozinho um blog daquela importância é difícil, mas verdade seja dita não contava com tal desfecho.

    Mesmo assim conto com reabertura para breve.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar