16 março, 2010

Já cheira a título no hóquei. Venha de lá o "enea"!!!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Neste fim-de-semana de modalidades, os resultados foram todos positivos. No andebol, ganhamos dois jogos e continuamos líderes incontestáveis; no basquetebol, ganhamos ao Vagos e continuamos na perseguição a Ovarense e Guimarães; mas é a equipa de hóquei do FC Porto que merece hoje os maiores elogios.

Depois da importante vitória sobre o Viareggio, os Dragões ganharam a Benfica (5-2) e Viana (6-3), tendo dado um passo, quase que decisivo rumo ao “eneacampeonato”, 9º título consecutivo. Os treinadores dos nossos 2 maiores adversários, se forem coerentes, só têm mesmo que dar os parabéns à melhor equipa do Campeonato. O objectivo é assegurar rapidamente esse título para depois nos concentrarmos em absoluto na Liga Europeia.

FC Porto já tem 7 pontos de avanço mas quer ganhar mais alguns...
( 1º FC PORTO-55 pts e 20 jgs; 2º ABC Braga-48 pts e 20 jgs; 3º Benfica-48 pts e 20 jgs...)

  • Madeira SAD, 17 - FC Porto, 23
Na Madeira, os pupilos de Obradovic venceram por números esclarecedores uma equipa que vinha de 3 vitórias consecutivas diante de ABC, Benfica e Sporting. Ao intervalo, os Dragões já venciam por 10-13, e na segunda parte, apenas sofreram 7 golos, vencendo categoricamente (17-23) num pavilhão sempre complicado. Excelente eficácia do nosso guarda-redes, Jerkovic, e destaque ainda para os 8 golos do endiabrado Dario Andrade, 4 de Tiago Rocha e também 4 de Wilson Davyes. Destaco sobretudo a defesa da nossa equipa neste jogo no Funchal.

  • FC Porto, 29 - São Bernardo, 23
Mais uma vitória indiscutível do FC Porto, numa partida que ao intervalo já tinha vencedor definido. Lá estive, uma vez mais, no apoio aos campeões Nacionais e na recepção ao nosso ex-jogador Carlos Martingo, que lesionado, se sentou ao lado do nosso ex-capitão, Manuel Arezes. O FC Porto voltou a contar com Jerkovic em bom plano na 1ª parte (14-8), e na 2ª parte, houve gestão da equipa e redução do ritmo de jogo.

Dario Andrade voltou a apontar 8 golos, logo seguido de Ricardo Moreira e Tiago Rocha com 5 cada. O FC Porto já vai em 17 jogos consecutivos sem perder, e nestas duas rondas que faltam da fase regular, necessita de duas vitórias (61 pontos), para iniciar a fase final com 31 pontos e um avanço pontual “considerável”. O FCPorto joga já amanhã no Restelo (20h), e no domingo, recebe o ABC em Resende (17h-RTP2), por indisponibilidade do Dragão Caixa.

Dia 27, começa a fase final com 50% dos pontos alcançados. O FC Porto, para já, lidera com 7 pontos de avanço.

FC Porto também sabe ganhar no campeonato apesar do azar de Stempin
(1º Benfica-30 pts e 15 jgs; 2º Ovarense-28 pts e 16 jgs; 4º FC PORTO-26 pts e 16 jgs...)

  • FC Porto, 95 - Vagos, 67
O FC Porto venceu o Vagos por 95-67 no regresso ao campeonato, depois do sucesso obtido na taça de Portugal. Ao intervalo, já vencíamos por 45-33, e no 3º período, o jogo ficou mais que decidido a nosso favor. De lamentar nessa altura, a lesão de Stempin (num lance com Perdigão), que deverá afastar este grande jogador por algumas semanas. Neste jogo, o infeliz Stempin foi claramente o melhor em campo com 19 pontos e 9 ressaltos, logo seguido por Hunt (16 pontos), Marçal (13), Paulo Cunha (10) e Jorge Coelho (10).

O FC Porto joga no pavilhão da Física em Torres Vedras no próximo sábado (15 horas), recebendo depois o Benfica (dia 27).


FC Porto vence os dois maiores rivais e fica muito perto de novo título...
(1º FC PORTO-49 pts e 18 jgs; 2º Benfica-36 pts e 17 jgs; 3º J.Viana-35 pts e 18 jgs... )

  • FC Porto, 5 - Benfica, 2
Grande ambiente no Dragão Caixa com quase 90% da lotação ocupada, e com alguns adeptos equipados à steward, iniciativa do nosso blog. Também eu lá estive, e vi um FC Porto com o pensamento firme na busca do eneacampeonato, tendo entrado em ringue determinado, enquanto o seu adversário repetia a postura que já lhe conhecíamos desde Fânzeres, entrando no Dragãozinho a rezarem para que o massacre terminasse rapidamente!

O FC Porto marcou apenas 1 golo na 1ª parte por Pedro Gil, depois de Caio ter falhado um livre directo muito forçado. Na 2ª metade, os pupilos de Franklim Pais entraram a todo o gás e em poucos minutos, dilataram o marcador para 4-0, com golos de Jorge Silva, Pedro Gil e André Azevedo. Festival, gritou-se lá para dentro! Os candidatos ao 2º lugar ainda reduziram para 4-2, mas um belo lance de Emanuel Garcia, selou o marcador nos 5-2 a favor do FC Porto.

Nas bancadas, Pinto da Costa sorria, tendo a seu lado o bi-bota de ouro, Fernando Gomes. Mais ao lado, estavam os basquetebolistas do FC Porto, assim como o nosso ex-treinador, Cristiano Pereira. Com esta vitória, o Benfica ficou a 10 pontos do líder incontestável, FC Porto.


  • Juv. Viana, 3 - FC Porto, 6
No último sábado, à mesma hora que a nossa equipa de futebol ganhava em Coimbra, a nossa equipa de hóquei despachava a Juventude de Viana por 3-6 no pavilhão de Monserrate, em Viana do Castelo. Ao intervalo, havia 2-2, com Pedro Gil em grande destaque ao bisar no jogo, mas foi na 2ª parte que os Dragões decidiram o jogo com golos de Filipe Santos, Jorge Silva e Pedro Moreira. O Viana ainda fez o 3-5, mas Emanuel Garcia fechou o marcador em 3-6.

Com esta vitória (presenciada pelos nossos colegas de blog, Sevilha03 e Tripeiro), os octocampeões ficaram com 14 pontos de avanço sobre o Viana e 13 sobre o Benfica (menos 1 jogo), a 8 jornadas do fim. O “eneacampeonato” é já ali. O FC Porto joga agora na sexta-feira em Fânzeres (21h), recebendo o Porto Santo, em jogo onde estarei presente.


PEDRO GIL

Podia escolher Stempin pela exibição frente ao Vagos, ou então Jerkovic pelas defesas fantásticas nos jogos diante do Madeira e São Bernardo, ou ainda Dario Andrade pelos 16 golos apontados nestes dois últimos jogos da nossa equipa de andebol, mas desta feita, é justo premiar o talento e eficácia do Espanhol da nossa equipa de hóquei em patins. PEDRO GIL foi, de facto, o melhor em campo nestes dois jogos decisivos do FC Porto para o campeonato. Frente ao Benfica, marcou o 1º e o 3º golos da equipa, e em Viana, marcou os 2 primeiros. Foi decisivo nestas duas vitórias difíceis, mas muito saborosas do FC Porto frente aos 2 maiores rivais internos. É o melhor marcador do campeonato Nacional com 36 golos, mais 5 que Luís Viana e mais 9 que Gonçalo Suíssas, ambos da Juventude de Viana. O 2º melhor marcador do FC Porto, é Reinaldo Ventura com 18 golos, tantos como Emanuel Garcia (3º).

Saudações Portistas, Lucho.

17 comentários:

  1. Viva Lucho,

    Realmente foi uma semana/fim-de-semana bastante proveitosa para as nossas cores em todas as modalidades.

    Bem, no Hóquei frente aos nossos amigos, jogo que tive o prazer de acompanhar a teu lado, e ainda de conhecer pessoalmente Blue Boy e sua esposa, Tripeiro, Frederico, Sevilha, Dragão Penafiel e ainda de cumprimentar Fernando, Valadares, Kanu, entre outros, presenciamos uma magnífica exibição da nossa equipa, inseridos num ambiente maravilhoso, um autêntico recital. Dias depois a nossa vitória em Viana selou a conquista do título. Ainda faltam algumas jornadas, mas nada nem ninguém nos vai tirar este título. É nosso, mais do que nosso!

    Quanto ao Andebol, de facto, a equipa está muito bem, são vitórias atrás de vitórias e pelo que vou acompanhando com exibições regularmente bem conseguidas. Parece que o nosso Obradovic era a pedra de toque que nos faltava para subirmos de patamar. A nossa equipa está muito bem, e sinto-a com mística, muito a exemplo do Hóquei. A continuar assim, que espero, somos realmente os principais candidatos. Espero poder acompanhar ao vivo alguns dos nossos jogos da fase final, o que achas Lucho?

    De notar algo que me parece visível... essa mística de que falo e que sinto cada vez mais presente e forte, que já se via no Hóquei e se vê cada vez mais no Andebol, e penso que no Basket também para lá caminha, tem, também, e penso que o posso dizer... o dedo do "Tribunal" que realmente está a contagiar os jogadores e mesmo restantes adeptos. Um bem-haja a todos!

    No Basket, o que podemos dizer? Já conquistámos a Taça da Liga e a Taça de Portugal derrotando todos os nossos principais adversários em dias consecutivos. Magníficas vitórias, grandes vitórias. E estamos aí para os Play-offs.. somos candidatos de peso... temos equipa para sermos Campeões... não vejo ninguém a quem não possamos derrotar... Pena a lesão de Stempin... parece no entanto não ser tão grave como imaginávamos, de qualquer forma vamos estar privados dele algumas semanas o que não é bom... vamos esperar a sua rápida recuperação pois ele é fundamental. Acredito que não há duas sem três e que podemos fazer o pleno no Basket.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Começo pelo Basquetebol, que ganhou naturalmente, mas segundo me disseram, perdeu por lesão o Stempin, cuja gravidade desconheço.
    Vamos ver como se vão portar em Torres Vedras...

    Andebol, penso que se ganharmos os dois jogos que faltam e com a vantagem adquirida na 1ª fase, depois é só ganhar os jogos em casa para o BI ser uma realidade.
    Temos excelentes jogadores, mas é a equipa no seu conjunto que brilha o que só valoriza o grande trabalho de Obradovic. Tenho pena que alguns ainda não tenham sido capazes de dizer que se enganaram e que estão explicadas as razões porque mudamos de treinador. Nada contra o C.Resende - jogador, homem, profissional -, mas nota-se a diferença.

    Hóquei, sempre em grande e o Eneacampeonato à vista. Grande trabalho que merece todo o respeito e todas as homenagens para com um director de eleição: Ilídio Pinto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ROGÉRIO:

    Obrigado pelas palavras dedicadas ao "tribunal". São justas pq este grupo de adeptos não falha uma e vive PARA o FC POrto.

    Qt à fase final de andebol, quantos mais aparecerem melhor. Serão 10 jogos todos de grau de dificuldade alto e em q o apoio de todos nós será uma grande ajuda.

    abraço

    Vila Pouca:

    Sentimos a tua falta na hóquei no Porto/galinhas. Já estás recuperado? abraço

    ResponderEliminar
  4. Nova dor de cabeça para Moncho Lopez
    MANUEL JOSÉ MACEDO

    O FC Porto precisa de pensar em ir à bruxa! Tal como na temporada passada, os dragões estão a passar por uma nova vaga de lesões, que podem ser uma das explicações para a irregularidade que os homens de Moncho Lopez têm tido no campeonato.

    Em 2008/09 seis jogadores já se tinham visto impossibilitados de dar o seu contributo à equipa por um largo período de tempo (Nuno Marçal, Paulo Cunha, Paulo Diamantino, Augusto Sobrinho, Daniel Monteiro e João Figueiredo) e esta época o mesmo azar parece continuar a importunar os portistas.

    O último caso, o nono da temporada, é o de Gregory Stempin. O norte-americano lesionou-se com gravidade no pé esquerdo na recepção deste domingo ao Vagos e, segundo a versão oficial do clube azul e branco, vai parar por tempo indeterminado.

    Os prognósticos de fractura ficaram afastados após a realização dos exames médicos, revelando "apenas" uma entorse violenta. A ausência do extremo/poste no jogo do fim-de-semana, frente ao Física, essa, é garantida!


    Principais lesões | 2009/10

    1 | Paulo Cunha

    Foi o primeiro a ocupar a enfermaria. Uma entorse no joelho esquerdo afastou-o da equipa entre 1 de Junho e 28 de Novembro.


    2 | Jorge Coelho

    Esteve impedido de dar o seu contributo em Setembro, durante três semanas, com um entorse no pé esquerdo.


    3 | David Gomes

    Tal como Jorge Coelho, esteve igualmente parado três semanas em Setembro, mas com uma entorse no pé direito.


    4 | Nuno Marçal

    Uma fractura do dedo indicador esquerdo impossibilitou o capitão de jogar entre 29 de Outubro e 5 de Dezembro.


    5 | Rui Mota

    O base sofreu uma rotura muscular na coxa direita e esteve afastado entre 20 de Outubro e 28 de Novembro.


    6 | Jeremy Hunt

    É o mais massacrado. Sofreu três lesões (duas na face e uma no gémeo esquerdo) e já perdeu mês e meio de competição.


    7 | Carlos Andrade

    O extremo portista também já foi afectado esta época. Sofreu subluxação na anca e foi obrigado a parar entre 4 e 9 de Fevereiro.


    8 | João Figueiredo

    Uma tendinite no ombro esquerdo afastou-o durante uma semana em Março, tendo inclusive actuado limitado na Taça.

    ResponderEliminar
  5. Sobre o jogo de andebol de sábado dever referir-se que a nossa colega de blog Heliantia cumpriu o prometido e esteve a assistir ao vivo:) Já o Estilhaço parece apenas gostar de sticks e relva.

    ResponderEliminar
  6. E é para repetir!
    Gostei imenso :)

    ResponderEliminar
  7. Se as modalidades servissem de exemplo para o futebol... chiuf!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Mandar desde já um grande abraço ao Rogério, deixou aqui palavras que comungo em relação a este grupo de Portistas ao qual me incluo.

    Rogério um grande abraço.

    De resto foi uma jornada em que as modalidades estiveram em grande, nesta casa não se sabe perder e joga-se sempre para ganhar.

    Volto a dizer que fim-de-semana maravilhoso.

    Lucho realmente temos mesmo de ir à bruxa, visto que o bruxo só trata problemas fálicos, mas agora mais a sério não estamos a ter muita sorte.

    Espero que Stempin já esteja em forma para o jogo do dia 27.

    ResponderEliminar
  9. Juntar ao enea a tão almejada taça dos campeões..
    É pedir muito?
    Abraço ...

    ResponderEliminar
  10. Mais uma semana cheia de Grandes vitorias seja em que modalidade for !!!!depois digam lá senão somos os MAIORES :)
    Na quarta no hóquei estava o pavilhão com um grande ambiente, só tenho pena de não ser mais vezes.

    Uma vitoria a um clube que como diz um Grande amigo meu nem se deve dizer o nome .....lá foram todos contentes desta só levaram 5.......nada mau
    E por falar em amigos, mais um, o Rogério a que deixo um abraço especial e por falar em especial tive pena de não ver por lá o Amigo dragão vila pouca.
    E também queria deixar um beijinho para a nossa Amiga Fernanda que esteve muito bem na tv e eu não falei nela ........

    No sábado com o São Bernardo tudo muito calmo e pacifico mas um bom jogo de Andebol, queria deixar um beijinho grande a uma nova adepta de andebol a Heliantia que veio ver o um jogo com pessoal, espero que tenha gostado!

    Já agora posso dizer que se come muito bem em Resende :))

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente, e para não variar, não consegui estar presente em nenhum dos jogos do Caixa. No entanto, fui acompanhando os resultados e foi com enorme agrado que soube dos resultados em especial da vitória sobre as gayvotas (vi com algumas partes do jogo e gostei da qualidade da transmissão do site do FCP) e da vitória sobre o Madeira SAD porque eram jogos de grande pressão que os nossos atletas souberam superar com distinção. O jogo de Viana também era difícil mas a pressão não era tão grande depois da vitória anterior e o basket não fez mais do que a obrigação contra um adversário bem mais fraco.

    A lesão de Stempin é uma péssima notícia e pode deixar-nos sem um grande jogador para jogos muito importantes. Esperemos que não seja tão grave assim.

    O facto de todas as modalidades jogarem no Caixa permite que os jogadores das várias disciplinas apoiem o clube e conheçam a mítica do Porto e isso é extremamente importante.

    Meu caro Lucho, já toda a gente conhece o Tribunal e os adversários já sabem que quando vão ao Caixa têm de levar com vocês.

    Parabéns e continuem que quando eu puder também lá estarei. Só que quem tem 2 filhas a praticar basket já sabe que aos fins de semana há sempre jogos e durante a semana há treinos todos os dias até às 9 da noite.

    ResponderEliminar
  12. Amigo Lucho, mais um brilhante post. Foi de facto um grande fim-de-semana no que diz respeito às nossas modalidades ditas "amadoras".

    No hóquei em patins sinto que cada vez estamos mais próximos de voltar a fazer história! A nossa brilhante equipa, que demosntra a sua raça jogo após jogo, deixou-me muito feliz no fim dos jogos contra o slm e em Viana. Estive presentes nos dois.

    Sexta lá estarei em Fânzeres, numa casa onde já fui muito feliz, para ajudar a equipa a dar mais um passo rumo ao desejado ENEA!

    Andebol... duas vitórias muito importantes para encarmos melhor a 2ª fase do campeonato que já está aí à porta. Agora há que ultrapassar o sempre difícil ABC de Braga.

    Basquetebol... estive presente no Domingo no Dragão Caixa. Destaco pela positiva o excelente 4º período do grande Paulo Cunha e pela negativa a lesão do Greg que já ouvi dizer que é grave. Rápidas melhoras é o que todos lhe desejamos. Faz muita falta à nossa equipa.

    Uma palavra para o Pedro Gil, Dragão de Ouro desta semana... justíssimo!! Está num grandioso momento de forma!!

    Amigo Rogério, o prazer é recíproco! Um abraço

    Vila Pouca, espero que estejas melhor! Fazes falta ali naquele sector 4!

    abraços

    ResponderEliminar
  13. Equipa de hóquei em grande... como sempre!

    Com as excelentes vitórias diante de benfica e Juventude de Viana, a questão do título ficou praticamente arrumada! Temos uma magnífica equipa! Ver o Pedro Gil jogar é qualquer coisa de extraordinário! A rapidez com que executa, aliada à técnica que coloca em campo, é absolutamente assombrosa!

    Grande ambiente no Dragãozinho no jogo com o slb, só tenho pena que não seja sempre assim. Em Viana assistimos a um grande jogo de hóquei em patins com duas equipas a procurar o golo e a vitória. Ganhou o FC Porto e o hóquei em patins! É uma pena que uma modalidade que já deu tantas alegrias aos portugueses tenha sido “abandonada” pelas nossas estações de TV. Difícil de entender… ou talvez não. A única explicação que encontro para este facto está no que se viu na passada 4ª feira no Dragão Caixa, ou seja, a superioridade que o FC Porto tem tido na modalidade relativamente ao slb é incompatível com os interesses de quem deveria zelar pela defesa das transmissões televisivas de interesse público. Já se fosse ao contrário, outro galo cantaria.

    No andebol, a equipa vai mantendo a excelente performance demonstrada até ao momento. Grande atitude, excelente defesa e uma vontade férrea de vencer! Magnífico!

    A vitória frente a uma excelente equipa como é o caso do Madeira SAD, diz bem do actual momento da equipa! Amanhã temos um jogo vital para o que nos espera na fase final. Ganhando amanhã (Belenenses) e domingo (ABC), damos um enorme passo rumo ao BI que esta equipa tanto merece!

    Relativamente ao basquetebol, a vitória frente ao Vagos só não foi tão saboreada como deveria ter sido devido à lesão de Stempin que me preocupa imenso. Vamos esperar que possa recuperar para nos ajudar quando se iniciarem os palyoffs.

    Entretanto, gostei imenso do espírito de grupo que vi em todos os jogadores no domingo! E gostaria de destacar o Paulo Cunha, que apesar de ter jogado poucos minutos, esteve muito bem!

    Um grande abraço ao Senhor Modalidades, ao Rogério Paulo Almeida que tive o prazer de conhecer na 4ª feira, e um beijinho à Heliantia que como prometido esteve no sábado a assistir a um jogo de andebol no nosso mágico pavilhão! :)

    ResponderEliminar
  14. Lucho como sempre em grande!
    E para não destoar, o nosso Hoquei, Andebol e Basquet, também continuam em grande!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. Fânzeres, Lucho ?!! Fânzeres ?!!!

    O Hóquei não joga em casa ?! Eu não posso ir a Fânzeres...

    ps: Mafaldinha, como boa anfitriã sabe receber e apresentar as pessoas. Tive o prazer de conhecer o Dragão de Penafiel, o Sevilha e o ( eheheh, ajuda-me Mafaldinha, seria o Tripeiro ?!).
    Já o presidente da casa é a medo, "ali está o Pedro Porto" , mas apresentar que isso sim seria de bom-tom...

    De salientar que o ambiente é espectacular, menos quando resolviam "mimar" aquele jogador do S.Bernardo :P Coitado..

    ResponderEliminar
  16. Heliantia, sim era o Tripeiro, o famoso homem da bandeira!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. um já habitual post com a chancela do Sr. Modalidades ;)

    no HÓQUEI, foi um ver se te avias, com mais uma demonstração, se preciso fosse, ora que carago!, da nossa superioridade perante a turminha de abéculas da 2ª circular... foi mão cheia, poderiam até ter sido mais... num jogo onde se destacaram um grupo de Amigos muto especial, e que mesmo 'abandonados' à sua sorte, fizeram prevalecer a iniciativa que ali se inaugurou até ao que resta desta actual temporada desportiva, seja ela a modalidade que for. Como digo ene vezes, só fizeram falta... os que deram a cara!

    ps - cumprimento especial ao Rogério, que finalmente, tive o prazer de conhecer... aparece mais vezes pá!!!

    no ANDEBOL, foi tb como já começa a ser useiro e vezeiro, é como quem limpa o cú a meninos... vitória clara e inequivoca perante um São Bernardo que nada mais podia fazer, senão aproveitar o passeio em ritmo turistico até ao Dragãozinho.

    ps - saudação especial para a 'nossa' Heliantia que resolveu dar ar da sua graça com a sua simpática presença, bem como das 2 simpatiquissimas herdeiras... com tempo ainda para se mostrarem umas verdadeiras adeptas da «pipoca» :D

    por fim, no BASQUETEBOL, vitória incontestada, sem espinhas, diria, lamentando-se apenas a lesão de Stempin que nos poderá vir a fazer falta, mta falta lá... mas que ao que parece, não é de todo uma lesão tão grave quanto se esperaria inicialmente... a ver vamos. Há que continuar a ganhar, para conquistar o melhor lugar possivel na classificação, na entrada para a fase decisória, os play-offs.

    ResponderEliminar