17 março, 2010

Taça da quê?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Apresento-me: sou do tempo em que uma vitória num torneio júnior de Limoges, era justificação para uma ida a São Bento para uma demonstraçao de Portismo; sei que o meu Pai esteve lá, como eu, já puto reguila, estive na tórrida tarde de Verão em que o FCPorto ganhou o seu único troféu nacional da década de 60: a Taça de Portugal de 1967, frente ao então poderoso, Vitória de Setubal. Tinha 7 anos, e foram precisos mais 11 épocas, para que, e finalmente, se quebrasse o enguiço, a maldição, e tudo o mais que fui ouvindo em rodas de amigos, família, ou mesmo nas "Antas". Estou, portanto, apresentando, e chamo-me Álvaro Costa.

E digo-vos que, ironias à parte, para quem, como quase todos nós, se esteve a borrifar para a Taça da Liga, a que alguns chamam de Lucilio ou Herminio, pessoalmente não quero saber da final de Loulé, até porque não gostaria de repetir agora em tons azuis e brancos, as provincianas e delirantes manifestações de alegria bacoca, que embrulharam a vitória dos nossos rivais no ano passado.

Ao revê-las, quase por acaso, pensei cá com os meus botoes: estes gajos... só faltou ver o Presidente Vieira em cuecas no balneário do futsal... e foi aí que se fez luz: já andam a fazer desta final, coisas que não cabem no nosso ADN, como salvações de época, honra para o futuro ex-mister, tira-teimas da derrota no túnel , melhor vitória nos pontapés no "adversário", e quejandos que apenas valorizam tudo o que de mau se passou, e que isso sim, só se combate com uma profunda reflexão a fazer, do Presidente ao mais humilde dos adeptos, "obrigação" que tambem passará, e em breve, por esta coluna.

A malfadada época 2009/2010, nao se recupera com Taças da Liga, e vitórias de pirro sobre os eventuais novos campeões, cuja atitude perante o jogo será certamente influenciada pela partida do Velódrome, ou então pela "loucura" por vezes cinematográfica do Jorge Jesus, que bem conheço, e que a esta hora, ja estará a pensar como nos fará "sofrer", citando o que me disse há tempos... o cenário está montado para se fazer desta final, algo a que devemos estar atentos: como tetracampeões, e donos do melhor currículo deste século e do final do anterior, não podemos cair em ratoeiras de clube esfomeado e provinciano.

E o que eu faria, técnico de bancada diplomado, seria enviar a equipa que se passeou, assinalemos com pouco brilho , mas que chegou com todo o merito à final da competiçao, deixando no banco para o que desse e viesse, alguns dos chamados titulares, que gostei de ver abraçados no final do jogo de Coimbra, e a demonstrar a união que raramente vimos durante a época, e não apenas no relvado.

A resposta para o ambiente que querem fazer à volta de uma final tão modesta é, recorda-me Maria Antoinette, que e quando o rei ja estaria sem cabeça, dizia para o povo faminto: "deixem-nos comer umas migalhitas de vez em quando"...

ps - tenho consciência de um outro campeonato, o dos troféus, e mais um seria bem vindo, mas apenas isso...

22 comentários:

  1. Mais um Portista que, como figura pública, todos nós Portistas muito apreciamos. Para mais num país em que só há promoção por tudo quanto é sítio para a gente dos lados que sabemos... Gosto também de ver, quando posso, o programa Liga dos Últimos, apenas com o senão da hora tardia a que lhe é permitida transmissão...
    Agora, como foi dito num anterior post do Álvaro Costa, sobretudo e também desta próxima vez, detesto perder com o benfica... portanto o melhor é os nossos fazerem das tripas coração para ganharmos...!

    ResponderEliminar
  2. Já tinha escrito algures neste blog, que sempre que entramos em qualquer competição é para ganhar, embora aceite que algumas competições tenham prioridades maiores, se for possível quero ganhar todas.

    Esta não é excepção, e contra o clube que é somos mesmo obrigados a ganhar, claro que isto não salvará a época.

    Álvaro Costa é sempre bom tê-lo por cá.

    Um grande abraço.

    Domingo é para ganhar.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado eu, pela oportunidade de bitaitar...e é claro que perder com o slb é algo que nao se cobsegue descrever , mas o que quero dizer com este post é que nao podemos cair na ratoeira de olhar esta competiçao como algo mais importante do que a realidade é, apenas e só porque o outro finalista é quem nós sabemos e fazer deste jogo , a " salvaçao" desta maldafada temporada..de resto " bamos"a eles que nem tarzoes
    ac

    ResponderEliminar
  4. Caro Álvaro Costa e restantes leitores e amigos,

    É claro que por todas as peripécias desde a sua criação que uma vitória nesta Taça da Liga de pouco servirá para nos encher de orgulho e nos fazer esquecer a perda do Campeonato que é o nosso grande objectivo... mas... para além da nossa dignidade e do adversário em causa, estamos perante uma oportunidade que devemos fazer tudo para aproveitar, e isso sim nos encherá de orgulho, e de que falo? Estamos com 64 títulos em todas as competições oficiais contra 65 daquele clube que "gente de bem não deve pronunciar o nome", como diz o Fernando, ou seja, temos a oportunidade de os igualar já no Domingo.

    Vamos deixar de lutar com todas as nossas armas por esta vitória?

    Por mim não.

    É fazer tudo para ganhar!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Álvaro, bem-vindo, mas compreendendo o teu pensamento sobre a taça taberneiro Hermínio, não concordo contigo. Contra aqueles nem a feijões devemos facilitar, não, devemos fazer tudo para ganhar, conquistar a taça e depois, aí sim, mostar todo o desprezo por ela, não festejando. Recebemos a taça e saimos logo do campo, mostrando claramente o desprezo que temos por aquilo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. É um prazer ter por cá o ÁLVARO COSTA de quem sou admirador desde há muitos anos.

    Um grande Portista que tive o prazer de conhecer pessoalmente no jantar de Natal do blog.

    Sobre a taça do hermínio tb eu não lhe dou tanta importância assim. Não quero perder mas tb se ganhar n vou dizer q a época está salva.


    Se ficarmos em 3º no campeonato n há taças nem fruteiras q salvem uma época como esta. Pq somos um clube diferente, muito acima dos nossos rivais.

    ResponderEliminar
  7. Antes de mais, seja muito bem vindo :)

    "...já andam a fazer desta final, coisas que não cabem no nosso ADN, como salvações de época..."
    AC

    Não podia estar mais de acordo. Esta final vale e apenas por uma vitória sobre o slb.
    Nada mais, até o dito trofeu pode por lá ficar, eu oferecia-o no final do mesmo ao JJ.
    De preferência virado para baixo a modos de chapéu, para disfarçar o aziúme com que espero vá de lá sair.

    ResponderEliminar
  8. Bem-vindo Álvaro Costa! É um prazer tê-lo por aqui.

    A vitória na Taça da Liga não salvará a época, mas um clube com o espírito vencedor do nosso quer ganhar sempre.

    Obviamente que a competição oficial menos importante para o clube é a Taça da Liga, mas o FC Porto não pode abdicar de ganhá-la. Nem essa, nem nenhuma outra.

    Domingo quero ganhar, não pelo valor da competição, não pelo adversário, mas porque é isso que quero sempre que o FC Porto entra em campo.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  9. Caro Álvaro Costa, é um gosto telo por cá, e poder ler os seus bitaites com maior frequência.

    Quanto a esta Taça, já estou como o Dragão Vila Pouca, é fazer tudo para a ganhar, e depois mete-la no saco, sem mas, nem meio mas, sem festejos nem considerandos.

    ResponderEliminar
  10. Ora seja bem-vindo Álvaro Costa! Mais uma grande contratação cá para o Burgo!

    De facto a taça Carlsberg não me diz nadinha e penso que a Super Bock nem quer que a gente a ganhe :) mais a sério, outros interesses se levantam e está na hora de dar o grito de revolta... dentro de campo! Depois é colocá-la na vitrina e siga pra bingo!

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. É sempre um gosto ler o que escreve um Portista puro como o Senhor Álvaro Costa. Cada vez o prazer é maior em cada visita ao blog, pois as boas surpresas, como esta aquisição, são um paliativo importante para amenizar um pouco mais o nosso ego devido a penúria desta época.
    Quanto a taça, ou melhor, ao caneco também acho que o devemos ganhar, e logo de seguida embrulhar o dito em papel Higiénico usado e envia-lo de volta ao Taberneiro, e se possível por intermédio de algum “interveniente no jogo” tipo Steward.

    ResponderEliminar
  12. É para ganhar e mais nada. Primeiro porque é contra o clube do regime e segundo porque numa final só se pode ter o pensamento na vitória. Mas atenção, se perder-mos não será o fim do mundo, como se ganhar-mos não salvará a época.

    ResponderEliminar
  13. @ Álvaro Costa

    é sempre um prazer "conversar" com quem sabe da poda ;)

    mas, vai ter que me perdoar o seguinte 'bitaite': «a vencer desde 1893» é o lema das camisolas do FCP para esta época. ou seja, o FCP só considera uma hipótese nos jogos que disputa: vencer o desafio, nem que este seja a feijões. e desde que não estejam equipas inglesas envolvidas na competição. :)

    assim sendo - e porque estou de acordo que a Taça da Cerveja não será a "tábua de salvação" desta época para Jesualdo Ferreira e para o Clube (a dita será a Taça de Portugal, sem desprimor para os clubes que ainda a disputam juntamente com o FCP) - o clube terá que apresentar o melhor 11 possível.

    recordemos que está em disputa um jogo ante o nosso arqui-rival de sempre. e, não menos importante, também estão em causa o prestígio e o bom-nome do Clube.

    saudações PENTACAMPEÃS

    ResponderEliminar
  14. Consigo perceber o alcance da ideia transmitida neste post pelo Álvaro Costa.

    Contudo, uma vez inseridos nesta competição, sou dos que não gosto de perder, nem a feijões e muito menos contra estes fdp.

    Ainda que dê a mesma importância que à Intercalar, a máxima mantém-se, competição em que o FC Porto se inscreve é para tentar ganhar.

    Esta deve ser a postura de todo o Dragão que se preze.

    Por isso, vamos para cima deles como Dragões, e conquistemos a Taça Lucílio Baptista, pois é esta a melhor forma de honrarmos o emblema!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Áçvaro Costa, bem vindo até este excelente grupo de portistas, conhecemo-nos no jantar de Natal, eu também sou da altura dos torneios de Limoges,engraçado falares disso que já estava algo esquecido.
    A taça da cerveja ... revejo-me nas ideias do post sobre a importância deste troféu, ou seja, vale pouco e não salva nada, como já disse um dia destes, não gostaria de ver os sócios a festejar como se de um campeonato se tratasse. Isso é realmente bom para os lampiões.
    Para mim é um jogo para ganhar, sim, mas coo qualquer outro.
    Andam por aí alguns - João Gobern - a ver se nos empurram para essa armadiha de hipervalorizarmos a taça, eu pelo menos não caio.
    Se ganharmos também acho que devemos dar ao desprezo de forma vincada
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Viva !

    Bem Vindo !

    Lembro-me das fotos do torneio de Limoges lá em casa. Foi uma vitória importante essa do Porto.

    Numa região que na altura era povoada e que muito pesava em França no âmbito do futebol e formação Francesa.

    A aposta nos juniores foi algo importante no Porto. Mesmo se houve dissabores. Lembro-me dum jogo ( desculpem lá ) Porto Arsenal em juniores, com o estádio das Antas aberto em que o Porto apanhou 5 do Arsenal. Foi antes 1972 e o estádio estava bastante cheio.

    Acho que foi uma fase que ajudou o Porto a crescer , permitindo-lhe entrar em contacto com visões diferentes do futebol.

    Uma fase que permitiu o nascimento de Viena.

    Quanto a Domingo, não sei . Eu acho que vou ser coerente comigo mesmo. Sempre fiz boicote à taça coisa. Sempre achei que demasiado futebol mata o futebol.

    Mas também é verdade que gostava de ver o Porto ganhar mais um trofeu.

    Coisas da minha consciência humana e , logo, contraditória .

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  17. Andebol, Belenenses 23 - F.C.Porto 28.

    ResponderEliminar
  18. Álvaro Costa, seja muito bem-vindo a este espaço. É um prazer tê-lo por cá.

    Em relação à taça da Liga, partilho da opinião do Antas:

    "...sempre que entramos em qualquer competição é para ganhar, embora aceite que algumas competições tenham prioridades maiores, se for possível quero ganhar todas."

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  19. Malta

    volto a insistir que a honra é minha e que aqui sou um adepto igual a todos; tenho consciência do meu lado mediatico e nao o nego, mas o meu bitaite quinzenal(em que, e em cada inicio me irei re.apresentar, contando as minhas memorias)é apenas e só, mais uma rubrica deste blogue de paixoes , liberdade e fé clubista

    apenas e porque se trata do primeiro, creio que as minhas intençoes ficaram claras: espicaçar o debate sobre esta competiçao e acima de tudo o seu contexto; como todos quero ganhar aos "chineses" como dizia o meu pai, mas acreditem preferia ter ganho na luz,e estar a frente do campeonato...lol..a proxima cronica será ainda sobre esta epoca, até porque ainda temos a taça de Portugal( embora contra o meu segundo clube..eu fui um dos muitos " caxineiros" que me desloquei de barba crescida ao Jamor em 1984) ...

    em relaçao ao tema taça da quê, que nao existam duvidas; quero ganha la, apenas e só porque como dizia o outro, as finais sao para ganhar,e nao porque temos de
    "provar" o que quer que seja a um clube que celebra titulos de futsal como se fosse a champions,e apenas venceu um campeonato , sabe Deus como, nos ultimos quinze anos..

    p.s. e atençao, que ainda nao venceu este; e deixo uma especie de " provocaçao": devemos apoiar o scb, pelo menos ate ao jogo com o slb, mesmo que isso nos custe a champions? e caso o scb perca, ainda temos chances de lá chegar?

    alvaro " antas" da costa

    ResponderEliminar
  20. É um gosto muito especial receber aqui nesta casa que também é um pouco minha um grande portista como o Álvaro Costa. Bem-vindo!

    Todos somos portistas e como se costuma lembrar muito por aqui, ninguém é mais portista do que ninguém. Mas a verdade é que sendo o Álvaro alguém tão mediático dá jeito quer ao clube para o defender onde somos mais atacados (comunicação social) quer ao blog onde será seguramente uma mais valia.

    Quanto à Taça Hermínio,Cerveja, Bolabaragem, etc., para mim, é como disse alguém antes: está ao nível da intercalar. É para ganhar mas não vai nem salvar a época nem torná-la pior do que já está. Simplesmente devemos honrar o lema: "A VENCER DESDE 1893."

    P.S. Mais uma grande vitória no andebol a caminho do BI.

    ResponderEliminar
  21. antes de mais, deixar um cumprimento especial ao GAND'Álvaro Costa por esta entrada em cena num espaço de tertúlia que vive e sonha com o fcporto.

    tal como já na semana passada, com a entrada do tb GANDA Pedro Marques Lopes, com este último, fecha-se (por ora) o ciclo das novidades para os tempos mais próximos que se avizinham, trazendo um reforço 'qualitativo' ainda mais sólido ao que erá já reinante pela tasca.

    depois, quanto ao tema em discussão, dizer que se entende bem, aliás, muito bem a mensagem a passar, com a qual comungo de todo, porque como já foi dito por muitos e muitos, mesmo ganhando-se esta taça da Bolabaregem, como até mesmo a taça de Portugal, esta época desportiva, será sempre uma época de erros e infortúnios vários, que nem mesmo essas conquistas, ajudarão a esquecê-la pelos piores motivos.

    mas, e porque há sempre um mas, contra estas «bestas», nem que seja aos berlindes ou na apanha da minhoca... com estes, sempre e sempre, é jogar pra ganhar, se possivel até, humilhar, espezinhar, esmagar, porque não faço por menos, para além de que se nada mais houver para além desse ódio irascivel (mútuo, diga-se de passagem, porque aqui não há inocentes!), que se jogue então para o verdadeira troféu: o campeonato das taças!!!

    i believe 4ever... pois se assim não fosse, nem pensaria sequer em fazer mais 1200 kms pelo (meu) fcporto, em pouco mais de dúzia de horas e sabendo de antemão que me espera no dia seguinte, 8hrs de trabalho, sem descanso, sem dormir e de pestana semi-aberta... mas pelo (meu) fcporto, já dizia o outro, tudo vale a pena, ai não que não vale!!!

    ResponderEliminar
  22. Álvaro Costa, seja bem vindo a este delicioso, espaço AZUL E BRANCO!

    Domingo, o que me vai dar mais prazer é vir do Algarve para o Porto depois de derrotar o slmerda!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar