27 março, 2010

Os tarifários dos clubes de futebol compensam?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

São mais baratos do que os tarifários “tradicionais” das principais operadoras mas não compensam face aos tarifários ‘low cost’. Mas, no que toca ao futebol, o coração fala geralmente mais alto do que a razão.

Se há assunto onde a preferência clubística é completamente irrelevante, este é um deles. Benfica Telecom, Dragão Mobile e Sporting Mobile são tarifários TMN e são perfeitamente iguais nas suas características. Têm um só preço de chamadas e de mensagens para todas as redes: 16,2 cêntimos por minuto para qualquer rede e 8,1 cêntimos por mensagem escrita. Ou seja, tarifários mais em conta que a oferta dos principais operadores (para um perfil de cliente que liga para todas as redes), onde o preço das chamadas ronda os 19,3 cêntimos na Vodafone e Optimus e os 20,6 cêntimos na TMN, mas mais caros que os tarifários ‘low cost' (ver pp 2 e 3). Nestes, que regra geral também só apresentam um preço único para todas as redes, o valor ronda os 12 cêntimos por minuto, enquanto as mensagens escritas variam entre os seis e os 10 cêntimos.

Os tarifários dos clubes de futebol permitem ainda falar gratuitamente entre adeptos que tenham subscrito esta oferta. Igualmente todos obedecem às mesmas características: para carregamentos no valor de cinco euros pode falar grátis durante 10 dias, para valores de 7,5 euros, 10 euros e 15 euros fala a custo zero por 15, 20 e 30 dias, respectivamente.

Mas, como os clubes gostam de mimar os seus adeptos, juntaram a esta oferta alguns condimentos. E aqui há diferenças: para sócios, o F.C. Porto oferece 5% do valor de cada carregamento em quotas de sócio, enquanto o Sporting oferece esses mesmos 5% em pontos convertíveis em produtos, serviços ou experiências Sporting. Já o Benfica Telecom não prevê esta opção. Todos oferecem três meses de serviço de alertas SMS, com os golos e notícias sobre a sua equipa. O sporting junta-lhe ainda três meses de serviço MMS vídeo golos do Sporting. É a emoção do jogo no seu telemóvel.

Benfica Telecom
O cartão Benfica Telecom tem um custo de 10 euros, com 10 euros em chamadas e permite, segundo o que já é prática corrente no mercado, manter o seu número actual de telemóvel. O valor das chamadas é de 16,2 cêntimos por minuto e de 8,1 cêntimos por mensagem além de oferecer chamadas gratuitas entre números Benfica Telecom, de acordo com os carregamentos efectuados. Se carregar o seu cartão com cinco euros poderá falar gratuitamente durante 10 dias. Carregamentos de 7,5 euros, 10 e 15 euros dão-lhe acesso a 15, 20 e 30 dias, respectivamente, em que poderá falar a custo zero para cartões Benfica Telecom.

Caso adira à Benfica Telecom, o clube oferece-lhe o serviço de alertas SMS, durante três meses após a activação do cartão. Desta forma receberá mensagens sempre actualizadas com as últimas notícias do Benfica, e sempre que a sua equipa marcar um golo.

Sporting Mobile
As características do tarifário são exactamente iguais às do Benfica Telecom e do Dragão Mobile. O cartão Sporting Mobile tem um custo de 10 euros, com 10 euros em chamadas. O preço das chamadas, independentemente da rede para a qual ligar, é de 16,2 cêntimos por minuto, enquanto as mensagens escritas custam 8,1 cêntimos. Da mesma forma permite falar gratuitamente entre cartões Sporting Mobile de acordo com os carregamentos efectuados, tal como acontece no Benfica Telecom.

Com a compra do cartão Sporting Mobile, o clube oferece três meses do serviço SMS golos e resultado final do Sporting. Mas, se for sócio, o Sporting oferece-lhe mais três meses deste serviço, três meses do serviço MMS vídeo golos do Sporting e 5% do valor dos carregamentos dos sócios convertidos em pontos para trocar por produtos, serviços ou experiências Sporting.

Dragão Mobile
Mais uma vez, as características do tarifário Dragão Mobile não difere dos seus principais concorrentes. São 16,2 cêntimos por minuto em chamadas para qualquer rede e 8,1 cêntimos por cada mensagem escrita. O cartão tem um custo de 10 euros, com 10 euros em chamadas. E permite da mesma forma falar gratuitamente entre cartões Dragão Mobile de acordo com os carregamentos efectuados. Nenhum destes tarifários tem carregamentos obrigatórios. No entanto, é necessário um carregamento mínimo, no caso de cinco euros, para falar sem custos entre cartões Dragão Mobile.

Na adesão ao serviço Dragão Mobile, o F.C. Porto oferece-lhe igualmente três meses de serviço de alertas SMS, com as últimas notícias do seu clube. Receberá ainda uma mensagem sempre que o Porto marcar um golo. Caso seja sócio ganha ainda 5% do valor de cada carregamento na sua quota de sócio.

Marta Marques Silva, 09/03/2010

# fonte: diarioeconomico.com

0 comentários:

Enviar um comentário