31 março, 2010

A noite mais memorável do "Rosa Mota"...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Recuem 13 anos, e situem-se no dia 19 de Fevereiro de 1997.

Nesse dia, a equipa de basquetebol do FC Porto recebia no Pavilhão Rosa Mota (antigo Palácio de Cristal), a equipa Polaca do Nobiles Wloclawec em jogo da 2ª mão dos oitavos de final da taça da Europa 96/97. O FC Porto perdera na Polónia por 10 pontos (91-81), e estava a uma vitória, por margem superior a 10 pontos, de seguir para os quartos-de-final de uma competição Europeia de basquetebol, pela 1ª vez na história.

Na fase de grupos, os pupilos do Prof. Jorge Araújo ganharam os jogos todos (10), batendo, entre outros, os temíveis Hapoel e o Paris SG. Nos 16 avos, os Dragões eliminaram o Skopje da Macedónia (derrota lá por 73-69 e vitória cá por 80-74), numa eliminatória muito equilibrada.

Nos oitavos-de-final na Polónia, o FC Porto perdeu por 10 pontos, mas chegou a estar a perder por 21 pontos de diferença, num jogo que a RTP2 transmitiu. Na 2ª mão (jogo que hoje recordo aqui neste vídeo dos últimos minutos desta histórica partida), o Pavilhão Rosa Mota estava com um ambiente espectacular, completamente lotado e foi, não tenho dúvidas, a força dos adeptos que ainda mais empolgou a nossa fantástica equipa que, ao intervalo, já ganhava por 24 pontos de diferença (53-29).

Nesta partida, Jared Miller e Paulo Pinto, efectuaram exibições magníficas, com Miller a apontar 24 pontos e o saudoso Paulo Pinto a anotar 26. Os outros pontos do FC Porto (vitória por 95-65), foram de Nixon (16), White (10), Marçal (9), Nils (5), Raul Santos (3) e Rui Santos (2). Jogaram ainda o capitão Fernando Sá e Nuno Perdigão. Não foram convocados João Rocha, João Tiago (nosso actual treinador adjunto), Nuno Quidiongo, Miguel Miranda e Ricardo Santos.

Os Dragões ganharam por 30 pontos (95-65) e levaram ao rubro toda aquela massa adepta que encheu o Rosa Mota! O FC Porto apurou-se para os quartos-de-final pela 1ª vez (feito que repetiu na época 1999/00 com Alberto Babo na taça Saporta), tendo sido aí eliminado pelo Verona de Itália (derrotas fora por 96/78 e em casa por 60/72). Mesmo caindo nos quartos-de-final, o Porto de Jorge Araújo, conseguiu a qualificação para a Euroliga da época 97/98.

O FC Porto além deste apuramento, conseguiu ganhar o (bi)campeonato e a taça de Portugal 96/97.

Fiquem então com o vídeo dos últimos minutos desse Porto 95-65 Nobiles, e toda a festa que se seguiu (10 minutos de belos momentos que vão adorar, por certo). O ambiente era deslumbrante, o público estava eufórico, e a equipa da Invicta, teve uma noite de sonho. E com Pinto da Costa nas bancadas...

A RTP2 deu o jogo em directo, e Jorge Araújo sonhava no final, com uma afirmação do Porto na Europa nas épocas seguintes. Nem o Porto, nem o basquetebol Português, acompanharam a mente do mestre Jorge Araújo. O Porto não teve meios para segurar Miller, Rui Santos e Nixon, e a Euroliga 97/98 foi traumatizante.

Agradeço ao anónimo que me enviou a VHS com este jogo (muito procurado por vários visitantes deste espaço) e ao Amigo, Dragão VilaPouca, pelas fotos do post. Serviço público!

E acreditem que foi um prazer reviver toda esta emoção, 13 anos depois. Sei que muitos dos que aqui se referiram a este jogo estiveram lá ao vivo, pois eu, confesso-me ao Mundo Portista, fiquei em casa a seguir via Tv. Por isso, se a minha emoção foi enorme ao rever tudo isto, imagino a vossa...

27 comentários:

  1. Esperei ansiosamente por este vídeo... Que saudades deste dia.. Daqueles que por mais anos que passem, ficam sempre na memória...

    Obrigado ao Lucho e ao Anónimo que me permitiu recordar este grande momento...

    ResponderEliminar
  2. Lucho perdoa-me dizer isto mas tem de ser ainda bem que não foste porque assim tiveste de gravar o jogo para um dia recordarmos o que foi o nosso basquetebol.

    Digo-te que na altura só tive lugar na bancada superior embora o meu bilhete disse-se o contrário, mas naqueles dias era encher até não caber mais e claro o meu pai não perdoava mais uma oportunidade de estacionar em cima do passeio a estorvar meio-mundo só para vermos o nosso grande clube.

    O Professor Jorge Araújo e o Aberto Babo andaram sempre no meu coração, foi bonito ver agora na tua gravação em pleno desconto de tempo a saltarem, já estava mais que ganho, Lindo Lindo Lindo.

    Aqueles triplos são um hino à emoção, que bem que fez lembrar este jogo.

    Claro que há sempre um senão caímos nos quartos de final frente ao Verona, mesmo assim fez-se história.

    Gostei de ver Marçal com cabelo e claro que espetacular plantel que tinhamos.

    Lucho muito obrigado pela recordação e não fiques triste por não teres ido ao jogo de certo o FC Porto num futuro próximo voltará a ter destes jogos e a dar grandes alegrias.

    Mas que foi um grande Domingo lá isso foi.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Grande noite! Um daqueles jogos que passamos o jogo sempre com pele de galinha e continuamos, passados todos estes anos, ao recordá-lo, com a mesma emoção. Grandes técnicos, grandes jogadores, grande equipa, grande público. É aquela alma e aquela mística que urge recuperar para o Basquetebol do F.C.Porto e que já se encontra no Hóquei e no Andebol.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. carago, isto é que são memórias. estive no Rosa Mota a ver o jogo (na altura, para além de Portista, era praticante de basquetebol por isso ainda mais entusiasmado estava). foi um jogaço e o Rosa Mota quase vinha abaixo!!!
    não há dúvida, era uma equipa genial...

    Jorge
    Porta19

    ResponderEliminar
  5. Eu vi este jogo...
    Fabulástico...

    ResponderEliminar
  6. Arrepiante!
    Lembro me deste jogo!
    Grande equipa e dupla de treinadores fantásticos.
    Jared Miller o rei dos ressaltos!
    Paulo Pinto (RIP) a classe ao serviço do basquetebol!
    Pavilhão Rosa Mota dava uma envolvência aos jogos, ambientes fantásticos!

    Obrigado por esta recordação!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Antas disse:
    Mas que foi um grande Domingo lá isso foi.
    Eu também estive lá, e o jogo não foi a um Domingo, mas sim num dia de semana à noite. Mas isso não interessa nada, o que conta (contou) foi o ambiente magnífico que se viveu nesse jogo e que me vem muitas vezes à memória. Era daqueles dias em que ser portista até dá arrepio na pele.

    ResponderEliminar
  8. EU também só tive lugar na bancada superior. E ainda tenho o bilhete guardado desse dia incrivel, em que achei que as bancadas "telescópicas" vinham abaixo. Lembrar João Rocha, na foto de cima de tudo, à esquerda do Babo, à civil. Não sei quem está por trás do Miller. Com tanto cabelo, não reconheço.

    ResponderEliminar
  9. Nos guerreiros da Invicta
    têm o jogo completo em:

    http://guerreirosdainvicta.blogspot.com/2010/03/mistica-fc-porto-95-x-65-nobiles.html

    ResponderEliminar
  10. o JOGO FOI numa quarta feira, dia 19 fevereiro de 1997

    ResponderEliminar
  11. Mas que bela memória aí nos trouxeste Lucho... e que grande equipa tínhamos nessa altura!

    ResponderEliminar
  12. Tinha a sensação que o jogo tinha sido a um Domingo, posso estar confundir o dia mas acredito no que me dizem, mas porque raio me havia de lembrar de um domingo.

    Bem além de estar a ficar chéché, andei à procura dos bilhetes que guardo religiosamente e não consigo encontrar o deste jogo, nem nenhum desse ano.

    Já foi barulho aqui em casa e a culpa é do Lucho.

    ResponderEliminar
  13. Muito Obrigada por me permitirem assistir a estes momentos!
    Fantástico mesmo!

    ResponderEliminar
  14. Eu pensava que tinha o bilhete! Só aqui tenho um de 1993 e outro de 11 de Março de 1997, suponho que tenha sido o Verona, não? Olha que desgosto...

    ResponderEliminar
  15. Antas, temos de comparar colecções então!

    ResponderEliminar
  16. ANTAS E VELASQUEZ:

    Eu tb guardava os bilhetes mas houve um ano, no do meu casamento... que acabei por deitar tudo fora:P

    Quem tem uma colecção dessas é o blue boy.

    11 de março de 97 é a data da 2ª mão dos quartos com o VERONA.

    ResponderEliminar
  17. Imaginei que sim, Lucho. Era o jogo dos nossos Sonhos. Acho que fiz quase por esquecer, mas guardei o bilhete marcado 500 cestos. Hoje, não faço ideia da razão de ter guardado uns e outros não. Acidente? História especial? Estes bilhetes do Rosa Mota ainda foram emitidos pela Formulária. Os buraquinhos de lado, as letras impressas a computador tipo 48k.

    ResponderEliminar
  18. NA próxima época teremos (tudo indica q sim) competições europeias de basquetebol de volta aos pavilhões de Portugal e em particular a um pavilhão lindo situado mt próximo do estádio do Dragão:)

    ResponderEliminar
  19. Lucho já não me lembro, mas creio que não ganhamos nenhum dos dois jogos ao Verona. É que não assisti a nenhum desses jogos e nem me lembro dos resultados.

    Já agora isso de deitar fora as coleções de bilhetes era quem te fizesse sócio da bermelhada, acho que não mereces pior castigo.

    Velasquez tenha ainda tudo numa caixa de sapatos e ando a tentar organiza-los por épocas de maneira a fazer um género de portefólio, senão já sei que vai tudo para o lixo as Marias têm todas o mesmo hábito.

    Só tenho pena é de ter lugar anual desde o inicio o que não tenho quase bilhetes nenhuns do FC Porto a jogar em casa desde 1996.Mesmo assim tenho muitos das modalidades, alguns mais bonitos que outros e tenho alguns que diz escrito num pequeno papel em branco Oliveirense - FC Porto 250 escudos lolololol.

    Lucho no ABC e no Xico ficas-te com os bilhetes é que não consigo encontrar os meus!

    ResponderEliminar
  20. Esses bilhetes do xico e abc devem ter voado com os saltos de alegria q dei no final:)

    qt aos resultados do verona é só ler o meu post todo...estão lá:P

    ResponderEliminar
  21. Só consigo ler as imagens e o video, que já devo ter visto umas 13 ou 14 vezes.

    É como quem diz dá trabalho...

    Em relação aos bilhetes não encontro os bilhetes, fiquei com a sensação que no Xico eles ficaram com o bilhete, mas normalmente eu peço para não estragar o bilhete na entrada.

    ResponderEliminar
  22. Antas, aconteceu-me o mesmo com o Lugar anual. Por isso tenho um intervalo de 3 ou 4 anos. Que se junta anos que vivi fora do país. Quando voltei deixei de comprar o cativo por isso. Gostava do ritual de comprar e guardar o bilhete.

    ResponderEliminar
  23. Para o caso do Apito Bermelho" ainda estar activo aqui no Blog, acrescentem esta perola:


    http://desporto.sapo.pt/futsal/artigo/2010/03/31/ex_respons_vel_pelo_futsal_do_be.html

    ResponderEliminar
  24. Simplesmente fantástico!

    Que maravilha podermos reviver estes momentos! Obrigado Lucho!

    ResponderEliminar
  25. Não me lembro o porquê mas infelizmente não vi este jogo!

    Obrigado ao Lucho e ao Anómimo que nos deu o prazer do podermos ver estes maravilhosos momentos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  26. Estes videos mais antigos, são verdadeiramente fantásticos!!

    Lembro-me perfeitamente de ter ido ver este jogo ao Rosa Mota com o meu pai. Na altura, tinha apenas 11 anos mas nunca me esquecerei deste jogo.

    Ter visto o Rosa Mota completamente cheio foi uma sensação indescritivel.. Tao cheio só quando jogávamos lá com uns gajos recentemente apelidados, e bem, de visitantes.

    ResponderEliminar
  27. Se me recordo deste magnifico jogo ... Estava na mesa de jogo a fazer a função de Marcadora, estava tão concentrada no jogo que só me apercebi no intervalo da multidão que eschia o Rosa Mota. Nem queria acreditar no que estava a ver . Foi o jogo da minha vida como Oficial de Mesa ... lindo e foi mt bom recordar aqui . Obrigado.
    Sofia (Oficial Mesa)

    ResponderEliminar