20 janeiro, 2010

Há mouro na costa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Entenda-se o título como o existirem indícios da iminência de algo de inesperado ou de algum modo problemático.
E o ataque está bem planeado, há que dar mérito aos bandidos.
Em 2005, foi um ensaio... agora, é um fartar, vilanagem!
Enquanto que dantes era por outro lado, agora é por todos!

Por um, fora da costa, entre cochichos ao árbitro, expulsões quase inéditas por palavras ao mesmo (???) e entradas irregulares em campo (talvez autorizadas pelo Jorge da orelhasnet), o que para uns não passa de uma brincadeira, fazem outros, mais distraídos, ficarem surpreendidos.

Por outro, já perto da costa, existe até um terceiro que, sacudindo a água do seu capote de incompetência, atreve-se a falar dos seus e das suas crónicas faltas de imparcialidade.
Atreve-se, enfim, a falar alguma verdade.
Falta, no entanto, a verdade de botões de punho amaricados ou apenas punhos insinuados que teimam em ver o que ninguém pode afirmar que viu.
A verdade de um monte de assinaturas entregues, com pompa e circunstância, a políticos.
A verdade dos telefonemas com ameaças, dos cachaços no bandeirinha, dos pontapés a adversários no chão, das agressões cobardes em aeroportos, dos bloqueios em portagens, dos fogos postos em autocarros.

Mas não acaba por aqui, pois ainda por outro lado, mais um, que já é costa de nome, que continua a desempenhar o papel de quão importante é ter homens na Liga.
Já lá vai mais de uma mão cheia de jogos, e entre recusas de acesso ao processo por parte dos interessados e processos por fugas de informação sobejamente conhecidas e divulgadas pelos me(r)dia, imagine-se que após quase 4 semanas da abertura do processo (22.12.09), nem a acusação é conhecida.
A descaradez é tanta que até os manhas, entre uma no cravo e três na ferradura, tentam aparentar as suas preocupações.

As fogueiras de sinal foram já ateadas e os adeptos e simpatizantes do FC Porto já alertados.
Não adianta e nem sequer vale a pena chamar a Policia.
Existem duas soluções.
Ou fazemos como o Tone, abdicando de criticar quem defende o nosso nome e aqueles que jogam contra 14. Cerramos os dentes, contamos as espingardas e avançamos para a defesa.
Ou recuamos, e nem sequer saímos de casa.

É que o Rato continua a afirmar que não faltam mouros na costa.

18 comentários:

  1. Excelente prosa:) Tocaste em todos os pontos do Sistema encornado.

    Este ano montaram uma teia ao FCP e desta vez parece ser uma teia resistente, com os poderes todos interligados- herminio- disciplina-arbitragem-comunicação social-governo.

    Está tudo na mesma onda. Este é o campeonato. O que salva ou extermina o glorigozo.

    Eu não recuo mas era bom q os nossos tb jogassem um pouco mais.

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente vivemos num País aonde existem 6,5 milhões (segundo a lenda) de individuos que ao nome de um fanatismo, frustração e impotência se deixam cegar pela pertença a um clube que é o espelho da sociedade portuguesa, mesquinha, fanfarrona e invejosa.
    Orgulho-me de ser português e de pertencer à minoria, sim à minoria que ganha que tem caracter que leva longe e faz respeitar o nome de Portugal sou PORTISTA e acho inaceitável o que se passa no futebol português, indigno de um País de direito esta mesquinhez, estas situações que se repitem semana após semana nos jornais, TV rádio etc com o unico intuito de benificiar um clube que já foi grande graças ao regime mas que hoje em dia se pode comparar a um fidalgo falido que vive de recordações e de um passado cada vez mais distante que espera semana após semana que um Don Sebastião (árbitro) apareça do nevoeiro para produzir o milagre do golo, da vitória e quando isto não for possivel do mal o menos pelo menos do empate.Inaceitável que num País de direito que se clama de democrata dois jogadores estejam impedidos de jogar sem conhecerem as razões da acusação e que assim vão permanecendo indefinidamente chegou o momento de dizer BASTA somos desportistas que ganhe o melhor, o melhor dentro de campo mas BASTA destas trafulhices, que aguém com um mínimo de inteligência consegue compreender e identificar o porquê desta situação, o objectivo é só um beneficiar quem não se sente com coragem, competências e argumentos para conquistar lealmente mais um campeonato. Por isso PORTISTAS temos que dizer BASTA e partir para a luta nunca tivémos medo nem temos medo de ninguém por isso a nossa cidade é a mui invicta nunca nunca nos vençeram e nunca renegámos uma batalha.Temos que pressionar a liga, os Costas;Ricardos e todos aqueles que adormecem e acordam a pensar prejudicar-nos.

    Para a guerra contra os impotentes e frustrados vamos ganhar se merecermos ganhar mas vamos ganhar de uma maneira honrada e limpa vamos mostrar quem somos que somos talvez uma minoria, mas sempre ouvi dizer que mais vale a qualidade que a quantidade.

    Abraços portistas.

    António Brandão

    ResponderEliminar
  3. Resposta A Saviola resolve:

    O insulto é a arma dos impotentes.Não sei se te lembras que a equipa dos superhomens ganhou aos 11 palhaços só por 1-0 e com o golo precedido de fora de jogo.
    Como não sou cego nem fanático e orgulho-me de ter memória e de saber ver e pensar por mim próprio reconheço que jogaram melhor mas que sem a ajuda de terceiros esse dominio teria sido estéril.

    ResponderEliminar
  4. Excelente! Não há nada a acrescentar.

    ResponderEliminar
  5. Que grande texto! Muito bem redigido mesmo e no qual são dadas todas as alfinetadas de forma acertada. De facto, chega a ser demasiado descarado aquilo a que estamos a assistir nesta época. Somos prejudicados e outros são nitidamente encaminhados com passadeira vermelha de presente.

    Sinceramente, aquela permissão para o "Flop Maria" entrar em campo quando a bola está daquele lado..é de bradar aos céus!


    Ricardo Coutinho

    ResponderEliminar
  6. A questão fulcral passa por saber o que a administração da SAD do FC Porto tem que fazer para alterar este estado de coisas, mas essa questão não é aflorada por ninguém, curiosamente.

    Se nada for feito - e já devia ter sido - só faltará saber quantos posts, fotografias e videos serão exibidos para demonstrar o quanto seremos roubados e os outros, beneficiados. Também curiosamente, essa parece ser a principal preocupação da maioria dos portistas.

    Como resolver o problema que passa por atacar a sua génese, aparentemente, não deverá interessar muito. Mais interessante será, sem dúvida, exibir as consequências do problema, o que tem sido feito exaustivamente.

    Por que motivo as arbitragens hão-de estar, alegadamente, controladas pelo benfica e não, pelo FC Porto?

    Por que motivo à frente do comissão de disciplina da liga há-de estar, alegadamente, um benfiquista e não, um portista?

    Resolvam estas duas questões e as tais consequências passarão logo a incomodar outros.

    Por mim, preferiria que o calabote cá da paróquia não tivesse sequer uma linha para escrever porque seria sinal que não teríamos nem sequer uma falta a meio-campo para apontar a quem quer que seja e os outros nunca seriam beneficiados, e poder festejar o pentacampeonato tranquilamente enquantos os outros se amanhavam com um monte de posts ao estilo «calaboteano» contra nós. Mas isso sou eu, que gosto bem mais que sejam os outros a fazer o papel de Maria Chorona.

    ResponderEliminar
  7. Tone, caprichaste, com fotos e tudo!

    Sigamos o Tone, o Rato, o Culatra e o Bino: para a frente é que é caminho. Ainda há tempo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Golo em fora de jogo?? só na tua televisão...
    antes de falar é preciso saberes as leis do jogo, nomeadamente a lei do fora de jogo.. nesse tal lance procedido de um penalty sobre M. pereira que não é assinalado...

    sim é verdade fomos superiores no jogo mas jogamos sem 6 habituais titulares.. ainda bem, porque humilhação maior não há....

    ResponderEliminar
  9. Resposta a Saviola,

    vês o que deu tantos anos de frustração e humilhações no teu texto só sinto ódio, raiva e ciúmes, sintomas tipicos de seres inferiores que não conseguem dominar os seus sentimentos nem analisar de maneira justa e isenta aquilo que é tão evidente.Penso que deves ser daqueles que davam palmadinhas nas costa do Vale e Azevedo e que diziam que ele era o maior. Mediocre muito mediocre.Não deites foguetes antes da festa que o tiro pode sair-te pela culatra
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  10. Saviola és mesmo otário,foda-se....
    mas tu ainda aqui andas?Estás a gostar é?
    Queres um dicionário para definir a palavra PRECEDIDO?Não é procedido,é p-r-e-c-e-d-i-d-o

    Se quiseres,enviamos também o regulamento deste jogo chamado Futebol.
    Naquele lance onde há um toque de calcanhar do urreta,sabes?Bom,a bola é lançada para a área,o saviola toca a bola para o urreta que depois dá de calcanhar...fora-de-jogo quando o saviola toca para o urreta...aprende tu mas é -.-'

    E humilhação de quê?De perder um jogo?...
    De em 17 anos ganhar um,dois campeonatos?...isso é para esses lados...
    olha bem para aquele símbolo que está no header,do lado direito...achas que humilhação entra aqui??LOL

    Vai dar uma volta ao bilhar grande ou divertir-te com o andor.Foda-se...há com cada um...só faltava continuares a afirmar que o golo do Falcao foi com a mão!Credo,mas vocês não têm mesmo noção do ridículo???

    ResponderEliminar
  11. Em entrevista a Dr Manuel Cajuda, foi colocada está pergunta...

    -Qual é para si o melhor jogador de sempre???

    «- O Pelé foi o melhor jogador de sempre, em todo o Mundo. Em Portugal, destaco o Eusébio, o melhor de sempre. Na actualidade, o Messi foi eleito o melhor do Mundo, com justiça, mas acho que o Ronaldo, se não se tem lesionado, teria ganho de novo o prémio. E também gostava de reforçar a minha admiração pelo Figo. Pela sua qualidade como jogador, mas especialmente pela sua classe global. Mesmo depois de ter deixado de jogar, mantém a classe. No campeonato português, para mim o melhor jogador da Liga Sagres é o Alan, do Braga.»

    Lembram-se do Alan??
    Aquele rapaz que passou ai pelo dragão e voces mandaram para o guimarães por emprestimo...

    mas a culpa é dos arbitros.. O Braga e o Benfica vão a frente por merito porque são melhores que vosses...

    Saudações

    ResponderEliminar
  12. Ó mouro, tu só falas do que te convém, tá bom então :) Diz lá que o vosso golo no dia 20/12 é legal LOOL

    Alan?!? Não precisámos dele para ser TETRA-CAMPEÕES, ao contrário de vocês que precisaram do Makukula para ficar em quarto há dois anos!!!

    Cumprimentos e vai cedo logo para o estádio onde vai jogar o teu clube (???), para arranjares um bom lugar para ver a goleada...

    -----------------------

    Excelente texto grande Estilhaço :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. excelente texto!... também é de lembrar que, ainda continuamos sem o Hulk(5 jogos)!... afastado pela coligação de batoteiros de carnide do Sort LIGA e BENFICA!...

    ResponderEliminar
  14. Mas para que é que ele está a falar do Alan?xDD LOOOOL
    Realmente...quando o tom da conversa não lhe cheira bem...mais vale estar quieto --'

    O Braga até pode ir...vocês não --'
    Guimarães,Leiria,Naval...uuiii...se se fazia aqui o inventário dos mergulhos e dos cartões que sacaram...minha nossa.Au contraire,poderia falar da escassez de...disciplina no outro lado da barricada.Pelos vistos,pontapear adversários no chão,varrer pernas na grande área ou entrar de pitons ao joelho,não "paga imposto"...

    Queres continuar a divertir-me?Vá lá,continua...não tenho nada para fazer até ao meu treino...sempre que divertia contigo,enquanto não vais po lixo... =)

    ResponderEliminar
  15. A revolta é um sentimento que pode provocar atitudes irreflectidas, e quase sempre essas atitudes não são as mais acertadas. Aliviam um pouco, mas regra geral não resolvem nada.
    Este preambulo serve para justificar um pouco a minha ausência desta tertúlia de comentaristas, pois a minha raiva era tanta que não conseguia arrumar as minhas ideias com serenidade nem com termos minimamente civilizados. Não sei se agora isso será possível, mas de qualquer modo vou tentar.
    Este ano, com o enterro dos apitos, descobriram a técnica dos túneis, refinaram as nuances jurídicas e acrescentaram-lhe o barulho ensurdecedor dos “pasquins vermelhos e das Televisões (paineleiras)”, onde o Porto deixou de ser o clube corrupto e manipulador, para passar a ser o alvo de todas essas perfídias.
    Berra-se e esbraceja-se como náufragos, aqui e noutros espaços menos poluídos e estranha-se o silencio dos que por norma nunca o fizeram.
    Não me convenço que este silencio não tenha um propósito, como não me convenci nunca que o nosso Presidente não iria aproveitar a janela do mercado para retocar o plantel, pois não é nosso costume sabermos das contratações pelos jornais, e ele tem isso como norma.
    Veremos se a breve prazo esse silencio não será interrompido, e se essa escumalha pérfida raivosa não irá novamente meter a viola no saco.

    ResponderEliminar
  16. Mais um texto bem acertado! O Tone, o Rato, o Bino, o Culatra e tantos outros dizem com particular acerto tudo aquilo que o país vê mas que uns supostos e imparciais gayvotas querem desmentir. Aqui há una anos falavam do túnel das Antas, da gente do Porto na Liga, dos árbitros do Porto, etc. mas agora, com o túnel da Luz e não só em plena actividade, a culpa é dos outros, as pessoas da Liga não contam e já não há árbitros corruptos e incompetentes (apesar de até o próprio presidente da CA da Liga o dizer). Quanto às pessoas na Liga, eles já nem têm vergonha em fazer tudo às claras seja com a condenação desportiva apesar de os tribunais terem ilibado e até processado a principal testemunha de acusação, castigam jogadores sem acusar de nada, nomeiam árbitros implicados em confusões com o clube do regime, etc. É um fartar vilanagem sem pudor nem vergonha.

    A juntar a tudo isso, entregam no nosso parlamento uma petição pela verdade desportiva. Suprema ironia no momento em que são eles os grandes benficiados seja por parte do estado (com doação de acções para pagar dívidas fiscais) seja por parte de árbitros que erram é mas, neste caso, é só por azar. Palhaçada no seu melhor juntando aos palhaços dessa petição os palhaços do nosso parlamento suposta casa da democracia.

    Depois deste desabafo que é apenas um constatar da loucura que se vive numa parte do nosso país comandado pela Comunicação Social, volto a frisar que mesmo com os roubos de catedral a que temos assistido, bastava termos ganho ao Belenenses e Paços em casa (onde fomos decisivamente prejudicados) e estávamos em cima das galinholas. Mas, para isso, era necessário que o nosso treinador fosse capaz de alterar uma equipa que está amorfa, com pouca capacidade de luta e onde a maior parte dos jogadores não sabe o que é ser jogador à Porto!

    Ruben Micael é um bom jogador em qualquer parte do mundo mas não é um salvador e, se mais nada for alterado, dificilmente será capaz de se tornar uma mais valia até pela obstinação de Jesualdo num 4-3-3 fixo sem variações tácticas. Com este plantel, o Porto tem jogadores fundamentalmente para um 4-4-2 com facilidade de desdobrar para 4-3-3.

    Mesmo assim, eu acredito e com uma pressão mais forte por parte de adeptos, simpatizantes e SAD (continuam calados que nem ratos) sobre os árbitros, Liga e CS (deixar de comprar os pasquins vermelhos, por exemplo) os campos podem deixar de estar inclinados.

    ResponderEliminar
  17. Esta tripla de "quatro", é de rasgar a direito e nenhumas falas mansas... coloca os pontos nos i's, chamando os bois pelos nomes.

    Se perante tamanhas evidências da falta de pudor e vergonha que grassa por tudo o quanto é corredor dos futebóis, sempre e sempre, com a mira apontada a nós, se ainda há quem se entretanha a discutir o sexo dos anjos, numa altura que deveria ser, mais que nunca, entre os Portistas, de união, de agrupar fileiras, de cerrar dentes e enfrentar o mal, sem dó nem piedade, de facto, estamos a falar do quê afinal?

    É contar com os que dizem "presente", e marchar em frente, apenas e só, na defesa inequivoca do nosso clube, do nosso bom nome, da nossa honra, da nossa paixão e convicções, num rumo com destino certo, o rumo do PENTA, clamando a todos os ventos, para quem nos quiser ouvir: "Porto, estou aqui... estou aqui, só porque tiAmo".

    Às vezes, parecemos poucos, mas somos bons! É o que verdadeiramente importa...

    Haja fé... e essa, meus caros, pela minha, ainda mora cá toda... o copo, ainda está cheio, bem cheio!!!

    ResponderEliminar
  18. ontem o bajulador(A.P.Vasconcelos); representante do clube do regime(SLB)... dizia que o Porto tinha sido prejudicado, só e apenas, em um erro da arbitragem!!!lol!... aqui em cima nas fotos estão dois... e gravissimos!...
    Ps: não queria meter na "escrita"!... mas, então Saviola, o que diz do jogo comprado pelo BENFICA ao Estoril e realizado no Algarve?

    ResponderEliminar