31 janeiro, 2010

Pontapé na crise ao fim da tarde...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: ... espectadores.

árbitros: Carlos Xistra (Portalege), Celso Pereira e Jorge Cruz; Hugo Pacheco.

NACIONAL: Bracalli; Patacas «cap.», Alex Bruno, Filipe Lopes e Nuno Pinto; Cléber, Luís Alberto, Leandro Salino e Pecnik; João Aurélio e Edgar Silva.
Substituições: Pecnik por Edgar Costa (41m), Edgar Silva por Diego Barcelos (50m) e João Aurélio por Anselmo (55m).
Não utilizados: Douglas, Tomasevic, Pedro Pacheco e Juliano.
Treinador: Manuel Machado.

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Ruben Micael; Varela, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Rodríguez por Mariano Gonzalez (19m), Fernando por Tomás Costa (71m) e Falcao por Orlando Sá (77m).
Não utilizados: Nuno, Nuno André Coelho, Miguel Lopes e Guarín.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

golos: Varela (30 g.p. e 85m) e Falcao (44 e 61m).

disciplina: Cartão amarelo a Alex Bruno (9 e 28m), Nuno Pinto (51m), Mariano González (54m), Fernando (69m), Luís Alberto (76m) e Patacas (78m).

Privados de Bruno Alves e Meireles para este jogo, aliada a uma crise de confiança latente no futebol praticado, talvez muitos pensassem que o FC Porto iria abanar neste jogo que por si só, já era complicado qb. O FC Porto não entrou muito bem na partida, tendo até permitido a posse de bola aos da casa no primeiro quarto de hora da partida, altura em que as equipas se anulavam quase no seu todo, com a qualidade do espectáculo por baixo.

À passagem da meia hora de jogo, e depois de mais uma arrancada de Álvaro Pereira, que voltou a fazer um excelente jogo, com aquele corredor esquerdo a ser a sua auto-estrada, quer a defender, quer a atacar, mas sempre com grande pulmão, pressiona a disputa de bola no interior da área dos nacionalistas, obrigando o estreante, Alex Bruno, a derrubá-lo, provocando grande penalidade a favor dos Portistas e consequente novo amarelar por parte do árbitro, que por ser o segundo, deu ordem de expulsão, deixando os da casa reduzidos a 10 unidades para a hora de jogo que ainda restava.

Varela, na transformação da grande penalidade, não perdoa, mesmo com Bracalli a adivinhar o lado da bola, e inaugura o marcador para os Azuis e Brancos.

A partir dali, o jogo transformou-se e finalmente, tomamos definitivamente a iniciativa da partida, e já quando se aproximava o apita para intervalo, Álvaro Pereira faz mais uma assistência «açucarada» para o interior da área, onde surge Falcao a fuzilar um desamparado Bracalli que mais não pode fazer do que assistir ao aumentar da vantagem por parte dos Azuis e Brancos.

Nos segundos 45, bem que os da casa tentavam responder, mas encontraram um onze do FC Porto, sólido, equilibrado, coeso e seguro no meio-campo, que para além de impedir qualquer investida ou atrevimento, ainda permitia continuar a sua toada de ataque, com as linhas bem subidas e à procura de aumentar a vantagem ainda para números mais significativos, golos esses que acabaram por surgir mais para frente, por Falcao, com mais uma assistência de Álvaro Pereira, e já no fecho da partida, também por Varela, que aproveitou uma abertura magistral de Ruben Micael para igualar as contas da partida com Falcao, bisando ambos na partida.

Em suma, boa exibição no compute geral e a conquista de 3 pontos preciosos nesta luta que vai ser até ao final do campeonato, onde não podemos mais facilitar, se queremos continuar a manter bem viva a chama do PENTA nos nossos corações e na nossa mente… eu acredito, por isso, em nenhuma circunstância, contem comigo para o deitar da toalha ao chão!

Não queria fechar esta apreciação do jogo, sem fazer 4 pequenas apreciações individuais, logo eu que não gosto nada de individualizar nada no FC Porto, pois tenho por hábito manter que se ganham, ganham todos, se perdem, perdem todos, mas hoje, tenho mesmo que o fazer… aqui vão elas:

Ruben Micael, fez um jogo simplesmente soberbo, e verdade seja dita, quando com a bola nos pés, a música é outra, com uma qualidade de passe acima da média, ocupa muito bem os espaços, chega com muita facilidade a zonas de finalização, joga e faz jogar a equipa… daqueles que dá gosto pagar bilhete para ver jogar.

Belluschi renasceu. Parece outro, talvez, acredito até, a chegada de Ruben Micael o terá espicaçado, estando muito mais activo e participante no jogo, tanto a defender com a atacar. Está a crescer, e agora que parece perceber cada vez mais o que dele se pretende, pode, agora, tornar-se definitivamente uma mais valia para a equipa.

Falcao, um matador. Quase sempre no local certo, com gestos técnicos correctos. Marcou 2 golos, deu muito trabalho à defensiva contrária e como sempre tem acontecido, ajudou qb ao processo ofensivo da nossa equipa, tendo corrido muito e muito, com e sem bola.

Varela, há muito uma certeza, um jogador que se destaca cada vez mais, a cada jogo que passa. Para quem tinha dúvidas da qualidade deste jogador, o «Drogba da Caparica» está a reduzi-las a pós. Tecnicamente evoluído, forte no um para um e com faro de golo. Já leva um total de 7 golos. Importante no 4-3-3 para esticar o jogo e dar profundidade, pode também ser importante num esquema de 4-4-2, jogando como segundo avançado.

ps - Ruben brilhou e fez Belluschi brilhar… agora, com Raul Meireles disponível, o que irá fazer Jesualdo Ferreira?

25 comentários:

  1. Boas... Eu nao vi o jogo, mas daquilo que li no site maisfutebol parece que o meu F.C.P ganhou bem, jogou bem e goleou... gostava tambem de dizer que nos ultimos dias tenho lido aqui no blogue sobre as injustiças e as falcatruas que andam a fazer ao porto e permitam me dizer que sou a favor de nos juntarmos todos e fazer como o fdp do rui santos e denunciar.mos na assembleia da republica o "apito vermelho" e de uma vez por todas calar.mos o bico das "galinhotas encornadas"

    ResponderEliminar
  2. boas,
    só hoje tive o prazer de conhecer este blog. tenho a dizer que adorei.
    este ano a roubalheira por parte do dito sistema, que afinal e vermelho, esta demais.
    ja tinha deixado de ouvir aquele comentador, nada parcial, chamado de rui santos (santos/jesus= a igreja deve andar metida nisto) mas neste domingo passado ouvi as declarações dele na sic noticias e aquilo foi demais.
    continuem com este blog, pois agora que o conheci vou visita-lo periodicamente.

    ResponderEliminar
  3. Este grande resultado, num campo tradicionalmente difícil, vem provar que estamos bem vivos!

    A margem de erro continua a ser zero, não podemos vacilar rumo ao PENTA!

    Grande jogo do Álvaro, do Varela. Enormes Rúben e Falcao!! É inacreditável como o madeirense passou o jogo todo a levar porrada, tanta que no fim já nem se segurava de pé. E depois ouvir o Manuel Machado atirar-se ao árbitro.

    Quanto a "El Tigre", já nem preciso de dizer nada, marca de qualquer maneira!! É um matador!!

    FORÇA MÁGICO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Modalidades:

    Hóquei

    Física 2-5 PORTO

    Andebol

    PORTO 32 - 32 Sp. Horta

    Basquetebol

    PORTO 78-72 slmerda

    ResponderEliminar
  5. no andebol empatamos 32-32 nos ultimos segundos!
    quanto ao jogo... grande ruben, radomel e mmo bom, tal como o alvaro, o bellu continuo a dizer k tem muito futebol.. de negativo so a grave(ao que parece) lesao do rodriguez e o mariano!
    por favor mandem-no embora, em vez do farias mandem o mariano, ja n ha paciencia para ele!
    força magico porto!

    ResponderEliminar
  6. sinceramente o Mariano não "pega"!... banco ou bancada com este atleta!!!parabéns FC Porto!

    ResponderEliminar
  7. Vê-se mesmo que o Porto ganhou e convenceu...a caixa de comentários está tão calminha =)

    Parece que agora até valem coices não é?

    Vitórias em todas as modalidades,tirando no andebol,mas esses grandes senhores não podem ganhar sempre,tranquilo.

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Comecei a ver o jogo um pouco tarde porque me foi difícil. Depois vi-o aos trambolhões !

    Acho que não é um horário ideal. Mas seria assunto para outro debate.

    Pelo que vi : Continuo, como já aqui escrevi, a pensar que Falcão é um jogador de área. Sempre na linha da bola.

    E, ganhando confiança, só pode crescer. É um avançado centro que me impressiona pela sua capacidade de posicionamento no sítio certo. Mesmo se, por vezes, falha.

    Com um meio campo a trabalhar em pleno rendimento pode ser ( mas posso me enganar ) mesmo muito bom.

    Gostei também bem de R. Micael. Será que o Porto encontrou um maestro ? Belos passes de linhas rasgadas quanto ao que vi. Aberturas pelas alas. Há quanto tempo não via tal gesto ! E presente onde era necessário estar.

    Pelo que vi, a vitória do Porto é indiscutível.

    Para terminar ,não posso deixar de saudar a presença da França na final do Europeu de Andebol.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  9. Jogo difícil até ao penalti que nos permitiu adiantar no marcador. Depois, e ao contrário do costum, a equipa não recuou e antes pelo contrário não deixou o adversário jogar que embora com 10 é sempre difícil. Acho piada ao Machado e aos palhaços dos comentadores (Tulipa incluído) falar do árbitro e de 1 suposto penalti contra o Porto e não falam de uma jogada logo no início em que o guarda-redes derruba 1 jogador do Porto e que a televisão não repete.

    Grande jogo de Ruben Micael com muita qualidade de passe e a levar pancada o jogo todo. Fernando bem melhor do que antes a jogar bem mais à frente. Álvaro Pereira impressionante no seu vai e vem constante e ganhar 1 penalti justíssimo.

    Hoje vi atitude e raça mesmo com o estado do terreno muito difícil. Mesmo não se jogando muito bem, com esta raça e atitude eu acredito que ainda podemos ir ao penta mas, agora é fundamental e necessário ganhar aos lagartos.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  10. No futebol: Grande jogo, que tem de ser da arrancada... carago!
    No hóquei vitória natural, no andebol surpresa, mas de certeza que foi uma excepção que depressa voltará ao normal. Já no basquete... li bem? Arrumamos mesmo, deitamos fora da carroça da taça em questão, os mouros?

    ResponderEliminar
  11. Os sinais foram bons, mas não vamos embandeirar em arco pois já tinhamos dado sinais de melhoria a seguir a Guimarães e a Madrid e depois foi o que se viu.
    Agora, parece-me claro, que com Rúben e Kléber, ficamos com mais soluções...espero que o Mestre as utilize com cuidado e com sabedoria, não inventando.
    Como o Rodríguez se lesionou, acredito que por algum tempo o dilema de Jesualdo fica simplificado, a não ser que ele com o regresso de Meireles, invente e deixe Rúben ou Belluschi no banco.

    Equipa para os lagartos se ninguém se magoar nos treinos: Helton, Fucile, Rolando, Bruno e Álvaro, Fernando, Meireles e Rúben, Belluschi, Falcao e Varela.

    PS-26 mil e quantos na Choupana?!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Depois do penalty foi um mimo ver a equipa jogar!

    Com RM a loiça é diferente, e tal como previa foi uma contratação preciosa para o resto do campeonato! É craque e tem o condão de por Belluschi a mexer-se!

    AP esteve imparável, parecia um corredor de 100 mts sem acusar desgaste, tantas foram as investidas por aquele lado esquerdo!

    Falcao a facturar sempre que lhe põem a bolinha a jeito e o menino Varela a partir a loiça toda.

    Foi bonito!

    "Ruben brilhou e fez Belluschi brilhar… agora, com Raul Meireles disponível, o que irá fazer Jesualdo Ferreira?" Essa tua pergunta Blue é sem dúvida o grande mistério dos próximos jogos. O sistema táctico não dá para os dois, JF não o vai alterar já sabemos, e para mim RMicael tem a titularidade de caras, quer se sacrifique RMeireles ou Belluschi.

    ResponderEliminar
  13. Antes do Fucile puxar o adverário, este tinha-o puxado primeiro, logo falta e nada de penalti.
    Daí que ... nada a registar de errado.
    No lance do nosso penalti, só com recurso às repetições ( e mesmo assim) se pode duvidar.
    Mas no decorrer da jogada rápida, fica a sensação de haver um toque sobre o Pereira. Difícil de ajuizar.
    De resto um bom jogo,que deu para ver Ruben Amorim a dizer bem alto o quanto era preciso um jogador assim.
    Esperamos que isto seja um alento para as grandes decisões que continuam inquinadas lá para os lados da 2ª circular centralista e vigarista.

    ResponderEliminar
  14. Podemos e devemo-nos reunir contra o Javi "cavalo" Garcia, o homem dos coices, o jogador do slm não pode passar impune!

    ResponderEliminar
  15. Comentários calminhos… calminhos.
    Onde andarão os críticos que só sabem apontar defeitos, prever desgraças e assobiar o Professor?

    ResponderEliminar
  16. Rúben assumiu-se como o maestro que faltava a esta equipa. Aquele passe a rasgar, para o quarto golo, é um hino ao futebol.

    Espero que o FC Porto arranque definitivamente para um período vitorioso até final.

    Para tal, necessita melhorar a qualidade de passe. Hoje contei 36 passes errados! E não foi das piores performances.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Com mais de meia época de atraso, eis que chegam os substitutos de Lucho e Lisandro ao Dragão. De seus nomes, Rubem M. e Cléber.

    Quero com isto acreditar que o campeonato foi de certo modo relançado, pois com tanto colinho, cavalitas, e admita-se, alguma mais valia dos adversários, era só ve-los passar.

    E depois, confessem lá: Nada nos dará mais prazer, do que, e depois de tanta euforia, "tirar-lhes o pão da boca" no fim... :-)))))

    ResponderEliminar
  18. Um novo blog sobre futebol: http://futebolcafe.blogspot.com/

    Viva o Porto

    ResponderEliminar
  19. A taça Hugo Santos é nossa!!!

    FC PORTO 74-53 Ovarense

    ResponderEliminar
  20. Parabéns a nossa equipa de Basquet! :)

    Alguem me sabe dizer quem é ou quem era, Hugo Santos?

    ResponderEliminar
  21. Esta taça Hugo Santos é a taça da Liga, mas com outro nome.

    Mafaldinha,
    Hugo Santos foi um presidente da FPB durante alguns anos.

    Mais logo, conto estar no Dragão a receber os nossos vencedores ;)

    ResponderEliminar
  22. Sapunaru por empréstimo no Rapid Bucareste.

    ResponderEliminar
  23. Já não ha pachorra! Jornal da noite da sic: resumo do slmerda sem mostrar agressão do javi cavalo garcia! Espanto: a seguir NÃO HA RESUMO DO FC PORTO! Mas o que é isto? Incrível a desigualdade de tratamento! P.S.: FC Porto ganha Taça da Liga de Dasket e as tv ignoram completamente! Vergonha!

    ResponderEliminar
  24. http://www.lancenet.com.br/cruzeiro/noticias/10-01-31/693064.stm?futebol-empresario-de-kleber-nega-acordo-com-porto


    segundo a lancenet o kleber n sera nosso jogador! nao chegou a acordo.. sera verdade? a ver vamos...
    força magico porto!

    ResponderEliminar
  25. Eu também quero ver mais para crer na melhoria da nossa equipa. É que Jesualdo, depois de grandes jogos contra Guimarães e Atl Madrid resolveu ir à Luz com a equipa de tracção atrás e foi o que se viu.

    Meu caro fimoze: não é por o Porto ter ganho o jogo com o Nacional que o treinador é o melhor do mundo. Ainda para mais quando não podia inventarf muito pois não tinha o Meireles para o meio campo. Para ver se o treinador aprendeu alguma coisa, é necessário e obrigatório ganhar aos lagartos na 3ª feira porque senão vai tudo por água abaixo. Terça-feira lá estarei, ao vivo, a apoiar a nossa equipa e acerdito que vamos conseguir ganhar. No entanto, é preciso que o prof não invente e jogue com os melhores no sitío certo.

    P.S. porque é não mostram 1 lance logo no início em q 1 jogador do Porto se antecipa ao redes do Nacional e aparece no chão com o redes a dizer q não tocou e com cara de comprometido? Mais uma vez há um branqueamento aos jogadores dos gayvotas como houve ao Carriço em Braga que devia ter sido expulso por ter ceifado violentamente o jogador adversário por trás. É por isso que temos de denunciar fortemente esta palhaçada das televisões a começar na TV pG por todos nós.

    ResponderEliminar