08 janeiro, 2010

PdC prometeu título [PENTA] a Pedroto…

Pinto da Costa evoca Pedroto em discurso violento contra Benfica

A homenagem, ontem à noite, a José Maria Pedroto ficou marcada por um discurso violento de Pinto da Costa. Para evocar a memória do antigo treinador, o presidente do Futebol Clube do Porto atacou duramente o Benfica e prometeu que vai ser campeão esta época para dedicar o título a Pedroto.

Com um discurso emocionado e iniciado com um "Boa noite, Pedroto", o presidente do FC Porto garantiu hoje tudo ir fazer para dedicar ao emblemático "Zé do Boné" a conquista da Liga portuguesa de futebol, 25 anos após a sua morte.

Pinto da Costa falava perante 400 amigos e familiares antigo jogador e treinador de futebol, após a missa evocativa da data, do descerramento da placa que agora identifica o auditório do estádio do Dragão com o nome de José Maria Pedroto e de um jantar de homenagem.

O discurso de Pinto da Costa foi particularmente emotivo, sensibilizando os presentes com alusões à memória e alguém "que está para sempre no coração de todos".

"Este é um momento paradoxal: há alegria e tristeza, tudo com saudade. Tristeza, porque Pedroto nos deixou há 25 anos, mas alegria pela felicidade de continuar no coração de todos nós", disse.

O presidente portista dirigiu-se quase sempre a José Maria Pedroto e disse ser uma "alma gémea" do treinador que "mudou o futebol português".

Depois de elogiar a família, representada pela viúva, filhos e netos, quis dizer a Pedroto "que todos continuam a gostar" muito dele e aludiu ao centralismo de Portugal, quebrado pela polémica do "Zé do Boné".

"Não nos vamos intimidar e seremos sempre dignos da sua memória. Ainda é o maior treinador português, que deu sempre a cara por aquilo em que acreditava. Queremos dedicar-lhe a si a vitória neste campeonato", avançou.

"Roubos de catedral" do Benfica

Pinto da Costa disse ainda sentir muito orgulho em continuar a pensar como Pedroto e pegando na célebre frase do "roubo da igreja", a propósito de alegados benefícios da arbitragem ao Benfica, disse que, hoje, se falam em "roubos de catedral".

Antes do presidente do FC Porto, discursou Rui Pedroto, um dos filhos de "Zé do Boné", que morreu há precisamente 25 anos e foi homenageado pelo clube do Dragão e também pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol.

"Era irreverente e polémico, mas sempre respeitador. Optava pela divergência sadia, ao contrário do consenso hipócrita. Um homem sem medo, que pugnava por aquilo em que acreditava. Um homem justo, equilibrado, sincero e humilde", disse.

fonte: lusa, em 07.01.2010

16 comentários:

  1. O meu presidente ontem esteve imparável na homenagem ao seu amigo Pedroto. E prometeu-lhe o penta.

    "Zé, vamos ser campeões"


    Uma noite que misturou a saudade com a tristeza e a alegria. Fez ontem 25 anos que José Maria Pedroto morreu e o FC Porto não quis deixar passar a data em claro. Uma homenagem sentida, partilhada entre 400 convidados que recordaram à mesa histórias vividas com o Mestre, antecedida pela atribuição do seu nome à sala de Imprensa, abrilhantada por um concerto de música clássica e, acima de tudo, marcada por um discurso sentido e inflamado de Pinto da Costa. Afinal de contas, o presidente do FC Porto pegou nas palavras "velhas" de José Maria Pedroto, que incentivavam à luta contra o poder central, para as reclamar como perfeitamente actuais. E nada melhor do que justificar essa actualidade com uma promessa: "Com o seu exemplo, e com muita gente contra nós, queremos dedicar-lhe a vitória neste campeonato. Vamos fazer com que seja campeão", prometeu Pinto da Costa enquanto olhava uma das fotografias de Pedroto.



    Ninguém quis faltar à homenagem de Pedroto. A equipa técnica portista (Jesualdo Ferreira, Rui Barros, João Pinto, José Gomes e Wil Coort), mais os capitães da equipa de futebol (Nuno, Bruno Alves, Raul Meireles e Mariano), juntaram-se a nomes como Artur Jorge, Fernando Gomes, Rodolfo Reis, Jaime Magalhães, João Mota, Herman José, Gilberto Madail, Carlos Queiroz, Neca, Vítor Manuel e António Oliveira, entre tantos outros. (in o jogo)
    ---
    Presidente, se tu acreditas, eu também. Foi sempre assim desde que me conheço.

    ResponderEliminar
  2. Faço minhas as palavras do Lucho, se o Presidente acredita, eu também!

    ResponderEliminar
  3. Espero que o exemplo de Pedroto em ano de "roubos de catedral" seja seguido por Pinto da Costa e toda a SAD azul e branca. Não é mais possível calar a indignação e revolta por toda a situação que se está a viver no campeonato deste ano. É certo que não temos estado bem em muitos jogos (Jesualdo vê se aprendes alguma coisa com o Mestre para motivar os jogadores e jogar futebol ofensivo) mas aquilo que se tem visto com as arbitragens dos Gayvotas é demais.

    E se as arbitragens têm sido vergonhosas, aquilo que se passou no túnel do Luz (lembram-se de como eles falavam do túnel das Antas - já se esqueceram, queres ver) é a cereja para tentar enfraquecer ao Porto ainda mais porque mesmo fraco é demasiado forte para eles. A perseguição a Hulk desde o primeiro jogo do campeonato é inacreditável mas, mesmo assim, a SAD e PC parecem mudos e com medo.

    Tem de haver por parte do clube um contra-ataque decidido e forte e sem medos das CMVM's ou Morgados deste país cada vez mais centralista e centralizador (sou um regionalista à força pois considero que Portugal se tivesse governantes em condições não precisaria de regionalização).

    É importante que todos os sócios e adeptos apoiem o mais possível mas, também é necessário que a administração da SAD e o treinador mostrem que querem ir à luta para que os sócios não desanimem.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  4. A mensagem só pode ser essa: se o presidente acredita, nós também acreditamos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Vamos lutar pela verdade desportiva", disse Pinto da Costa durante uma homenagem a José Maria Pedroto, falecido há 25 anos.


    "Hoje começa uma nova etapa", disse. Prometeu ainda aos adeptos do FC Porto não se "deixar intimidar" com aquilo a que chamaou de "roubos de catedral". "Hoje não são roubos de igreja, são roubos de catedral".

    Terminou com um comentário à petição sobre a verdade desportiva entregue na Assembleia da República: "Façam as guerras que quiserem, mas vamos lutar pela verdade desportiva. Depois de um fim-de-semana vergonhoso (benfica-nacional e sporting-braga) pedir vídeos na Assembleia da República é uma palhaçada".

    ResponderEliminar
  6. Pinto da Costa sabe o que diz, e pode bem ser o tónico de raça para a 2ª volta que aí vem. Já assim foi com o Rui Filipe.

    Estamos em boas mãos, veremos! Eu acredito!

    ResponderEliminar
  7. Eu sempre acreditei, mas quando o Presidente promete, ainda reforça mais a minha confiança de que vamos ser pentacampões!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. "Mestre, o Herman cheira bem e não é fedorento. O humor agora É FEDORENTO. Herman é um homem de cara lavada"

    PdC ao ataque aos ratos de esgoto fedorentos.

    ResponderEliminar
  9. Eu disse que o silêncio de que tanto se queixavam era calculado e ia terminar na altura que eles achassem mais apropriada.Nada melhor do que na homenagem a um SENHOR que sempre lutou contra este tipo de situações.

    Pinto da Costa no seu melhor!

    E hoje deu-se continuidade a um outro tipo de silêncio,como os senhores da bolha estavam na conferência de imprensa,o nosso treinador falou durante 1:30m para dizer apenas que apoiava causas justas e estava ao lado do plantel.

    Connosco,não gozam mais.

    ResponderEliminar
  10. Está prometido...E Jorge Nuno Pinto da Costa cumpre.
    Eu acredito, O Penta é já a seguir.

    Abraço
    O Tunel Dourado em http://carregaporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Discurso que todos aguardávamos, ai está pleno de afirmações que nos levará a mais um Penta.
    Será o penta de José Maria Pedroto, e quem tinha opinado que o nosso Presidente já não era Pinto da Costa, mas sim o Jorge Nuno, fica de agora em diante a saber que Jorge Nuno Pinto da Costa é o Presidente de todos os adeptos deste magnifico F.C. Porto, e que com ele nunca seremos silenciados.

    ResponderEliminar
  12. O «Mitico PdC» está de volta... e para durar, mesmo que contra os profetas da desgraça.

    Como já foi aqui dito, mas tb noutros espaços que tive oportunidade de visitar durante o dia de hoje, todo este discurso se resume a uma mensagem muito clara e linear: se ele, PdC, acredita... quem somos nós para duvidar? tal como até hoje, sempre acreditei, e depois destas palavras, desta mensagem de raça, crença e espirito de missão, muito mais acredito.

    Contra tudo e contra to(l)os, o PENTA será nosso!!!

    ResponderEliminar
  13. Meu Deus!!!
    Se o Futebol vivesse de promessas e discursos inflamados o Penta era como dizem já a seguir, mas como as coisas nao são assim, é bom que os que vestem de Azul e branco assim como o defensor da nobre causa black out, ponham pés ao caminho e joguem a bola já de preferencia contra o Leiria!!!

    Misturar Pedroto com o circo do Futebol, desculpem-me é demais!!!
    Jogue-se a bola, discuta-se internamente os nossos problemas enfrentemos os que nos atacam com veemencia...e nao encenemos cenarios de congeminaçoes e de arbitragens que so favorecem os outros, se jogar-mos Futebol nem isso lhes valerá, a prova está no Tetra!!!

    ResponderEliminar
  14. Eu já acreditava no Penta ontem, assim como ante-ontem, mas mais do que isso ACREDITO HOJE! Há que pôr o comboio nos trilhos. A próxima estação é União de Leiria!

    ResponderEliminar
  15. Grande discurso! Eu também acredito plenamente. E farei o necessário para que isso seja possível de alcançar.

    FORÇA GRANDE PORTO

    ResponderEliminar
  16. Também nunca duvidei do penta, e não se trata de fé no nosso "Papa" PdC. Trata-se é de acreditar na equipa!

    Que PdC de 2 ou 3 murros na messa e seus/nossos desejos se concretizem, mas... preocupem-se lá é em jogar à bola, para isso sim precisavamos de um Pedroto. Com Arreganho, com arregaço, sabendo investir contra as cobardias e roubos de catedral, em campo. Mal do FCP se ainda precisa-se de guerras Norte -Sul para se impor. O FCP sec XXI é grande demais para isso. Já foi chão que deu uvas. Hoje não há mitos da ponte.

    ResponderEliminar