09 maio, 2011

Retorno, Caos, Fractais e Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

É uma grande ironia que as duas equipas vítimas dos túneis da luz (antiga designação para o actual estádio da obscuridade) no ano passado, sejam agora os finalistas da Liga Europa. FC Porto e Braga são os justos finalistas e, se a justiça continuar a imperar, o FC Porto ganhará o troféu, pois fez mais jogos que o Braga na Liga Europa, mostrou grandes exibições e resultados expressivos e inequívocos para chegar á final.

Mas esta coincidência fez-me reflectir sobre a lei do eterno retorno, que é um conceito algo new age, o qual podemos cruzar com outros mais científicos, como a Teoria do Caos e a Física dos Fractais. O benfica este ano teve o que merecia depois das movimentações fraudulentas de bastidores, terminando a época ganhando nada (nada é outra designação para a taça lucílio ou taça de sumos).

Agora o que nenhum encornado certamente esperaria é que, com este comportamento, estariam a desencadear a série de acontecimentos que levou o Porto e Braga à final da Liga Europa.

É claro que ao Porto saiu muito cara esta época, pois perdeu (pelo menos) 16 milhões de euros da não ida à Liga dos Campeões este ano, devido ás referidas movimentações fraudulentas do benfica e, em particular, de um rapazinho encornado na Liga.

Mas essas acções também levaram à mudança de treinador no Porto, trazendo finalmente um grande treinador ao Porto desde a saída do Mourinho, pois Villas-Boas é um digno sucessor de Mou e tem um estilo próprio, diferente do seu antigo mestre. Se o Porto tivesse ganho o campeonato nacional o ano passado, muito provavelmente Jesualdo ainda seria o treinador do FCP e, Jesualdo até chegava para o nosso campeonatozito, mas era demasiado conservador e medroso para ganhar algo na Europa. Villas-Boas trouxe de volta ao Porto a grandiosidade das épocas de 2003 e 2004, colocando novamente o F.C. Porto no topo do futebol mundial. Claro que os principais agentes da mudança são os jogadores dentro do campo, mas foi Villas-Boas quem lhes revelou todo o seu potencial. Os jogadores do Porto estão esta época muito mais valorizados e, bem vistas as coisas, os 16 milhões de euros até serão facilmente recuperados com as transferências, através da valorização obtida. Pena será se o Hulk ou o Falcão forem os escolhidos para o FCP encaixar os milhões. Compreendo a tentação do Porto ganhar um jackpot milionário com estas transferências, mas Hulk e Falcão são necessários se o FCP quiser ter pretensões de ganhar a Liga dos Campeões.

A revolta sentida pelo FC Porto e Braga pelo que se passou o ano passado no campeonato também contribuiu para o acréscimo de ânimo e desejo de superação que forja os campeões, particularmente no confronto directo entre os clubes. Exemplo disso foram as 4 vitórias do Porto esta época em 5 jogos com o benfica (duas das quais no reduto adversário); a goleada de 5-0 no Dragão; a inversão de um resultado bastante desfavorável para a Taça de Portugal; ser campeão nacional a 5 jornadas do fim (ainda por cima no "salão de festas" da obscuridade); terminar o campeonato a mais de 20 pontos do benfica; e bater recordes a nível individual e colectivo.

Coitaditos dos mouros que, mesmo canalizando a maior parte das energias para tentar destruir o FC Porto - em vez de investirem essa energia para construir uma equipa ganhadora - acabem por sair a perder sempre.

nota: O 'BiBó PoRtO, carago!!' agradece ao Carlos Mota a elaboração deste artigo.

5 comentários:

  1. Post muito oportuno.

    De facto existem mesmo ironias do destino...

    E os causadores dos problemas dos tunéis ficaram esta época com um grande melão:)

    ResponderEliminar
  2. O que eu acho verdadeiramente incrível é a estupidez genuína dos nossos adversários…

    Já não lhes bastou terem sido dizimados este ano e estão novamente com a bazófia típica do “vamos ser campeões para o ano”.

    Como é óbvio, a resposta de AVB foi excelente: “enquanto outros vão ser campeões, nós vamos tentar ser campeões com a máxima humildade”.

    Por isso, enquanto tivermos adversários “estúpidos como as portas”, que não aprendem com os erros, repetindo-os sucessiva e repetidamente ano após ano, estou bastante tranquilo quanto ao futuro do nosso clube, saindo Hulk, Falcao ou quem quer que seja…

    O FC Porto ganha, não por este ou aquele jogador, mas porque tem uma organização excelente e um projecto vencedor que se arrasta há anos…

    E para o ano o pote 1 da Liga dos Campeões espera-nos...

    ResponderEliminar
  3. Excelente e oportuno post com o qual concordo em tudo o que é essencial.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Esta é a altura para o FCP e SCB convidarem publicamente o Dr. Ricardo "Tunéis" Costa para ir a Dublin assitir à final da Liga Europa e agradecer-lhe a (in)justiça dos castigos do ano passado pois ajudaram-nos a ser mais fortes este ano.
    Jorge

    ResponderEliminar