11 fevereiro, 2015

EU NÃO DISSE QUE IAMOS SER CAMPEÕES?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Sexta, com o Guimarães, é a primeira final para nos sagrarmos campeões nacionais.

Faltam mais 3. Braga, sporting e benfica.

Estou plenamente convicto que ganhando estes 4 jogos, o Futebol Clube do Porto será campeão nacional.

Não estou com sentimento de mouro, nem estou com sobeja de outros. Estou confiante.

Porquê? Simples. Vejo-nos mais concentrados em cada jogo. Vejo o nosso treinador mais compenetrado no que é ser Porto, mas vejo sobretudo todos os adeptos concentrados num só objectivo. Lutar pela vitória.

Este fim de semana foi de "emoções" para os lados de alvalade. Do "aí que ganhamos" ao "somos campeões", viu-se de tudo no WC. Eu vi fundamentalmente uma coisa. A diferença que nos faz ser enormes.

O Futebol Clube do Porto empatou em Alvalade. Saímos de lá cabisbaixos, desiludidos. Queríamos mais, acreditamos que poderíamos ter dado mais. Respeitamos mais os nossos adeptos. Empatar na casa de um rival, não é muito sinonimo de vitória.

O nosso rival empatou num lance fortuito mas, ainda assim, pensado. Digo pensado porque confesso que é o primeiro ano que JJ me assusta. Está pela primeira vez "consciente" das limitações e isso é perigoso.

Observei isso no Dragão. Pela primeira vez, "reduziu-se" à sua insignificância e resultado disso, venceu.

Venceu com laivos de sorte dirão uns, com humildade direi eu. Percebeu que enquanto individualidades e coletivo éramos melhores e a única forma de nos ganhar seria a aposta em lances de contra ataque. Fê-lo, soube "cair em si" e saiu vitorioso do nosso reduto.

Em Alvalade vi o mesmo. JJ ciente que o sporting jogava em casa e que, quer queiramos quer não, tem no miolo a sua força motriz, algo que ao benfica falta. Percebeu novamente que para passar mais esta tormenta teria que "recuar" sabia que tinha que dar a iniciativa de jogo ao adversário e sem falsos tendenciosismos fê-lo. JJ soube ser pequeno, e nesta pequenez levou a melhor porque, como é obvio, será sempre mais letal que um simples "ramaldense" na altura de atacar.

Este facto assusta-me! JJ a ser humilde quando tem 6 pontos de avanço e se arrisca ser bicampeão? Algo vai mal.

Isso é alterar o adn da lampionagem!

Estava já com algum receio que este benfica "à moda da Grécia de 2004" pudesse, sem merecer, conseguir galvanizar-se para uma segunda metade da época vitoriosa quando se dá o esperado...! Pulinhos por um empate! Bom, aqui claramente se faz a leitura que o clube da segunda circular tem consciência que não dá para mais. Tem consciência de que "jogos como os do Dragão" há um em mil. Tem consciência da dificuldade que é aguentarem-se com esta (3 se tivessem perdido) vantagem pontual. Assim, conseguirem receber o Porto e saber que podem passar esse "cabo das tormentas" e continuar em primeiro foi um alivio, um respirar fundo, um acreditar que já não tinham, foi claramente um "estamos vivos".

Bom, mas se assim é, ficou claro que além de não praticarem um futebol digno de campeão, além de não terem estofo para o ser, foi notório que eles sabem a sorte que têm de estar na posição em que estão.

Duvido que a 14 jornadas, repito, a 14 jornadas, alguma vez veja o meu Porto festejar um resultado menos mau na caminhada para o titulo.

Duvido? MELHOR, NUNCA VEREI!

É isto que nos define. Nós somos mais, queremos mais, ambicionamos mais, e não nos contentamos com o menos "mais".

E eles são a cada dia menos. Com aquela reação, repito, a 14 jornadas do fim, deram um sinal claro a todos os outros. Em cada jogo vão entrar receosos. Um campeão seguro não festeja daquela forma. Uma equipa que sabe que tem que entrar em todo o lado para ganhar nunca poderia festejar daquela forma. Uma equipa que acredita no seu valor, nunca em momento algum poderia ter aquela reação.

Nós, naquele momento, acredito que festejaríamos. Sim. Mas a correr com a bola na mão em direção ao meio campo com o pensamento "inocente" do "ainda temos tempo". É aqui que se vêm os campeões. Foi ali que vimos quem quer, quem pode e quem vai ser campeão.

SEXTA. O DRAGÃO É NOSSO.

8 comentários:

  1. Boa tarde Cativo.
    Concordo com tudo aquilo que escreveu, mas não vai ser fácil ganharmos 14 jogos seguidos.
    Nunca o conseguimos correndo atrás do adversário.
    Já fizemos julgo 17 mas era AVB o treinador e comandamos o campeonato desde a 1ª jornada.
    Apesar de eles estarem cheios de medo, prevejo que percam poucos pontos, não nos esqueçamos que o andor na 1ª volta foi carregado.
    Não acredito no titulo, pois o FCPORTO da Madeira deixou-me triste, muito triste. Se me garantirem que estes jogadores vão entrar em cada jogo que falta como se fosse o último, aí acredito que vamos ganhá-los todos pois temos umplentel e um grande treinador, mas nem sempre a cabeça está ligada as chuteiras.
    Sexta é muito difícil e os próximos mas dificeis serão.
    Eu não acredito, ou melhor não quero massacrar o coração com ansiedade pois o golpe depois do maritimo foi doloroso.
    Bruno Miguel Guedes - 28061.

    ResponderEliminar
  2. "Estou plenamente convicto que ganhando estes 4 jogos, o Futebol Clube do Porto será campeão nacional", eu também estou convicto!
    È tão certo o benfica perder pontos como tão certo é o Porto recuperar a diferencia de pontos para o primeiro lugar!

    Eu acredito que JJ esta a perder mão na equipa, digo isto porque a forma tacanha como a que estao jogar e o estar fora da Liga dos campeões cria desmotivação nos jogadores que JJ com o seu ego parece não saber nem nunca soube lidar!
    Em termos motivacionais benfica e sporting estão em sentido inverso, para o plantel do benfica não jogar na liga dos campeões e lutar só pelo o campeonato é desmotivante, embora não admitam, para os do sporting lutar pelo titulo ja é extremamente motivante sendo o resto uma questão de bonus!
    A diferença notou-se no jogo entre os dois, o sporting saiu com a sensação de derrota porque queria mais, queria ganhar e o benfica com sensação de vitoria pelo empate porque muitos daqueles jogadores devem olhar para esta época com suplicio, alguns deles que vinham com expectativas de liga dos campeões estão agora a ver-se lutar a todo custo por se manter em primeiro sem saber como la chegaram!
    Para uns a LC é muito motivante e reforça a vontade dos jogadores para outros é uma competição que só "estorva"!
    Por estas razoes acredito que mais um mês e tudo vai mudar, os jogadores e treinador do nosso FCP estão a agora a acordar e a perceber o que se passa em volta, vamos fazer fé nas capacidades do excelente plantel que temos!
    saudaçoes

    ResponderEliminar
  3. Como a minha moral se sentiu fortalecida com este texto, com esta dose generosa de optimismo! Obrigada, Cativo.

    ResponderEliminar
  4. JF acabou a sua última época a vencer 12 jogos consecutivos, se não estou em erro.

    ResponderEliminar
  5. Texto com sumo e com vontade de vencer, como nos caracteriza.
    Confio na equipa e no treinador. Há que cerrar fileiras e não esmorecer. Eles vão cair.
    Façamos nós o nosso trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Ganhar todos os jogos?! porquê não! Se acredito que acontece?não. Temos que ter em mente que este ano, serà um ano de transição para os proximos anos. Depois de um ano que nao trouxe absolutamente nada, tirando tudo o que nao se deve fazer! Mas ainda acredito nO titulo, isto sim. Aguentar a distancia até a luz e ai arrebentar com eles! Se perdemos este campeonato serà por culpa propria e unicamente por esse motivo. Temos melhor equipa mas jovem, demasiada anjinha por vezes. Mas isto adquira-se com o tempo, com sofrimento, com paixão e amor ao clube.Até fico com dores de cabeça com os pontos mal perdidos. Guimarães, Estoril, boavista...Nem falo do maritmo. Pronto jà preciso de um comprimido! Mas vamos là ver o que acontecerà e sempre com fé...viva o Porto

    ResponderEliminar

  7. também sou maluquinho ocorrer ponto de acreditar que é possível. afinal não é sempre assim? se não fosse a nossa forte convicção de que valeria ir ao Estádio apoiar a equipa?

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  8. Boavista, Estoril, 5LB no Dragão, Marítimo... são passado. O FUTURO é VENCER! Não podemos olhar para trás. Se fizermos bem o nosso trabalho, É POSSÍVEL! Vamos acreditar. Até ao... minuto 92, TUDE É POSSÍVEL!
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar