04 fevereiro, 2015

HERNÂNI É NOME DE SUCESSO E GLÓRIA NO FCPORTO!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O ex-vimaranense chega a um Clube de que é glória um outro Hernâni, o Hernâni Ferreira da Silva! Que lhe siga o exemplo. Que faça jus ao nome que herda na equipa azul-e-branca. Que tenha sucesso.

Hernâni – Hernâni Ferreira da Silva (n. Águeda, 1 Set.1931 – m. Águeda, 5 Abr.2001), o "furacão de Águeda”, considerado por muitos o mais completo jogador de sempre do FC Porto e do futebol nacional.
• Hernâni não fazia malabarismos com a bola, mas dominava-a a preceito e com eficácia. Jogador de dimensão física e agressividade raras na sua época, ao ardor e temperamento latino juntava a rapidez, o passe certeiro e o remate mortífero.
• Começou no Recreio de Águeda e arribou à Constituição no ano de 1950, estatura enfezada, contraponto a um tecnicismo de espantar. Estreou-se com a camisola azul e branca no dia 10 de Setembro de 1950 contra o Estoril, num jogo que os portistas venceram por 4-3 com Hernâni a contribuir com um golo, após substituir Araújo, no que foi tido como uma passagem de testemunho.
• Na época de 1952-53 esteve ao serviço do Estoril (o adversário da sua estreia), solução encontrada após o Exército o chamar para o Regimento de Cavalaria 7, em Belém, Lisboa. Quando foi transferido para um aquartelamento no Norte regressou ao FC Porto. Treinava uma vez por semana e regressava ao quartel logo após os jogos. Vida difícil!
• Jogador polivalente do meio campo, também jogava no ataque (marcou mais de 150 golos em toda a sua carreira). Interior-direito, extremo e centro-campista (!) driblava como poucos e era, invariavelmente, desconcertante. Exímio nos passes curtos, Hernâni jogava com a "inteligência toda". Calculista, astuto, hábil nas desmarcações, formou com Carlos Duarte e Jaburu um trio fantástico e espicaçou o interesse do Inter de Milão.
• De facto, um jogador extraordinário, um esteio da equipa que dominou a segunda metade da década de 50, conquistando dois títulos nacionais e duas Taças de Portugal.
• Hernâni, personalidade de forte carácter e feitio nada dócil, teve desentendimentos com Yustrich que foram muito badalados na época. Representou o FC Porto durante 13 temporadas. Terminou a carreira em 1964.
• Por 28 vezes vestiu a "camisola das quinas" e por pouco não fez parte da equipa dos "Magriços" (Inglaterra 66) tendo, no entanto, jogado ao lado de quase todos eles.
• Hernâni, uma glória do FC Porto e, para muitos, o melhor jogador de todos os tempos no clube!
Carreira no FC Porto
1950-51 e 1951-52; 1953-54 a 1963-64
Palmarés no FC Porto
2 Campeonatos Nacionais (1955-56 e 1958-59)
2 Taças de Portugal (1955-56 e 1957-58)

Hernâni Jorge Santos Fortes (n. 20 Ago.1991), o mais recente reforço do FC Porto, lançou-se no futebol profissional no Atlético e passou pelo SC Mirandela antes de chegar ao Vitória de Guimarães em 2012/13. Fez 30 jogos pela equipa B e, na época em curso, Rui Vitória apostou nele na equipa principal com grande sucesso. Esquerdino de rara qualidade, era disputado por vários clubes mas, por indicação de Lopetegui, ruma ao FC Porto.

- Fernando Moreira, Vila Real – Fevereiro/2015 -

1 comentário:

  1. Muito bom este historial por parte do Hernâni, nosso craque eterno!
    Esperemos que este Hernani consiga 1/10 do que o grande Hernani fez no FC Porto. Já seria muito ! =)

    ResponderEliminar