26 fevereiro, 2015

SERÁ QUE VALE A PENA?

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Estou a ficar farto, cansado, enojado!
Sim, não estar em primeiro cria-me uma irritação única, uma urticária particular, um mau estar latente e constante.
Sim, é falta de hábito, sim, estou “mal habituado”, sim, quero-me manter assim!

Não, não vou enumerar os erros em favor do “sl colo colo”, não vou enumerar os erros em nosso desfavor, as inaugurações de casas onde alguns marcam presença, os jantares no Papão, ou até mesmo a liga da “verdade” do Rui Asqueroso Santos (se não lhe dávamos credibilidade noutras alturas, não o vamos fazer agora... mas ser ele próprio a dizer que deveríamos estar 6 pontos à frente, é sintomático).
Mas desta vez, e contra todas as previsões ou expectativas, o que me está a deixar irritado, surpreendido e desconfiado, é o silêncio ensurdecedor daqueles que deveriam ser os primeiros a gritar bem alto a absoluta escandaleira que temos assistido.

Estou irritado porque isto é tão descarado, tão óbvio, tão repetitivo, que não falar sobre isto, não denunciar esta vergonha, só poderá estar ao alcance daqueles que ou não sentem o mesmo que nós ou são cegos!
Estou surpreendido porque isto é tudo menos uma reação à Porto. Não estamos de todo habituados a levar um estalo, dois estalos, uma tareia, e simplesmente dar-mos a outra face, a cara toda, o corpo inteiro!
Estou desconfiado porque isto só se pode justificar com outros interesses, outras vontades, outro objetivos. Não falar, não denunciar algo tão evidente e que põe em causa toda uma época de trabalho e um esforço coletivo, só com razões muito fortes para não o fazer!
E não, não basta dizer que o clube fala a uma só voz e que portanto ou fala o presidente ou não fala ninguém. Se o presidente quer ou não falar, é uma decisão dele. Se o presidente pode ou não falar, é com ele. Se o presidente quer estar ou não mais recatado, é uma opção dele. Se quando o presidente fala mais ninguém tem que abrir a boca, isso é evidente.
Agora, o que não é lógico, não é natural, não é sequer respeitoso para com o clube, é este silêncio.
O que não é lógico, é que se não fala o presidente, não fala ninguém, e continuamos neste desrespeito. Para que serve então um departamento de comunicação?
O que não é lógico, é ser o treinador, alguém que nem há um ano cá está, ser o único a falar.

E no meio disto tudo, surgem os adeptos!
Surgem aqueles que andam revoltados, indignados, mas que ainda assim continuam num apoio constante, mas sem perceberem muito bem se andam a perder o seu tempo porque “já tá tudo feito” ou se de facto vale a pena continuar dia após dia a falar, semana após semana a apoiar.
Será que vale a pena continuarmos a fazer o papel (com muitíssimo menor impacto!) que deveria ser feito por aqueles que ganham salários de milhares de euros?
Será que vale a pena continuar a berrar quando quem o deveria fazer está calado?
Será que vale a pena continuar a ir aos estádios quando parece existir indiferença perante o que se passa lá dentro?
Será que vale a pena continuar a gastar dinheiro, tempo e paciência com aquilo que outros se parecem demarcar?
Será que vale a pena continuar a lutar e ser soldado de uma causa onde os nossos generais estão sentados na poltrona?
Será que vale a pena continuar a cultivar a proximidade a uma instituição centenária que tanto nos diz e pela qual tanto sofremos, quando quem manda nada faz nesse sentido?
Lamentavelmente não tenho resposta para todas estas questões... tenho isso sim interrogações, dúvidas e uma única certeza: o meu inabalável amor pelo Futebol Clube do Porto e tudo aquilo que mexe vestido de azul e branco.

Termino apenas com uma reflexão que gostaria que os nossos dirigentes fizessem: hoje em dia, cada vez é mais difícil cultivar a relação de proximidade entre adeptos e clube. São os jogos que são todos transmitidos pela TV e quase sempre se realizam em horário noturno. São os miúdos que estão mais preocupados com as consolas e os tablet's do que em ganhar a cultura de ir à bola. São as mulheres que têm um enorme número de shopping's num raio de 50 kms. São os maridos que andam chateados com ganhar pouco e querem cultivar o espírito familiar. Enfim, o tempo em que as senhoras ficavam à tarde na praça Velasquez a ouvir o relato e os maridos iamàá bola com os miúdos pela mão, já lá vai e não volta. Ora, perante uma realidade destas, se há desafio que um clube tem pela frente é a capacidade de mobilizar pessoas para o continuarem a apoiar e seguir, marcando presença nos estádios e pavilhões. Assim sendo, pergunto: Esta estratégia de silêncio não é criar ainda um maior fosso entre clube e adeptos? Este silêncio não cria uma maior falta de identificação entre clube e adeptos? Este silêncio não cria uma crescente perda de valores à Porto? Este silêncio não afasta ainda mais os adeptos do futebol (e modalidades)? Fica a reflexão...

Um grande abraço, e até domingo no sítio do costume...

NOTA - Mais uma "festa", desta vez na equipa B...siga a rusga, siga a festa! Desta vez o protagonista foi o mais recente árbitro internacional: o lisboeta Tiago Martins. Chegou a internacional com 3 jogos de 1.ª Liga e depois de perder 15 kgs. Filho de árbitro, foi eleito por voto secreto para substituir Olegário Benquerença. Promete!

8 comentários:

  1. Subscrevo TUDO!
    Acho que estamos a voltar ao tempo que o nosso presidente falava, em que nós éramos os "bons rapazes". E eu acho muito sinceramente que estamos a voltar a esse tempo, com outra característica nova. Os adeptos da pipoca e assobios.
    Volta estádio das antas, estás "perdoado".
    SEMPRE PORTO!
    OLD SCHOOL

    ResponderEliminar
  2. Norte, o que temos estado a assistir, infelizmente, não passa da continuação e repetição do que tem sido de há alguns anos a esta parte. Temos uma direção que passou a ser amorfa, que não transmite chama, que não marca de forma visível a sua posição, que permite que eles próprios sejam enxovalhados, que permite que o Clube seja constantemente maltratado, insultado, enxovalhado, denegrido, que deixa orfão os seus próprios adeptos. Não foi desta forma que nos tornamos no que somos hoje. Bem pelo contrário. Quem nos defende? Os treinadores? Voltamos a ser "bons rapazes"? O resultado de tudo isto, todos nós sabemos qual será. Não tenho explicação para isto. Desleixo de quem nos gere? Desmotivação? Falta de força? Autismo? A Direção vive num mundo à parte, só dela? Fazem do Clube a sua própria casa, não sentido mais a necessidade de demonstrar e provar serem merecedores dos cargos que ocupam? Estamos saturados desta indiferença, saturados de ver o Clube e quem o representa ser constantemente enxovalhado, denegrido, vigarizado. E o mais irónico é que, hoje em dia, em 2015, temos uma massa adepta incomparavelmente superior aquela que tínhamos há 30 anos atrás. Temos força social. Temos "massa crítica". Temos quem queira lutar a sério pelo Clube. Hoje, temos meios numa dimensão que nunca tivemos anteriormente. Temos um Canal de TV. Temos Redes Sociais com 3 milhões de seguidores. Passe o exagero, é como se o mundo fosse nosso. Não se deram ainda conta disso? Facilmente podemos marcar posições de força, atingir quem nos faz mal, desmontar todas as artimanhas e armadilhas que nos são preparadas. E o que fazemos? Baicamente o contrário. Presidente, não me leve a mal, mas veja lá se o Senhor, ou alguém por si, o quanto antes, desperta, e, consequentemente desperte o Clube de forma cabal, vincada, afirmativa, e coloque em prática a grandeza e força que o Clube tem. Nós, adeptos e sócios, estamos saturados disto. Da minha parte, não foi este o registo que me fez apaixonar pelo F. C. Porto. Eu e todos nós queremos o F. C. Porto de volta. Esse desígnio está nas mãos do Presidente.

    Abraço, Norte.

    Rogério Almeida

    ResponderEliminar
  3. Na mesma linha do Norte e do Rogério...

    Isto começa a doer sinceramente.
    Fartos deste silêncio que nos vai fragilizando cada vez mais...

    ResponderEliminar
  4. Guerreiro da Invicta26 fevereiro, 2015

    http://rutube.ru/video/833b675590fe7ed6b7a73c37b06ac41f/

    ResponderEliminar
  5. Só lhe posso dizer isto:

    ESTÁ CHEIO DE RAZÃO!

    O que está a acontecer, é, acima de qualquer outra coisa, acima de qualquer estratégia, uma inadmissível falta de respeito para com os adeptos.

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,

    Completo de razão, já sinto isso a alguns anos, sou um adepto novo, mas habituei-me a outra postura da nossa direcçao, para alem disto, eu queria deixar uma sugestão, q é fora do topico aqui tratado.

    A actualidade das modalidades é uma das razões q sigo este blog, a umas semanas foi indicado aqui q a equipa de hoquei do porto ia sofrer uma revoluçao para a proxima equipa. Gostaria para deixar uma sugestão de um topico a discutir sobre as saidas e entradas já confirmadas e possiveis entradas e saidas, e para alem disso discutir a possibilidade de o treinador sair. Sei q ainda tamos a meio da epoca, e agora o foco é o campeonato e liga europa, mas era uma sugestão, talvez para uma fase mais avançada.

    Tiago Sousa

    ResponderEliminar
  7. Norte, o nosso coração diz que vale sempre a pena, contra tudo, contra todos...

    Bibó Porto

    ResponderEliminar
  8. Tiago Sousa,

    Sobre a dita "revolução" no hóquei, não há muito a discutir quando as informações que têm saído da comunicação social correspondem á realidade, quer no treinador, quer nas entradas e nas saídas.

    Falta saber se o timing escolhido para as divulgar foi ou não o mais correcto....sim, porque ninguém acredite que toda a comunicação social adivinhou e acertou em cheio...teve que ser alguém a informar!

    ResponderEliminar