01 fevereiro, 2015

OLHAR PARA DENTRO...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Nos meus dois últimos posts focalizei parte da minha análise nas arbitragens da presente época, bem como na constante forma nojenta como a comunicação social continua e continuará sempre a tratar o FC Porto.

Após o que se passou há uma semana em pleno estádio dos barreiros, num jogo em que o FC Porto desse por onde desse, nunca o poderia perder, questionei-me a mim próprio se valerá mais alguma vez falar de aspetos externos, quando os aspetos internos acabam depois por derrubar tudo o resto. Ou seja, por maior que seja o “andor”, por maior necessidade que haja do nosso rival em atingir uma façanha que não consegue há 30 anos tornando-se essa necessidade como que um desígnio nacional, uma espécie de imperativo em que quase só falta um diploma legislativo a decretar o novo campeão nacional, independentemente de todas estas questões exteriores que todos nós conhecemos muito bem, a grande verdade é só uma: o FC Porto tem de demonstrar dentro de campo uma competência à prova de tudo e mais alguma coisa.

A imagem de marca do FC Porto dos últimos 30 anos, apesar de uma ou outra época menos conseguida em quase todas conquistamos pelo menos um título, tem sido a enorme competência demonstrada em campo. Desde que vejo futebol com alguma noção do que realmente estou a ver, as minhas lembranças são da máquina goleadora de Bobby Robson, do futebol atraente de Oliveira, da forma injusta como não fomos campeões com Fernando Santos em 00/01 por apenas um misero ponto do “sarrafeiro” Boavista de Pacheco, da forma épica como em 2 anos o FC Porto de Mourinho ganhou tudo o que havia para ganhar cá e lá esmagando tudo e todos, da forma muito competente (e tantas vezes desvalorizada) como o Professor Jesualdo conduziu o clube ao tetra-campeonato de 2009 e nos apurou sempre para os oitavos da Champions, da forma louca mas eficaz com que Adriaanse foi campeão calando alvalade, da forma brilhante como o FC Porto de AVB esmagou um certo e determinado clube limpando tudo o que de relevante havia para limpar ou da forma sóbria mas com muito sucesso com que VP ganhou ao “mestre da tática” em dois anos consecutivos ajoelhando-o em pleno Dragão. Ou seja, grande parte das minhas recordações são de um FC Porto competente em campo e fora dele, de um FC Porto que deixava tudo em campo, que lutava pelo bom nome da instituição fora dele, sem medo de nada nem ninguém, sem medo de afrontar os poderes instalados na capital, contra tudo e contra todos.

Pior que perdermos o campeonato este ano, abrindo uma enorme histeria em torno do mais que provável anúncio do “fim de ciclo”, mesmo considerando que uma derrota nossa em 14/15 significaria que nos últimos 5 anos, em 3 deles fomos campeões, o que não significa nem pouco mais ou menos uma hegemonia deles, nem o tão propalado “fim de ciclo”, pior que tudo isso é perceber que a equipa voltou a não dar tudo em campo, que os jogadores não percebem a importância de envergar o símbolo que ostentam em campo, que o treinador ainda não percebeu bem o contexto em que se move ou que a SAD anda demasiado calma e preocupada sim mas com a sustentabilidade da liga de clubes (gerida por anti-Portistas há já alguns anos!).

Por tudo isso, juro-vos pela minha saúde que aquilo que mais me F*** não é perder um campeonato, um jogo ou uma taça. O que realmente me F*** é sentir que os 11 rapazes que vestem de azul e branco não sabem verdadeiramente o que é a essência do FC Porto. É sentir que se perdeu quando não se fez tudo para ganhar. É sentir que a derrota é vista quase como uma fatalidade frente a um qualquer marítimo desta vida (uma bosta de equipa, do mais miserável que defrontámos nos últimos anos).

Por tudo isto é que reitero a minha principal mensagem de esperança para o futuro, que começa já hoje com a receção ao Paços de Ferreira: acima de tudo, percebam em que clube estão e o porquê da grande maioria dos profissionais (jogadores e treinadores) que passaram nas últimas décadas pelo FC Porto terem deixado um rasto de competência, sucesso e alegrias para os adeptos. Percebam o que é o FC Porto!!!!! Tudo o resto compõe-se naturalmente, porque qualidade dos jogadores há, salários altos também (isto é, condições para todo e qualquer profissional desempenhar bem a sua função) e adeptos esses, mais assobio ou menos assobio, quase sempre estão lá a apoiar. O tempo não é de desistir ou lançar toalhas ao chão mas sim de lutar até ao último pingo de sangue para impedir que aqueles cab**** sejam campeões! FORÇA FC PORTO!!!!

1 comentário: