27 fevereiro, 2015

O PORTO É UMA NAÇÃO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


“Porque joga o grande Porto, porque joga o nosso amor, seguimos todos juntos não importa onde fôr!” O mote está dado e os ultras do FC Porto tiveram nos últimos dias duas grandes provas da sua força, tanto em Portugal como no estrangeiro. Em Basileia e no Bessa choveram elogios pela prestação daqueles que estão sempre presentes, jogo após jogo ao lado do Clube do seu coração.

Há duas semanas defrontámos o Vitória de Guimarães no estádio do Dragão, em jogo antecipado devido à Liga dos Campeões. Numa sexta-feira estiveram cerca de 25 mil espectadores, não mais de 200/300 vindos do Minho. O FC Porto cedeu 1000 bilhetes a 10 euros ao adversário mas apenas um quarto compareceu. Mais uma fraca presença daquela gente no nosso estádio, o que já vem sendo habitual. Só por uma vez encheram por inteiro o sector visitante, já na distante época de 2007/2008. Fama têm eles muita e mais uma vez ficou provado aquilo que valem.

Num jogo resolvido por Brahimi, os Super Dragões e o Colectivo animaram o estádio como do costume. Curva Sul lotada e com as suas habituais bandeiras gigantes a colorir o sector e o Colectivo mais 90 minutos sem parar de cantar!

O fim-de-semana foi passado a apoiar as modalidades. No Sábado estreámos-nos na fase de grupos da taça EHF, enquanto uns ficaram no Dragão Caixa a apoiar a equipa no importante confronto com os alemães, outros deslocaram-se a Oliveira de Azeméis onde o hóquei em patins foi afastado da taça de Portugal pela equipa local.

Passa o Carnaval e começa mais uma aventura para os ultras do FC Porto: Invasão Basileia!!!

Uns voaram directamente para a Basileia, outros para outras cidades suíças e ainda outros optaram por fazer escala. De véspera já lá estavam alguns sendo que a maioria chegou no dia do jogo. Madrid recebeu-nos durante algumas horas antes de embarcarmos com destino a Basileia. Chegada pela hora de almoço à Suiça e hora de começar a espalhar o nome do FC Porto por aquele local.

Convertemos as margens do Rio Reno ao azul e branco e encaminhámo-nos para o local de concentração, nos Paços do concelho. Uma deslocação ao estrangeiro é já de si algo que provoca uma imensa adrenalina. Ainda para mais nestes casos, em locais onde a comunidade portuguesa emigrante é imensa, o que faz com que “joguemos em casa”. Tomámos conta das principais ruas durante a tarde.

O que estava previsto era deslocarmo-nos de autocarro até ao estádio, porém apenas três autocarros estavam presentes, o que obviamente não chegava nem para metade dos portistas que estavam na praça. Optou-se por caminhar a pé até ao St. Jackob Park e foi dos melhores cortejos em que alguma vez tive. Um cortejo de 6 quilómetros sem um único polícia suíço. Durante grande parte do caminho éramos mesmo só nós a caminhar em direcção ao estádio. Apareceram então dois spotters que nos costumam acompanhar, que mais não fizeram do que andar uns passos à frente de milhares de Dragões.


Bandeiras, estandartes, vários cânticos e a indispensável pirotecnia deram uma coreografia fantástica. Não é só a equipa de futebol que é das melhores da Europa, os seus adeptos também o são!

Dentro do estádio, rezam as crónicas, estavam 8 mil portistas!! Uma verdadeira invasão e um orgulho enorme ter sido um deles. Para além da bancada que nos foi destinada, estavam vários portistas atrás de uma das balizas e também nas centrais, tanto inferiores como superiores. Houve inclusive quem não conseguisse arranjar bilhete e ter comprado na bilheteira do Basileia.

Somos melhor equipa, jogámos melhor mas o resultado foi 1-1. Estamos em vantagem mas temos de tomar as devidas precauções para o jogo de dia 10. Acredito que vamos estar nos quartos de final da competição.

De regresso à Invicta depois de mais uma grande “transferta” ao estrangeiro!! Com o Porto sempre!!

Chega mais um fim-de-semana, chegam mais uns jogos para apoiar o FCP! Sábado hóquei em patins, domingo a equipa B, que desta vez jogou no Olival. Destaque para os South Side Boys que se deslocaram desde Faro. Segunda-feira, dia de derby da Invicta!! Desde 2008 que não jogávamos no estádio do Bessa.

Nem o facto de ter sido num dia de semana impediu uma invasão a casa dos remendados. Atrás da baliza, os sócios, adeptos e ultras do FC Porto encheram por completo os dois pisos da bancada!!! Uma demonstração de que estão com a equipa em todos os momentos. Um poder vocal muito bom durante o jogo. O estádio do Bessa é dos melhores estádios a nível de acústica! Vitória muito difícil em casa dos habituais caceteiros. Há coisas que não mudam!


Acreditamos até ao fim na conquista do campeonato!!

Um abraço ultra.

2 comentários:

  1. Tertúlia AZUL E BRANCA sempre presente ! Vamos acreditar até ao fim !! SOMOS PORTO

    ResponderEliminar
  2. Foram excelentes estas duas deslocações tanto a Basileia como ao Bessa.

    ResponderEliminar