09 fevereiro, 2015

SENTIMENTOS AMBÍGUOS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

As últimas semanas têm trazido uma enorme montanha russa de sentimentos para os adeptos Portistas no que à luta pelo título de campeão nacional diz respeito. Da passagem de um sentimento de total frustração e desalento para um sentimento de enorme alegria distaram apenas 2 semanas. O sentimento que fica acaba por ser um misto de desalento/satisfação porque ao fim ao cabo, menos mau foi termos em 2 semanas ganho 2 pontos para o 1º lugar e reduzido assim a desvantagem de 6 para 4 pontos.

No dia 25 de janeiro pelas 22 horas, após uma dolorosa derrota nos barreiros (com azar e oportunidades flagrantes perdidas mas também com muita incompetência!) o cenário que se deparava aos Portistas aproximava-se vertiginosamente do seguinte: desvantagem de 9 pontos após uma mais que provável vitória dos encornados em Paços de Ferreira, num jogo arbitrado por paixão em que se adivinhava mais uma passadeira vermelha estendida ou pelos jogadores pacences ou se necessário fosse pela paixão encornada.

Duas semanas passadas, eis que nos encontrávamos a 40 segundos do fim do jogo de alvalade entre os dois clubes de lisboa. 40 míseros segundos que separavam o fim do jogo e o marcador apontava para um resultado que permitia uma grande aproximação à liderança e dependência única e exclusiva do FC Porto para atingir o título de campeão nacional. Na única jogada de ataque com perigo dos encornados, jogando 90 minutos com o autocarro, imenso anti-jogo “à la Gil Vicente” e no único remate enquadrado com a baliza, lá aqueles cabrões se safaram da derrota e, em vez de perder 3 pontos, acabaram por perder apenas 2!

É por isso com um sentimento de ambiguidade que encaro o fim-de-semana que passou. Podíamos perfeitamente neste momento já depender apenas de nós próprios, apesar disso reduzimos a desvantagem de 6 para 4 pontos, quando há exatamente 2 semanas o cenário mais provável era da desvantagem se poder alargar para uns quase inatingíveis 9 pontos. O campeonato passou de estar quase completamente morto e selado, para um campeonato relançado com a desvantagem de 4 pontos. O FC Porto passou de um estado de quase “morte cerebral” para um estado em que já largou as “máquinas de suporte à vida”.

Em suma, apenas duas semanas e tantos sentimentos ambíguos. Estivemos quase a 9 pontos, muito perto de ficar a somente 3 e acabamos por ficar a 4 pontos, o que já não é mau dadas as circunstâncias. Agora a altura é de muita pressão da nossa parte ao líder, um líder que sem futebol de qualidade, imenso anti-jogo e muita sorte/ajudinhas acaba por ter o "euromilhões" de 4 pontos de vantagem. Cabe-nos a nós FC Porto fazer muita pressão sobre eles, vencendo os nossos jogos com competência e esperar que eles escorreguem mais alguma vez.

PS: Já o referi no post mas reforço ainda mais. Em toda a minha vida só me lembro de uma equipa que liderou o campeonato, e que depois até acabou por ganhá-lo, jogar tão pouco como este slb. Foi em 04/05 na época do horrível slb de trapattoni (e também dos inúmeros penalties e livres do sabrosa). Perder este ano frente a este slb constituirá provavelmente um dos campeonatos mais mal perdidos da nossa parte. Uma coisa é perder com a sensação de quem ganha é muito mais forte (efetivamente o que aconteceu o ano passado!), outra coisa é perder com a clara sensação de que o rival joga muito pouco. É verdade que não dependemos de nós para vencer o campeonato, mas dependemos única e exclusivamente de nós para lutar pelo título até ao fim.

1 comentário:

  1. Caro RCBC.
    Basta os jogadores agora perceberem o ponto de situação e, a partir de agora ter mais ambição, agressividade e muita mas muita raça para que em maio lá estaremos para festejar mais uma titulo.

    Abraços.

    ResponderEliminar