24 fevereiro, 2015

AUTOCARRO - PARTE II

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

boavista-FC PORTO, 0-2

Primeira Liga, 22ª jornada
Segunda-feira, 23 Fevereiro 2015 - 20:00
Estádio: Bessa Séc. XXI, Porto
Assistência: ---


Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Hernâni Fernandes
4º Árbitro: Rui Oliveira

BOAVISTA: Mika, João Dias, Carlos Santos, Philipe Sampaio, Afonso Figueiredo, Anderson Carvalho, Idris, Reuben Gabriel, Brito, Zé Manuel, Leozinho.
Suplentes: Mamadou Ba, Fábio Ervões, Pouga (82' Anderson Carvalho), Julian Montenegro, Marek Cech (71' Reuben Gabriel), Beckeles, Michael Uchebo (55' Leozinho).
Treinador: Petit.

FC PORTO: Fabiano, Ricardo, Maicon, Marcano, José Ángel, Rúben Neves, Herrera, Quintero, Ricardo Quaresma, Jackson Martínez, Hernâni.
Suplentes: Helton, Martins Indi, Diego Reyes, Evandro (83' Quaresma), Brahimi (64' Quintero), Tello (55' Hernâni), Gonçalo Paciência.
Treinador: Julen Lopetegui.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores: Jackson Martínez (79'), Brahimi (87').
Disciplina: cartão amarelo a Ricardo Quaresma (45'), Herrera (72'), Idris (77'), Philipe Sampaio (85').

O FC Porto prossegue a sua caminhada no campeonato, seguindo o líder de perto sem desarmar. Esta noite, depois de vencer no Bessa o Boavista por 2-0, os Dragões mantiveram a distância para o 1º classificado.

Num jogo idêntico ao da 1ª volta, assistiu-se ontem a uma espécie de saga: ao Autocarro – Parte I, seguiu-se o Autocarro – Parte II. O jogo foi uma autêntica fotocópia do que tinha acontecido no Dragão, mas desta vez fez-se justiça. Custou mas foi.

O Boavista está bem para jogar nas distritais com este futebol de destruição e de pontapé para as couves, com o autocarro estacionado em frente à baliza que irrita quem está a jogar futebol e tira do sério quem pagou o bilhete para assistir.

Lopetegui não podia contar com os três castigados Danilo, Alex Sandro e Casemiro e o lesionado Óliver. Mas decidiu ainda assim colocar Hernâni de início, surpreendendo tudo e todos. Além disso, seria mais consistente apostar em Evandro para o meio-campo mas o treinador basco decidiu optar por Quintero. Pareceu-me ausências a mais no onze e isso confirmou-se. Na 2ª parte veio a demonstrar que o jogo só podia ser resolvido com recurso ao banco.

Durante a 1º parte, o FC Porto não conseguiu um jogo bem conseguido. Penetrar naquela muralha, perdão, naquele autocarro revelou-se impossível. A excepção foi o lance em que Quintero desmarcou Jackson que desperdiçou inacreditavelmente a oportunidade. Antes, aos 14 minutos, o árbitro ajudou a complicar ainda mais as coisas quando sonegou uma grande penalidade ao FC Porto por derrube sobre Hernâni. Mais um penalty visto em todo o estádio.

Na 2ª parte mais do mesmo. Jogo chato, fechado, com faltas duras dos homens do Bessa a roçarem o vermelho e a passarem incólumes. O FC Porto aposta então em Tello e em Brahimi quase logo de seguida. A vitória teria que surgir com maior ou menor dificuldade, custe o que custasse, mas de uma forma limpa. Sem colo.

O FC Porto nunca desistiu e teve a paciência e a calma necessárias para chegar ao golo. Aos 80 minutos, Ricardo foi à linha cruzar para o segundo poste. Tello recebeu a bola e cruzou em força. Jackson desviou para a baliza. Estava, finalmente, arredado da baliza o autocarro empecilho dos remendados. Sete minutos depois, Brahimi, numa incursão à área contrária, rematou colocado ao ângulo inferior da baliza de Mika e fez o resultado final.

O FC Porto vai continuar esta luta desigual com o conjunto de Carnide, na certeza de que ninguém deita a toalha ao chão e, na esperança de que uma simples escorregadela da equipa do colo permita ao FC Porto depender apenas de si para poder atingir o título. Mas com mais uma capelada prevista para o próximo fim-de-semana, não se augura nada de bom. As apostas agora incidem em ver que casos vão surgir a cada jogo da equipa de Carnide.

No próximo jogo, o FC Porto cumpre mais um jogo difícil frente ao Sporting. Mais um desafio para levar de vencida, de uma forma limpa, sem colo e sem casos que fazem corar de vergonha o mais artista dos artistas.



DECLARAÇÕES

Lopetegui: “A equipa teve o prémio merecido”

​Um dérbi na ressaca da UEFA Champions League, disputado num sintético e em que o FC Porto, sem quatro habituais titulares, voltou a ver um penálti negado pela equipa de arbitragem, ainda o resultado estava a zero. Apesar de todas as contrariedades, os Dragões “mostraram capacidade e carácter”, nas palavras de Julen Lopetegui, e conquistaram uma vitória “justíssima”​ (2-0), a quinta consecutiva no campeonato, naquela que é a melhor série da temporada.

“Jogar um dérbi nunca é fácil e a carga emocional é muito grande, não esquecendo que vínhamos de um jogo para a Champions. A equipa mostrou carácter e personalidade e soube superar as dificuldades, esperando pelo momento certo para procurar a superioridade no marcador. Cumprimos o nosso objectivo e conquistámos os três pontos num campo tradicionalmente difícil, com relvado sintético, onde o FC Porto já não vencia desde a época 2003/2004. A vitória é um prémio merecido e a equipa está de parabéns”, afirmou Lopetegui, no final da partida com o Boavista, no Estádio do Bessa Século XXI.

O técnico realçou ainda a forma como a equipa soube manter “a serenidade, sem cair na tentação de jogar directo”, mesmo quando o jogo se precipitava para o fim e o empate teimava em manter-se e mesmo quando, ainda na primeira parte, Hugo Miguel não assinalou um penálti “claríssimo” sobre Hernâni. “Mais uma vez, tivemos o azar de o árbitro não ver e ter perdoado cartões vermelhos aos laterais do Boavista, enquanto nós fomos admoestados com cartões amarelos que não se entendem. A verdade é que a equipa já está habituada a isso. Infelizmente, essa é a realidade”, defendeu Lopetegui, para logo acrescentar: “Quando o futebol não chega, as outras equipas, que são boas e bem orientadas, quando o futebol não chega, têm a sorte com as decisões dos árbitros que nós não temos tido”.

Por falar em sorte e felicidade, o treinador espanhol acertou em cheio, quando fez entrar primeiro Tello, que assistiu Jackson para o primeiro golo e, depois Brahimi, que foi assistido pelo extremo espanhol para o segundo. “Considerei que era oportuno fazer estas alterações. A equipa precisava de jogar por fora e os dois entraram muito bem, mas os outros que já lá estavam também estiveram bem”, explicou Lopetegui, que não se esqueceu de elogiar a forma como os adeptos apoiaram a equipa e “a ajudaram a chegar ao golo”.


ARBITRAGEM



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. No sintético do Bessa entrámos 2 vezes no Petit-autocarro e ganhámos sem os artifícios e roubalheira de Moreira de Cónegos em benefício dos mouros…
    No Bessa a Petit-estratégia foi montada – em contraste com o “abrir de pernas” no confronto (?) com o benfas – para que, custasse o que custasse, manter o nulo até ao final do jogo. O sintético ajudava o “xadrez”, mas o FC Porto não usa de ardis para atingir a vitória: joga e porfia por isso. Mais a mais, enquanto os mouros têm 23 penaltis em 22 jogos e 17 encontros jogando contra 10, nós tivemos outro penalti sonegado. É só mais um!!! E o resto: cartões amarelos tirados aos nossos esgotando o “stock” para o adversário, faltas marcadas ao contrário etc., etc., etc… - uma panóplia de estratagemas para derrubar o Dragão.
    Lutamos contra tudo e contra todos em todo o lugar. Temos de jogar 10 vezes mais para superar a trama e o despotismo da “capital do Império”! Império… que um dia derrubaremos… BIBÓ NORTE, BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. caros PORTISTAS bom Dia
    Mais uma anedota e mais uma vergonha da nossa injustiça desportiva. O treinador da agremiaçao de carnide ser multado em 39 euros e advertido. O nosso vice viu um mes e ja agora de quem se queixa o atrasado de alvalade. Para ver de quem se teria de queixar tambem levou um mesito.
    Este campeonato ainda esta a ser pior e mais vergonhoso que o dos tuneis
    FORÇA PORTO SO UNIDOS PODEMOS VENCER

    ResponderEliminar