23 fevereiro, 2008

Noite das «pampas»!!

Liga Bwin 2007/08, 20ª jornada
23 de Fevereiro de 2008
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 31.209 espectadores

FC Porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles (Mariano, 76m); Tarik (Kazmierczak, 87m), Farías e Lisandro (Hélder Barbosa, 79m).
Não utilizados: Nuno, Fucile, João Paulo e Adriano.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Paços de Ferreira: Peçanha, Ferreira, Rovérsio, Kiko e Mangualde; Filipe Anunciação, Paulo Sousa e Pedrinha (Dedé, 54m); Wesley (Renato Queirós, 76m); Edson (Furtado, 67m)e Cristiano.
Não utilizados: Coelho, Tiago Valente, Fábio Paim e William.
Treinador: José Mota.

Disciplina: cartão amarelo a Kiko (51m), Filipe Anunciação (67m), Paulo Sousa (85m) e Mangualde (86m).

Golos: Lisandro (45m e 53m) e Mariano (90m).

Uma noite cheia de magia argentina… 3 golos (Lisandro a bisar pela 6ª vez esta época e Mariano a fechar, marcando o seu primeiro golo de azul-e-branco); 2 assistências para golo (Lucho e Farias) e 2 bolas nos postes (Farias e Lisandro). E assim, lá vamos caminhando com os «paços» bem afinados a caminho do TRI.

Para este jogo, e depois do jogo a meio da semana em Gelsenkirchen, o Prof. Jesualdo Ferreira procedeu a três alterações no onze titular, com as saídas de Fucile, João Paulo e Quaresma (não convocado devido a problema físico) para as entradas de Cech, Bosingwa e Tarik… um onze de alguma forma, muito suspeito e já esperado pela grande maioria do adeptos.

Com uma entrada forte e pressionante em jogo por parte do FC Porto, sentia-se que o adversário pacense, apesar de algum bom toque de bola a meio-campo, muito dificilmente iria conseguir criar perigo na nossa defensiva, ocorrendo o oposto do lado dos da casa. Com relativa velocidade de circulação de bola e consequente posse de bola, o FC Porto ia conseguindo a cada minuto que passava, encostar os pacences à sua defensiva, começando bem cedo a surgirem lances de perigo na defensiva adversária.

Evitando afunilar o jogo, em muitas das vezes, a bola era endossada normalmente para Tarik, estando na direita ou na esquerda, procurando dessa forma os cruzamentos para o interior da área onde estava Farias (cada vez mais solto da pressão em vestir esta camisola) e por lá também vagueava sem poiso certo, o suspeito do costume, um tal de Lisandro que a cada jogo que passa, cada vez mais confirma a sua extrema importância e utilidade em prol da equipa, em suma, um jogador incansável e fabuloso, que dá gosto acarinhar.

Quando já se sentia alguma resignação nas bancadas pelo nulo em cima do intervalo, Raul Meireles recupera uma bola a meio campo, endossa-a a Lucho que magistralmente desmarca Lisandro no interior da área, onde à saída do guarda-redes Pessanha, apenas se limitou a colocar a bola por baixo do corpo e inaugurando marcador em 1-0 para o FC Porto, estavam decorridos 45 minutos de jogo.

Com a chegada do intervalo, a 2ª parte iniciou-se do mesmo modo com o FC Porto na mó de cima, mas desta vez, ainda mais, muito mais pressionante na procura da bola e na simplificação de processos para colocar a bola junto da baliza adversária, sempre na busca de ampliação do resultado.

Fruto deste forcing, Lisandro bisa na partida aos 53 minutos de jogo, fazendo o 2-0 à boca da baliza, após um passe açucarado de Farias para o interior da área, depois de romper pela lateral direita.

Mesmo depois do 2-0, o FC Porto nunca deixou de procurar a baliza adversaria, continuando a assistir-se a um jogo de sentido único, onde os lances de perigo junto da baliza de Pessanha surgiam a um ritmo frenético… era bolas nos postes, era perdidas escandalosas depois de estarem isolados, era uma perna, era um desvio… tudo isto ia acontecendo para sorte dos pacenses e pura falta de sorte do FC Porto, que hoje, esteve perto, muito perto de inflingir uma derrota bem pesada ao adversário.

Já em tempo de compensações, decorria o 1º minuto dos 3 de compensação dados pelo árbitro, aos 91 minutos, o FC Porto chega aos 3-0 por Mariano González depois de lançado por Lucho, rematando cruzado e sem hipóteses de defesa para Pessanha. Era o 1º golo com a camisola do FC Porto vestida, e quem sabe, o tónico que faltava a mais este argentino do plantel para que doravante, com maior tranquilidade, possa mostrar-nos todas as suas qualidades, que acredito as possa ter, mas que até hoje, não são mais do que uma miragem para cada um de nós.

E assim chegou o jogo ao final, com uma vitória justa e concludente de 3-0 perante uma equipa pacense que a determinada altura a parecer querer jogar o jogo pelo jogo, esteve muito perto de ser goleada, muito perto mesmo.

Para finalizar, e sem querer ser justificação, desculpa ou recado para quem quer que seja, era mesmo só para lembrar que afinal, mesmo sem o mágico Quaresma, o FC Porto também sabe vencer e concerteza o continuará a fazer, sejam eles «fazedores de opinião» ou os habituais «profetas da desgraça» que por cá vegetam.

azul + : Lisandro (VIPortista), Farias, Lucho, Paulo Assunção e Bosingwa.

azul - : Tarik apenas e só pela falta de eficácia em frente da baliza.

arbitragem: Paulo Costa (Porto), João Santos e Nuno Manso. Arbitragem tranquila sem grandes incompetências de relevo, senão para duas situações distintas. Ainda na 1ª parte, não mandou parar o jogo para assistir Paulo Sousa… na 2ª parte, manteve o critério para a assistência a Raul Meireles. Por fim, não sei se era o “João”, se era o “Manso”, mas o assistente do lado dos bancos de suplentes, durante a 2ª metade, ou era cego, ou via mal … ou não sabia mesmo o que estava ali a fazer, já que permanentemente ajuizava lances ao contrário e sempre em desfavor do mesmo: os da casa!















18 comentários:

  1. Palavras para quê? Lisandro nem tem descrição...

    Foi um jogo pah deu gosto de ve.los e foi uma boa surpresa o Mariano embora estivesse pouco tempo em campo...

    E apareci nos ecrãs do estadio uh uh uh! :)

    Eu bem disse que o Paços cor de diarreia ia pagar a factura!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  2. Francamente gostei muito, principalmente a partir da meia-hora da primeira-parte.Pena foi os golos falhados, pois as declarações do técnico adjunto do Paços que culpou o árbitro pela derrota, mereciam que tivessem levado uma abada.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom jogo. Excelente a réplica adversária, na 1ª parte, perante um Porto rápido nas transições, capaz de controlar a ansiedade, sabendo tornear as dificuldades impostas por um opositor com carácter e personalidade para, na altura certa, ser letal. Cirúrgico o golo, novamente à beira do intervalo, tal como na Madeira.

    A 2ª parte foi um passeio, com belos momentos de futebol, permitindo com naturalidade a ampliação do resultado. Lisandro continua com veia de goleador, mortífero, redimindo-se do falhanço de Gelsenkirchen, e Lucho imperial no domínio do meio-campo, com uma mão cheia de aberturas espantosas...

    Resultado conclusivo, pese novamente a tese da arbitragem invocada na conferência de imprensa por um pacóvio armado em grilo falante. Os juízes continuam a ser o bode expiatório para as incapacidades dos plantéis...

    Nota negativa para...Jesualdo. Não é por nada, mas eu tinha o Fucile a titular na Liga Record. "Obrigadinho" Professor. Logo agora k estava a recuperar...

    ResponderEliminar
  4. ESpecial boa 2ª parte ...
    Tarik bem, só foi pena ter falhado a finalizar mas estica o jogo e joga simples.Excelentes Assunção Emanuel, Lucho, Farias.
    As bolas paradas também foram bem marcadas e mais variadas ...
    Bisandro fantástico, pena não ser trisando, mas um dia destes lá fará o Hat Trick.
    O Professor ... tardio a substituir, Helder Barbosa devia ter entrado mais cedinho, senão quando joga??
    Por ultimo, linda reacção do banco ao festejar carinhosamente o golo do Mariano. Balneário unido, força e companheirismo. Excelente.

    ResponderEliminar
  5. Viva ,

    Mais uma vitoria mais uma alegria e um novo passo pra frente.

    Continuo sem net em casa. Estou ha espera faz quase 2 meses que me activem uma linha. Efectivamente, a França nao é a Disneilandia !

    Todavia, como entrei em ferias (bem merecidas) vou poder comentar diariamente. Mas tenho lido sempre todos os textos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Três golos muito bonitos, mas para mim o melhor foi o que não foi!...Aquele remate de Farias merecia melhor sorte e culminava uma jogada muito bem esquematizada! O golo de Lisandro -o 2º a passe de Farias- fica bem claro que não é obtido em fora-de-jogo...As imagens que apresentas Blue, são perfeitamente esclarecedoras, é só usar o botão de Pause no momento do passe do Lucho!...Toma Rui Orlando, "bai dar banho à minhoca do Lulu"..."Estúpido, cegueta, mal intencionado, miserável ET"...

    ResponderEliminar
  7. mais uma dakelas de classe....

    muita classe.. sem puxar muito...

    um bem haja ao mariano...

    ja tinhamos o harry potter, o maradona marrokino, o pele argentino,
    o platini argentino, so nos faltava o butragueno argentino.. parabens mariano..

    ResponderEliminar
  8. É mesmo já so faltam mais 6! :) Estamos perto muito perto...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  9. Parece-me que naquele segundo golo tão contestado pelos "especialistas em dizer asneiras" a bola passa por toda a equipa excepto Tarik...E Helton...Não consigo precisar quem inicia a jogada mas é alguém que está na esquerda bem à frente Raul Meireles e seria bonito que tivesse sido exactamente Lisandro...

    ResponderEliminar
  10. Bonito a 100% e eficaz a 50% porque o FCP falhou demasiados lances de golo certo. De qualquer das formas foi uma vitória saborosa depois de uma semana difícil e uma forte motivação para os jogadores.

    Nem se deu pela falta do GRANDE QUARESMA... Parece-me que foi bom ele não ter jogado, para perceber que o porto não ganha só porque ele lá está, mas também para o mesmo adquirir uma certa humildade que tem andado a perder, sendo que essa era uma das maiores virtudes do mesmo.
    Serviu de qualquer das formas para lhe dar um descanso merecido, seja por lesão (duvidosa) ou por opção técnica para descansar.

    Andava com vontade de ver esta tripla de ataque a jogar... Sendo que o Lucho ontem foi um vagabundo livre que mostrou toda a sua qualidade...

    Bosingwa é sempre uma mais valia... Uma pérola de jogador...

    Gostei, fiquei feliz, só tive mesmo pena de não ter sido por mais...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  11. Ah Blue Boy so agora vi que linkaste o meu blog...

    Sabes que aquilo ainda ta à experiencia se me fartar fecho aquilo, mas da pa ir deixando as minhas reflexoes e tal, mas como todo o ferrenho é para ser mais inclinado para o FCPorto...

    Bem embora eu nao va la todos os dias, passe la quem quiser e deixe um comentario, a gerencia agradece! lol :)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Pois é Estilhaço amigo, secalhar não sao seis sao menos! Vejam como nos facilitam o trabalho!:)

    Fixem esta sequencia porque parece que vem sendo repetitiva...

    Porto Perde, quer seja em competiçao interna ou europeia: Sporting e benfica com resultados positivos e os ultimos com exibiçoes de merda.

    Semana seguinte, Porto faz alguém pagar a factura: BENFICA EMPATA E SPORTING PERDE ambos com exibiçoes decadentes. Azia na 2 circular.

    Isto é um ciclo muito engraçado! Ca Ca Ca Ca so me apetece rir!

    Grande publico no Bonfim do principio ao fim a puxar pelo Vitória, até fizeram um pouco de Juveleo ao entoarem o "So eu sei porque nao fico em casa" mas puxando pelo vitoria claro!

    Ai que fim de semana de gozo...

    ResponderEliminar
  13. No andebol vamos jogar com o S.Bernardo depois de termos ganho ao A.Santas por 25-23, mas como os rosinhas também ganharam ao Madeira...ficamos em terceiro.
    Pois é estou a falar das modalidades, pois parece que no futebol já não dá pica.Ah, também ganhamos no Basquetebol e no Hóquei.Mais um fim-de-semana em grande.

    ResponderEliminar
  14. Isso mesmo vila pouca:)
    Mais um fim de semana normal:)

    ResponderEliminar
  15. E no final de mais uma jornada de fds, lá continua a subir a distância pró grupo de «invejosos» e «ridiculos»... e depois anda-me aquela figurinha de andor, qual «the beast», a falar permanentemente em apitos e mais apitos só pra desviar atenções.

    Ainda hoje, em diálogo com a nossa colaboradora Sodani, perguntava-lhe se desde que saiu à rua, já tinha visto muitos elefantes?... respondeu de pronto que sim e tal, pensando até que tinha havido uma qq rebelião no Jardim Zoológico... mas afinal, parece que ali ao lado do estaminé dela, estava tudo normal. Mas então, de onde terão saído tantos e tantos elefantes?

    Isto de manter um blog sempre actualizado, com assunto e temas para discussão, num clube como o FC Porto, é dificil carago... muito dificil mesmo... é que há alturas, em que as evidências são de tal ordem que até ficamos sem saber do que falar, senão das figurinhas de presépio prós lados da 2ª circular :D

    ps - Ta_8, estas e outras não se agradecem... retribuem-se apenas quando necessário :D Porta-te bem (mal) :D

    ResponderEliminar