11 fevereiro, 2008

Sob a batuta de Farias... o anti-flop!!

Taça de Portugal, oitavos de final
10 de Fevereiro de 2008
Campo de Jogos Dr. Marques dos Santos, na Sertã
Assistência: 7.000 espectadores

Sertanense FC: Leo Flores; David Facucho (Bruno Xavier, 45m), Pedro Miguel «cap.», Anderson e Américo; Brito, Filipe Avelar (Daniel, 67m) e Leandro; Zâmbia, Hygor (Marco Farinha, 55m) e Vicente.
Não utilizados: Fábio, Maside, Joca e Milford.
Treinador: Eduardo Húngaro.

FC Porto: Nuno; João Paulo, Stepanov, Pedro Emanuel «cap.» (Castro, 60m) e Lino; Paulo Assunção, Raul Meireles (Hélder Barbosa, 67m) e Kazmierczak; Mariano, Farías (Rabiola, 74m) e Tarik Sektioui.
Não utilizados: Ventura, Cech, Lisandro e Bolatti.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: cartão amarelo a Leandro (65m), Paulo Assunção (83m) e Rabiola (90).

Golos: Tarik Sektioui (7m), Farías (35m e 50m) e Kazmierczak (45m).

No meio de uma gestão do plantel que este ano, ao que parece, está a ser bem mais tranquila e com melhores resultados dos que os da época passada, foi com relativa normalidade e tranquilidade que carimbamos a passagem aos quartos de final da Taça de Portugal, batendo o Sertanense FC no seu reduto, por um concludente e claro 0-4.

Para este resultado, em muito contribuiu mais uma excelente exibição de Farias, um tal a quem alguns (muitos), no qual eu me incluía, o consideravam mais um daqueles «flops» a quem nada ou muito pouco se poderia esperar de azul e branco vestido… estou a pagar por tudo aquilo que pensei em «voz alta»… e ainda bem, ainda bem mesmo, é verdade. Não imaginam o bem que me está a saber este meu acto de contrição pelas minhas palavras d’um passado recente.

Lembrando-me desde o jogo com o Braga em nossa casa, onde marcou o seu 1º golo, mas muito principalmente por tudo aquilo que o vi fazer na anterior eliminatória quando recebemos a equipa do Aves, já nessa altura, percebi estarmos perante um grande jogador que motivado, poderia ser um caso muito sério… hoje, não tenho dúvidas algumas. Ernesto «Tecla» Farias é o grande reforço do FC Porto para esta segunda metade da Bwin e para os próximos jogos do FC Porto na Europa do futebol.

Com muitas alterações no onze que subiu ao relvado, e no qual apenas se vislumbravam 5 habituais titulares, muito rapidamente o FC Porto tomou conta do jogo, e foi com naturalidade que aos 8 minutos, Tarik, de regresso do CAN, inaugurou o marcador em 0-1 com um remate de fora da área. Se o mais difícil, seria marcar em primeiro para acalmar alguma excitação natural dos da casa, o objectivo estava conseguido.

Um pouco mais além do meio da primeira parte, aos 35 minutos, e sempre com um domínio claro da partida, Farias eleva a contagem para 2-0 a passe de Raul Meireles, onde apenas teve que encostar o pé na bola e com isso, cumprindo rapidamente o objectivo para este jogo.

Em cima do final do primeiro tempo, aos 45 minutos, Kazmierczak, até aqui ao que parecia, muito sonolento, num ritmo devagar e devagarinho, mas pelos vistos acordado com um grito de Raúl Meireles, desfere de fora da área um potente remate com o seu pé esquerdo, num daqueles lances que era uma das suas imagens de marca, e eleva o resultado para 0-3, colocando a bola no ângulo do poste esquerdo.

Para os segundos 45 minutos de jogo, e com o resultado em 0-3, esperava-se um resto de jogo ao ritmo de treino para não desgastar muito, mas Farias, de novo, não estava para ali virado… estavam apenas decorridos 5 minutos da 2ª parte, aos 50 minutos, e no seguimento de um canto com conta, peso e medida de Lino, surge o «metro e quinze» nas alturas e bisa na partida, elevando a contagem para 0-4.

Até ao final do jogo, as únicas notas de destaque foram a entrada em campo de 3 jovens do plantel (Castro, Hélder Barbosa e Rabiola, este último, fazendo a sua «estreia» oficial) que necessitam de minutos de jogo por forma a se irem entrosando nos ritmos e esquemas tácticos, mas principalmente, percebendo e interiorizando o quão «pesada é a nossa camisola».

Terminado entretanto o jogo com o resultado final em 0-4 e o objectivo principal cumprido com nota alta, aguardemos pelo sorteio da próxima 3ª feira para saber quem será a próxima vítima do Dragão.

azul + : Farias (VIPortista), Paulo Assunção e Tarik.

azul - : Mariano Gonzalez (não pelo que vi, mas pelo que ouvi… mais um jogo, mais uma nulidade total).

arbitragem: Lucílio Baptista (Setúbal), Venâncio Tomé e Luís Salgado. Uma arbitragem tranquila, supostamente, e acreditando no aúdio que a frequência fm do mp3 debitava, 2 erros a manchar os 90 minutos. Uma grande penalidade por assinalar, penalizando o derrube de João Paulo a um adversário, já com o resultado em 0-2… e uma golo mal anulado a Faria que lhe proporcionaria no final da contenda, o seu primeiro hattrick de azul e branco vestido.

15 comentários:

  1. Aí está o primeiro... e que golo de Tarik!!

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  2. Queria deixar aqui o meu agradecimento ao amigo Estilhaço que deu um contributo enorme para a minha Crónica desta semana.

    E mais uma vez o FC Porto está na fase seguinte da Taça de Portugal... Para já 4 a 0 é o marcador...

    Saudações Portistas!!!

    http://misticaazulebranca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Profissionalismo é a palavra.Esperemos pelo sorteio com a tranquilidade de quem sabe do seu valor.

    ResponderEliminar
  4. Missão cumprida .

    Parabéns Sertanense !

    ResponderEliminar
  5. Missão cumprida com a TECLA de classe. Amanhã às 1230h se saberá o adversário dos quartos.

    ResponderEliminar
  6. Que chatice, o Egipto ganhou a taça das nações africanas!...Já estavam a preparar-se títulos como: "Binya campeão africano"," Benfica tem um campeão de África" etc.Não pode ser, assim não vale!

    ResponderEliminar
  7. Sensação de dever cumprido. Mais um obstáculo ultrapassado, com profissionalismo e respeitando os bravos jogadores do Sertanense.

    Serviu para dar descanso a alguns guerreiros com mazelas, para rodar outros e para premiar a irreverência de Rabiola. Bem vindo aos grandes, puto!

    Qt ao resto, mais do mesmo. O Record online fala, como seria de esperar, de um pretenso penalty favorável aos homens da Sertã, "esquecendo-se" cirurgicamente do golo mal invalidado ao Porto.

    A coisa toma caminhos surrealistas se virmos as capas dos jornais desportivos de hoje. Até parece, pelos fastidiosos elogios, k o Benfas jogou bem...

    Para a história, já branqueada, fica um penalty descaradamente inexistente, no timing certo, k permitiu o empate. A expulsão, por duplo amarelo(o T.Valente não fez falta nenhuma no 1º penalty)k permitiu a superioridade numérica e o "génio de Rui Costa". Para finalizar, aos 11 minutos, um fora-de-jogo assassino, tirado a Wesley, qd este isolado se preparava para o segundo golo dos homens do Paços. Carnaval atrasado na Luz, mas com cheirinho a palhaçada...

    Agora, no sorteio desta semana, k nos calhe o Benfas, no Dragão ou na Luz. Tt faz Com um juiz idóneo (ou mesmo sem ele), a nossa superioridade é total...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  8. Olá,confraria portista!Passei aqui,
    vindo de um "blog galinheiro" por 1
    link nele oferecido.Só andava a ver
    o que os gajos cacareiam por aí,mas
    acabei num lugar dos nossos!Até fiz
    1 comentário todo emocionado,mas na
    hora de publicar,devia ter "conta",
    a qual fiz,mas ó voltar,o m/comment
    sumiu!Isto é para ver se agora dá,
    e entâo depois meterei a colherada
    se é que estou permitido fazê-lo !
    Saludos tropicais desde as caraíbas

    ResponderEliminar
  9. Eu que sigo o River Plate já à dois anos, o Farías não me era um desconhecido e por isso sabia o tipo de jogador que é e vi muitos golos dele ao serviço do River. Apesar de não se ter afirmado logo no inicio e isso fez-me ficar um bocado desconfiado se ele iría vingar, mas felizmente para nós que a sua adaptação foi boa e aí está o goleador.
    Agora para o sorteio de amanha, ficava contente se nos calha-se os lagartos :)

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Chapa 4 mais uma vez e o nosso FariaGol a fazer das suas!

    Quanto aos enc(o)rnados, que dizer? Quando são tão motivados com penaltis existentes ao minuto quase 45, expulsoes precedentes de cartoes que nao eram pa ser mostrados e afins, pah e depois o Pinto da Costa continua a ser investigado a torto e a direito... Eu ca penso para mim, quando decidem investigar as movimentaçoes do sr luis filipe orelhas? Nunca? ahh assim vamos longe. Tenho vergonha que o nosso grande PORTO tenha de actuar e conviver no mesmo "palco" que estes montes de esterco metidos a besta. Tenho vergonha mesmo muita... E depois vêm.me falar do maestro. Pah orientem.se fechem-se numa sala de chuto em Chelas, tirem ferias no espaço mas desapareçam, que so de ver as fronhas deles pintadas numa qualquer capa so me da vontade de vomitar. Para mim ia fazer uma manif ao gabinete da sra maria jose morgado. Paneleiros de merda, desculpem.me a expressao.

    ResponderEliminar
  11. Ah e que agora venha o sportem ao dragao para eles verem com quem é que decidiram brincar.

    Ate se iam apagar caragooooo!

    ResponderEliminar
  12. Isto é que é respeito pelo adversário.

    Brindamos esta equipa da 3ª divisão com o mesmo tratamento que demos às duas ultimas equipas que recebemos no nosso dragão. 4-O!

    Por isso é que somos respeitados:

    http://circodaluz.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Muito agradecido pela benvinda a este reduto portista,donde vejo que está tudo d/dedos cruzados para que a lagartada venha "morrer"
    ao Dragâo,por destino do sorteio,e com isso pagam a ultima q nos
    devem .Amanhâ(p'ra mim sâo 20:30agora , tenho 4h-)eu levanto-me e
    venho direitinho ao Pc , saber se deu.Serâo benvindos e melhor idos !
    Com o Farias (q,sem propósito d dar-lhe nomes diferentes ao dele), já o conhecemos pelo Fazendo(o que
    ele quer com os adversarios)e pq tb
    vai (Fazendo) uns "golazos" d mêdo!
    Pensamos que ele Fará a tosquiada
    dessa gatice toda,até o Lucho vai
    molhar a sopa se topa os bichanos!
    Cumprimentos (a 30°C)a todas/todos

    ResponderEliminar
  14. Tripeiro em Caracas, o amigo Estilhaço já te deu as boas vindas a este espaço... eu, limito-me a reforçar.

    Aqui, todos os que vêm por bem, são bem vindos... não temos o culto de sermos o «dono da verdade», mas sim da democracia de opiniões entre Portistas que no final de contas, apenas desejam uma coisa: vitórias, vitórias e mais vitórias!

    Esta é a nossa cultura, a das vitórias... e não a da arrogância e da opulência de um passado já longínquo.

    Por isso, mais uma vez, bem vindo!

    ResponderEliminar
  15. Muito agradecido , Blue Boy , pois é claro que nâo estamos no passado esperando a outro Yustrique para vir meter disciplina na malta!Temos cá um mestre que sabe manter a ordem muito sábiamete e vivemos é a hora presente com muitos louros de vitórias. Hoje acordei às 4(das minhas)pa saber quem era o sr. q s segue,esperei +4h e vi q nâo foi desta,essas bolinhas deste sorteio parecem mais "acadimadas" às "notas" para fazerem render a hora e dar +ma$$a$ ! Mas será na (meia) que cá vem cair (um),e o q fica será p'aviar no Jamor . É q'eu tenho-lhes cá uma "fézada" d cobrar-lhes essas ultimas q devem!
    BIBÓ , e (calientes saludos) !!!

    ResponderEliminar