29 fevereiro, 2008

Alguém me empresta uns binóculos?

Quinta-feira, dia 28 de Fevereiro, dia seguinte a 4 jogos da Taça da Liga, segue-se o seguinte panorama:

Jornais Diários:

Diário de Noticias – não faz referência na capa sobre futebol.
Jornal de Noticias“Futebol Clube do Porto, Sporting, Benfica e Setúbal nas meias finais”. E a fotografia a ilustrar este título? Uma imagem das galinhas! (não sabia que estava tudo englobado!)
Público – não faz referência na capa sobre futebol.
Primeiro de Janeiro – ou não fosse um jornal do Norte, refere “Exibição q.b. apura FC Porto para a meia final da taça”.
24 Horas - não faz referência na capa sobre futebol.
Correio da Manhã “Rui Costa e Purovic salvam grandes”. (não sabia que apenas tinham jogado esses dois… quando será que joga o FC Porto e o Setúbal?)

Jornais Desportivos: (os que eu gosto mais)

A Bola – Fazem referência a dois jogos de ontem, galinhas e lagartos, e um pequeno reparo para Leandro Lima que está de volta. (e continuo a perguntar quando será que joga o FC Porto e o Setúbal para a Taça?)
O Jogo – Grande destaque para os lagartos e uma pequena menção honrosa para o FC Porto “Olé Mariano”.
Record – Com alguma dificuldade, ainda consegui ver “Pé direito de Tarik e mãos de Nuno” e mais incrível ainda, foi o único jornal que fez referência, embora muito pequena, quase que só vista de binóculos, ao Setúbal!

Mais uma vez estamos perante um panorama de uma comunicação social completamente controlada por dois clubezecos. Como é possível? A informação não deveria de ser imparcial e objectiva? Pelos vistos não é isso que acontece.

Já falamos várias vezes sobre este assunto mas nunca é demais falar nele... pode ser que alguém leia os nossos comentários e se faça luz! (bom será que eu ainda acredito no Coelhinho da Páscoa?)

Ver qualquer informação ou ler qualquer coisa relativamente ao FC Porto nos jornais desportivos, só mesmo de binóculos, quando são coisas positivas, é claro! Porque quando são “coisas” negativas, as ”coisas” são escritas em letras de tamanho 150 (mais coisa menos coisa).

No entanto e relativamente ao dia seguinte, ainda continuo na dúvida se o FC Porto jogou na 4ª feira, assim como o Vitória de Setúbal. Alguém me pode informar? Será que ouvi o relato na rádio a partir das 18:30 de 4ª feira ou sonhei mesmo? Ou aquele relato era gravado de algum ano anterior?

Mais um dia, mais provas da manipulação da comunicação social! Mais elucidada fico em relação à grandeza do FC Porto! Sim, porque depois começo a pensar para com os meus botões… se se colocasse alguma informação relativa ao FC Porto nas capas dos jornais, ninguém lia as desgraças (que é disso que o povo gosta).

Até para a semana e que o fim de semana seja mais azul-e-branco que nunca!

Saudações azuis,
Sodani

12 comentários:

  1. 100% de acordo! Há muito que digo o mesmo!! De isenção é que esta comunicaçao social nao tem nada.. ainda ontem vi que mostraram os resumos dos jogos na tv, mas tambem parece que porto e setubal nao jogaram! Resumos deles nem ve-los!

    Saudações Portistas!

    ResponderEliminar
  2. O JN e o JOGO nas suas edições Norte/Porto TRAZEM fotos e destaques ao jogo do FC Porto. Nas edições do SUL é que traziam destaques ao slb. O JOGO titulava em grande OLÉ MARIANO.

    Mas no essencial esta crónica da Sodani tem toda a lógica. E então para quem como ela mora no Sul é ainda mais complicado ser POrtista.

    ResponderEliminar
  3. Taça da Liga de Andebol:

    FCPorto 25 SC Horta 20

    Meias finais:
    (Amanhã)
    17h sporttv2 ABC-SCP
    e 19h (sem tv) FCP-S.Bernardo

    FINAL (DOMINGO 16H SPTV1)

    ResponderEliminar
  4. Aconselho vivamente a não comprarem a dita "imprensa desportiva" ,pois já não há paciência para aturar esses SACANAS.

    ResponderEliminar
  5. Já estou como o Lucho, eu tive o cuidado de comprar o jornal O Jogo que é o unico que gosto de ler no Porto ontem antes de vir pa lisboa porque ja sabia que a ediçao aqui de baixo é uma treta mais que estupida... E a ediçao do norte trazia a capa com destaque para o Porto com esse titulo "O Jogo – Grande destaque para os lagartos e uma pequena menção honrosa para o FC Porto “Olé Mariano”...

    Eu so comparo isso ao dia do jogo com o Schalke em que o Jogo trazia uma capa soberba mesmo sobre o Porto como unica equipa portuguesa na Champions enquanto que os pasquins da 2 circular traziam titulos como "So pode jogar um!"... Uma anedota por completo...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Bah enganei.me ali em cima...

    "E a ediçao do norte trazia a capa com destaque para o Porto com esse titulo “Olé Mariano”..."

    Sorry!

    ResponderEliminar
  7. A propósito de Imprensa-já escrevi no meu blog- a R.T.P. em dia de debate com o Primeiro-Ministro no Parlamento, abriu o jornal da tarde com o vendedor de pneus a falar do apito dourado.É uma vergonha!
    O jogador a quem me referi ontem, como já é público, chama-se B.Alves.

    ResponderEliminar
  8. Não haja dúvida que tens 1000% de razões para sentir esse desconforto com as capas dos pasquins da (b)ergonha e da badalhoquice (Paulo Pereira dixit) neste país de invejosos e ridiculos.

    Valha-nos que ainda há uma edição Norte d'O JOGO em que por norma, as capas são bem mais frescas de conteúdo, mas até mesmo esse, nos últimos tempos, começa a entrar num beco de complicada saída com o «bajulamento» a quem nada faz, senão viver da opolência de um passado que já lá vai há muito... no tempo dos Calabotes e muitos outros que tais.

    Cá no fundo, e pegando na tua deixa final quando dizes que "se se colocasse alguma informação relativa ao FC Porto nas capas dos jornais, ninguém lia as desgraças"... eu assino por baixo e ainda digo mais: ainda bem que não somos capas de revista ou dos pasquins, o que é muito bom sinal, porque quando o assim é, sabemos sempre bem os motivos pelos quais o fazem, certo?

    Por isso, é deixá-los viver na estupidez mental que quem escreve para um público alvo... que nós cá vamos andando, alegres e vitoriosos, e de sorriso largo!

    ResponderEliminar
  9. Eu cá por mim já não compro nenhum desportivo. O Jogo ainda vá para levar para a praia... agora os outros...NEVER.

    ResponderEliminar
  10. Deixem lá!Não se preocupem com esse fenomeno que é a comunicação social lisbonense,quanto a mim o cancro do desporto em portugal!O que era preciso é o nosso CLUBE ganhar amanhã no bessa,e os porcos vermelhos incharem com os chorões,pois dessa forma os pasquineiros promotores da banha da cobra quando dessem por ela estavam obrigados a falar de nós e a dar-nos embora contrariados algum destaque nas primeiras páginas!Sabem o que o meu avô dizia?Tasco onde há bom vinho não precisa de publicidade!

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Gostei do texto e da comparaçao entre as varias capas.

    Estou como o Condor o importante é ganhar ! no Bessa e nao so !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Não compro faz tempo um jornal...
    Nem tenho vontade de comprar... Pela Internet fico bem melhor informado noutros locais, que não esses jornaizecos de noticias encomendadas pelos clubes de Lisboa... Enfim, a miséria do costume, que já nos vem habituando, mas que sinceramente até me dá um certo gozo... Pois é vê-los que nem cães com raiva a porem uma capa sempre que o Porto tem um resultado não positivo!!! Vale que isso é raro e nos outros dias tomam rennie para a azia e xanax para as constantes depressões que o Porto lhes causa...

    O que eu gosto dos jornalistas de futebol... ah ah ah...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar