12 fevereiro, 2008

O herói de Paris em exclusivo para o BiBó PoRto

Desde que iniciei estas entrevistas sempre tive como objectivo conseguir um exclusivo com Bosko Bjelanovic, o nosso herói do jogo de Paris em que com um fabuloso golo no último segundo confirmou a nossa passagem aos oitavos de final da Taça das Taças de Andebol dando-me uma das maiores alegrias da época. Tenho acompanhado ao vivo quase todos os jogos do FC Porto na condição de visitado e não é favor nenhum afirmar que o jovem Bosko tem sido um dos principais valores desta excelente equipa de andebol do FC Porto. Esta tem sido realmente a época de explosão de Bosko Bjelanovic. Agradeço a sua disponibilidade e simpatia em me conceder esta entrevista exclusiva para o nosso blog. Desejo que o jovem Bosko Bjelanovic, Sérvio com nacionalidade Croata e agora também com nacionalidade Portuguesa, lateral esquerdo de 22 anos, e já Internacional Luso, consiga esta época o seu 1º título Nacional pelo FC Porto, no escalão de seniores, depois de já ter ajudado à conquista da Taça de Portugal da época transacta. Esta é a sua 2ª época no plantel senior do FC Porto mas já pertence aos quadros do clube há 8 anos. A passagem aos 4ºs de final (melhor marca do clube já atingida por 3 vezes) é que ficou comprometida depois da derrota de sábado mas há que acreditar até ao fim.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Bosko Bjelanovic, jogador de andebol do FC Porto

Lucho: Na tua opinião, será esta a época em que o FC Porto regressará ao topo do andebol Nacional vencendo um campeonato que nos escapa há 3 anos? Será possível destronar um ABC dominador como o das últimas 3 épocas? Ou achas que existem ainda adversários mais perigosos?

Bosko Bjelanovic: Para uma equipa como FC Porto, que joga sempre para ganhar, não é fácil passar três anos sem ganhar o titulo nacional. O ABC continua a ser um dos grandes favoritos, mas eu acho que nós temos tudo para acabar com o jejum que já dura há 3 anos. Juntamente com o ABC e FC Porto, há um pequeno lote de equipas que também são candidatas ao título, tais como SLB e Belenenses.

Lucho: Como sentes o ambiente em Santo Tirso? Existe um bom apoio da massa adepta Portista da região? Gostas de jogar num pavilhão lotado?

Bosko Bjelanovic: Como é óbvio, toda a gente gosta de jogar com os pavilhões lotados o que infelizmente não acontece muitas vezes em Portugal. Santo Tirso é um bom pavilhão para a prática da modalidade e ao contrário do que acontece em quase todos os outros pavilhões, ainda há bastante gente a ver os jogos e apoiar-nos, mas apesar disso preferia ter um pavilhão nosso no Porto onde de certeza não seria problema encher o pavilhão em todos os jogos.

Lucho: Relativamente à participação nas provas Europeias, o melhor que o FC Porto alguma vez conseguiu foi jogar os quartos de final. Sentes que é possível este ano chegar mais longe? Os Russos (adversários nos oitavos de final) são inacessíveis?

Bosko Bjelanovic: Chegar mais longe do que os quartos de final numa competição europeia é uma tarefa muito difícil, mas não impossível. Para começar, temos um adversário muito difícil nesta fase, o Dínamo de Astrakan, que é uma equipa que este ano participou na Liga dos Campeões e obteve alguns bons resultados e temos uma pequena desvantagem que é jogar o segundo jogo na Rússia. Se conseguiremos ultrapassar este grande obstáculo de certeza que na próxima fase espera-nos um adversário ainda mais forte, mas primeiro temos que nos concentrar nesta fase.

Lucho: Sentes que o FC Porto está mais forte e temível esta época com Eduardo Filipe? E o Bosko é quanto a mim a grande revelação deste campeonato. Sentes já o quão importante és na equipa azul e branca?

Bosko Bjelanovic: Eduardo Filipe trouxe este ano mais qualidade e experiência à equipa que, se calhar, ano passado nos faltou e com ele somos mais fortes. É sem dúvida um jogador de grande qualidade. Quanto a mim, este ano tem corrido bastante melhor do que a do ano passado. Acho que ganhei mais maturidade e experiência durante o ano passado e isso ajuda bastante. Além disso este ano não tenho tantas oscilações no meu jogo e tento manter um bom nível.

Lucho: Bosko, sendo um jogador natural da Croácia, como chegaste ao FC Porto e com que idade? E agora que já jogas pela Selecção Portuguesa, o que sentes ao vestir a nossa camisola?

Bosko Bjelanovic: Cheguei pela primeira vez a Portugal em 1993, (com 8 anos) mas o ano em que vim definitivamente para viver foi 1998. Joguei dois anos na Académica de Coimbra e no escalão de juvenis recebi um convite para jogar no FC Porto, que aceitei com agrado. Como passei grande parte da minha vida em Portugal e como já sou muito ligado a Portugal, foi com enorme prazer que recebi o convite para jogar pela Selecção Nacional. É, sem dúvida, uma grande honra saber que estamos a jogar e a representar toda uma Nação.

Lucho: O que pensas de Saric? Achas que vai ser importante, sobretudo nos play-off e na Taça das Taças?

Bosko Bjelanovic: Mirza é um jogador com muita experiência que já jogou em grandes
ligas europeias e já está habituado a jogar contra grandes equipas internacionais e algumas delas encontram-se na Taça das Taças, por isso, eu acho que ele vai ser um bom reforço e de certeza vai-nos ajudar atingir nossos objectivos quer na Europa, quer nas competições nacionais.

Lucho: Uma das maiores alegrias desportivas desta época foi para mim a passagem do FC Porto aos oitavos da taça das taças. Bosko foi o autor do golo decisivo no último segundo no pavilhão do Paris Handball.. Conta-nos como tudo se passou e o que sentiste naquela altura?


Bosko Bjelanovic: O jogo em Paris é um jogo que dificilmente vou esquecer. Para além de termos eliminado uma grande equipa como o Paris Handball, foi também a forma como eliminamos esta equipa. O golo que marquei no último lance é, sem duvida, o golo mais importante que marquei na minha vida. Golos daqueles não se marcam em todos os jogos, pelo contrário, é muito raro acontecerem. Na altura em que ia marcar o livre senti-me bastante confiante que ia marcar o golo, embora isso seja um bocado esquisito já que as probabilidades de marcar são reduzidas. O remate foi bem colocado, mas também tive uma pequena "ajuda" de um defesa francês que se baixou ligeiramente na altura do remate. Depois de ver a bola entrar corri em direcção dos meus colegas, que tal como eu, estavam eufóricos. Foi um momento inesquecível!

Lucho: Carlos Resende, Paulo Jorge Pereira e Pokrajac foram 3 técnicos Campeões pelo FC Porto (Resende ainda só como jogador). O que pensas destas 3 personalidades?

Bosko Bjelanovic: O Paulo Jorge Pereira foi meu treinador durante 3 anos e com ele aprendi bastante. Como já foi dito, tornou-se campeão com o FC Porto, fez um bom trabalho enquanto esteve no clube e espero que tenha o mesmo sucesso em Espanha. Branislav Pokrajac é um grande treinador, um dos melhores do mundo, que trouxe um tipo de jogo que era pouco habitual em Portugal, como por exemplo a defesa 4:2 e é um treinador que deixou a sua marca no andebol português em geral e na minha forma de jogar em particular. O Carlos Resende, como toda a gente sabe, o melhor jogador de todos os tempos em Portugal, pode, na minha opinião, vir a ter o mesmo sucesso como treinador. Tem todas as características necessárias para tal.

Lucho: Qual o melhor andebolista que já viste jogar no FCP (um Estrangeiro e um Português)?

Bosko Bjelanovic: O melhor estrangeiro, para mim, foi o Vladimir Petric, o Beli, que tem uma facilidade de remate como poucos têm, e faz com que as coisas difíceis pareçam fáceis. Quanto ao melhor jogador português, divido a minha opção entre o Carlos Resende e o Eduardo Filipe. O Carlos Resende pelo jogador que todos nós conhecemos e pela pessoa que é dentro e fora do campo. O Eduardo Filipe é o meu ídolo desde miúdo e é um prazer jogar ao lado dele.

Lucho: Costumas visitar alguns blogues do Porto? Já conhecias o nosso? O que achas de termos um dia por semana (3ª feira) para, em exclusivo, destacarmos as outras modalidades? Sentes que na blogosfera Portista se fala excessivamente de futebol?

Bosko Bjelanovic: Não costumo visitar muitas vezes os blogues. Mas já ouvi falar deste, e bem, por esse motivo fiz questão de vos visitar. Não sei se se fala demasiado de futebol nos blogues, mas dada a realidade do país, onde se dá muito mais atenção ao futebol do que a qualquer outra modalidade, infelizmente, é natural que tal aconteça. Esperemos que isso mude rapidamente e que as pessoas dêem o devido valor a outras modalidades que tanto o merecem.

Cumprimentos
Bosko Bjelanovic

Andebol: Quartos de final ficaram mais longe
1º ABC (48 pts, 18 jgs), 2º FC Porto (43 pts, 17 jgs), 3º Belenenses (40 pts, 17 jgs).


crónica do FC Porto/Astrakhan (27-30): Estive presente neste jogo da 1ª mão dos oitavos de final da Taça das Taças. Entrei no pavilhão de Santo Tirso e já perdíamos por 1-2, o que aumentou ainda mais o meu nervosismo. Muitos erros no ataque, uma defesa macia e um empate 14-14 no final do 1º tempo que pareceu caído do céu. Eduardo Filipe e Tiago Rocha eram os mais esclarecidos. O nosso técnico Carlos Resende (que muito admiro) trocou bem cedo de guarda redes e de ponta direita, em duas opções muito discutíveis tal como os largos minutos que deixou Eduardo Filipe no banco na 2ª metade. Também não se entende a justificação para ainda não ter chegado o certificado de Saric que teria dado uma boa ajuda, uma vez que Kavalenka voltou a desiludir. O jovem Bosko soltou-se um pouco na 2ª parte, altura em que Ricardo Moreira também apareceu. O pavilhão esteve bem composto mas muito pouco participativo. Chegamos a liderar por um golo logo no início da 2ª metade mas uma sucessão de bolas nos postes voltaram a dar avanço ao Russos que pelo que mostraram têm um andebol mais forte que o nosso. A não ser que este FC Porto se supere... um golo de Ricardo Moreira bem perto do fim finalizou o marcador em 27-30 e agora domingo às 11h Portuguesas, jogaremos na Rússia uma 2ª mão que se prevê complicada. Para agravar a situação, ainda temos que ir amanhã ao Funchal jogar com o Madeira SAD (19h), num jogo importante para, pelo menos, se garantir o 2º posto da tabela do campeonato Nacional. De qualquer das formas, já ninguém apaga a carreira positiva nas provas Europeias deste Porto 2007/08. Tudo o que vier por acréscimo será benvindo.

crónica do FC Porto/ISMAI (43-19): Vitória fácil dos Dragões que em dia de Carnaval despacharam os Maiatos por números bem folgados. Com esta vitória, os Dragões passaram aos oitavos de final da Taça de Portugal onde irão defrontar o Alavarium em Aveiro numa eliminatória que se disputará dia 9 de Março e onde o jogo grande irá opor o Benfica ao Belenenses. Tiago Rocha foi o jogador mais em destaque nesta partida com 7 golos e alguns livres de 7m provocados à defesa Maiata. O FC Porto é o actual detentor da Taça de Portugal e a intenção é ganhá-la pela 3ª época consecutiva.

Basquetebol: FC Porto volta a ganhar nos últimos segundos
1º Ovarense (1derrota, 14 jgs), 2º FC Porto (3 derrotas, 14 jgs), 3º Vagos (7 derrotas, 14 jgs).

crónica do CAB Madeira/FC Porto (68-70): Uma grande exibição de Paulo Cunha (na foto) com 24 pontos e 11 ressaltos foi fundamental para a vitória azul e branca no Funchal frente ao CAB. O jogo foi muito equilibrado e teve um final dramático. A 8 segundos do fim, o CAB empata a 68 pontos para a 3 segundos do término, o nosso base João Figueiredo penetrar para o cesto sendo apenas travado em falta. Da linha de lance livre e perante a «pressão sonora» dos adeptos o nosso João não perdoou e garantiu mais uma vitória para o nosso clube. Boas prestações também as de Marçal, Gentry e Terrel. Morris não esteve feliz, mas quem continua a somar pontos para a dispensa parece ser Brandon Payton. Sábado (16h) em Matosinhos joga-se um Porto/Belenenses. Quem quiser rever o triplo de Gentry que nos deu a taça da Liga em Vagos, pode ver o vídeo que anexamos.


Hóquei: 1º lugar assegurado com 4 rondas por disputar
1º FC Porto (58 pts, 22 jgs), 2º Benfica (46 pts, 22 jgs), 3º Oliveirense (41 pts, 22 jgs).


crónica do FC Porto/Oliveirense (6-1): A quatro jornadas do fim da fase regular, o 1º lugar já não foge ao FC Porto. Na tarde de sábado e perante o olhar atento do Blue Boy e do Estilhaço (responsável pelas fotos e vídeos deste jogo de Fânzeres), os hexacampeões conseguiram mais uma vitória por números claros e com mais uma bela exibição de Reinaldo Ventura (3 golos). Os outros foram de Caio (2) e Emanuel Garcia. 12 pontos de vantagem sobre o Benfica e 17 sobre a Oliveirense... agora é gerir os cartões, poupar alguns jogadores e apontar baterias para a Liga Europeia (sábado às 17h com transmissão provável na RTP2 temos um FC Porto-Prato). O FC Porto tem o impressionante registo de 18 vitórias, 4 empates e nenhuma derrota.















Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Paulo Cunha

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais por mais uma vitória, 6-1 à Oliveirense de Tó Neves, um resultado que assegurou o 1º posto nesta fase regular e que permite vantagem do factor casa nos play-off ... e para jogador da semana, a escolha recai em Paulo Cunha, pela grande exibição no Funchal num jogo complicado em que os Dragões ganharam por 2 pontos ao CAB. Paulo Cunha com 24 pontos e 11 ressaltos foi o MVP da partida.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

19 comentários:

  1. Parabéns Lucho, uma página excelente.
    Quando precisares de alguma coisa sobre o andebol, é só dizeres, pois o director da secção é meu amigo pessoal.

    ResponderEliminar
  2. Vila pouca:
    A quem te referes, João Moreira?
    Continuo sem receber o teu email.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Exactamente ao "Pequeno" Grande, João Moreira.
    Quanto ao mail, quando eu for ver o Basquetebol, o Hóquei ou o Andebol, aviso-te.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Página das terças feiras sempre em pertinente, com entrevistas a preceito e resumos dos resultados da semana.
    O Lucho sempre em grande.
    Espero que o basket comece a acertar, para o Hoquei não há nada para ninguem... Vamos a ver se é desta que a Taça dos campeões pode cair outra vez para nós, embora seja difícil.

    ResponderEliminar
  5. Bem, isto hoje está arrasador...

    Fantástica e exclusiva entrevista com o herói de Paris, condimentada pelo vídeo (primeira vez k o vejo), permitindo mitigar alguma da frustração pela derrota com o Astrakan...

    Qt ao resto, vamos de vento em popa, com a estrelinha a acompanhar-nos no basquetebol. Nova vitória arrancada a ferros, nessa titânica perseguição à Ovarense.

    Culmino novamente com os elogios da praxe. Belo artigo,com fotos e vídeos, num espaço dedicado às amadoras k reflecte não só o ecletismo do clube, mas essencialmente o teu amor pelo AZUL E BRANCO.

    ResponderEliminar
  6. O andebol deixou muito a desejar este fim de semana. Valham nos as fotos do slide para animar isto;)

    ResponderEliminar
  7. F.CPorto- Gil Vicente
    Benfica- Moreirense
    Sporting-Estrela
    Naval-Setúbal

    ResponderEliminar
  8. Lucho, como certamente saberás, fruto de todo este teu trabalho a todos os níveis digno de registo (é que não é mesmo para qq um, se falamos em amadoras), depois da ausência destas no coração do Dragão desde a «queda» das Antas e anexos, lentamente, tenho voltado a sentir necessidade de saber noticias, novidades fresquinhas de tudo o resto para além do futebol no que toca ao azul-e-branco do FC Porto.

    E se assim tem sido, não posso esconder que o grande culpado de tudo isto, tem sido o teu imenso trabalho e a dedicação e paixão que transpostas para as «tuas amadoras».

    O problema disto é apenas um... continuas a colocar a fasquia a cada dia que passa cada vez mais alta, bem lá no alto, tens habituado a malta a «carne da perna» e quando sentires necessidade de algum relaxe ou de falta de 'noticia' para os teus post's, dá-me ideia que vais estar metido numa grande alhada com a malta, mas isso, vai ser um problema teu, não nosso :D

    Mais uma entrevista que aqui nos trazes, desta vezm cabendo as luzes da ribalta deste espaço ao nosso herói de Paris, como bem o catalogas. Bosko é um jovem que aposto, nos vai trazer muitas alegrias de Dragão ao peito e se bem acarinhado por todos e sentindo-se bem «na nossa casa», será a breve prazo, um dos nossos ídolos do andebol.

    Pela minha parte, e enquanto administrador deste espaço, deixo em nome de toda a nossa equipe, o nosso especial agradecimento pelos 5 minutos que nos dispensou para dar «voz» a mais um excluviso deste espaço. Bosko, obrigado mais uma vez e desejos de grandes sucessos pessoais e desportivos.

    No andebol, há que cair na realidade e perceber que os russos, eram de uma galáxia um nada acima da nossa... se não pudermos ganhar, que lutemos e muito, que pela minha parte, já me sentirei recompensado e orgulhoso dos «nossos». Mas ainda há uma 2ª mão para jogar, por isso... enquanto há vida, há esperança.

    No basquetebol, a sorte tem estado connosco nos últimos jogos e ainda bem, já que é preciso não largar o pé dos vareiros de Ovar... para já, estamos em grande, mai'nada.

    No hóquei em partins, é soma e segue, seja que adversário nos enfrentar... internamente, é uma limpeza geral... agora, pensemos em «limpar» o Prato e tudo rolará sobre rodas :D

    aKeLe aBrAçO,

    ps1 - tem sido um trabalho hérculo, mas as pesquisas, vídeos e fotos que se anexam nestes post's de 3ª feira, tudo fruto do trabalho do Lucho e do Estilhaço, não é de registar, mas sim d'uma enorme valia a todos os níveis... obrigado óhh malta :D

    ps2 - só uma correcção... no hóquei, um amigo (Bitinha) acompanhou-me neste jogo, ainda que habitualmente atrasados, tendo-nos juntado ao Estilhaço e ao Estilhaço Júnior :D

    ResponderEliminar
  9. Dragão Vila Pouca, obrigadaço pela dica do sorteio da Taça de Portugal... nem é bom, nem é mau, é o que é... afinal, a caminho do Municipal de Oeiras, qualquer um serviria, certo?

    ResponderEliminar
  10. Mais um excelente post de terça-feira a que o nosso amigo Lucho já bem nos habituou! Sempre em grande com vídeos, fotos e entrevistas exclusivas!

    Começando por aí, sou um dos que aprecia muito Bosko, um jovem jogador, com muito valor e que está a fazer uma grande época! Aquele golo ao Paris Handball... espectáculo!! :-) Gostei muito de ler a entrevista.

    No Sábado perdemos com o Astrakhan, num jogo em que penso que não actuamos ao nosso melhor nível. Não estivemos tão bem como noutros jogos e a desvantagem não é muito significativa, mas mesmo assim, complicada. Agora há que saber dar a volta por cima e ganhar na Rússia. É preciso fazer um grande jogo, pois estes russos jogam bastante bem.
    No dia de Carnaval, passámos a fase seguinte da Taça de Portugal, num jogo em que o nosso domínio foi evidente. Grande jogo da equipa de Carlos Resende. Vamos a caminho da terceira taça, em outros tantos anos!

    Em Basquetebol, mais uma vitória no último suspiro do jogo. Uma vitória importante, em casa de um adversário difícil. Há que continuar a esperar por deslizes da equipa de Ovar.

    No Hóquei... não há "pai" para nós!!! É sempre a somar e com esta vitória frente ao terceiro classificado, garantimos desde já o primeiro lugar na competição, o que é bastante importante pois temos o factor casa como vantagem nos "play-off". Reinaldo Ventura está numa excelente forma! Agora no próximo sábado, é para ganhar ao Prato e continuar em primeiro, também a nível europeu!

    Um Abraço,
    Tripeiro

    ResponderEliminar
  11. Só DUAS observações justas e importantes:

    As fotos e vídeos do jogo de hóquei pertencem ao amigo Estilhaço (uma vez mais) q com toda a simpatia me cedeu todo esse material. Fica aqui o meu agradecimento. As do andebol fui eu q desta feita levei a máquina da minha esposa (HJ veio cá comentar eheheh) q me aturou durante um jogo em q estive de má cara os 60 minutos...

    E a 2ª observação tem a ver com todo o trabalho de enquadramento das fotos, slides e vídeos q o BLUE BOY tem de efectuar todas as noites de 2ª feira. A ele se deve também tudo isto.

    Um abraço para todos.

    ResponderEliminar
  12. Estilhaço:
    paulo alves tem 38 anos e
    tó neves 41!!!

    ResponderEliminar
  13. Eva, se és supostamente a pessoa que estou a pensar que sejas (só pode, certo Lucho?), só uma palavrinha rápida de circunstância... bem vinda e que te possamos continuar a «ler» por aqui mais vezes. Obrigado.

    No resto, só mais um pequenino aparte de extrema importância: tem lá paciência com os «teus» com esta coisa do FC Porto, porque isto há muito que deixou de ser um vicio... e passou a ser uma doença completamente incurável :D

    Sofremos todos do mesmo BEM... e «todas» se queixam do mesmo ;)

    ResponderEliminar
  14. Simplesmente espetacular LUCHO.Bem haja.

    ResponderEliminar
  15. boas...

    parabens lucho.. sempre no teu melhor.. komo ja nos habituas-te...

    so mais uma koisinha... tenho a facilidade de poder tb arranjar um texto " entrevista" para o blog, embora estas se prendam mais kom o futebol... O VIEIRINHA, sim esse mesmo... falo kom ele quase todos os dias... e tb kom o ex-atleta do FC.Porto onde fex toda a sua formaçao komo futebolista ,fex apenas uma epoca de senior na extinta equipa B e hoje e atleta do SC.Espinho... Fabio "Espinho" ... se for do interesse e favor comunicar aqui a je ok...

    apenas e so para dignificar ainda mais o valor d exclusividade deste blog....




    PS: LUCHO,em breve enviarei o teu pedido sobre o tema...

    ResponderEliminar
  16. Xeio_d_xono:

    Tenho todo o interesse em que em envies por email os emails do Vieirinha e do Fábio Espinho (se eles estiverem de acordo) para depois contactar com eles e efectuar-lhes uma entrevista.
    Ainda se enquadram no futebol de formação do FCPorto, logo tenho todo o interesse.
    Aguardo o teu email.

    ResponderEliminar
  17. Já saíram os Dragões de Ouro, entre os quais se encontram a Sara Oliveira (Atleta Amador do Ano) e a Vânia Franco (Atleta Revelação do Ano), atletas entrevistadas no mês de Janeiro pelo Lucho.

    Lucho com poderes sobrenaturais, antecipando os acontecimentos.

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  18. Estou a pensar seriamente em retomar a minha actividade bloguista, Blue Boy, desta vez talvez crie um espaço dedicado à partilha da "paciência" necessária e outros desabafos, por parte de «todas» as que partilham convosco, dia a dia, os efeitos dessa doença incurável!;)

    ResponderEliminar
  19. lucho vo tratar disso entao... abraço...

    ResponderEliminar