06 fevereiro, 2008

Para todos um bom Carnaval

Até que a ideia não era um bitaite sobre o Entrudo. Mas, devido à ausência de notícias dos mais acérrimos defensores da Berdade desportiva (porque será?), foi decidido utilizar a máxima do 'se não consegues perder, junta-te a eles'.

Tinha assim em ideia, este Carnaval, arranjar uma fantasia de jogador de futebol. Mas após o fim-de-semana voltei atrás com a mesma pois foi fácil de constatar que já não faltam por aí ditos cujos equipados, ou melhor, fantasiados a rigor. A rigor e em marchas (des)organizadas para tal fim. De Sábado ao início da tarde a Domingo à noitinha foi um tal rodopio de samba entrecortado com um par de desfiles menos bem conseguidos.

Em relação a estes uns dizem que a culpa é da música, outros do maestro e uns terceiros da organização. A verdade é que não sei e tão pouco me interessa.

Ora então tudo começou Sábado pela tarde, com a deslocação da Grande Marcha - secção do pessoal em patins, a terras do recreativo local, mais a sul, onde estava tudo bem organizado: claque de nome sonante equipada a rigor e até criancinhas com cachecol 'Graças a Deus não sou Tripeiro' (que dirão os Tripeiros adeptos da marcha de tal recreativo?). O desfile até que começou bem para a marcha da casa mas logo apareceu o matador da Grande Marcha que, colocando em campo algum do seu reportório, não tardou a tombar o ritmo da música para o nosso lado.

Consta ainda que esteve presente, em tal acontecimento, o grande-chefe da marcha do recreativo. Não sei, não o vi. Estaria disfarçado? Terá chegado na segunda parte?

Quem tb. pecou na aparição foi o carro alegórico, baseado no tema 'pró ano é que vai for' ao que parece devido a um problema no motor de arranque.

Ainda nesse Sábado, pela noitinha e em terras do Dragão, desenrolou-se a segunda parte da Grande Marcha. Os visitantes, embora oriundos da terra famosa pelo seu Carnaval, foram surpreendidos pelo ritmo de uma valsa Sul-americana, um teclado ensurdecedor que não deu a mínima hipótese. Foi até difícil escutar os costumeiros assobios da marcha da casa.

Mas o clímax da Grande Marcha estava reservado para Domingo, com a secção da bola ao cesto. A marcha adversária, Vareira, era de respeito e o duelo, sempre renhido e equilibrado, foi resolvido como de costume ao milésimo de segundo. Numa nota final, um misto de samba e rock da terra do tio Sam a valer 3 pontos, tocada por um poste de 2 metros e alguns centímetros. E foi tal a vitória que até deu, como prémio, uma Taça e uma bola dourada (só podia) para o MVP (Melhor Vailador em Palco).

Resultado final deste fim-de-semana carnavalesco: o servidor que alojava o site www.kompensam.net teve que ser desligado. Foram tantas as visitas que nem todos os gigas de memória disponível ofereceram a redundância necessária.

Graças a Deus que sou Tripeiro! E Dragão! Olé!

7 comentários:

  1. É verdade caro Estilhaço. Este fim de semana o Carnaval foi todo das nossas cores. E que bem estiveste nessa viagem pelas aventuras dos homens dos patins, da relva e a finalizar com os homens dos cestos.

    Em tudo o q participamos temos aquele vício de ganhar. Para azar dos q se viciam em Kompensan.

    E no andebol tb ganhamos ontem ao ISMAI 43.19 para a Taça de Portugal. Sábado recebemos o vice-campeão RUSSO para a taça das taças de andebol em jogo de dificuldade intensa. Lá estarei em S.Tirso às 17h.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Estilhaço, como sempre, corrosivo até ao tutano:)

    Gostei especialmente da marcha do grupo recreativo e, para finalizar, o entupimento do site do kompensan:)

    É bom k o servidor do dito site volte ao normal. Avizinham-se tempos difícies para os grupos recreativos sedeados na capital marroquina...

    Agora, sem dúvida, em Vagos aquele cesto do Gentry foi um espectáculo. E assim se vai criando laços profundos com o clube. K o diga a Filipa, 5 anos, cachecol do FCP ao pescoço, rejubilando no final, com o "golo" do Porto:)

    Golo ou cesto, a cultura de vitória está entranhada no clube!

    ResponderEliminar
  3. Com diz aqui alguém em cima "Corrosivo", pior que ácido sulfúrico carago!

    As aventuras de Carnaval são sempre ao rubro! As brincadeiras com balõezinhos de agua geladinha ui ui! O pior sao aqueles que gostam de levar com BALDES de água gelada. Ai nem kompensam os safa, têm mesmo de recorrer a Cegripes e Griponais!

    Mas um fim de semana azulinho e descansado calha sempre bem nao?

    "Graças a Deus que sou Tripeiro! E Dragão! Olé!" Subscrevo e assino por baixo com o reparo da mudança de género e tripeiro para Tripeira!:)

    ResponderEliminar
  4. PS. Ganhaste uma fã assidua deste espacinho Carago! :)

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço, tal como alguém dizia há dias, sempre «com a veia poética em alta e cada vez com um humor mais refinado»,carago!!

    Um dia destes, ainda te vamos ver num qualquer talk-show numa qualquer tv perto de si... vai uma aposta? :D

    Não há muitas palavras para descrever todas as emoções que consegues transmitir com esse teu jogo de palavras, temas ou conteúdos que aleatoriamente e sem muito sentido de inicio, as vais juntando peça a peça, qual puzzle, e recriar a partir dali, uma novela nada mexicana, qual modus-operandi do qual já te encontras catalogado, sempre mordaz, sem dó, nem piedade pelos «ridiculos e invejosos» deste nosso PORTOgal.

    No resto, como dizes e bem, para esses lados, o Carnaval, costuma durar e durar prái uns 12 meses por ano... razão, tinham aqueles que em tempos mais remotos, quando de visita a Marrocos, aproveitando as palavras de um tal de Rei Artur, erguiam bem alto o estandarte da fé com os dizeres de: "viemos ao Circo"... e nem sabiam eles, passados todos estes anos, a razão que tal palavra já continha. Sem tirar, nem pôr!

    aBrAçO óhh BoMbEr MaN :D

    ResponderEliminar
  6. A única coisa que destoa são os jogos da Intercalar. Mais uma derrota.E como não gosto de ver o meu clube perder,nem a feijões...
    Espero que o espírito destes jogos no futuro seja diferente.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Mas como é Carnaval ninguém leva a mal...

    Enfim, mais um fim de semana onde nas diferente modalidades e nas diferentes cidades deste país o Porto distribuiu e presenteou os portugueses com «mais do mesmo»... Vitórias, classe e brilhantismo..»

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar