09 março, 2010

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 22

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


FCPorto 2-2 OlhanenseSC

Cosme Machado, um árbitro ainda em ascensão, foi o escolhido para um jogo que parece ser de baixa dificuldade.

O primeiro lance digno de registo, aconteceu ao minuto 10, quando Paulo Sérgio joga a bola com a mão antes desta sair. Não existe lugar a advertência, porque o jogador de Olhão não cortou uma linha de passe, nem um ataque prometedor.

2 minutos volvidos e golo do Olhanense. Não existe fora de jogo, visto que Djalmir encontra-se em linha com a linha da bola, nem tão pouco, mão de Djalmir.

Decorria o minuto 21 quando Miguel Lopes é advertido por ter rasteirado Paulo Sérgio de forma imprudente. Correcta a decisão do árbitro.

Ao minuto 35, João Gonçalves é advertido por atrasar o recomeço de jogo. Correcta a decisão do árbitro.

Ao minuto 41, Belluschi é bem advertido por falta dura sobre Castro.

Minuto 43. Paulo Sérgio apanhado em fora de jogo. Correcta a decisão do árbitro.

Já na segunda parte, ao minuto 67, Rúben Micael fica a pedir grande penalidade por pretensa falta dos homens de Olhão. Não parece haver qualquer falta e portanto, correcta a decisão do árbitro.

Ao minuto 83, cartão amarelo para Bruno Alves sobre Yazalde. O jogador de Olhão tirou partido do toque do central portista que não me apareceu ter sido impeditivo para a progressão do jogador. Nesse sentido, não parece ter havido falta, muito menos para cartão amarelo. Erro de Cosme Machado.

No último lance do encontro digno de registo, Belluschi faz efectivamente falta quando salta sobre o Eduardo.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7,5. Estiveram bem os juízes da partida. Análises correctas, exceptuando um ou outro lance. Avaliações técnicas e disciplinares à altura do desafio.



SLBenfica 3–1 FCPaços Ferreira

Artur Soares Dias, da AFPorto, é um dos árbitros mais conceituados. Muito rigor, atenção e grande conhecimento das leis de jogo, são características deste árbitro.

Ao minuto 11, um jogador que não consegui identificar, deveria ter visto o cartão amarelo por entrada imprudente sobre Maxi Pereira.

Ao minuto 20, Maxi Pereira deveria também ter visto cartão amarelo por entrada imprudente sobre Fábio Pacheco.

Decorria o minuto 37 quando Di Maria vê o cartão amarelo por protestos. Nada a dizer da actuação do árbitro.

Ao minuto 40, Artur Soares Dias deveria ter assinalado grande penalidade por Maxi Pereira ter jogado a bola com a mão.

Ao minuto 45, cartão amarelo bem mostrado a Luisão por rasteirar o adversário de forma imprudente e não por protestos, como erradamente foi dito pelos comentadores desportivos.

Já na segunda parte, ao minuto 61, Saviola vê o cartão amarelo por simulação. Parece-me exagerada a advertência até porque existe um toque no avançado, embora não o suficiente para ser sancionado grande penalidade.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 6. Avaliação prejudicada, sobretudo, pela não marcação da grande penalidade a favorecer a equipa visitante. De resto, erros sem grande importância mas essencialmente pelo baixo nível de dificuldade do jogo, 6, foi a nota máxima conseguida.

1 comentário:

  1. no Dragão, nada a opor, senão lamentar a 'fraquissima' atitude... e exibição.

    já no galinheiro, talvez, talvez, quem saberá agora? aquele lance a terminar o final da 1ª parte, o tal lance de Maxi, se tem sido assinalado, o que poderia ter acontecido? quem sabe? ai se fosse ao contrário...

    ResponderEliminar