04 fevereiro, 2008

12,10,11…

Passada mais uma jornada e depois de mais uma demonstração de superioridade evidente sobre todo e qualquer adversário, o FC Porto começa a partir de agora uma estranha (ou talvez não…) contagem decrescente para o título nacional… aquele que será o terceiro título consecutivo, depois de Adrianse e Jesualdo, novamente Jesualdo! A 12 jornadas do fim, para os jogadores do FC Porto apenas um desafio se coloca: manter os níveis de motivação a um nível mínimo, um nível que permita manter esta enorme vantagem para os mais directos adversários. Há alguns anos que não se assistia a um campeonato tão desnivelado e em que tão cedo se percebe quem irá ser o campeão!

Ao contrário do que alguns portistas poderiam pensar ou temer, o jogo da última jornada disputado no estádio de Alvalade apenas e tão só revelou de forma tão clara quanto esmagadora a resposta a uma pergunta que há muito se sabe a resposta, isto é, qual a única equipa portuguesa capaz de alcançar o título nacional desta época. Tal como Jesualdo disse há uns tempos, para o FC Porto ganhar tornou-se um hábito tão natural como matar a sede, lavar os dentes ou dormir… enquanto para uns ganhar, é um bem de luxo, para o FC Porto, as vitórias tornaram-se de há muito a esta parte, um bem de primeira necessidade.

Esta também foi uma jornada em que, claramente, o medo do FC Porto em relação aos seus adversários directos aumentou muito… adversários a 10/15 pontos de distância metem muito medo que se tem de estar sempre alerta… até acho que com o medo que Pinto da Costa deve ter, o mais aconselhável seria comprar um cão.

Por último, termino com um pequeno mas difícil raciocínio que deixo à consideração de todos os que lerem este post: Qual o segredo do FC Porto?

Em cada um dos jogos, marcar mais golos que o adversário porque assim obtém mais pontos que o mesmo e, suspeito bem, que somados todos os pontos de todas jornadas é campeão aquele que tiver mais pontos somados e, provavelmente, aquele com mais golos marcados… conclusão, o segredo é “salir a ganar” e marcar mais golos que o adversário… uffaa, com tanto raciocínio mental, já me sinto cansado!!!

6 comentários:

  1. Viva malta, depois de mais uma semana a tentar pintar o céu de nuvens, vermelhas e verdes, depressa veio o bom tempo, e o sol voltou a brilhar no céu azul. Mesmo para as modalidades um fim-de-semana em cheio, vitoria em hóquei e Taça no basquetebol. Só para terminar uma nota para aqueles adeptos “AZUIS” que estiveram no ninho das galinhas, são uns brincalhões a puxarem pelos lenços brancos no fim do jogo, isso não se faz, deixem o homem trabalhar porque ele é o salvador.

    ResponderEliminar
  2. Afinal parece que temos mais um avançado o “tecla” esta a começar a mostrar o que vale e precisamos dele para a liga dos campeões……..até os comemos carago……… Grande golo do ZÉ PEDROOOOOOOOOO DO BELENENSES....

    ResponderEliminar
  3. GrANDE pORTO também no basquetebol. Parabéns Campeões. A TAÇA DA LIGA É NOSSA.

    ResponderEliminar
  4. O segredo é trabalhar da melhor forma e deixar os outros falar e pensarem que são os melhores.
    Em Lisboa volta a estar muito frio, agora com -10

    Abraço

    http://estrelas-do-fcp.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Nem mais, RCBC!

    A forma confiante como o Porto abordou o desafio frente ao Leiria é bem demonstrativa da classe k a equipa tem...

    Exibição sem mácula, parecendo um rolo compressor, deixando sem qualquer possibilidade o opositor...

    E, como dizes, esta Superliga parece uma montanha-russa. Uma semana, a onda de euforia ameaça extravar fronteiras, qd o FCP perde pontos. Logo a seguir, vem a habitual vaga de frustração, quando os nossos patéticos rivais mostram aquilo k lhes falta: QUALIDADE!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  6. RCBC, faz lá um favor a ti próprio... não raciocines muito sobre este tema, porque é perca de tempo total... os números, estão aí à vista de todos para quem os quiser confirmar e constatar.

    Tudo o resto, não é nem mais, nem menos que «a revolta dos medíocres»... é deixá-los lá com o D. Sebastião deles, o tal do "salir a ganhar" e eles já se contentam com pouco.

    aBrAçO,

    ResponderEliminar