01 março, 2008

Título em Boa...vista!

Honestamente, a carga emotiva inerente aos embates contra o Boavista nunca me afectou de forma profunda. Encaro o derby portuense como mais uma batalha rumo ao tri campeonato. E não o faço com o desrespeito pelo adversário e nem pela rivalidade histórica existente entre os dois emblemas. Esta letargia face ao derby resulta – em grande parte – da inexistente experimentação dos hábitos citadinos e culturais da invicta.

Contudo, existe um indicador que me deixa verdadeiramente preocupado – e ao departamento clínico do FC Porto –, é a forma agressiva com que as equipas orientadas pelo Jaime Pacheco abordam os jogos contra o campeão nacional. Poderão evocar que a equipa axadrezada, este ano, não sustenta o seu futebol na virilidade e agressividade. Eu não arrisco e o mestre também não o deveria fazer.

É insofismável que os jogos no Bessa roçam a batalhas campais e em vésperas de um jogo com carácter tão decisivo na campanha europeia, seria prudente recorrer a alguns jogadores da 2ª linha, de forma a evitar algumas baixas de peso. O fosso pontual para o 2º classificado permite-nos, nesta altura, operar alterações estratégicas no onze sem perder a identidade vencedora e competitiva do clube.

Analisando os convocados:

Guarda-redes: Helton e Nuno.

Defesas: Bruno Alves, Marek Cech, Fucile, João Paulo, Lino e Stepanov.

Médios: Raul Meireles, Paulo Assunção, Lucho e Kazmierczak.

Avançados: Adriano, Farías, Hélder Barbosa, Mariano Gonzalez, Quaresma e Tarik.

Deduzo que o mestre corrobora com a minha tese de rotatividade e colocará numa redoma de vidro as peças basilares do FC Porto, existindo ainda, a necessidade dos jogadores azuis e brancos apresentarem-se com índices de concentração elevada, abstraindo-se totalmente da jornada europeia (tarefa árdua, convenhamos).

Admito que o onze (que aposto) seja extremamente revolucionário. Ponderaria também outra variável no meio campo de forma a poupar o Paulo Assunção: colocar o João Paulo a trinco e jogar com o Fucile na ala direita. São meramente opções de treinador de bancada.

Os jogadores que forem escalonados para o onze inicial, encontrarão cerca de 10 mil portistas nas bancadas, e isso é suficientemente motivador para garantir o triunfo e manter os níveis de confiança bem elevados.

Saudações azuis e brancas,
CJ

[nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 2 novas imagens (total: 206 slides)… passem por lá para confirmar, não custa nada! Só tens que clicar no banner respectivo logo ali acima.

12 comentários:

  1. Grande blog caro portista.
    Seja com que equipa for, acredito que vamos ser bem sucedidos contra o boavista, e em qualquer jogo, doravante.
    Saudações azuis

    ResponderEliminar
  2. Perdoem o aparte
    Á Vossa atenção:
    http://jn.sapo.pt/2008/03/01/preto_no_branco/palermo_e_palermas.html

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Para mim é mesmo um derby !Vi tanta coisa na minha juventude quanto ao Boavista. Eu ate vou ao ponto de pensar que o Boavista nao devia existir . Uma so equipe no Porto ! O Boavista devia ser a equipa C do Porto ! O Boavista nunca se identificou com o povo portuense. Eu que nasci no Porto creio nao me enganar. O Boavista sempre foi pro Benfica e Lisboa !Em 1987 quando o Porto se apurou para a final ganhando em Kiev eles ficaram pior que feras !

    Nao deixa de ser curioso que a rtpi transmita o jogo em directo. O primeiro da segunda volta. Tambem curioso que ate agora salvo erro seja o unico jogo do Porto em ida e volta a ser transmitido.

    Continuo sem net em casa . Ja passei para outro fornecedor de acesso. Isto parece um pais de atrasados mentais : Realmente a França nao é a Dyneilandia!

    Estilhaço nao consigo abrir o teu link. Talvez venha do computador, nao sei ( tou na boutique net).

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Ó estlhaço é o artigo do Juca?
    Passa pelo meu e junta a tua gota à minha.
    Um abraço e logo lá estamos

    ResponderEliminar
  5. Boas caros portistas... Estive ausente praticamente durante toda a semana por bons motivos para mim... (Passeio, mas não digam a ninguém...) Por motivo dessa ausência perdi de comentar temas super interessantes que este blog faz sempre questão de ter e muito bem em atenção como a comunicação social que me é tão ingrata... Mas ainda lá vou dar um salto para tentar recuperar algo...

    Quanto ao jogo de logo, não creio que o Professor Jesualdo (até já trato o homem com respeito...) faça tantas alterações, afinal esta semana podemos tornar a vergonha ainda maior para os pseudo-perseguidores do campeonato... Mas isso é quase uma segunda questão. Quase que aposto que quaresma por exemplo vai jogar, pois esteve dois jogos fora e nada melhor que jogar 60 ou 70 min hoje para readquirir novamente o ritmo depois de quase duas, ou mesmo duas, semanas de descanso até ao jogo com o S04. O lucho tb jogará por ser o cérebro da equipa no momento e descansará quando tudo estiver resolvido. Fucile creio que jogará também.

    Isto tudo apesar de as escolhas CJ não serem desadequadas e essa equipa me apresentar a total confiança também.

    O que é preciso é ganhar o jogo logo e o resto é treta...
    10 mil no Bessa é de muito respeito... Se fosse lá um clubezeco dos arruaceiros de Lisboa estávamos a ouvir falar de invasões ou o raio que valha...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  6. Porto maravilha tenta maximizar a página dos comentários e obter o link completo pois aqui funciona.

    Dragão Vila Pouca, não é do Juca. Pelo menos está marcado como do Sr. Paulo Ferreira, Chefe de Redacção. Está lá, preto no branco, o que só não vê quem andar distraído. Seria caso para perguntar: E os palermos somos nós?

    Estava a pensar ir logo ao Bessa mas não vou pois, como seria para levar o júnior, tenho um certo receio de confusões. Mania minha de certeza pois tudo correrá bem.
    Vou ver de sofá e já coloquei a Super Bock no frigorífico.
    De qualquer maneira em vez de 10.002 serão 10.000, número bastante agradável:-)

    Em relação à equipa acho que o CJ já fez o TPC de maneira brilhante. Espera-se um jogo pró fisíco. Já li algures que as equipas do Sr. Jaime Pacheco costumam ser equipas de pau feito (desculpem a expressão mas é mesmo a que melhor se coaduna). Haverá assim haverá que compensar e retirar peças pensando já no jogo de Quarta.

    De resto é a toada do costume. Há que ir para cima deles antes que eles venham para cima de nós.

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    CJ, como sempre, admiro essa lucidez, pragmatismo e comentários incisivos na análise e antevisão dos jogos...

    Sim, é preocupante jogar no Bessa, com o neurónio solitário no banco adversário. Não sei porque carga de água, mas o Jaime Pacheco, k deve quase tudo ao azul e branco como jogador, nutre uma aversão ao emblema do Dragão k raia a insanidade...

    E Jesualdo ouviu-te:) Não será um onze revolucionário, mas algumas pedras basilares serão poupadas. Champions League oblige!!

    Será, no entanto, um onze competitivo, amparado em 10.000 adeptos nas bancadas, transformando o Bessa num feudo portista. Assim, com a garra e determinação de sempre, espero uma vitória, para saborear devidamente as incidências do derby de amanhã...

    Sim, eu vou ver esse clássico da 2ª circular na TV. Sem perder pitada. É k, se não podem perder os dois, kk resultado interessa...ao Guimarães:)

    É reconfortante termos um candidato para o 2º posto, nesta liga sensaborona. E, mal por mal, k sejam os arruaceiros do Minho k atinjam esse desiderato. Pode ser k assim nos deixem abrir lá a casa do Porto:)

    ResponderEliminar
  8. E ainda bem que as pedras basilares vão ser poupadas, entao em campo tao conhecido por cacetar tudo que mexe! Aqueles retalhados andaram foi no boxe carago! Sempre me lembro de derbys no bessa muito violentos com chacina po nosso lado! Bem levem reforços nas caneleiras!

    E hoje meus amigos, vou assistir ao jogo imaginem, num jantar de 60 pessoas em que sou a unica portista! Vai ser um festim!

    E como fim de semana no Sul significa analisar como andam as hostes, ontem tive mais um momento de riso protagonizado por um amigo benfas, o Zii.

    Ao ver o pasquim do café, e já se sabe, ali é o Rascord, ele reparou que eu so lia as paginas azuis, por si só ja tao escassas no meio de tanto papel. Dizia.me ele:

    "Mas tu não lês o resto, só les essas paginas?"
    "Claro, esta é a única parte interessante do jornal, oube lá!"
    "Ah mas eu não sei porque tas com tanta fé, escreve o que te digo. Este hoje empatam (Vitoria e braga), amanhã com alguma sorte voces levam um no bessa e nós com alguma sorte espetamos um em alvalade. Como na quarta voces perdem com o Schalke, sao duas derrotas
    seguidas e isso é muito desmoralizante ou seja, o campeonato ta relançado!"
    "Sonhas muito Zii, mas olha que quanto maior é esse sonho maior é a queda quando acordas e vês que voces nem que rezassem eram campeões este ano."

    (Entretanto braga marca um canto estupido e sai.se o meu primo David, benfas mas com juizo)
    "Ah que canto tão marcado, parece os cantos à benfica nunca dao em nada de jeito!"

    Vai.me dar um tremendo gozo ver tipo o Mariano marcar, que ando com fé no homem e saltar sozinha na cadeira enquanto o resto da sala arruma os talheres e puxa duma rennie!:)

    CAMPEÕES, À L'ATAQUE MARCHE!

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky-blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Segundo info do P. Lima do fórum dos dragões o FCPorto bateu fora o OC Braga por 10-4. Isto na penúltima jornada da fase regular.
    Tb. hoje, com transmissão directa na rtp2 e partida com cartões azuis para limpar aos molhos, os rosinhas foram derrotados por 3-2 pelo OC Barcelos.

    Falta agora, para cumprir calendário, no próximo Sábado em Fânzeres contra a J.Ouriense.

    Venha depois o Vic e os play-off.

    ResponderEliminar
  10. Daqui a nada, há que visitar «os caceteiros da rorunda», e com titulares, semi-titulares, reservistas ou ostracizados, chegar lá, cumprimentar e vencer... mai'nada!!

    Este jogo, é uma passagem para 4ª feira, isso sim... o jogo da época (quanto a mim).

    Até lá, que se ganhe hoje... e se procure resguardar-se das habituais «touradas» no reduto das panteras.

    ps - PortoMaravilha, realmente, esse net em França... até parece que estamos em Portugal :D


    ps2 - Ta_8, então, como está a correr essa visita a Marrocos? tens visto muitos «elefantes» ou nem por isso? :D

    ps3 - Carlos Pinto... sempre na boa vida, sempre na boa vida... para onde posso enviar o meu CV? :D

    ResponderEliminar
  11. Jaime Pacheco:
    - "O Porto é uma máquina trituradora!"
    Mestre Jesualdo Ferreira:
    - " O que o JP quer, sei eu!"

    ?!! Passou-me algo ao lado ?!!

    ResponderEliminar
  12. Heliantia, os arrufos mais da comunicação social que dos próprios envolvidos.
    Nada de transcendente.

    Entretanto e de www.lpa.pt

    F.C. Porto finalista da Taça
    O F.C. Porto é o próximo finalista da Taça, após derrotar o Liberty S. Bernardo por 17-26 (o resultado ao intervalo era de 7-12). O F.C. Porto junta-se assim ao Sporting C.P. na final, que se antevê emocionante.

    A final, contra o Sportem que derrotou hoja o ABC, tem transmissão pela sporttv amanhã pelas 16:05.

    ResponderEliminar