26 fevereiro, 2008

Exclusivo com Vice-Presidente do FC Porto

O Sr. Alípio Jorge (na foto), além de vice-presidente do FC Porto, re-eleito no último mandato de Pinto da Costa (Maio de 2007 até Maio de 2010), exerce ou exerceu cargos directivos na Associação de Bilhar do Porto, na Federação Portuguesa de Bilhar, Confederação Europeia de Bilhar e na União Mundial de Bilhar, além de ser o actual responsável pela secção de Bilhar no Clube azul e branco, sendo ainda jogador do clube nessa modalidade, aliás, foi nessa função (responsável da Secção) que o Sr. Alípio Jorge se disponibilizou para esta breve entrevista ao nosso blog.

Como sabem, o FC Porto é o actual campeão Nacional (bilhar) e está empenhado, uma vez mais em revalidar o título Nacional. Foi com enorme satisfação que conseguimos este exclusivo agradecendo a extrema simpatia e disponibilidade do Sr. Alípio Jorge a quem desejamos todo o sucesso pessoal e profissional, além de desportivo, claro.

Sobre a entrevista, devo dizer que foi concedida antes do jovem João Ferreira (a quem o Sr. Alípio Jorge se refere) se ter classificado em 11º no Campeonato da Europa de juniores de bilhar carambola, ele que era o mais jovem (14 anos) jogador em prova, a competir com adversários até seis anos mais velhos. Os parabéns ao João, atleta promissor do FC Porto, actualmente a rodar na casa do FC Porto de Espinho. Nesta mesma competição, João Ferreira foi eleito o melhor jogador sub-17 da Europa.

Por último, quero destacar que o FC Porto vai defrontar o BC Volos (Grécia), o BC Elversberg (Alemanha) e o Palestra Haretes (Itália), no grupo A da primeira fase da Taça da Europa de bilhar, a disputar na sala dos portistas (início a 25 de Abril). O campeão nacional é amplamente favorito à vitória no grupo e um dos grandes candidatos ao título europeu, pois vai pela primeira vez jogar com Torbjorn Blomdahl e Daniel Sanchez, primeiro e terceiro do ranking mundial. A fase final disputa-se de 28 de Maio a 1 de Junho.

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Sr. Alípio Jorge, Vice-Presidente do FC Porto

Lucho: Qual o segredo do FC Porto para tão avassalador domínio do bilhar masculino e feminino?

Alípio Jorge: Trabalho, seriedade e competência. O bilhar do FC Porto é um produto de grau de qualidade e isso é reconhecido pelos nossos adeptos, pelos sócios e simpatizantes e até pelos nossos adversários, para além das entidades oficiais e patrocinadores que sempre apoiam as nossas iniciativas. Daí até aos resultados e às vitórias, é um passo mais pequeno...

Lucho: O FC Porto já foi vice-campeão da Europa. É possivel a curto prazo um título Europeu?

Alípio Jorge: É o título que nos falta e havemos de consegui-lo. Para isso lutamos todos os dias e nunca desfaleceremos.

Lucho: Quais as grandes promessas (um nome da equipa masculina e outro da feminina) do bilhar do FC Porto?

Alípio Jorge: João Ferreira (14 anos) e muitíssimos mais, Vânia Franco e toda a imensa escola do FC Porto.

Lucho: O FC Porto continuará a «investir» nesta modalidade? Quais os objectivos para a época em curso?

Alípio Jorge: Claro, sempre. Na escola, no feminino e no masculino. O objectivo é sempre o mesmo vencer tudo!

Lucho: Já conhecia o nosso blog? Que dizer do acompanhamento que fazemos às modalidades amadoras?

Alípio Jorge: Sim, acho excelente. Parabéns!

Cumprimentos,
Alípio Jorge.

Relativamente ao fim de semana desportivo, devo dizer que tudo voltou a correr dentro da normalidade. No futebol mais uma goleada e de novo um bis de «Licha» em conjunção com mais uma exibição de classe de Lucho. Quaresma ficou de fora a observar os benefícios do jogo simples, colectivo e linear dos seus colegas. O Harry Potter está a carregar baterias físicas e emocionais para os desafios do Bessa e da 2º mão da Champions League.

Benfica e Sporting voltaram a derrapar e uma vez mais se demonstrou, clara e inequivocamente, a diferença de classe entre o FC Porto e esses dois «aspirantes» ao trono (a luta entre eles está animada; os encarnados já estão a 12 e os verdes a 17 do imponente FC Porto).

Nas outras modalidades, mais um pleno de vitórias. No andebol, os Dragões terminaram a fase regular com uma vitória em Águas Santas, situação que também ocorreu no basquetebol (frente ao Vagos) e no hóquei (diante do Gulpilhares). Como diz Camacho, «o PORTO é o PORTO e nós somos nós». O Porto é assim, indomável, em tudo o que compete. Quanto aos nossos rivais (serão mesmo?) no futebol, jogarão o derby decisivo para o 2º lugar no próximo domingo e esse é sem dúvida o jogo do ano no Portugal... dos pequeninos.

Na noite de ontem no casino da Póvoa de Varzim, aqui bem perto da minha Cidade, foram entregues os Dragões de Ouro 2007, devendo-se destacar o Dragão ganho por Emanuel Garcia (hóquei) como Atleta de Alta Competição do Ano, o de Paulo Cunha (basket) como Dedicação do Ano, o de Vítor Santos (andebol) como dirigente do Ano, o de António Oliveira (hóquei) como Seccionista do Ano, o de António Matos (basket) como Funcionário do Ano, o de Atleta Amador do Ano ganho por Sara Oliveira (Natação), o de Atleta Jovem do Ano ganho por André Pinto (Futebol Formação) e finalmente o de Atleta Revelação do Ano ganho por Vânia Franco (Bilhar)... curiosamente, tanto a Sara Oliveira, como a Vânia Franco, já nos deram uma entrevista exclusiva ainda antes da nomeação para estes prémios.

Andebol: FC Porto procura ganhar a sua 3ª Taça da Liga
1º ABC (54 pts, 20 jgs), 2º Benfica (49 pts, 20 jgs), 3º FC Porto (49 pts, 20 jgs).

crónica do Águas Santas/FC Porto (23-25): Vitória justa do FC Porto num pavilhão sempre complicado. Os Dragões que estavam há 4 jogos sem ganhar, desta vez não vacilaram. Ao intervalo, o FC Porto já vencia por 13-9, diferença que foi gerindo com alguma dificuldade na 2ª metade. Bosko e Ricardo Moreira com 5 golos cada foram os melhores marcadores num jogo em que Eduardo Filipe não jogou por problemas físicos. Com esta vitória (na última ronda da fase regular), o FC Porto ficou com os mesmos pontos do 2º classificado e defrontará nos quartos de final do play off, o São Bernardo (29 de Março). O ABC jogará com o ISAVE, o Belenenses com o Sporting e o Benfica com o Madeira. Na taça da Liga que se inicia em Portimão nesta quinta-feira, o FC Porto procura garantir o seu 3º troféu depois das vitórias azuis e brancas nas edições das épocas 2003/04 e 2004/05. O primeiro destes triunfos ocorreu em Grijó e o Porto ganhou na final ao Sporting por 31-28, sendo que na edição seguinte disputada em Espinho, os Dragões ganharam ao ABC na final por 31-23. Em 2006 ganhou o Belenenses e em 2007 o Benfica, que nesta edição de 2008 não se apurou sequer para a fase final. O FC Porto joga quinta-feira às 18h com o SC Horta procurando um lugar nas meias finais de sábado. Na última quarta-feira, Porto e Benfica empataram 33-33 em jogo a que já me referi neste post publicado na quinta-feira.

Basquetebol: Com um Marçal assim até podemos ganhar em Ovar
1º Ovarense (1 derrota, 16 jgs), 2º FC Porto (3 derrotas, 16 jgs), 3º Vagos (8 derrotas, 16 jgs).

crónica do FC Porto/Vagos (78-65): Vitória difícil do FC Porto diante de um aguerrido opositor que se encontra num surpreendente 3º posto. A vantagem do FC Porto quase nunca ultrapassou os 8/9 pontos e por isso houve jogo até ao fim. Muita gente em Cantanhede e muitos cachecóis azuis e brancos... Nuno Marçal com 32 pontos foi o MVP da partida, sendo muito bem acompanhado por Gentry e Figueiredo no ataque e por Morris e Cunha na defesa. Brandon Payton não saiu do banco o que indicia estar de saída, situação que há muito venho adiantando aqui neste espaço. No próximo domingo (17h na RTP2), teremos um aliciante Ovarense-FC Porto no «Arena Dolce Vita» de Ovar onde só um FC Porto ao melhor nível poderá discutir o resultado. Que Nuno Marçal (na foto) continue «on-fire» é o que se pede... a luta pelo 1º posto ficará muito quente se o jogo pender para os azuis e brancos.

Hóquei: FC Porto está há 51 jogos sem perder na fase regular
1º FC Porto (64 pts, 24 jgs), 2º Benfica (52 pts, 24 jgs), 3º Viana (46 pts, 24 jgs).


crónica do FC Porto/Gulpilhares (4-0): Depois da vitória de quarta-feira em Alenquer por 4-1 (golos de Filipe, Figueira, Ventura e Caio), mais uma goleada caseira (4-0) diante do Gulpilhares (uma vez mais com o amigo Estilhaço na bancada - ver fotos e vídeos desse jogo) com Reinaldo Ventura a cumprir castigo e com os golos a serem repartidos por Filipe, Jorge Silva, Garcia e Caio. Os Dragões continuam invencíveis e estão há 51 jogos sem perder na fase regular do campeonato. Se não perderem nas 2 últimas jornadas, conseguirão o impressionante registo de 2 épocas sem qualquer derrota na fase regular. No próximo sábado (17h) vamos a Braga e na última ronda recebemos o Ouriense. O 2º classificado (Benfica) continua a 12 pontos, por sinal a mesma diferença que existe no futebol...













Treinador da Semana: Franklim Pais
Jogador da Semana: Nuno Marçal

Para técnico da semana, escolho Franklim Pais, por mais uma semana com duas vitórias e um registo fenomenal de duas épocas de invencibilidade na fase regular, até agora ... e para jogador da semana, a escolha recai em Nuno Marçal, por mais uma bela exibição diante do Vagos com 32 pontos marcados e muita garra em campo. Basta dizer que marcou 41% dos pontos do FC Porto nesta partida.

ps - Uma palavra final para o meu «mano». Tenho muito orgulho na carreira desportiva que iniciaste aos 12 anos. Tenho-te seguido, na medida do possível, por todos os clubes por onde tens passado. Esta época, foi a 1ª vez que vi um jogo teu ao vivo, e sofri como um desalmado nas bancadas do Estádio do Nogueirense da Maia (III divisão Nacional de futebol) na tarde deste domingo. Mesmo contra uma arbitragem escandalosa, lá conseguiste ganhar com um golo perto do final. Os teus triunfos são também os meus. E ao ver-te feliz dedicando o triunfo aos adeptos, houve um que deixou escapar aquela lágrima... aquela que costuma cair noutro Estádio!!

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

15 comentários:

  1. Boas,

    Mais um brilhante exclusivo do Lucho, neste espaço verdadeiramente único, com enfoque nas amadoras. Hoje, em lugar de destaque, merecidíssimo, a secção de bilhar, mostrando k o Porto é mesmo um clube eclético.

    Bela entrevista, a mais um Dragão Enorme na defesa dos ideais do clube, desvendando um pouco os segredos do sucesso das carambolas certeiras. É uma modalidade k aprecio bastante, deliciando-me por ver que tb aqui o azul e branco impõe respeito na Europa...

    Qt ao resto, vira o disco e toca o mesmo. Vitórias, vitórias e mais vitórias, seja qual for a modalidade. O Porto, sedento de vitórias, é competitivo em kk uma, lutando bravamente por títulos em todas as competições...

    Vi ao vivo o Porto a derrotar o Vagos, num confronto equilibrado, mas onde o MVP Marçar marcou a diferença. Não existem impossíveis, como ficou demonstrado na Taça da Liga, com a Ovarense a claudicar. Por isso, acredito k somos capazes de vencer o Campeonato...

    Abraço,

    ps: com k então com um mano "famoso"?:)
    Para quando a contratação dele pelo FCP?

    ResponderEliminar
  2. Belíssima página com a sensibilidade à flor da pele.Como se chama a vedeta?
    Concordo com o treinador e o jogador da semana.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Chama-se Pedro Gomes :)
    É central e tem 1,92m :)
    A sua melhor época foi em 2003 ou 2004 quando no Vilaverdense conseguiu subir à segunda divisão nacional. Vai fazer 30 anos em Junho, já será difícil convencer Pinto da Costa:)

    ResponderEliminar
  4. Mais um excelente exemplo do ecletismo portista com uma secção exemplar e também vitoriosa.
    O Lucho sempre em cima do acontecimento.
    Espero poder resolver breve a questão do contacto para mais um excelente post.

    ResponderEliminar
  5. Lucho, a idade não conta, se ele for bom, ainda se pode arranjar qualquer coisa.Óbvio que não é para o F.C.Porto, mas pode ser para uma divisão superior.
    Um abraço
    PS- Não sou empresário de jogadores.

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Como sempre um grande artigo. é uma sintese muito boa.

    Nao tenho escrito porque continuo sem net em casa (agora estou de ferias) mas é sempre com grande prazer que leio os teus escritos.

    é verdade parece que desde o jogo de Paris em andebol o golo no ultimo segundo se multiplicou. Pena que nem sempre fosse a favor do Porto.

    De qualquer modo , posso te dizer que a vitoria na eliminatoria contra o Paris e as paginas destes teus artigos deram um boa opiniao do Porto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Mais um excelente artigo Lucho, com uma grande entrevista a um grande dragão!

    E como nao poderia deixar de ser o destaque tão merecido às várias modalidades praticadas no nosso Clube!

    E quanto ao fim de semana pautado por mais uma crise de azia aguda na 2 circular, lá está a melhor afirmação de sempre do camachito "O Porto é o Porto e nós somos nós" e tá tudo dito...:)

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Bom material aqui apresentado,Lucho!
    E entâo a bolHa diz que na 2a circular (estâo-se a "dar" - e nâo sâo conselhos)? A julgar pelo tamanho do (headline) a pior parte estará a tocar aos (reds)? E depois aos nossos seguidores é que se recebem com escoltas e encerram em áreas isoladas especiais,e de volta aos comboios ! Os maus somos nós ? Ou será p'ra "nos proteger"?

    ResponderEliminar
  9. Estavas a tremer, estavas com medo do Gulpilhares? :)

    o andebol não dá na tv, só se o porto passar às meias finais e jogar às 17h de sábado é q dará na sporttv

    o basket dá na rtp2 domingo.

    O meu irmão TB é de raça... é daqueles q se jogasse no slb até marcava auto-golos:))))

    ResponderEliminar
  10. mas que excelente "furo" tu aí conseguiste com o nosso vice-presidente Lucho!! Por acaso não aproveitaste para lhe pedir uns cartões "bipe" para a próxima gala dos dragões de ouro?! sem me fazer de convidado eu até que não me importava de ir :D
    esse registo de 51 jogos sem perder é impressionante!! não fazia ideia :/
    ah, já agora vê se me consegues esclarecer uma dúvida, o Tó Neves ainda faz parte da estrutura directiva do nosso FC Porto?!

    Saudações a todos Blues e parabéns Lucho (pra variar um catinho :D)

    ResponderEliminar
  11. Grande entrevista Lucho. Até pessoal da direcção frequente este belo espaço. É de salientar também uma palavra de apoio ao blihar Portista que tão bem nos representa.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. So agora vi... De salientar os titulos dos pasquins da 2 circular:

    "Atraso de vida" diz o rascord, demoraram mas enfim chegaram lá!

    "Guerra de claques ameaça derby" e eu pensando que so as claques do FCPorto é que assaltavam estaçoes de serviço e matavam gente na noite portuense... Os podres demoram, mas descobrem.se sempre meus amigos!

    Morte a esse animais! Sem querendo ofender alguns adpetos decentes dos clubes adversarios claro...

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Lucho :

    Vi pela TV o jogo F.C.PORTO x VAGOS

    Tacticamente (por alguma desconcentração competitiva ) não estivemos ao nosso melhor nível.

    No entanto , a vitória foi justa.

    O VAGOS não resistiu à aceleração final do F.C.PORTO

    ResponderEliminar
  14. Caro dragon soul:
    O Tó Neves é actualmente (aos 41 anos) jogador/treinador da Oliveirense.

    Mas um dia todos sabemos q o grande capitão voltará.

    ResponderEliminar
  15. Com tanta trabalhinho com que ando, quase nem tempo tenho para vir aqui dar uma olhada nas «novidades» rsss

    Quanto à entrevista, mais uma!! para enriquecer o portfólio do nosso Amigo e colaborador Lucho, desta vez calhou em sorte ao Sr. Alipio Jorge, que dada a qualidade no interior do próprio clube, muito nos honra... por mim, por todos nós, MUITO OBRIGADO!!

    Nas modalidades é o que todos sabemos... soma segue... e com tudo para mais um ano de glórias em tons de azul-e-branco.

    ps - Lucho, parabéns ao teu irmão... não consegues dar uma palavrinha ao Prof Jesualdo, assim em jeito de convite prá entrevista e acabavas a apresentar um dvd das façanhas do teu irmão? :D

    ResponderEliminar