27 fevereiro, 2008

A importância da liberdade de expressão!

Recebi hoje por email um pedido do amigo Johnny River, e porque eu próprio também o achei pertinente para uma troca de opiniões, aceitei de bom tom publicá-lo, pelo que vou cumprir com o prometido... agora, «a bola» passa a estar do vosso lado e digam de vossa justiça.


No rescaldo destas últimas notícias acerca da agressão ao Sr. Rui Santos, gostava de partilhar convosco a minha opinião e, quiça, dar o ponto de partida para uma troca de opiniões no blog.

Gostaria de focar de 3 pontos:

1. A violência, em quaisquer situações é SEMPRE de condenar, e NUNCA se justifica, principalmente quando o assunto é, apenas, futebol. O objectivo do jogo é aproximar e não afastar ou antagonizar as pessoas. Quero deixar este ponto bem claro, por forma a que as minhas próximas palavras não sejam mal compreendidas;

2. É importante referir que o Sr. Rui Santos prima por uma "liberdade de expressão" que pode, eventualmente, ferir algumas susceptibilidades clubísticas. Confesso que, pontualmente, assisto aos seus comentários na SIC, principalmente porque me divertem todas as críticas e enxovalhos que semanalmente tece acerca dos dois principais clubes de Lisboa. No entanto, acredito que os adeptos desses clubes se sintam "agredidos" pelo modo violento com que comenta o desempenho dos mesmos e dos seus dirigentes. Logo, é importante, também, compreender que a nossa liberdade (onde se inclui a liberdade de expressão) termina onde começa a liberdade dos outros.

Resumindo, e sem aligeirar o acto ESTÚPIDO E INJUSTIFICÁVEL de 4 atrasados mentais, acho que o Sr. Rui Santos devia continuar a dar as suas opiniões, mas exprimindo-se de outra forma, sem "agredir" os adeptos que o ouvem;

3. Por último, gostaria que se esclarecessem os pormenores da agressão de que foi vítima (confesso que não li o Rascord, por isso se lá estiver descrita alguma coisa, mea culpa), nomeadamente, de que clube eram os adeptos que o agrediram. Por certo, durante a agressão, alguma coisa terão dito, quanto mais não fosse, devem ter dado a entender ao que iam... Este pormenor é, em minha opinião, de enorme importância para caso. Todos nós, Portistas, estamos lembrados das palavras do Dr. Pacheco Pereira no programa "Quadratura do Círculo" (curiosamente, também na SIC...) quando disse, objectivamente, que todas as pessoas envolvidas na onda de crimes violentos que ocorreram na zona do Grande Porto no passado recente, estavam ligadas às claques do FC Porto, fazendo parecer que todos os adeptos do FC Porto eram criminosos (na altura foi colocado um post com estas declarações).

Pois se somarmos 2+2 e juntarmos às agressões ao Sr. Rui Santos, toda a violência que está a ocorrer neste momento em Lisboa entre as elementos das duas claques antes do derby do 2ª circular, ficamos a saber que, afinal, os adeptos dos outros clubes não são assim tão anjinhos...

Um abraço,
johnnyriver

8 comentários:

  1. Meu caro Johnnyriver:

    O Sr. Rui Santos que gosta tanto do FC Porto como eu do SL Benfica não tem que mudar a forma como se exprime. É pela sua coragem e frontalidade que se afirma. E os adeptos dos lampiões ou dos lagartos têm q saber viver com isso. Porque, se pensarmos bem, e depois de todos os programas de domingo da TVI com o Manha e o Coroado a descarregarem ódio por tudo o q seja azul e branco, o que nos apeteceria fazer com esses 2 energúmenos? Mas não fazemos não é? Eu costumo ficar com enjoos mas depois aquilo passa. A liberdade de expressão tem q ser sempre defendida. E o Rui Santos (ao contrário dos outros 2) até prima pela independência pq critica os 3 clubes por igual.

    ResponderEliminar
  2. A liberdade, palavra bonita, trás responsabilidade: é obvio que a crítica é livre desde que seja respeitosa e não que minta, difame, calunie. Dir-se-á, quem se sente ofendido tem sempre a possibilidade de recorrer à justiça.Belas palavras, pois os tribunais como sabem, nestas questões da liberdade de expressão deixam muito a desejar.Dou um exemplo: quando o Rui Santos na sic disse que P.Costa ganhava 400 euros e apresentou papeis, que está visto eram falsos, deu uma imagem claramente negativa do PR do F.C.Porto: se P.C.o colocasse em tribunal o que aconteceria? Uma multa,trabalho comunitário ou qualquer coisa do genero.Esse é que é o problema; em nome da liberdade não é permitido dizer tudo.Termino dizendo:a nossa iberdade acaba quando colide com liberdade dos outros.Mas, às vezes as palavras ferem muito mais que uma bofetada na cara.
    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois é ! Na capital fala-se e sobre tudo escreve-se muita burrada,para amostra um botâo,vejam as capas da (amarelenta) pasquinada aqui ao ladinho,que até ao (camachin),que é um (coach)de boa trajectória,se lhe (pegou)essa contagiosa burrice moura,e dá-lhe por (hablar) mais estupidezes que um livro de primária! Alias como essa tropa de "comunicadores-regadores-sociais" (quase)toda!
    Porquê este quiosque nâo intercala também imprensa DE CÁ DA NOSSA TERRA ???

    ResponderEliminar
  4. Johnny River,

    Mais nada, carago! Colocas os pontos nos iis...

    Não concordando, de forma nenhuma, com as agressões de k ele foi alvo, no mundo crispado em k se transformou o futebol tuga, as críticas duras, tecidas por ele em vários media, são combustível suficiente para k uns quantos retardados resolvam o problema à moda antiga: com uns pares de bofetadas...

    No entanto, sejam elas (as críticas) justas ou não, a liberdade de opinião, vigente neste País desde os tempos da instauração da democracia, deverão ser respeitados. Tb eu não gosto de muita coisa k leio, e nem por isso ando por aí aos tabefas aos Cartaxanas e similares...

    Neste caso, com as possibilidades tecnológicas hoje ao alcance de todos, podem esgrimir-se argumentos com as armas de destruição maciça de hoje: os blogues...

    Para o bem ou para o mal, vieram alterar a forma de expressão do comum adepto. Falo por mim. Encontrei aqui, nos blogues, uma forma de expressar, não só o amor incondicional pelo clube k adoro, mas sobretudo como forma de defesa a tantos ataques soezes de k o Porto é alvo...

    Por isso, mais do k procurar a violência, refúgio dos fracos, era tempo de arregaçarem as mangas e, de forma irónica/melíflua/contundente/divertida, poderem exprimir os seus sentimentos.

    A situação ocorrida, no entanto, não deixa de trazer ao de cima um lado irónico, já focado por ti: o k pensará disto o intelectual de pacotilha Pacheco Pereira?

    Onde param agora as equipas especiais, k com enorme aparato cénico, criaram a ideia no País de k a cidade Invicta se encontrava a ferro e fogo, na mão de meliantes incrontroláveis?

    Pelos vistos, nada de mais se passa na capital. "Tudo bons rapazes..."

    ResponderEliminar
  5. Eu sou espectador assíduo do Rui Santos, comprei o livro dele, e reconheço-lhe alguma lucidez nas análises e até alguma imparcialidade. É dos comentadores de futebol que mais gosto de ouvir. Já o vi cometer algumas gaffes, e acusar sem estar devidamente documentado, como foi o caso em que atacou o nosso Presidente com base no mesmo argumento do marido da morgadinha dos canaviais. Nesse mesmo dia enviei-lhe um e-mail a protestar por tamanho descaramento. Quanto a esse caso ele lá teve que engolir em seco e dar a mão à palmatória. Em todo o caso é dos poucos que ataca tudo e todos sem medo de chamar os bois pelos nomes, quando nos toca a nós não gosto evidentemente, mas quando toca aos outros sabe tão bem ver alguém com coragem neste país de merdosos. O que lhe aconteceu não me admira nada, depois de ter visto um orelhudo interromper um programa tudo é possível e até previsível!!

    Saudações a todos Blues

    ResponderEliminar
  6. Amigo Johnny River, o prometido, tal como disse... foi prometido.

    Quanto ao tema em discussão, entendo parti-lo em 3 análises distintas, ou seja:

    1 - situação de lamentar, seja o Rui, seja o Manuel, seja o António, seja o António... nada justifica estes actos cobardes e a coberto da noite, da cara tapada no mais perfeito anonimato... não há justificação.

    2 - nos tempos que mais correm, era o que faltava voltarmos ao tempo da «outra senhora» e ver emergir uns quantos saudosistas do tempo da PIDE... era o que mais faltava!!... a liberdade que conquistamos, é para ser aproveitada por todos, nunca esquecendo o que aqui dizes e muito bem: a minha liberdade termina exactamente onde começa a do meu próximo!!!

    3 - por fim, como em tudo na liberdade, há o oposto da medalha.. e esse oposto aqui neste PORTOgal, falando futebolisticamente que é o que aqui estamos a discutir, está à vista de todos e de muitos, pq só não vê quem não quer!!! Se tenho vontade em partir as trombas a muitos deles? tenho!!! se tenho vontade de escarrar na tromba de muitos deles? tenho!!! porque tudo tem limites e esses, há muitos que a coberto dessa tal liberdade de expressão, gostam de mentir, de insultar e de ofender... e tal como eu penso muitas vezes, "quem não se sente, não é filho de boa gente!!", por isso, por vezes, alguns excessos, até que podem ser toleráveis, dada a natureza da provocação, do insulto e da ofensa.

    Para o fim e em jeito de provocação, estou para ver o que o Noddy com aspecto pouco limpo vai agora dizer sobre isto... querem apostar que os SD, ou Portistas ou uns outros quaisquer que desde que equipem de azul-e-branco e sigam a religião do Dragão, vão acabar por estar envolvidos nisto?

    Ou o que será que o Correio 'do dono' da Manhã irá conseguir investigar com a ajudar da tal que fugiu do presépio?

    ResponderEliminar
  7. ahhhh, só um pormenor não menos importante e off-topic... gosto do detalhe «água do fastio» com copo de «cerveja Super Bock» :D

    ResponderEliminar
  8. Para comentar tudo o que se gerou à volta deste acto estupidamente estupido e inqualificavel, proponho que se desloquem a www.circodaluz.blogspot.com e leaim os dois posts de hoje.
    O Puro azul que se deu ao trabalho de fazer um dos seus famosos copy paste do pasquim cibernautico antitripa.blogspo.com mostra muito bem a quantidade de retardatarios e de gentinha com MERDA (desculpem o termo) na cabeça que existe neste paízito. Leiam e pasmem.se como eu me pasmei... O meu comment vai ser transcrito de la, porque a minha opiniao é mesmo esta...

    "Eu comento porque alem de achar vergonhoso que haja este tipo de violencia e ostracização, se acho que isso é ainda mais incorrecto em casos como este que o jornalista apenas poe em uso a sua liberdade de expressao, acho ainda mais repugnante quem louve que para se resolverem problemas de divergencias de opiniões seja preciso agredir alguém.

    Isto leva.me a uma conclusao aliciante.

    Ja disse e repito imensas vezes que sou de perto de lisboa, e sou portista ferrenha e andei toda a minha infancia e juventude ate vir morar para a Invicta este ano a ser julgada por ser do Porto,por escolher apoiar um clube que não o da maioria, gozada, ostracizada e tudo mais o que pelos benfas da minha terra e arredores. Se eu agora comprasse uma caçadeira e pregasse um tiro nos miolos a cada um que me fez os fins de semana num inferno, eu tambem seria absolvida?

    Até me meteu nojo, nao ler o post, mas ler a estoria que este idade media usou para explicar o que nao tem explicação..."

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar