09 fevereiro, 2008

Papai empresário...

Pois bem, já não é a primeira vez que andam por cá jogadores com pais (ou papais em português do Brasil) e que se revelam excelentes empresários. Por coincidência este artista e mais um que muito jogava (Diego), vieram do mesmo clube (Santos), embora o caso de Diego tenha sido um caso bem diferente.

Diego era um jogador de renome, tanto cá como lá (e em mais alguns sítios), e jogava muito, mas não fazia o que o treinador pedia e tinha sempre um senhor empresário a mandar filetes por tudo e por nada. Teve a sorte de ir para um bom clube e para uma liga com mais relevo que a Portuguesa, mas nem sempre a vida é assim benevolente (atenção que sempre gostei de vê-lo jogar, mas ninguém é mais que os outros).

Já Bruno Moraes, não é jogador de renome nem cá nem lá, mas pelos vistos em sua casa é a vedeta da família. A única época que me lembro de o ver a "dar nas vistas", foi já há algum tempo, quando o FC Porto o emprestou ao Vitória de Setúbal. Mas esta época, o menino estava mais exigente... no ano passado marcou um golo ao SLB e já não podia ir rodar para um clube qualquer. Sinceramente acho que tem bons pés, e pelo que se vê não é mau jogador. Mas é um ingrato. O FC Porto foi buscá-lo há já muito tempo e muito pouco usufruiu dele. Talvez o Dr. Nélson Puga e mais um ou dois trabalhem muito com ele, mas os treinadores, nem por isso.

E nesta época, que a SAD vendo-o como um possível "bom activo", renovou com ele demonstrando confiança, o seu "empresário" já veio dizer que podem rescindir e que ele não merece o que lhe fazem, etc. O que vale é que este ano já ninguém lhe liga muito, mas mesmo assim é incómodo ter alguém assim no "plantel".

Penso que são casos a rever pelas pessoas que "compram" os jogadores, porque hoje em dia, não se compram só jogadores, mas também quem fale por eles. E às vezes sai cada artista...

Um abraço,
Tiago Teixeira

ps - espero que recupere o mais rápido possível porque é jogador do nosso clube e sinceramente até gosto do seu jeito de jogar, mas ainda precisa de muito e muito juízinho, e de alguém que ensine ao pai o que é ser representante de alguém.

5 comentários:

  1. Às vezes não são só os pais empresários,há também as mulheres empresárias que ainda são piores.Eu conheço algumas:A Karen era terrível, o contrato do Jardel nunca estava actualizado...deu no que deu, saiu do F.C.Porto e nunca mais foi o mesmo.
    É preferivel ganhar menos e estar num clube que tem estabilidade que ir para outro lado ganhar mais mas, não ter o apoio e o carinho que tem nos Dragões.Estilhaço eu fiz um post sobre a justiça e a ex-alternadeira, onde toco nesse assunto.Há dois países:um onde as polícias são muito capazes, sérias, competentes, onde não há criminalidade onde tudo é um mar de rosas; chama-se Lisboa. Depois existe o Porto;cidade de gente má, com má polícia, onde existe violência, criminalidade, etc.,. Tudo a reboque do testemunho de uma pessoa de credibilidade duvidosa.Até quando vamos nós permitir que nos tratem assim?

    ResponderEliminar
  2. Viva!

    Continuo sem net em casa e isto até 25 deste mes. Tive a confirmaçao oficial (e reembolso do prejuizo sofrido).

    Por essa razao nao tenho comentado neste espaço. O que teria gostado poder fazer.

    Concordo com o Teixeira . é preciso defender a modalidade do futebol.

    A partir da proxima epoca, em França, quem nao tiver os canais com portagem nao vai poder assistir a jogos de futebol da 1 divisao. é o meu caso. A Liga vendeu todos os direitos aos canais privados ( orange e canal +). Nada sobrou para o serviço publico. é mais um prego na morte anunciada das escolas de formaçao. ( voltarei sobre este assunto)

    Ha ja outras modalidades que se esfregam as maos de contentamento.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Realmente, é pena k os empresários, em alguns casos com as funções misturadas com as de progenitor, coloquem à frente do interesse desportivo a avidez financeira. Neste caso, dupla pena. Bruno Moraes pertencia a uma das mais belas equipas de futebol k tive o prazer de ver jogar: o Santos, esse clube mítico, onde jogou o Rei Péle, verdadeiro viveiro de jovens craques. E, nesse ano em que os meninos da Vila Belmiro foram campeões, Diego e Robinho eram as estrelas da Cª...

    Bruno Moraes tem talento, mas falta-lhe algo, uma centelha extra de entusiasmo para se impor no futebol europeu. Tiques de vedetismo nunca foram um bom cartão de visita. É apenas mais um triste exemplo de um jogador k fará as malas, mais cedo do k o esperado, rumo ao Brasil...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Tiago, não podia estar mais de acordo com as tuas palavras.

    De facto, Bruno Moraes, a quem desde sempre nutri uma natural simpatia, até porque mostrava ter qualidades acima da média, mas quando a vida desportiva lhe começava a sorrir, lá voltava uma lesão qq para o atormentar e atirá-lo para o estaleiro durante alguns meses (por norma).

    No entanto, quando parecia ir «explodir» no nosso FC Porto, vá-se lá saber porquê, apareceu o «seu empresário» a mandar uns bitaites em busca da fortuna, esquecendo todos os largos meses ou anos em que o FC Porto teve que encostar a berriga ao balcão e pagar o salário ao jogador, sem que tivesse qualquer retribuimento desportivo, senão o prejuízo económico.

    A moral da história é fácil de perceber quando este tipo de situações acontecem no nosso clube... "quanto mais falas, mais te f****". E é isto, sem tirar nem pôr que está a acontecer, pró bem ou pró mal.

    Bruno Moraes poderia ser útil ao clube... assim, vai acabar por desaparecer um dia sem nos deixar qualquer saudade... e pode agradecer ao «seu empresário».

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  5. Em Fânzeres, no hóquei, e com a presença cá do «je», Vitinha e Estilhaço, FC Porto soma e segue... 6-1 à Oliveirense. 58 pontos, 22 jogos, 0 derrotas!

    Em Santo Tirso, no andebol, e com a presença de Lucho, derrota 27-30 perante os russos do Zarja Kaspija Astrakhan, em jogo da 1ª mão dos oitavos-de-final da Taça das Taças. A ver vamos como corre a 2ª mão na Rússia em 17Fev.

    ResponderEliminar