16 fevereiro, 2008

Na Madeira, de mangas bem arregaçadas...

Liga Bwin 2007/08, 19ª jornada
15 de Fevereiro de 2008
Estádio dos Barreiros, no Funchal
Assistência: --- espectadores

SC Maritimo: Marcos; Ricardo Esteves, Antoine, Ediglê e Evaldo; João Luiz, Bruno, Marcinho e Djalma; Márcio Mossoró (Gonçalo, 74m) e André Pinto (Kanu, 64m).
Não utilizados: Bruno Grassi, Gregory, Briguel, Tito e Fábio Felício.
Treinador: Sebastião Lazaroni.

FC Porto: Helton; Fucile (João Paulo, 71m), Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Paulo Assunção, Raul Meireles (Kazmierczak, 73m) e Lucho Gonzalez; Quaresma, Lisandro e Farias (Tarik, 66m).
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Lino e Mariano.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

Disciplina: Cartão amarelo para Lucho Gonzalez (21m), Djalma (21 e 61m), Raul Meireles (44m), André Pinto (45m), Kazmierczak (75m) e Pedro Emanuel (80m).

Golos: Lisandro (44 e 82m) e Tarik (68m).

Se este era o jogo mais importante, quase ninguém terá dado por isso, tamanha foi a demonstração de garra e qualidade em campo demonstrada pelos jogadores do FC Porto, com o final do jogo a saldar-se por uma vitória concludente e expressiva por 0-3 em casa dos insulares, um campo onde tradicionalmente costumamos passar grandes e enormes dificuldades. Lisandro por duas vezes e Tarik, trataram de acalmar as hostes portistas… e colocar mais um carimbo de «serviço cumprido» rumo ao Tri.

Para descer ao relvado, foram escalonados os 11 jogadores que eram esperados pela maioria da critica, com uma única alteração por força da ausência de Bosingwa… a entrada de Cech para o lado esquerda da defesa, levando Fucile para o lado contrário.

O jogo começou com o FC Porto por cima, mostrando ao que ia e que o próximo jogo com o Schalke 04 a realizar na próxima 3ª feira, estava bem ausente das mentes dos jogadores. Apesar de algum domínio, as jogadas de perigo tardavam em surgir na frente da baliza defendida pelo brasileiro, Marcos.

Por esta altura, era Fucile, principalmente este que se destacava da maioria em campo, com uma velocidade estonteante, um pressing a todo o terreno sobre o adversário e com uma garra a todos os níveis de alto registo… e ainda assim, conseguia transportar a bola para o ataque, ultrapassando muitas das vezes Quaresma que se escondia mais a meio campo para abrir caminho para o uruguaio.

Entretanto, e com o passar do tempo, assistiu-se a uma reacção dos insulares, por meio da 1ª parte, tendo conseguido estancar o controle do jogo por parte dos azuis-e-brancos, e conseguido até mesmo, em determinado período de jogo, estar por cima.

Nestes entretanto, e já depois de um lance muito duvidoso de Farias em plena grande área insular (quanto a mim, penalty em qualquer parte do mundo… menos nos Barreiros!), o final da 1ª parte aproximava-se a passos largos, quando Lisandro resolve aparecer em jogo e ainda fora da grande área, flectindo da esquerda para o centro, desfere um remate rasteiro que faz a bola parar apenas dentro da baliza adversária, estavam decorridos 44 minutos de jogo e o resultado passava a estar em 0-1. Rapidamente, apito final para intervalo.

Na entrada para os segundos 45 minutos, e sem qualquer alteração nos onze, foi novamente o FC Porto a entrar por cima, desta vez, com muita troca de bola, obrigando os insulares a correrem atrás da bola, sem que a conseguissem conquistar.

Já com Tarik em campo e acabadinho de entrar para o lugar de Farias, que desta vez se mostrou menos concretizador, mas sempre muito lutador, foi com naturalidade que se aumentou a vantagem para 0-2, aos 68 minutos de jogo…num lance que é precedido de penalty claríssimo por derrube a Lisandro, mas com Pedro Henriques a deixar a bola seguir para o remate do marroquino.

Com o jogo controlado, e o adversário em claro défice emocional, foi hora de refrescar o onze e permitir o descanso a alguns dos habituais titulares… Fucile e Raul Meireles, tendo entrado para os seus lugares, João Paulo e Kazmierczak, respectivamente.

Numa fase de jogo com completo e absoluto domínio da bola, num tranquilo controle do resultado, foi já depois da entrada da última dezena de minutos até ao apito final, que Lisandro aproveitou para bisar na partida e fazer o 0-3, resultado final, e alargar para 16 golos o número de golos marcados até à 19ª jornada da liga Bwin.

Agora, há que recuperar e bem, que na próxima 3ª feira, estaremos de volta à Europa do futebol.

azul + : Lisandro (VIPortista), Fucile, Raul Meireles e Paulo Assunção.

azul - : nada a assinalar.

arbitragem: Pedro Henriques (AF Lisboa), José Lima e Hernâni Fernandes. Uma arbitragem nada simpática e que pecou por escassa em determinados momentos do jogo, com prejuízos para ambos os lados… mas pelo que anda no «ar», lá vem mais uma historieta mexicana do apito pelo caminho… vai uma aposta?















20 comentários:

  1. Vamos lá abrir o Vinho do FC PORTO.
    Viva Lisandro.
    Hoje estava com Fé e mais um passo para o tri.

    ResponderEliminar
  2. Fomos fenomenais! Licha em particular foi SOBERANO! Ate me vieram as lagrimas aos olhos, estou tao contente, foi dos melhores jogos que vi o Licha fazer mesmo...

    E pra mais descompus tres benfas no cafe onde estava (sim, so domingo volto à INVICTA) fiquei super orgulhosa!

    ALLEZ PORTO ALLEZ!

    E pa quem neste momento esta à porta da farmacia de serviço "OUTRA VEZ OUTRA VEZ O CAMPEONATO CO CARALHO OUTRA VEZ!" :)

    ResponderEliminar
  3. A ta. está a ficar uma chorona.ó rapariga guarda lá as lágrimas para uma coisa em grande.Quem sabe( sonhar ainda, não paga imposto)a C.League.
    Bela vitória, numa excelente 2ª parte.
    Má arbitragem, com prejuízo para as duas equipas,mas pelos comentários parece que o beneficiado foi o F.C.Porto.

    ResponderEliminar
  4. Claro que o beneficiado fomos nós, se nao fossemos é que eu me admirava.

    Não chorei atençao, fiquei com a lagrima no canto do olho... Isto por causa dos nervos, ja que tinha tres benfas atras de mim a dizerem.me aos ouvidos coisas que nem valem a pena serem ditas porque incluem palavras feias. acabadas em tripeira dum ...alho ou andrade de merda ou coisas assim. Enfim um cheirinho do que eu passo. E como todos sabem que eu gosto muito do Lucho cada vez que lhe tocavam vinham.me dar uma festinha na cabeça pronto entao fiquei com lagrimas de alegria quando os vi sair do estabelecimento quando o Licha fez o tres zero... provavelmente iam a caminho da farmacia mais proxima...

    Que se esclareça eu nao chorei!lol Ah se for a champions outra vez morro. Mas morro feliz diga.se de passagem. Desde que no meu caixao va o meu cachecol comigo, eatou na paz.

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  5. Boa noite a todos

    Acho um piadao a todos os portistas que dizem: "oh! assim nao tem piada o campeonato"!

    Nao meus amigos!!!!!

    Assim é que tem piada!!!!

    E muita!!!!!
    Muitissima!!!
    Cada um no seu lugar!!!!

    Se no ano passado nao vencessemos o campeonato iamos ser gozados eternamente, iamos ser ridicularizados por tudo o que é comunicação social, etc etc...

    Assim é que tem piada!

    Que silencio saboroso às segundas feiras nos locais de trabalho, nos cafés, nos restaurantes, nas ruas, eheh :)

    Isto sim!
    Aaahhhhhhhh...
    Dá cá um gozo :)

    ResponderEliminar
  6. Mas que grande vitória!! É pá, e eu que no início do jogo até pensei que a porcaria dos bombos madeirenses iam hipnotizar outra vez os nosso jogadores... tal era a desordem naquela defesa nos 1ºs 15 minutos!! Valeu-nos o Fucile!!
    O Lixa é sem dúvida alguma a imagem deste FC Porto!! Que jogador!!
    Lixa e Fucile os melhores, Quaresma "agarradito" (mais uma vez) tempo demais à bola, mas depois lá fez um daqueles passes de morte!!
    Enfim, mais uma grande vitória para nós e para os laboratórios que produzem a famosa Rennie!! Será que isso ainda dá resultado?! Eles que se comecem mas é a virar para o Prozac!

    Saudações

    ResponderEliminar
  7. Quando se ganha assim,que importa o quarteto arbitral e o que pôde ser e nâo foi e tudo isso? Metes 3 pontos na mochila e vamos embora que este já está aviado, oh'messa!
    Aqui sâo 9pm e já estâo a dar esse joguinho outra vez !Ás 6as e (15 ó 30) a esta hora devido a que os botécos estâo cheios, e os donos sâo na maioria os portugas,(aqui chamados mais ó (-) carinhosamente
    "portus") pois dá muito pedido á (MeridianoTv)e vai ser enxofrar nisto até de madrugada.Porque o principal pagâo é um banco dos madeirenses, até os comentaristas falam mais merda que um livro de primária, a favor do SCM, claro !
    Mas quem alancou com a vitoria foi o FCP sem acreditar em bruxêedos !
    Deixem os gajos da Lisbia mandar vir que é tudo o (pouco) que lhes resta ,mandar postas de chicharros c/espinhas p'ra picar o ofdeguines Eles nâo (fazem) postas d pescada!
    Aos madeirinhas nem lhes doi,mas aos da 2a circular,eu penso q sim!
    Hoje é 15,a malta cobrou e quer é cerveza. Eu vou p'ra casa ,mas é !Que tb já bebi as minhas friínhas!
    Meninos, pensemos é nos 04's, TÁ ?

    Nina ta. nâo ande buscando guerra aos gajos,menos qdo estâo do lado Sul do Douro,sâo malta vingativa !

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez a canzoada não passa repetições do penálti que ficou por marcar e que o comentador corroborou que foi penálti e a besta do Rui Orlando, o locutor, nunca se referiu. O cabrão do realizador «esqueceu-se» de voltar a repetir o lance, como o repetiria um sem número de vezes, (se isso se tivesse passado com um dos clubes alfacinhas), em períodos mortos; ao intervalo; no fim do jogo e até simultaneamente, assim que o treinador se estivesse a queixar do lapso do árbitro, no flah-interview).
    A besta do Rui Orlando, verdadeiro «cônas de sabão» não teve dúvidas que o Lisandro não sofreu penálti no lance do golo do Tarik!
    Se é portista deve sê-lo como era o Sousa Martins, da TVI, que mudou para o maior clube português: o dos anti-portistas, assim que foi lá para «baxo» como por lá se diz.
    Pois este Rui Orlando deve estar á espera de uma promoçãosita para também ir lá para «baxo».
    É por isso que eu digo que também estes deveriam ser convidados pela Direcção do nosso clube a juntarem-se a todos os outros jornalistas anti-portistas, como o Manha, o Sobral, Carraspana, perdão Cartaxana (pai e filho); para um beberete no Dragão por ocasião do tri e serem selectivamente envenenados, levados moribundos para o canil onde seriam esquartejados e metidos aos bocados em sacos plásticos e enviados e espalhados pelas instalações de todos os canais e jornais desportivos, ou não, exceptuando o JN, o DN e o Público e outros que estão fora desta miserável manipulação da opinião pública!
    Conseguem exacerbar ódio profundo!

    Viva o FCPorto!

    ResponderEliminar
  9. Isto está animado:)

    AzuleBrancosixit, está um comentário fantástico. Fartei-me de rir, mas pk essa ainda é a nossa única defesa. Corroboro tudo o k disseste. Sobre comentadores, paineleiros e outros k tais já nem vale a pena perder muito tempo. Isenção e imparcialidade é algo k eles já esqueceram, faz tempo...

    Bela vitória, num jogo bem mais complicado do k o resultado final prenuncia. Lisandro sempre em alta rotação, num exemplo k continua a merecer rasgados elogios...

    Qt ao resto, o Pedro Henriques bem tentou contemporizar, dando mais uma vez razão a Jesualdo, na questão dos penaltys. Mais dois para a tabela dos k ficam por assinalar, espantosamente "esquecidos" por uma comunicação social k, estou certo, irá relembrar antes outros casos, procurando denegrir a nossa vitória.

    Por essas e por outras é k o jogo de 3ª assume grande importância. Uma vitória e a passagem aos quartos da Champions serão uma bofetada de luva branca nessa corja maldita. E se esta vier embrulhada na eliminação dos rosinhas, tanto melhor. Era bem capaz de ir em peregrinação a Fátima...

    A contagem decrescente para o TRI já começou. Falta menos um obstáculo, e isso é k interessa!

    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. Vitória importantíssima , pois temos sempre grandes dificuldades nos Barreiros.
    Agora uma verdadeira tortura é estar-mos a ver o jogo na sport Tv. , e estarmos a ouvir aquelas barbaridades que os comentadores dizem.Dasseeeeeeee é demais.
    Bem haja a todos os BLUES.

    ResponderEliminar
  11. Mítico, estou contigo. Isto sim é ter piada. Quantos mais pontos de avanço, melhor, quanto mais cedo se ganhar matemáticamente, melhor e passar o resto do campeonato em gozo pegado.
    Já viram as capas dos pasquins? Parangonas com lagartos e um guarda-redes à procura de auto-estima... Compensan, senhores, compensan...

    ResponderEliminar
  12. Bem parece que os redactores da bolha e do rascord passaram a noite à porta das farmácias de serviço à procura das reservas de reniie e kompensans.

    Tanto que hoje ja viram as capas dos ditos pasquins? Uma pequenina alusao aos 16 (!) :) golos do LICHAGOL na liga e talvez o aparecer do 3-0 no canto da pagina. Pffff esta gente cada vez esta mais merdosa ate metem nojo. Eu sei que ate o jogo ja é assim, mas se nao fosse este jornal e as capas verdadeiras com o que deve merecer destaque estampado na 1 pagina, eu nao tinha artigos para recortar e guardar no meu dossier de recordaçoes do Porto! Se bem que tenho jornais de ha 4 e 5 anos e nem se compara claro... Enfim, alem disto um reparo para o site onde se comentam as noticias do site do CAMPEAO, o indiscutivel, onde voltámos ao tempo do lapis azul e da censura e onde fazer trocadilhos com nomes de jogadores é sinal de racismo.

    Alguem me explica onde esta o mal de eu ter escrito "pretokula" em vez de "makukula"? Por favor eu sou da Amadora coisa que nao posso ser naquela cidade é racista! Aporto 1 centimo em como o tao aclamado "moderador" do site é benfas! Os comments em que nos chamam tripas e andrades de merda, esses nunca sao apagados! Agora os meus ontem?Todos erradicados do site!

    Enfim no final sobresaimos nós, VITORIOSOS CAMPEOES! e para eles todos um bem haja e a cançao que eu tanto gosto de cantar:

    OUTRA VEZ OUTRA VEZ O CAMPEONATO CO CARALHO OUTRA VEZ!

    Beijinhos muito azuis e brancos da Ta_8

    ResponderEliminar
  13. Grande segunda parte, sim senhor...
    Mas deixem-me realçar um promenor: o Marek Chec jogou muito mal! Péssimo, foi mesmo totalmente papadinho no pior momento do FCP, quando o Maritimo acreditou que podia marcar um golito... A primeira meia hora de jogo foi toda conduzida pela equipa da casa pelo flanco do Chec... Ele não é jogador para o Porto... Que raio de maldição a nossa, com os defesas esquerdos...
    De resto, Lisandro fenomenal, Lucho de grande nível, e R. Meireles também...

    Força PORTO, 3f é para ganhar na Alemanha...
    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  14. Grande vitória, apesar de uma 1ª parte fraca.

    Agora que venham os alemaes do Schalke e também que venham mais uma vitória :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Estive no Basquetebol decisão de última hora não deu para avisar o Lucho.Ganhamos 90-84, foi pena termos deixado de jogar no último período, pois assim o resultado dá uma falsa ideia de equilibrio, que nunca existiu.

    ResponderEliminar
  16. E acabámos há pouco de fuzilar uns italianos no hóquei 10-1!

    Em todas as frentes vencemos! E mais um fim de semana perfeito! So falta no andebol vencermos a lampionagem!:)

    ResponderEliminar
  17. Eu, que não sou nem um pessimista inveterado nem um optimista nato, tive uma premonição. De vitória. A sério. Televisores lado a lado dão nisto. Num as imagens vinham dos Barreiros. Do outro, o programa sintonizado era o "Quem quer ser milionário", concurso de perguntas/respostas seguido avidamente pela minha esposa.


    E, apesar do grau de concentração no jogo, uma das perguntas iniciais ao concorrente do momento chamou-me de imediato a atenção.


    "Quem foi a equipa que conquistou o hexacampeonato em 2006/07, na modalidae de hóquei e patins?". Parecia fácil, não parecia?


    O concorrente, com o seu melhor ar intelectual, começa a dissertar, mais ou menos nestes termos:
    "Sinceramente, não acompanho a modalidade. Sou só adepto de futebol. Mas acho que foi a minha equipa."


    Arqueei as sobrancelhas, criando logo um laço de empatia com o indivíduo. Até que...


    Após questionado pelo apresentador sobre a sua preferência clubista, ele sai-se com um arrogante "Benfica, claro".


    A partir daí comecei a rezar. Baixinho, mas fervorosamente. Ele que escolhesse o clube dele então, como resposta à pergunta. E ele fez-me a vontade. Escolheu o Benfica. Soltei uma gargalhada com prazer. Mais um que, enquanto durar a sua existência miserável nesta vida, nos vai odiar eternamente.

    Celebrei isto como se de um golo do FCP se tratasse...

    http://mundoazulebranco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Meu caro Paulo Pereira, esse concorrente concerteza se esqueceu de mencionar o seu cargo de membro honorário da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral!! :D

    Ah!! Para os mais distraídos: já fui Sr_Antonio, já fui um gajo catita e agora passo a "nickar" com "Dragon Soul", now and forever!!

    Saudações

    ResponderEliminar
  19. Confrade amigo Paulo Pereira,pois é,a burrice (pega-se?) lá naquele tal fosso vermelho !Quentinho na Bo(R)la,está o "sumo" da teoria toda:

    », considerou o técnico espanhol, que, lança o mote de sempre para a visita à Figueira da Foz, onde os «enc(O)rnados» defrontam neste domingo a Naval 1.º de Maio.
    «Esperamos entrar no campo para ganhar e é isso que vamos fazer.Se tivermos sorte e marcarmos golos,ganhamos, mas se não o fizermos golos será mais difícil», atirou .

    Pois atirou, eles "atiram"!Pontapés na atmosfera... É cada murcóm !
    Que tal esta pérola lampionistica?
    Se nâo metes golos,vais ganhar mas é ao mesmissimo caralho, hombre! É que golos nâo sâo só obra da sorte,há que trabalhar por eles !
    Grandessíssimo "BOLUDO"!!!
    (Será que as "medias" traduzem mal ao expressivo técnico madrileno?)

    ResponderEliminar
  20. Esse senhor, eu so o comparo a outro senhor que la esteve no outro dia que perante esta pergunta e digam.me se o homem nao é burro:

    "Quando se comemora o dia da europa?" Ate aqui ate é normal que nao soubesse, afinal nao é feriado, nao ha grandes alarmismos...

    Mas perante estas hipoteses:

    a. 25 de abril
    b. 10 de junho
    c. 1 de maio
    d. 9 de maio

    O senhor exclui automaticamente o 25 de abril mas diz que o 10 de junho nao lhe diz (!) nada. Entao pede o 50-50. Perante as hipoteses 1 de maio e 9 de maio, o senhor que ate tinha como apelido "meia-onça", diz "ah e tal pode ser que se comemore a um porque juntam.se as comemoraçoes do dia do trabalhador ao dia da europa" e pronto o senhor responde 1 de maio e claro esta que dia do trabalhador é so dia do trabalhador e nao acrescentando o dia da europa... Enfim, vai uma apostinha que o homem era Benfas???

    Ha com cada burro deste pais, o senhor ate era do Estoril, terra de gente bem (cof cof) mas por favor...

    Beijinhos muito azuis e brancos da Ta_8 que amanha vai comprar o ticket po dragao no sabado à noite!

    ResponderEliminar