27 fevereiro, 2008

Sem Galo e com Mariano

Após mais um pequeno passo para o Dragão mas um enorme passo na conquista do tri campeonato o objectivo é outro: a reconquista da Taça de Portugal. As etapas anteriores consistiram na eliminação do Chaves, Aves e Sertanense sendo a desta quarta-feira o confronto com o Gil Vicente.

O Gil, equipa da cidade do Galo, ocupa a 5ª. posição da Liga Vitalis e ainda não desistiu da subida ao primeiro escalão. Bateu, fora, o Feirense na jornada passada por 1-0 e derrotou na sua caminhada pela Taça de Portugal a Juventude de Évora (3-0), o Messinense (2-0), o Estoril (2-1) e já nos oitavos de final, o Leixões por 1-0, com direito a prolongamento.

Tem como figura pública o seu Presidente, Sr. António Fiúza e como treinador o Sr. Paulo Alves, antigo jogador do Dragão. De realce ter tb. um plantel com uma maioria de jogadores Portugueses.

Está agendado para esta quarta-feira pelas 18.30 (que raio de hora para um jogo de futebol) e adivinhem... não tem transmissão televisiva.

Prevendo já a partida com o Boavista e a recepção ao Schalke 04, não será de estranhar que o Prof. efectue algumas alterações na equipa. Quanto a mim, como treinador de bancada, e como esta é para eliminar não haveria que facilitar, guardando possíveis substituições dependendo do resultado.

Daria, no entanto, uma nota de destaque a um jogador. Chegou em meados de Julho do ano passado, logo após uma vitória sobre o Den Bosch por 4-0. De seu nome Mariano Nicolás González, nascido em 1981 (como estou a ficar velho) na mesma cidade do Mauro Camoranesi. Veio do Palermo, depois de ter passado pelo Inter, e por empréstimo de uma época mais uma de opção pelo preço de 2 milhões de Euros. As palavras, na altura, do Prof. foram: 'Não há nenhum futebolista que venha para o FC Porto que eu não conheça bem. É muito experiente e internacional pela Argentina. Joga bem por dentro e também sabe explorar as alas. É um excelente jogador para o FC Porto'. Durante uns tempos andou por aqui. Não desistia de lance algum e não virava a cara à bola mas sentia-se que faltava alguma coisa. Não joga nada, exclamavam alguns. Tem jogado fora da sua posição, comentavam outros. Falta de adaptação, discutiam uns terceiros.

Ora agora com 6 meses volvidos, ajuda de psicólogos e carinho demonstrado pela restante turma chegou a altura de finalmente demonstrar o seu valor. Já sabemos que andou por aqui e a sua presença não foi muito notada. Até hoje, ou melhor, até Sábado passado.

Pede-se, não, exige-se assim que, seja por magia ou por combinação química, deixe a vergonha, a inadaptação ou o que quer que seja, que abra as asas na sua total envergadura e cuspa fogo, um sopro de fogo que queime uns e ilumine outros. Que demonstre finalmente o seu coração de Dragão.

Eu acredito e vou lá estar!

Entretanto e para meditar fiquem com duas frases meia cheias ou meia vazias (depende do ponto de vista) de conteúdo:

«O Porto é o Porto e nós somos nós» (José António Camacho)
«Grandeza do Benfica esmaga a equipa» (Manuel José)

E mesmo a fechar o post uma notícia de última hora. Repugno total pelo acontecido a Sul, terreno das estaladas no aeroporto, terra da transparência e honestidade. Imagine-se se tinha acontecido a Norte. Aguarda-se a criação de equipa especial, talvez com elementos a Norte, para o devido esclarecimento do caso, pois até parece que se esqueceram de inutilizar as câmaras. Ou será mais uma busca de emprego na pública?

11 comentários:

  1. Pois pois terá sido a grandeza do slb que fez com q Manuel José se espetasse ao comprido? Aliás foi aqui, em Vila do Conde q ele se despediu dos mouros com um Rio Ave-3-Benfica-0. Manuel José ainda não superou uma afirmação de PdC qd disse q esse senhor com ele a presidente nunca seria treinador do Porto...

    Qt ao resto com Mariano ou sem Mariano este Porto tem mesmo q ganhar a taça pois a imprensa já virou o disco, a taça é q é importante!

    ResponderEliminar
  2. Não leram as opiniões dos "colossos benfiquistas" de outros tempos ?!!
    Hilariante, para não lhe chamar trágico... Quem quiser ler posso reencaminhar :)
    Lógico que agora só a Taça interessa.... espero bem que logo já lhes deixe de interessar. Adorava que a final fosse FCP - Setubal.
    Quanto ao Mariano, é verdade, o homem ainda não conquistou a minha "simpatia" enquanto adepta.... mas pode ser que isso mude. Quem sabe ?!!

    ResponderEliminar
  3. Estilhaço, logo lá estamos e tal como tu eu também faço parte da turma do Mariano."Que Diabo quem joga no Palermo, chama a atenção do grande Inter de Milão só joga isto?" Foi mais ou menos assim que me referi ao argentino,quando ele era contestado e já há vários meses.Espero que agora ele me dê razão.
    um abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu também espero que tenha razão... mas já vieram tantos para o Porto que não cumpriram com a fama que os precedia....
    Mas não vai ser o caso do Mariano, claro que não vai :)
    Penso mesmo agora já estarmos mais cuidadosos na compra de jogadores.

    ResponderEliminar
  5. :)
    Eu não queria entrar por nomes, mas realmente "esse" não deixou saudades...

    ResponderEliminar
  6. Violência em Lisboa????Onde, onde????Não será invenção????

    Deve ser...não abriu telejornais, não existem comentadores encartados com longas dissertações sobre os malefícios da noite, da insegurança e das relações promíscuas entre futebol/gangs e a Madre Teresa de Calcutá...

    Por isso, calculo k deva ter sido um arrufo entre os sempre idóneos adeptos dos clubes de Lisboa...

    Qt à propalada agressão ao comentador desportivo com o penteado mais ridiculo deste século, só pode ter sido perpretada pelo Pidá e seus cúmplices...pera aí, mas esses estão presos...o k dirá Pacheco Pereira desta?

    Qt ao jogo de hoje, é daqueles k me deixa apreensivo, pelas poupanças k se irão fazer em jogadores nucleares. E não infiram daqui kk crítica a Jesualdo, pois concordo k, num período destes, com a Champions à espreita, se opte pela rotatividade do plantel...

    Os galos de Barcelos merecem-me alguma consideração, mais não seja pela luta titânica contra o surrealista sistema de disciplina k o futebol tuga tem. "Convidados" a ingressar na 2ª divisão, vêem com o mesmo cepticismo k eu as manobras de bastidores k procuram manter os 6 preciosos pontos à equipa do Belenenses. Dois pesos e duas medidas, aferidoras do pouca vergonha k grassa no futebol indígena...

    Não vir uma cheia para limpar esta badalhoquice!

    ResponderEliminar
  7. Mesmo senhores, violência em Lisboa, pasmem.se! Vai uma apostinha que ainda se lembraram de dizer que eram Super Dragões disfarçados?? lolol

    Quanto à equipa, como diz Jesualdo é a melhor equipa para vencer o encontro, eu espero concordar no final com isto! Hoje o Mariano tem o meu voto de confiança, acho que ele tem os pes bem assentes na terra mas que aquele golo e os festejos de todo o plantel em cima dele lhe deram muita confiança e da boa! Vamos a ver... Concordo inteiramente com o onze, mas tenho pena de nao ir, aulas de anatomia na da pa faltar, so se fosse po dragao com o meu atlas anatomico decorar ossos do cranio! ;)

    Quanto às declarações, a primeira é sme duvida a frase, para mim, que caracteriza esta época... Substituindo o "nós" por qualquer equipa, o significado é sempre o mesmo: "O Porto é o porto e nós somos nós"

    Quanto à segunda, pah vao ao meu blogue que o artigo de hoje tambem da pa rir um bocadinho, caso alguem tenha visto o trio de ataque de ontem, especialmente a "surpresa" da parte final, vao la e riam.se... Lol isto nao é um pedido desesperado de comments, mas aquilo ate ficou engraçado...lol

    Beijinhos azuis e brancos da Ta_8

    http://www.bullet-blue-sky.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Quanto à equipa estou com muitas expectativas de ver o Lino em acção. Eu gosto dele, e tenho pena que lhe falte aquele "quê" na vertente defensiva, mas é daqueles jogadores que tenho receio que passe pelo FC Porto e que mais tarde venha a ser considerado grande jogador. Quanto ao Mariano, bem, admito que sempre fui daqueles que nunca acreditei muito no homem, mas espero estar enganado, e ele no último jogo lá me deu uma chapada de luva azul e branca, como que a dizer: "vais engolir o que disseste", espero bem que sim, que ele se imponha, mas 2.000.000 é capaz de ser muito, acho que temos que renegociar o valor do passe :D chamem-me forreta!!

    Estilhaço, mas que bela maneira de rematar: "Pede-se, não, exige-se assim que, seja por magia ou por combinação química, deixe a vergonha, a inadaptação ou o que quer que seja, que abra as asas na sua total envergadura e cuspa fogo, um sopro de fogo que queime uns e ilumine outros. Que demonstre finalmente o seu coração de Dragão."
    Numa palavra: FABULOSO!!

    Quanto aos de Barcelos, escusam de vir ao Dragão cantar de galo que vão sair daqui feitos em cabidela, apesar de ter grande estima pelo Paulo Alves, meu caríssimo conterrâneo, ao qual desejo as maiores felicidades.

    Quanto ao que se passou em terras da mourolândia, ooooohhhh nem posso acreditar!! Será que hoje o Dr. Pacheco Pereira vai dizer na "quadratura do circulo" (adequado à sua maneira de pensar) que afinal os vândalos não são só adeptos do FC Porto e que na terra (que ele escolheu como exílio) também os há?! Duvido!! A "intoxicação social" parece que vai ignorar o assunto, pois casos de policia só poderam ser motivo de constante capa de jornal se a bússola apontar a norte. E como não é o caso... de resto estou com o PP: "Não vir uma cheia para limpar esta badalhoquice!"

    ResponderEliminar
  9. Logo, é pra ganhar e mai'nada... com galo ou sem galo, com Mariano ou sem Mariano... há que jogar com uma mescla de titulares e 2ª opções, mas com muita vontade em vencer... e em mostrar garra e profissionalismo. É o que se espera para mais logo.

    De facto, 18h30, não lembra ao diabo... mas mesmo a «voar», lá estarei... não sei é a que horas, mas isso tb pouco importa. O que vale, é lá estar e mai'nada!

    Quanto às «lapadas e afins», isso será concerteza tema para o entendido do Noddy com aspecto de deslavado... é só esperar pelo 'círculo do triângulo, do quadrado ou do rectângulo' e vcs vão ver que o Noddy não se vai esquecer de servir o habitual prato à la maison... qual espalha brasas :D

    ResponderEliminar
  10. Desta vez não faço prognósticos em termos de golos ... a memória de Gelsenkirchen ainda está recente :(
    18:30 Acho muito bem. Pena não estar no Porto :)

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    De facto é um horario muito estranho para um jogo de futebol; Acho que nunca vi algo assim.

    O importante é seguir em frente.

    Quanto à violencia que toca o futebol ja escrevi sobre isso. O Futebol é a minha modalidade preferida ; Que nao aconteça em Portugal o que aconteceu em Italia onde em 15 anos o futebol perdeu 50pcento dos espectadores.

    Estilhaço tenho lido sempre os teus artigos Os teus links pra quem nao tem net em casa sao uma mina de ouro.

    Como bem escreveste um dia ha os adeptos de ca e os de la. Permite que acrescente e ha os adeptos sem net em casa e os adeptos com net em casa.

    E viva o Porto !

    ResponderEliminar