17 março, 2010

Dragão ou Morcão?? - semana 24

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Fernando Mendes

Data de nascimento: 05-11-1966 (43 anos)
Posição: Defesa
Clube anterior ao FC Porto: Belenenses
Clube posterior ao FC Porto: Belenenses
Situação actual: Treinador do Montijo

Épocas no FC Porto: 3 (1996/97, 97/98, 98/99)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 3

Pontos de exclamação: O trincar de língua ficou-lhe como imagem de marca! Fibra, raça, nunca dando por perdido nenhum lance, atributos que aliados a uma razoável capacidade técnica fizeram deste lateral um jogador que aprendi a admirar!

Reticências: Antes de chegar ao clube pura e simplesmente abominava-o. Lá está, foi daqueles que aprendeu que no Dragão é preciso “arreganho” para se conquistar aquilo que noutros se conquista com as “mãozinhas amigas”.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, João Pinto, Paulinho Santos, Domingos, Rui Barros.

Foi ali “taco a taco”, Chaínho dividiu as hostes. Mas o resultado final saldou-se por uma vitória da opção “Nem Dragão, nem Morcão, há um senão.” com 35 votos, o equivalente a metade dos votos a conquistar. O meu voto por aqui ficou, considero que Chaínho foi um bom profissional, simpático, abnegado mas pouco mais, não tendo portanto os predicados necessários ao almejado epíteto de Dragão. Mas 46% dos votantes discordam desta minha opinião, o que se traduziu em 32 votos, muito próximo portanto da opção vencedora, o que equivale a dizer que Chaínho não foi só mais um, deixou marca e encantou muitos dos nossos adeptos. A opção Morcão recolheu apenas 3 votos. Bibó Porto escolheu, está escolhido.


O Intrusus voltou a abrir o livro no início da contenda. Logo se seguiram OAlmeida e o Antas de pontaria afinada. Era mesmo Fernando Mendes. Parabéns a estes e a todos os outros que se lhes seguiram!

Na próxima semana vamos ter um fantasista que sustentou as alas durante uns bons anos. Chegou com a desconfiança da massa adepta mas quilo a quilo foi-nos conquistando. É esse mesmo.

Ps - dizer ainda ao Lucho que já tem o seu nick nas bolinhas que vão rolar no sorteio desta rubrica no jantar de aniversário BiBó PoRtO. Estás lá, obrigado pela tua fidelidade!

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

20 comentários:

  1. Ora antes demais é com prazer que vejo outra vez o Dragão/Morcão em funcionamento.

    Primeiro dizer que votei no Mendes nem Dragão nem Morcão, porque o senão é complicado de gerir e até apagar aqui da minha memória, aqueles jogos no Bessa, aqueles gestos para os adeptos do FC Porto, cuspidelas tudo ficou diferente quando assinou pelo nosso clube, mas verdade seja dita nunca consegui apagar isso da memória.

    Para a semana, lembro que houve alguém que veio para as alas, que muitos desconfiavam se algum dia ia dar jogador e ainda por cima foi moeda de troca por Deco um excelente jogador.

    O jogador era Ricardo Quaresma, nem preciso de dizer o que acho da saída deste.

    Não percebi foi o trocadilho do "quilo a quilo" aí é que baralhou as minhas contas.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, nem Dragão nem Morcão!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que foi Dragão!! Pena já ter chegado tarde....

    ResponderEliminar
  4. F.Mendes é Dragão. No ano do tri qd o scp apertava o Porto de Oliveira foi ao Bessa e n podia perder pontos. Dois livres estupendos do esquerdino garantiram-nos a vitória por 0-2 (1997).

    Muita raça e ligado ao tri e tetra...


    Na px semana o Antas falou no quaresma, q nos conquistou mas q depois deitou tudo a perder, qts ao kilos eu até acho q o gajo engordou nos últimos tempos mas n sei se será mesmo ele...

    ResponderEliminar
  5. Para mim, Fernando Mendes é Dragão.

    Não gostava do clube, mas, ao contrário de outros que parecem que se esqueceram de quem os ajudou a chegar lá acima, desde que saiu do FC Porto sempre mostrou total respeito pelo clube.

    ResponderEliminar
  6. Lucho, lembro-me bem de estar a ouvir o relato desse jogo do Bessa. Era fundamental ganhar e foi o F. Mendes que nos "guiou" até à vitória final.

    O Bessa estava cheio de portistas e no final houve alguns problemas quando algum adeptos passaram em frente às instalações da SIC na Boavista. Tal como agora, naquele tempo já éramos atacados por todos os lados.

    ResponderEliminar
  7. Para mim é Dragão.

    Pra semana .... essa dos quilos deixou-me com muitas dúvidas

    eu aposto no Ljubinko Drulović

    ResponderEliminar
  8. Antas, obgado pela tuas palavras.

    Quanto a goleadores, bom, foi mesmo quilo a quilo que o próximo artista nos conquistou... e já houve tiro ao alvo :)

    ResponderEliminar
  9. Voto Dragão, pois enquanto vestiu as nossas cores sempre as soube respeitar.

    ResponderEliminar
  10. votei "Dragão" porque considero que, enquanto esteve nas Antas, 'sentiu' a Mística daquele balneário.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Fernando Mendes, quanto a mim, Dragão.

    ResponderEliminar
  13. Tarde e a más horas, mas ainda chego a tempo de "botar o voto"... :)

    Mantendo a coerência com os meus posts anteriores, classifico os jogadores pela atitude que tiveram, enquanto vestiram a camisola azul e branca e depois da sua saída...

    Pelo percurso que teve no Porto e pela forma como ainda hoje se refere ao clube, o Fernando Mendes é/foi Dragão.

    Para a semana, Quaresma...
    Um jogador que tanto nos deslumbrava como desesperava...

    ResponderEliminar
  14. Estive indeciso mas acabo a inclinar-me para DRAGÃO muito pelo respeito que ainda hoje transmite quando fala do FCP.

    Nunca percebi a sua contratação mas a verdade é que ainda fez umas épocas "engraçadas" no clube e lembro-me bem desse jogo no Bessa onde estive e que foi decisivo no arranque definitivo para a conquista do campeonato.

    P.S. Foi, se não estou enganado, o único jogador a jogar pelos 5 clubes que já conquistaram o Campeonato Nacional.

    ResponderEliminar
  15. nem Dragão, nem Morcão... apesar de aquando da sua passagem, ter sido um fantástico lateral esquerdo... e já mesmo depois da sua saída, nunca em momento algum, cuspiu no prato, até bem pelo contrário.

    no entanto, o meu perfil entre ser Dragão ou não ser, tem diferenças substanciais, como tal, para se ser Dragão, não basta parecer, tem mesmo que ser... e FMendes, tendo parecido, não o é.

    como tal, votação efectuada.

    pá semana, a abécula do Quaresma, que tanto fazia maravilhas e me deixava boquiaberto, como na semana seguinte, me fazia espumar de raiva e com uma vontade louca de lhe pregar 4 tabefes por tamanha displicência e conice em campo :D

    ResponderEliminar
  16. A contratação do Fernando Mendes teve um porquê... já na época os bons defesas esquerdos não abundavam, e a sua aquisição foi uma aposta segura, a curto prazo, que se veio a revelar muito acertada. Esta época, já que estavam com tanta pressa para vender o Cissokho, tinham ido buscar o Alonso ao Nacional, o melhora na posição em Portugal, que até saiu a custo zero, e assim, tal como em 96, tinham garantido uma aposta segura de curto prazo, e tinham tempo suficiente para preparar uma alternativa de longo prazo. Como não quiseram apostar assim, preferiram empreender 4 milhões num tal de Álvaro Pereira, que não é mau, mas também deixa muito a desejar...

    ResponderEliminar
  17. HHHmmm, a minha aposta foi para "nem Dragão,nem morcão",e isto porque?Pelo simples facto de as unicas recordações que tenho deste senhori dão para ambos os lados. Enquanto esteve no Grande Porto deu o que tinha a dar,e ate mais,tornando se um jogador de raça.Mas fora disso ainda me lembro de algumas cenas menos positivas, das quais não me esqueco. Por isso, "há mesmo um senão" :)

    ResponderEliminar