31 março, 2010

Dragão ou Morcão?? - semana 25

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Quaresma

Data de nascimento: 26-09-1983 (26 anos)
Posição: Avançado/Extremo
Clube anterior ao FC Porto: Barcelona
Clube posterior ao FC Porto: Inter de Milão
Clube actual: Inter de Milão

Épocas no FC Porto: 4 (2004/05, 05/06, 06/07, 07/08)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 3

Pontos de exclamação: O homem que nasceu com os pés tortos fazia trivelas como (quase) ninguém! Dono de uma técnica invejável, daqueles artistas de levar gente ao estádio e fazer acreditar que sozinho podia mudar o rumo dos acontecimentos... a qualquer momento! De remate colocado e passes mortíferos era um quebra-cabeças para qualquer lateral adversário. Que dizer mais, o verdadeiro Harry Potter!

Reticências: O seu estilinho de "nem lá vou nem faço minga", molengão, exasperava-me de tal maneira que não raras vezes atirava com a almofada ao televisor ou mandava um murro na cadeira do estádio. Tinha momentos brilhantes mas não deixava de ter jogos completamente deficientes, ao ponto de passar completamente concentrado em fintas e mais fintas que só ele sabia para que serviam. No seu último ano a modos que me começou a meter nojo a sua falta de vontade em continuar a suar a camisola. Foi uma pena.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Raúl Meireles, Lucho, Lisandro López.

Artista in action



O trincar de língua de Fernando Mendes conquistou claramente os corações portistas! Uns expressivos 68% de votos na opção "Dragão" comprovam isso mesmo. A fibra, a raça deste jogador granjearam frutos dentro dos corações azuis e brancos. Não no meu, pois o meu voto recaiu sobre a opção "Nem Dragão, nem Morcão...", não que não lhe reconheça qualidades que aprecio, mas porque penso que lhe falta um "um bocadinho assim" para ser apelidado de Dragão. Falta-lhe uma certa mística. Em todo o caso sou fã da sua atitude dentro de campo e nunca esqueço que desde que saiu desta casa nunca conspurcou o nome sagrado do nosso clube. A opção "Nem Dragão, nem Morcão, há um senão" recolheu 28% dos votos, ficando a opção "Morcão" por uns meros 4%. Bibó Porto escolheu, está escolhido.


Na semana passada o Antas abriu novamente a contagem, atirou a medo, mas marcou! Já o Intrusus e o Blue Boy fuzilaram sem dó nem piedade. Muito bem aos três! É claro que o homem chegou cá no pacote da transferência do Deco e parecia um texugo, daqueles que nem o Póvoas salvava. Mas o Co Adriaanse lá lhe endireitou o abdómen.

Para a semana teremos a votos um jogador que no Braga jogava a médio-ala, no FC Porto recuou para lateral e que tinha aversão a ejaculação precoce. Quem será?

Ps - dizer ainda ao Blue Boy que também já tem o seu nick nas bolinhas que vão rolar no sorteio desta rubrica no jantar de aniversário BiBó PoRtO. Obrigado pela tua fidelidade!

Saudações e bons votos,
Dragon Soul

21 comentários:

  1. Quaresma dragão claro... Grande jogador... Podia era ter saído de maneira diferente... mas pronto!!!
    A esta hora está mais que arrependido... Mas quem muito quer...

    Para a semana o "galáctico" Carlos Secretário...

    ResponderEliminar
  2. Quaresma vou votar morcão, este sim foi o verdadeiro morcão, tinha esperado antes de sair e foi tanta a pressa de sair que hoje tem a sua situação profissional como vemos, jogar 10 a 12 minutos e em sucessivos empréstimos.

    Tinha ficado cá e com a sua magia ficava um senhor jogador, apesar de lhe apreciar e defende-lo sempre enquanto jogador fico com a sensação que é cão que não conhece o dono.

    Para a semana o tal da música "O Secretário não se veio, não se veio, não se veiooooooo..."(peço desculpa pela linguagem mas foi algo que ouvi vezes sem conta) algo que ouvi vezes sem conta numa das minhas queimas das fitas enquanto estudante.

    Secretário sempre ele, este deixa-me um sabor agridoce,mas a ser verdade o murro à Paula foi bem dado, vou tentar meditar e para a semana voto.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Secretario. O homem que andou atrás de um coelho no Real Madrid! O Quaresma é dragao.

    ResponderEliminar
  4. Quaresma, nem dragão nem morcão...será que volta...para Portugal?

    Carlos Secretário.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Quaresma nem Dragão nem Morcão pela forma como amuou às críticas e de como mostrou vontade em sair.
    Por certo voltará para Portugal (lagartos?) para relançar a carreira e vamos a ver se atingirá igual nível.
    Para a próxima ... Secretário.

    ResponderEliminar
  6. Confesso que fiquei a pensar e quase optaria por nem dragão nem morcão, mas não. Foi um morcão. Tinha momentos apaixonantes e como gazua arrancou jogadas e golos e decisões. Mas a imagem final que deixou não me permite outra coisa senão chamar-lhe morcão. Talvez não tenha com o assunto mas é outro morcão como o Mourinho que tinha tudo para ser idolatrado e recebido como os dragões recebem sempre os seus (como recebemos Deco e Maniche, por ex.) mas que no final fez aquela fita para sair e também é (para mim um morcão, o mais brilhante de todos, mas um morcão).

    ResponderEliminar
  7. Quando queria era genial mas houve alturas em que não honrou a nossa camisola, não foi digno do nosso Porto.

    Meio termo e já é um favor pela trivela ao Benfica em 2006/07.

    ResponderEliminar
  8. Dragão, e dos que nos faria muito jeito esta época.

    ResponderEliminar
  9. Quaresma, para mim, nem dragão nem morcão.

    Era um jogador fantástico mas só quando lhe apetecia. Marcou golos decisivos e deu muito em muitas alturas e por isso é dragão. Mas também se esqueceu muitas vezes que o o clube era mais importante e amuou muitas vezes e a forma como saiu foi de um grande morcão. Por tudo isto, o meu voto no meio terrmo e não acredito que alguma vez volte a atingir o brilhantismo do Porto, nem que vá para os lagartos.

    Secretário será o próximo também ele um jogador difícil de qualificar.

    ResponderEliminar
  10. Ora... já tinha saudades da goleada! :)

    ResponderEliminar
  11. Quaresma...tal como tudo o que está relacionado consigo uma pessoa nem sabe muito bem o que dizer!

    As trivelas,as assistências,os tiros não me saem da cabeça...deu-nos tantos pontos!

    Mas ser Dragão não é só isso...não é qualquer um que pode levar esse rótulo...
    nem Dragão,nem Morcão...


    Ps: vão me explicar melhor essa história do "não se veio" embora eu já esteja a ver o filme[salvo seja xD]
    Na altura era uma criança,pelo que não me contaram a história toda x)

    ResponderEliminar
  12. Orgulhoazulebranco decorria na altura uma campanha rasca na SIC num programa chamado "donos da bola", muita desta gente que para ali trabalhou hoje em dia são as caras do anti-portismo.

    Ora num desses programas de sexta-feira à noite supostamente haveria um bomba sobre o comportamento dos jogadores do FC Porto nos estágios da selecção nacional, engraçado que nessa história só figuravam jogadores do FC Porto, diziam que os jogadores se envolviam com meninas e se embebedavam.

    Não faltou pois claro as testemunhas, o caso ganha contornos cómicos quando arranjaram uma jovem brasileira, com o nome de Paula a explicar o que fazia com os jogadores e o que via pelos corredores dos hoteis onde estes estagiavam.

    A dona Paula com uns fantásticos oculos escuros, contou ao pormenor tudo o que fazia e lá saiu o nome Secretário no meio de muitos, como foi tão pormenorizado o testemunho que se fez logo a piada do mês acerca disso.

    Este programa foi da pior espécie só de lembrar já me dá nauseas.

    ResponderEliminar
  13. Votei nem dragão nem morcão e foi simples decidir, pois se por um lado maravilhava-me com aquela magia que por vezes nos punha um sorriso de orelha a orelha, por outro enervava qualquer mortal quando dava para ser inconsequente nas jogadas que intervinha.
    De qualquer maneira não se dá o titulo de Dragão a quem como ele se julgou maior e melhor do que ter esse estatuto.

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Antas ;)

    Dos Donos da Bola lembro-me vagamente...pelas piores razões,sei que aquilo era uma palhaçada pegada...

    hum...curioso...a verificação de palavras está-me a pedir que escreva "ogasmo" x)

    ResponderEliminar
  15. Nem Dragão nem morcão.
    Apesar dos golos que marcou e das vitórias que nos deu, sempre que as coisas não corriam como ele queria, amuava. Se calhar com um bocadinho de mais empenho por parte dele agora era um dos melhores jogadores do mundo porque habilidade não lhe falta.

    Pa próxima também acho que vai ser o Secretário. A ida para o Real deve de lhe ter dado a volta à mioleira porque nunca mais foi o mesmo.

    ResponderEliminar
  16. Para mim, nem Dragão nem Morcão!

    A postura dele antes de sair do Porto, não me agradou!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Como jogador, foi no Porto que teve os seus melhores momentos...

    Já antes dele admirava jogadores que jogavam de trivela e ele conseguiu levar esse "truque" a um outro nível...

    Teve jogadas fantásticas de pura magia...

    ...mas tinha pouca (ou nenhuma cabeça)...

    Nem Dragão nem Morcão...

    ResponderEliminar
  18. Ah, quase me esquecia!!

    (Como se estivesse a marcar o último golo de uma goleada)

    Para a semana, Secretário... :)

    ResponderEliminar
  19. Morcão!! A última época disse tudo acerca deste jogador!Teve momentos de génio, m infelizmente mostrou muito do contrário tambem.E sem eskecer o feitío de estrela com lugar cativo k axava ter na equipa!! N me deixou saudades nenhumas,e espero nunca mais o ver no F.C.P.

    ResponderEliminar