26 março, 2010

E agora!… Um “extremo”… caso de julgamento...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Voltámos às vitórias! Parece que não, mas é reconfortante sentir que depois de um jogo do F.C. Porto, aparentemente não há nada a apontar a este ou aquele jogador, não há erros que pusessem em causa o decorrer do jogo e que apesar de não ter sido uma exibição por aí além, viu-se aquilo que tanto empolga o comum adepto deste desporto: um pouco de Futebol!

A frase que inicia o post desta semana, não é por acaso. Se voltar às vitórias, no que ao futebol propriamente dito é motivo de alegria e de começar a olhar para o que falta com concentração e o discernimento que se exige; fora das quatro linhas as vitórias que agora nos reconhecem, são encaradas mais como que infelizes e tardias. A verdade (desportiva ou não), é que fomos empurrados para um tipo de jogo que não estamos a habituados e nem queremos jogar, o chamado jogo das toupeiras e dos túneis.

Toupeiras cegas ou não, sempre foi visível a “olho nu” a quem servia este jogo, afinal de contas e por muito bem que se jogue, nunca é a mesma coisa ganhar na realidade virtual de uma playstation e ganhar na vida, concretamente, real. Penso também que entre jogar e ganhar os dividendos de uma Liga dos Campeões seja diferente do que jogar numa Taça Uefa, assim como também imagino que custe ver os jogadores de outros clubes terem constante cobiça e mercado. Volte-se a repetir, por muito ou melhor que se esteja a jogar, nada nem ninguém tem como assegurada uma vitória antes da conclusão e obtenção desse mesmo objectivo, a menos que seja delimitada, muito muito muito muito provisoriamente…

Sobre as, aveludadas, indemnizações ou impugnações de campeonatos, a calçada só tem algo a substanciar, deixando nas mãos de quem de direito do clube, e que tão bem o tem feito exercer, a nossa defesa. Se um clube gasta dinheiro na aquisição do talento, habilidades físicas, psicológicas, técnico-tácticas de um jogador, se o vê como uma fonte de “riqueza” desportiva, maioritariamente aonde é mais importante (em campo) e se se vê privado deste, aquilo que apraz ao calceteiro dizer é: Se um dia forem capazes de por notas de euros a jogar, a substituir e a ter o mesmo rendimento que um jogador em campo pode oferecer… até no Futebol, o dinheiro não paga tudo… (para bom entendedor meia palavra basta, sobre qual recairia a minha justiça).

Como nota final, um reparo, apenas, nas “imaculadas” declarações do Professor Jesualdo Ferreira no final do jogo contra o Rio Ave, que diz que é exigível que todos aqueles que erraram gravosamente, como se comprova, assumam as culpas e se demitam. Concordo, aplaudo, subscrevo e assino por baixo, mas é caso para dizer Sr. Professor: “Olhem para o que eu digo…Não olhem para o que eu faço!”

Abraço e fiquem por aí… que eu fico!

24 comentários:

  1. Notícia do JN:
    Claque levanta processo à Liga.
    Revoltados com a forma como se desenrolou o caso do túnel da Luz, os SuperDragões também vão colocar a Liga em tribunal. Como associação legalizada de adeptos, a principal claque do F. C. Porto vai levantar processos judiciais ao presidente demissionário da Liga, Hermínio Loureiro, e ao presidente da Comissão Disciplinar, Ricardo Costa. "Para que a culpa não morra solteira", Fernando Madureira, líder dos SuperDragões, incentivou ontem todos os adeptos do clube das Antas a fazerem o mesmo."
    Pois eu também quero participar. Os vassalos dos mouros, Ricardo Bosta e Hermínio Toureiro, até as cuecas terão de vender. Esses cabrões sem vergonha têm de pagar até ao último cêntimo. Embora para mim essa não seja a maneira mais adequada de se fazer justiça; eu sei qual seria a melhor forma, mas... não digo. Vocês sabem como deveria ser...

    ResponderEliminar
  2. Acho engraçado um site onde se pode ler "corruptos" em vez da palavra FC Porto vir fazer publicidade para aqui.

    Depois da aprovação do P.E.C. eis mais um modernice que não consigo entender.

    João Rocha acho que estamos em sintonia quanto a quem entregar esta embrulhada para qual fomos arrastados e mais importante quem a deve resolver, resta-mos pacientemente esperar pelos resultados.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tentar acabar bem a época e começar a preparar o futuro, que acredito, via voltar a ser de vitórias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo a opinião do João por inteiro.

    Mas agora, há q voltar ao campo e ganhar, e ganhar e ganhar...

    ResponderEliminar
  5. Os adeptos já morderam o isco. O Jorge Maia, não. Pensa como eu:

    «É evidente que o FC Porto, Hulk e Sapunaru foram prejudicados pela decisão da Comissão Disciplinar da Liga que o Conselho de Justiça agora reviu. E também é evidente que o FC Porto, Hulk e Sapunaru podem e devem pedir responsabilidades à Liga pelos prejuízos que sofreram. Mas também me parece evidente a necessidade do FC Porto, mas também de Hulk e Sapunaru resistirem à tentação de se montarem no bode expiatório que Ricardo Costa tão bem personifica para justificarem tudo o que lhes correu mal esta temporada. O pior que tanto o clube como os jogadores podem fazer é pensar que, se não fosse o presidente da CD e a sua grosseira, injusta e excessiva decisão, tudo estaria bem. Não é assim e tanto o FC Porto como os dois jogadores devem não só pedir contas à Liga, mas também assumir as suas próprias responsabilidades no que correu mal. Para que esta época seja uma excepção e não a regra é importante não repetir os erros de outros que passaram décadas a sacudir a água do capote e a arranjar desculpas para os respectivos insucessos.»


    A maioria dos adeptos já engoliram o alibi perfeito. Enquanto isso, os administradores já esfregam as mãos de contentes: "Já estamos safos. Vamos já buscar outro contentor."

    ResponderEliminar
  6. Por acaso e em relação ao que o Jorge Maia escreveu, no Blog do Vila Pouca já tinha escrito, quando saiu a decisão, de que este facto não nos devia desviar dos problemas que nos afectaram e que devem ser discutidos.
    Não foi só por este assunto - onde caímos que nem patos!!! - que perdemos a campeonato.
    Há muita coisa que necessita ser reflectida e repensada, com urgência.
    Potanto, acho muito bem que não tenhamos a tentação de esconder o sol com uma peneira.
    E tem muita razão o Jorge Maia.

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa não tira a outra. Não foi só por isto que não ganhamos, Ok. Mas existem duas coisa que não podemos esquecer: foi também por isto e pelo o que isto causou que nos foi mais dificil ganhar e esta é a ponta visivel do enorme iceberg escondido que nos obstrui o caminho para a vitória. e um novelo não se desfia todo de uma vez, temos que começar por uma ponta e esperar que isto não seja um caso redondo - não tenha ponta por onde se pegue. Os problema internos resolvemos internamente como é nosso timbre, sem interferencias nem palpites do exterior, os problema externos que (infelizamente e na linha do "Dragão Azul Forte") não podemos resolver sozinhos, não podemos perdoar nem menosprezar. They can run but never hide. Viva o PORTO

    ResponderEliminar
  8. João Rocha, apenas uma rectificação:
    O prof Jesualdo acrescentou - e até fiquei a pensar no que isto quereria dizer, e que outros teriam ouvido e falariam nisso - ... "da mesma forma que eu pago pelos meus erros!"...

    ResponderEliminar
  9. Nós, os adeptos do FCP somos exigentes e por isso: babada…bla…bla… não é devido só a má decisão do CD que perdemos o campeonato pois babada… bla.bla… a carrada de argentinos…as comissões… babada e mais babada.
    Mês caros amigos do grupo dos adeptos exigentes, onde estiveram nestes últimos quatro anos?
    Calculo que estiveram sempre em amena cavaqueira a comemorar as nossas vitórias e a darem palmadinhas nas costas do pessoal presente a perguntarem:
    Então vai mais um copo?
    A vergonha deste campeonato não é nossa. É dessa corja do andor e da imperiosa necessidade de não transformar as papoilas saltitantes em pedintes sem abrigo. Fomos trucidados pelos midia em campanhas asquerosas pois enquanto se glorificava as vitórias do “exterminador Implacável” promovia-se o minar moral do “pior plantel dos últimos anos”.
    Não me venham com a conversa do seguidismo, e do amem amem, pois reconheço algumas culpas próprias. Só não entendo é tanta ingratidão e prepotência acusatória.
    Sou dragão até a medula, e fico meio tinhoso quando falam mal do meu Porto, e sendo Portistas então fico pior que podre mesmo que ele diga ter o às de trunfo.
    Viva o Porto “carago” e desculpem o desabafo.

    ResponderEliminar
  10. Quando o Titanic estava a afundar-se, já com a popa do navio - a traseira - na vertical pronta a ser engolida pelos mar gelado, havia muito boa gente bem "firmoze" agarrada o mais possível para não cairem logo na água. Escusado será dizer que foram todos ao fundo junto com o navio. São os mesmos que, quando o navio começou a afundar, ainda bebiam mais copito, nada preocupados. «Isto não afunda», diziam eles.

    Há adeptos que seguem o mesmo exemplo. Que toque a orquestra porque a música não pode parar.

    Vou só ali tirar um curso de empresário, agenciar meia-dúzia de jogadores pernas-de-pau argentinos para começar a fazer negócios com a SAD.

    Só um momento. Volto já.

    ResponderEliminar
  11. enquanto estava a escrever o meu comentário foi para o ar o comentário do às de trunfo, que não tinha lido antes... - não tenho feito outra coisa que não andar por essa blogsfera a deitar sal em cima destes comentários para ver se derretem!... que disparate!... e o disparate vai até aos comentadores - todos- a baterem na mesma tecla... qualquer um com dois dedos de testa tem de saber distinguir o mal que nos fizeram - e não podemos de deixar de ouvir as palavras do jesualdo na conferência de imprensa depois do jogo da taça, a dizer que não entendia o porquê disto, e eu a pensar o mal que estas bestas fizeram ao jesualdo!... é que ele sofre consequências pelo trabalho menos bom, mas ninguém lhe paga a ele, nem apaga os insultos de que foi alvo pelos adeptos... - nu e cru, e tem que tentar introduzi-lo na apreciação ao global.
    No final, talvez também queiram poucos acreditar que o benfica está a ganhar porque está a jogar bem -e no ano passado não estava - e que por causa de algumas cenas menos católicas logo no início de campeonato foi projectado para uma dinâmica de vitória, e nós antes pelo contrário estivemos numa fase de descrença...
    posso apenas tentar saber o que se passou para o jogo de alvalade, mas de certeza que sei, depois de tanta carga aos ombros a lesão do varela, o que os jogadores que entraram em campo no algarve sentiram depois daquele primeiro golo...

    já agora para os que acham que o jesualdo estava tolo na conferência de imprensa do jogo algarvio, imagino que impacto teria tido no balneário se ele tivesse dito que os jogadores se tinham baldado para o jogo!...

    ResponderEliminar
  12. O jesualdo foi insultado? Coitadinho. Tenho cá uma pena dele. Quando me quiserem pagar 600 mil euros anuais, podem me insultar à vontade.

    Ganhou 3 campeonatos? Ganhou. Obrigado, Adriense.

    Foi responsável pelas três maiores humilhações europeias dos últimos 13 anos? Foi. Obrigado, jesualdo.

    Foi responsável pela maior humilhação europeia dos últimos 22 anos? Foi, também. Obrigado, jesualdo.

    Já não levávamos três secos do benfica há 13 anos.

    Já não levávamos três secos do sporting há 14 anos.

    Este jesualdo só nos deixa souvenirs.

    Dizem que sairá pela porta grande.

    ResponderEliminar
  13. Acho que está tudo dito. Perdemos não porque jogamos mal, mas por causa do castigo a Hulk. Se ele não tivesse sido seviciado pelo CD da Liga, nós tínhamos gasto isto tudo. Ok. Assim escrito até eu quase acredito nisso.

    Não fosse o simples facto de o brasileiro não ser minimamente decisivo, como comprova quase metade da temporada com ele a titular, aliado ao facto de termos perdido pontos com equipas medíocres, até colava esta tentativa de se arranjar um enorme bode expiatório. Ah, e os 5 enfardados em Londres. Com Hulk a titular

    Aliás, a despenalização de Hulk vem mesmo a calhar. Jesualdo já o aproveitou, de forma pouco subtil, com a contabilidade usada para comprovar que A+B=C. O mesmo será dizer que, com Hulk, estávamos na luta pelo título. Pois.

    Posto isto, que se prolongue o contrato do homem. Por dois anos.

    Agora, mais a sério. Hulk foi castigado por algo que ELE EFECTIVAMENTE FEZ. Mandou uma solha (provocado ou não) a um steward. Revelou, não virilidade, mas pouca inteligência. Caiu numa armadilha previamente montada como um perfeito ingénuo.

    Ingenuidade que, aparentemente, faz escola na Invicta. O provável e duradouro castigo a Hulk era uma certeza. Faltava apenas o pró-forma. O Porto deixou-se estar. Sem procurar alternativas confiáveis. Era o tempo da bravata. Do "Tomas Costa reforço".

    Foi o que se viu, depois. Bradar agora aos céus, como se vítimas de uma injustiça gritante, apenas nos transforma numa equipa reaccionária. Antes previam-se movimentos. Agora actua-se depois de sermos sodomizados. A diferença, na conquista de títulos, é esta.

    E a visível, dentro de campo, onde efectivamente perdemos [quase] tudo. E bem.

    A forma como lidaremos, no futuro próximo, com esta verdadeira lição que levamos, é que decidirá quem deterá a hegemonia do futebol português, nos próximos anos.

    ResponderEliminar
  14. Reine Margot,

    Eu sei o que tu queres. Mas não tens hipótese. Geralmente, não discuto com gente obtusa. E tu estás nesse lote.

    É pena. Mas corresponde à regra. Mesmo em todos os clãs existe gente rasca. O Porto não é excepção. Tu, pelo que se sabe e conhece, encaixas na perfeição nesse estereotipo. Ainda bem. Consegues ser o primeiro em alguma coisa. Mesmo que num item destinado a broncos...

    ResponderEliminar
  15. Uma das questões-chave do sucesso da próxima época passa por aqui:

    «Liga deve repetir eleições
    QUANDO FPF ADEQUAR ESTATUTOS AO NOVO REGIME JURÍDICO

    As eleições para a Liga dos Clubes deverão realizar-se de acordo com os atuais estatutos, isto é, ainda sem o novo enquadramento que decorre do Regime Jurídico das Federações o qual, quando for assumido pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), terá necessariamente consequências em sede do organismo que gere as competições profissionais.

    Se o ato eleitoral para a Liga tiver lugar antes da FPF adequar os seus estatutos à nova lei - situação mais do que previsível uma vez que tarda o entendimento com as associações -, os candidatos (Fernando Gomes e Rui Alves, para já) terão de apresentar listas para a direção e para as comissões de arbitragem e disciplina, sendo certo que só podem avançar se tiverem o apoio de 20 por cento dos votos.

    No entanto, quando a FPF aprovar os novos estatutos em conformidade com o novo Regime Jurídico, a Liga terá de assimilar os princípios que deles emanam, vendo-se assim na contingência de realizar novo sufrágio até porque o quadro eleitoral altera-se. Além disso, a arbitragem e a disciplina passam a ser integradas na FPF, criando-se subcomissões para o futebol profissional. A Liga terá, assim, que mudar os seus próprios estatutos e regulamentos.»

    Vamos continuar a nanar de sono ou vamos acordar de vez?

    ResponderEliminar
  16. Fazer a analogia da situação actual do Porto, com o naufrágio do Titanic a afundar-se é um bocado exagerado, mesmo para quem diz ter o ás de trunfo da verdade.

    ResponderEliminar
  17. paulo pereira, era isto mesmo que querias dizer?
    vou deixar o significado de sodomizar em inglês:
    "Act of inserting a penis (or similar) on a person's anal sfincter "

    ResponderEliminar
  18. Reine,
    Não era isso que o Paulo queria dizer, o que ele queria dizer é que se sente fodi** como todos nós portistas. Antes cão eque lampião

    ResponderEliminar
  19. Ganhou 3 campeonatos? Ganhou. Obrigado, Adriense.

    ?????

    HAHAHAHA

    ResponderEliminar
  20. Reine Margot,

    Até podias ir buscar, numa evidente prova do teu vasto arsenal de neurónios, o significado de sodomizar em turco. Ou hebreu.

    A discussão, do que quer que seja, com personagens de pacotilha como tu estão logo condenadas à nascença. A culpa nem é tua. O aborto não devia estar legalizado, quando te puseram ao mundo. O que é pena...

    ResponderEliminar
  21. Mas Paulo,
    Diga-me, não deixe que lhe diga primeiro, salvaguardando a remota hipotese da reine ser slb, este trato não é para o nosso sangue. E agora diga-me, se achar por bem, na sua opinão como deveriamos lidar com isto? Mudar o treinador, parece-me obvio e inevitável. Quem defenderia com o entusiasmo das linhas que já lhe li. E no plantel qual a sua opinião?

    ResponderEliminar
  22. firmoze,

    Realmente, é um exagero.

    Se te dissessem, na época passada, que nesta época, à 22ª jornada, já estaríamos arrumados da luta do título e a 11 pontos do benfica, também dirias que era um exagero.

    Eu diria que és daqueles que vê longe.

    ResponderEliminar
  23. paulo, de acordo com o seu pedido, aqui vai:

    em hebreu:
    כל המקראות הכתובים בתורה לגנאי קורין אותן -שגל
    לשבח כגון ישגלנה ישכבנה בעפלים בטחורים חריונים דביונים לאכול את חוריהם
    em turco:
    sodomize etmek - Güç bunda kuvvetli sükût

    ResponderEliminar