26 março, 2010

Não merecíamos isto!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

É difícil explicar, logo após o apito final de Jorge Sousa, qual o sentimento que se tem ao ver um grupo inteiro de amigos de olhos a lacrimejar. Rosto de dor, de sofrimento, pelo que acabara de acontecer. Foi um desfecho muito doloroso para todos nós, que amamos imensamente o clube.

Mas ao mesmo tempo, digo que este dia será também para mais tarde ser recordado. São momentos como os da viagem de regresso à Invicta, que nos fazem crescer, ganhar experiência, solidificar a união do grupo e a paixão ao clube. Mais uma vez fiquei com a certeza que é no meio de vocês que me sinto bem.

Tal como disse aqui na semana passada, mesmo com o jogo a 600 km de distância e ao final da tarde de um domingo, nós marcámos mais uma vez a nossa presença para apoiar o Tetra-Campeão Nacional. Mais um dia de extrema dedicação às cores que nos movem.

Para além de termos sido derrotados em campo, toda a comunicação social, mais uma vez, mostrou todo o interesse em transmitir uma má imagem dos Ultras do FC Porto que fizeram a grande viagem até ao outro extremo do país. Imagens e relatos absolutamente deturpados do que na realidade se passou. A realidade, nós, sabemos qual é, estivemos lá, presenciámo-la, e depois só podemos ridicularizar quando vemos o que se redige e profere em jornais, televisões, rádios, internet e afins. E eu já tive oportunidade de consultar todas essas reportagens manipuladas e ainda estou estupefacto com a descrição que é feita dos acontecimentos. Dos adeptos vermelhos e brancos praticamente não se fala, ou quando se fala é para dizer que foram apedrejados. Os azuis e brancos, esses, são uns arruaceiros, vândalos, animais, criminosos e mais uma série de coisas negativas. E quem esta em casa, engole! O costume!

É muito difícil ser-se um Ultra do Porto neste país. E ao mesmo tempo isso sabe melhor do que qualquer outra coisa. É olhar para a cara dos adeptos rivais e da própria polícia, e reparar no ódio que todos eles destilam por nós.

Quem não faz estas deslocações, depois só pode julgar mal. Não julguem, pois vocês não viram com os vossos olhos, não estiveram lá a fugir de cães raivosos com bastões na mão, armados até aos dentes, não sabem o ódio que nos têm e a sede de carregar sobre nós por tudo e por nada. Na televisão aqui de minha casa, eu faço parte de um grupo de arruaceiros que fui ao Algarve armar confusão e as autoridades são as vítimas. Não se deixem enganar por tal barbaridade. Respeito a quem está 24h fora de sua casa, para estar 90 minutos no Topo Norte do estádio do Algarve a apoiar o mágico FC Porto!!

5h30: Já eu estava acordado quando toca o despertador. Ansioso e preparadíssimo para mais uma super-deslocação no meio dos meus. Às 6h encontro-me com um amigo à porta do meu prédio. Verificamos o material, a comida e a bebida, enquanto esperávamos que o grande Delindro chegasse para nos dar a boleia até ao estádio do Dragão. Às 6h45 chegámos ao Dragão e já lá estava o nosso grupo em peso. Seguimos viajem para a casa do FC Porto de Alfena, de onde sairia a nossa camioneta rumo a Faro. Lá chegados, hora de por a conversa em dia, distribuir e pagar bilhetes e beber o cafezinho matinal na pastelaria da esquina.

Arrancámos em direcção ao sul por volta das 8h da manhã. O nosso grupo era constituído por mais de três dezenas de elementos. Que ambiente! Tudo a cantar na camioneta. Efectuámos a primeira paragem na área de serviço de Pombal. Poucos minutos depois já circulávamos novamente. Íamos contactando um elemento nosso, que saia de Odivelas e se encontraria connosco um pouco antes do jogo, já lá em baixo. Por volta das 11h esse nosso amigo alertou-nos de que houvera um incidente na área de serviço de Alcácer do Sal. Quando a sua camioneta entrou na área de serviço, começou a ser apedrejada por elementos dos “No Name Boys”, que deveriam julgar tratar-se de uma das casas do FC Porto. Enganaram-se, era uma camioneta que transportava "Super Dragões", dos núcleos de Lisboa. Que azar! Partiram dois vidros do lado esquerdo. Obviamente, de imediato o pessoal saiu cá para fora, e era ver os vermelhos a correr para todos os lados.

Informação na comunicação social: Vidros partidos? Nada. Adeptos do Porto é que atiraram pedras aos automobilistas e espancaram um elemento da claque do Benfica, aparentemente sem este ter feito alguma coisa. Hilariante.

Rapidamente todos receberam a informação. Quando chegámos a Alcácer do Sal, cerca das 12h30, lá estavam paradas muitas camionetas de Ultras do Porto. Foi lá que encontrámos o nosso amigo. Pudemos visualizar com os nossos próprios olhos, o acto de vandalismo a que tinham sido sujeitos.

Hora de almoçar. Já muita gente recebia chamadas e mensagens para explicar exactamente o que se tinha passado, pois a abertura dos noticiários das 13h era relativo a esse episódio.

A nossa camioneta foi a primeira a prosseguir, três quartos de hora depois. Mais duas horas de festa e estávamos a passar a portagem de Faro, sempre em direcção ao estádio, sem parar. Ao ver-nos passar, os batedores da GNR que estavam imobilizados do lado direito da auto-estrada, imediatamente avançam, ultrapassando-nos e seguindo à nossa frente até ao parque que nos estava destinado. A partir daí já muitos lampiões nos ultrapassavam em viaturas particulares, e as picardias aumentavam. Começámos a avistar o estádio do Algarve ao longe. Demos a volta a uma rotunda, entrámos no parque e estacionámos. Qual não é o meu espanto quando ao sair da camioneta, muito pouco é o policiamento nas redondezas. Mas tudo tranquilo. O pessoal ia refrescando as gargantas. Meia hora depois da nossa chegada, aparecia uma fila imensa de camionetas com os nossos Ultras. Não se visionava qualquer força de segurança. Apenas uns stewards às portas do estádio.

Mal saíram das camionetas, o pessoal foi avançando em direcção ao limite que nos separava dos nossos “amigos”, que entretanto se concentravam do lado de lá e faziam o mesmo, caminhavam na nossa direcção. Repito, autoridade, nem vê-la. Já quando estavam relativamente próximos uns dos outros, eis que aparece o corpo de intervenção que entretanto tinha sido chamado. Todos armados até aos dentes, como são conhecidos, uns de bastões, outros a cavalo e ainda outros de “shoutgun” prontinha a disparar! Prontamente avançaram (sobre o lado onde estavam os Dragões, obviamente) e demonstravam a sua força em tudo o que mexia. Todos recuaram. Era ver adeptos que caiam, escorregavam e ainda levavam por cima. Alguns feridos tiveram de ser tratados.

Do lado de lá batia-se palmas. Não digo, nem nunca direi que somos um exemplo. Ninguém é exemplo. Aquilo que digo é que num jogo com este risco, é inadmissível que as falhas comecem por quem está lá para garantir a segurança.

Conheço quem um dia disse, acerca da rivalidade destes dois clubes: “Nós não gostamos deles, eles não gostam de nós, e quando nos encontramos, está o caldo entornado”. Isto é mesmo assim. Agora o que era escusado era a polícia ter chegado depois do previsto ao local e de ver que a única forma de acalmar os ânimos era distribuir bastonadas. Falha na segurança. A própria polícia admitiu-o em comunicado.

E ainda consegui ouvir da boca de alguns, que o problema foi as camionetas dos adeptos do Porto terem chegado ao local três horas antes do início do jogo. Irrisório. Isto devia ter sido calculado.

Ainda antes das portas abrirem, já os ilegais, que não são reconhecidos nem têm apoio de ninguém, preparavam a sua coreografia no Topo Sul. Que contradição! Entrámos no estádio um pouco depois das 18h, faltava cerca de uma hora para começo. Topo Norte cheio de portitas, o resto do estádio era preenchido pela escumalha de vermelho. Provocações de um lado e do outro a todo o instante.

Estádio praticamente cheio. À entrada das equipas, os “No Name Boys” levantaram um pano onde se lia “E Pluribus Unum” juntamente com o símbolo do grupo e o do clube. Os “Diabos Vermelhos” tinham uma frase, mas não consegui perceber o que estava escrito. Muitas tochas e bandeiras. Alguém me explica como pude avistar imenso material com o símbolo “NN e DV (estes até faixa tinham)”? Viva a ilegalidade!

Na Curva Portista também houve tifo. Uma tarja que dizia “Esta noite temos que ser…” e um pano gigante que dizia “PORTO” acompanhado das bandeiras, estandartes e também de algumas tochas.

A primeira parte do jogo teve início com alguns minutos de atraso, devido a uma tocha arremessada pelos grupos benfiquistas que queimou a rede da baliza. A segunda, também se iniciou com minutos de atraso, desta vez devido a cadeiras que foram arremessadas da nossa bancada em direcção à baliza, agora defendida por Quim.

Relativamente ao poder vocal, foi superior do outro lado muito por culpa do resultado do encontro. Já sobre o fim, quando entrou o terceiro golo, houve uma infiltrada atrás de nós que teve a coragem de o festejar. Quando reparámos, tão depressa festejou, como saiu a correr para fora do estádio.

No final do jogo, como deve de ser, os jogadores vieram agradecer-nos o apoio. Ofereciam camisolas e pediam desculpa pelo que acabara de acontecer. Naquele momento, nada fazia esquecer a tristeza que sentíamos. Saímos do estádio, todos com a mesma mágoa estampada no rosto.

Na camioneta o silêncio imperava e a primeira palavra custava em sair. Os olhares diziam tudo. Arrancámos às 21h30 de regresso à Invicta. Primeiro parámos meramente para abastecer. Depois em Alcácer do Sal, onde mais uma vez o aglomerado de camionetas era desmedido. Daí para cima, eram vistos como autênticos reclusos em todas as áreas de serviço: “Não podem parar, devem prosseguir, ordens da PSP”, dizia um agente. E assim consecutivamente, em todas as áreas da auto-estrada. Nem mesmo quando o motorista explicou que a empresa dos transportes não admitia que o disco do motor estivesse a trabalhar mais de duas horas ininterruptas. É como falar com uma porta! E o mais repugnante é que nenhum portista podia parar, mas entretanto era ver lampiões lá estacionados que nos “acenavam”.



Conclusão? Ao passar em Condeixa, já há mais de 300km que não parávamos, foi mesmo ali. Tivemos de sair da auto-estrada para repousar (leia-se esticar as pernas, comer, beber e necessidades fisiológicas) numa bomba de gasolina, que, por sorte, tinha um café aberto aquela hora. Eram 4h da manhã. E que belo pastel de nata!

Mais uma horinha e estávamos de volta à casa de partida. Amargurados, mas com o sentimento de que demos tudo o que podíamos, e de que não foi por nossa causa que aquilo aconteceu.

A cada segundo, mais Portista...

Como adeptos de todas as situações e mais algumas, anteontem, lá estávamos nós, na bancada do estádio dos Arcos. Contra qualquer adversidade, como “jogo sem importância”, frio, vento ou chuva. Estiveram 3500 espectadores presentes e a larga maioria eram portistas. Boa presença dos Dragões, atendendo ao actual momento da equipa. Os verdadeiros não falham. Bonito o gesto dos jogadores, ao virem festejar o primeiro tento mesmo junto a nós.

Em relação aos Ultras do mágico, destaco neste jogo os cânticos contra todos aqueles que, injustamente, nos castigaram, sempre com o objectivo de beneficiar quem nós sabemos. Ricardo Costa e Hermínio Loureiro foram os visados. Entoou-se também os nomes de Hulk, que esteve presente na bancada, e de Sapunaru.

Amanhã, clássico em basquetebol no Dragão Caixa: FC Porto - SL Benfica às 17h05. Gostava de ver o ambiente que vi no hóquei em patins há duas semanas. No Domingo, temos um duplo Belenenses – FC Porto, no Restelo. Em andebol, às 18h e seguidamente em futebol, às 20h15.

Um abraço Ultra

20 comentários:

  1. Os meus ULTRAS!!

    COMUNICADO SD

    A associação de adeptos Super Dragões vai avançar com processos judiciais contra a liga de Clubes: o seu ex-presidente Hermínio Loureiro, o presidente da comissão disciplinar Ricardo Costa e todos os eventuais responsáveis pela decisão que ontem foi rectificada pelo conselho de justiça.

    Nós, como adeptos do Futebol Clube do Porto, estamos revoltados e queremos ver o Clube ressarcido pelas graves perdas que teve com todo este processo e com a inacreditável decisão da comissão disciplinar da liga.

    Apelamos a que todos os adeptos sigam este exemplo e, a titulo pessoal, processem os responsáveis por esta vergonha.

    O Presidente,
    Fernando Madureira
    Porto, 25/03/2010

    ResponderEliminar
  2. É uma excelente iniciativa por parte do Super Dragões se defenderem contra aquilo que todos fomos alvo.

    Ainda hoje ouvi na assembleia geral "Temos de estar Unidos", é precisamente isto que temos de fazer em vez de andarmos a gladiar-nos de razão uns com outros.

    Tripeiro foi uma viagem para lembrar, mas ao mesmo tempo para esquecer mas como quem corre por gosto não cansa lá fomos de novo a Vila do Conde mostrar que não morremos, somos únicos.

    Um grande abraço e parabéns pelo post que está excelente.

    PS: Obrigado por omitires que eu estava em lágrimas no final do jogo do Algarve.

    ResponderEliminar
  3. Nao há muito mais a dizer a não ser: COMO É QUE É??HÁ CAMIONETA PARA DOMINGO?!?!?!

    numa semana, de domingo a domingo em 3 jogos vao acabar por ser feitos mais de 2000kms só por uma causa!
    É OBRA!!!

    Pela Bandeira!

    ResponderEliminar
  4. Tripeiro, para além de tudo, o que custou mais, foi ouvir e ler alguns portistas, que ficaram em casa, a serem muito lestos nas criticas aos seus adeptos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo post. União, tal como Antas refere, união! Força Porto!

    ResponderEliminar
  6. Temos a sorte de ter no nosso clube adeptos fantásticos, que amam o clube de uma forma apaixonada e que por ele fazem esforços gigantescos! O Tripeiro é claramente um deles, e é com enorme alegria que vejo a maneira intensa como vive o nosso FC Porto!

    Quanto aos incidentes, mais do mesmo. Os adeptos do Porto são isto e aquilo, os outros são uns anjinhos. São tão anjinhos que já mataram um adepto no estádio do Jamor, que deixaram um grande jogador de hóquei em patins às portas da morte ao ser barbaramente agredido com um taco de baseball, que perseguem adeptos rivais para os agredirem com a conivência da polícia, que incendeiam autocarros… Uns verdadeiros anjinhos.

    No domingo, quando começaram a aparecer as primeiras imagens dos incidentes na TV fiquei preocupado, mas felizmente a vossa viagem correu sem incidentes e chegaram todos bem ao Porto.

    Como escreveu o Antas e Lucho, estamos num momento em que precisamos de estar todos unidos. E é essa união que amanhã vai ajudar a equipa de basquetebol a levar de vencida a equipa do slb!

    Um grande abraço e parabéns pelo excelente post!

    ResponderEliminar
  7. És o nosso orgulho "homem da bandeira"! É de gente feita da tua massa que nós precisamos!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  8. Grande crónica.

    Grandes amigos.

    Grande portistas.

    ResponderEliminar
  9. Não é necessário acrescentar muito ao que aqui se escreveu. Falando o "Futebolês", relativamente ao jogo do Algarve diria que "perdemos, mas ganhamos uma grande Equipa!". Sim, aquela Equipa de Adeptos Fanáticos, Alegres e Unidos, em prol do nosso FC Porto.

    ResponderEliminar
  10. caríssimos,

    apesar de não nos "conhecermos" também eu estive lá, no reino dos 'ALL(g)arves'. só que eu empreendi uma viagem particular, com mais três amigos - sendo um deles um 'lampião'. ninguém é perfeito, certo? ;)

    pois o que verificámos, na nossa viagem doméstica, foi uma total falta de respeito - para não referir de civismo e de civilidade - por parte dos muitos 'lampiões' ilegais que encontrámos pelo caminho.
    as atitudes daqueles deixaram incrédulo o nosso amigo encarnado - ele que descria das nossas palavras sempre que lhe dizíamos que as abjectas claques do SLB eram bem piores do que os Ultras do FCP.

    UM EXEMPLO: o nosso amigo passou-se dos carretos quando viu dois imbecis do "túnel da Luz" dirigirem-se, em Alverca, a uma criança que agitava um cachecol do FCP e que não deveria ter mais de 8 a 10 anos. eh pah! ERA UMA CRIANÇA, PORRA! TAMBÉM NÓS JÁ O FOMOS!
    passou-se: de camisola 10 do Rui Costa vestida e sem aviso prévio, desferiu um sopapo que deixou um dos tipos mal tratado de uma vista e o outro incrédulo. nem reacção teve, quando nos viu no encalço deles. os pais do puto, que estavam no interior da estação de serviço, não se aperceberam do incidente porque pensavam que o filho deles estava na mesa que lhe pediram para guardar. mas a criança não resistiu quando viu alguns adeptos do seu clube chegarem equipados a rigor...

    pergunto: e esta notícia não chegou às redacções das televisões sediadas na Capital do Império porquê?

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar
  11. Eu que não fui ao Algarve mas que vi o jogo pela televisão fiquei orgulhoso da quantidade de adeptos que foram do Porto. É certo que, hoje, o Porto tem também muitos adeptos no Algarve como os tem cada vez mais em Lisboa mas ver num jogo sem interesse (a Taça da Cerveja é muito pouco importante apesar do que dizem), com a equipa a jogar pouco, no Algarve (mais de 600km), ao domingo à noite com trabalho no dia seguinte tantos adeptos do Porto, é um orgulho enorme. As campanhas contra nós da CS, da Liga, etc. este ano têm sido absolutamente inqualificáveis mas os adeptos do Porto são os melhores do mundo e não deixam os nossos guerreiros sozinhos. Parafraseando uns vermelhos: "You'll never walk alone".

    Parabéns a todos os adeptos que, mesmo na mó de baixo, não se cansam de apoiar este mágico Porto. É preciso que os nossos jogadores percebam o que é o Porto.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado a todos pelas vossas simpaticas palavras.

    Destaco esta frase do João Ribas, com a qual concordo inteiramente:

    "...relativamente ao jogo do Algarve diria que "perdemos, mas ganhamos uma grande Equipa!". Sim, aquela Equipa de Adeptos Fanáticos, Alegres e Unidos, em prol do nosso FC Porto."

    Em relação ao comunicado dos SD, também estou totalmente de acordo. Há que defender o clube em qualquer situação, de todos os ataques de que somos alvo. É sinal de que estão atentos e querem o melhor para o clube, e isso é preciso salientar.

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  13. Multómetro: As multas dos Adeptos

    Final: Carlsberg Cup

    FC Porto 2250€
    SL Benfica 2250€

    As multas estão relacionadas com o comportamento dentro do estádio, não tendo nenhuma ligação com os confrontos antes do jogo.

    ResponderEliminar
  14. Penta1975:
    Essa parte de nós sermos os maus e os outros os anjinhos é mais uma da nossa Comunicação Social que, no dia do jogo, se fartou de falar dos incidentes provocados pelos adeptos do Porto e não fala dos provocados pelos adeptos vermelhos como este que tu mencionaste ou como os que o Blueboy contou no dia a seguir ao jogo.

    Os sopapos dados não se perderam, bem pelo contrário, encheram direitinho o focinho do energúmeno. Parabéns a esse vermelho que sabe ver uma injustiça.

    ResponderEliminar
  15. Antas, quem pronunciou (e que grande discurso!) ontem na AG "temos de estar unidos", sabe perfeitamente o que está a dizer :)

    Rodrigo, o amor incondicional sobrepõem-se a qualquer adversidade ;) Nós, repito, NÓS, SOMOS PORTO!

    Dragão66, "You'll never walk alone", foi entoado a plenos pulmões durante a viajem, pelos bravos elementos do Tribunal.

    Há vídeos que foram oportunamente gravados na camioneta, que transmitem o clima que ali se viveu. Emociona.

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  16. O relato do bLuE bOy, de segunda-feira, dia a seguir ao jogo, é FENOMENAL! Está lá tudo.

    ResponderEliminar
  17. O que se passou no final do Rio-Ave vs Porto, já cá fora, e já com um adepto detido, e a os filhos da p... dos robocop a bater em tudo o que via à frente.
    Um adepto detido, ladeado por 10 bófias, mais uma cambada de robocops, não a abrir caminho, mas sim a espalhar cacetada no pessoal, é lamentavel, é escusado e é revoltante.

    Acho muito bem que nós nos revoltemos contra esses gajos, que não os deixem ficar impunes, que por trás daquelas protecções, escudos, e capacetes, estão pessoas incapazes de lutar de igual para igual, e servem-se da sua condição de pseudo-agentes de autoridade, para fazer o que bem lhe apetece.

    ACAB

    NO JUSTICE, NO PIECE.

    ResponderEliminar
  18. Pedro, tente reponder-me com lucidez e explicitamente, como é possível em todos os jogos terem problemas. Tive há muitos anos um amigo nos SD que me dizia que ´so iam lá para arranjar mer**. Não será op que encontram

    ResponderEliminar
  19. Boas,
    Já não devem ler isto, mas se o fizerem aqui vai o meu pedido: NÃO DÁ PARA MANTER ESTE COMO POST FIXO PELO MENOS DURANTE ALGUNS TEMPOS MAIS.
    Faz-nos falta não esquecer

    ResponderEliminar
  20. Boas,
    Já não devem ler isto, mas se o fizerem aqui vai o meu pedido: NÃO DÁ PARA MANTER ESTE COMO POST FIXO PELO MENOS DURANTE ALGUNS TEMPOS MAIS.
    Faz-nos falta não esquecer

    ResponderEliminar