23 março, 2010

Sem orçamentos megalómanos, mas com muita vontade de vencer...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Olha-se para a nossa equipa de futebol, e o que se vê? Desânimo, descrença, desorientação, indisciplina, falta de liderança, um treinador inócuo e alguns jogadores principescamente pagos para aquilo que jogam. Em sentido inverso, ali ao lado do Estádio do Dragão, no “Caixinha”, o meu FC Porto tem 3 equipas cheias de ambição, que lutam pela vitória em qualquer pavilhão e em qualquer circunstância. São estes os heróis que eu valorizo, é esta gente, que eu sigo apaixonadamente.

A forma como eles lutam pelas vitórias, a garra que continuamente transpira cá para fora e a interacção constante com os adeptos, merecem que nós os saibamos premiar com a nossa presença e o nosso caloroso apoio, principalmente agora, nesta fase em que os campeonatos estão para se decidir...

Ao andebol, ao basquetebol e ao hóquei em patins do FC Porto, fica a mensagem do fundo do meu coração:

“EU VOU-TE VER. QUERO-TE VER A VENCER. SEMPRE PORTO ATÉ MORRER... EU VOU-TE VER”...

FC Porto termina fase regular demonstrando clara superioridade...
( 1º FC PORTO-61 pts e 22 jgs; 2º Benfica-54 pts e 22 jgs; 3º Madeira-53 pts e 22 jgs...)

  • Belenenses, 23 - FC Porto, 29
O FC Porto venceu em Belém de forma concludente, apresentando na baliza, um Jerkovic em grande forma e um contra-ataque mortífero a beneficiar de uma defesa fantástica da nossa equipa. Ao intervalo, os Dragões venciam por 8-14, e na 2ª parte nunca tremeram, vencendo confortavelmente por 23-29, numa partida onde os melhores marcadores foram Dario Andrade e Wilson Davyes com 6 golos cada, logo seguidos por Ricardo Moreira (5), Tiago Rocha (4) e Pedro Spínola (4).

  • FC Porto, 22 - ABC Braga, 18
Na última ronda da fase regular, os Dragões tinham que vencer para iniciar a fase final com 4 pontos de avanço sobre Benfica e Madeira. O jogo foi em Resende, onde o FC Porto foi apoiado por muito público, e diga-se que a entrada dos Dragões foi decisiva para o desenrolar da partida. O ABC viu-se a perder por 5-0 e nunca mais se encontrou. O FC Porto vencia ao intervalo por 12-8, mas no início da 2ª parte, cometeu bastantes erros na finalização, tendo sido decisivo nessa altura o guarda-redes Jerkovic com defesas fabulosas.

Os Dragões demoraram a acertar, mas pela mão de Filipe Mota e Nuno Grilo, voltamos a fugir no marcador, chegando aos 22-15. Os Bracarenses ainda reduziram, mas só chegaram aos 18 tentos. Dario Andrade, Filipe Mota e Nuno Grilo foram os mais eficazes com 4 golos cada.



O FC Porto termina a fase regular com mais 7 pontos que o Benfica, mais 8 que o Madeira, mais 9 que o ABC Braga, mais 11 que o Sporting, e mais 12 que o Belenenses. São estas as equipas que a partir de sábado (e até ao dia 5/6 de Junho), jogam a fase final com o FC Porto a partir com 31 pontos, Benfica e Madeira com 27, ABC com 26 e Sporting e Belenenses com 25. Na fase regular, o FC Porto venceu o 1º jogo, perdeu os 2 seguintes, mas desde aí conseguiu 19 jogos sem perder, sendo que 18 deles ganhou (o outro empatou), e quase sempre de forma concludente!

Na 1ª ronda da fase final, o FC Porto desloca-se ao Belenenses, jogo marcado para este sábado, ainda sem horário definido. Depois, o campeonato só volta a 10 de Abril com um Madeira/Porto.

FC Porto também sabe ganhar sem Stempin e agora vem aí o Benfica...
(1º Benfica-32 pts e 16 jgs; 2º Ovarense-30 pts e 17 jgs; 3º FC PORTO-28 pts e 17 jgs...)

  • Física, 43 - FC Porto, 76
O FC Porto alcançou o 3º lugar, aproveitando a derrota do Guimarães, mas no próximo sábado, tem que vencer o Benfica (ainda sem derrotas) para manter essa importante classificação antes do play-off. Sem Stempin (por mais duas semanas), os Dragões venceram a Física em Torres Vedras por 43-76, com um 3º período arrasador de 6-27 a nosso favor.

Neste jogo, destacaram-se Nuno Marçal com 19 pontos e Carlos Andrade com 15. No próximo sábado, às 17h05 (sporttv1), temos um aliciante Porto/Benfica no Dragão Caixa (onde estarei), e no dia seguinte, os Dragões jogam às 16h em Montemor-o-velho na visita ao Ginásio Figueirense.


FC Porto vence e aproveita novo desaire dos encarnados...
(1º FC PORTO-52 pts e 19 jgs; 2º Benfica-39 pts e 19 jgs; 3º Oliveirense-36 pts e 19 jgs... )

  • FC Porto, 10 - Porto Santo SAD, 1
Na sexta feira estive em Fânzeres e assisti a mais uma vitória concludente do FC Porto, que assim se aproxima a passos largos do eneacampeonato, até porque o Benfica, perdeu mais uma vez (em Barcelos por 3-2). Com estes resultados, os Dragões estão com 13 pontos de avanço a 7 jornadas do fim. No jogo com o Porto Santo, o FC Porto já vencia ao intervalo por 5-1 e na 2ª parte, a goleada foi-se consumando até aos 10-1.

Neste jogo, Emanuel Garcia foi o mais eficaz com 3 golos, seguido de Reinaldo Ventura (2), André Azevedo (2), Pedro Gil, Jorge Silva e Henrique Magalhães com 1 golo cada.

O campeonato só regressa a 10 de Abril com um FC Porto/Paço de Arcos, mas já no próximo sábado, os Dragões jogam a última jornada da fase de grupos da Liga Europeia e precisam de ganhar em casa do Valdagno (Itália) para rumarem de imediato à final six da competição. Se empatarmos ou perdermos, jogaremos um play-off de passagem à fase final, muito provavelmente, com o Follonica, também de Itália. O jogo de Valdagno inicia-se às 19h45 Portuguesas (possivelmente em directo na RAI SPORT TV) do próximo sábado, e será apitado pela dupla Espanhola, J. Vidal e J.A. Ribo.

DARIO ANDRADE

Já na semana anterior poderia ter sido o escolhido, mas preferi Pedro Gil do hóquei em patins. Esta semana, hesitei entre Jerkovic e Dario, ambos do andebol, mas optei pelo nosso ponta esquerda. Dario Andrade que é já o nosso 2º melhor marcador com 88 golos, atrás do capitão, Ricardo Moreira (118).

Em Belém, apontou 6 golos, enquanto no jogo com o ABC, apontou mais 4. Está com uns bons níveis de eficácia e é de um Dario Andrade assim que nós vamos necessitar nesta fase final. Ele e o ponta direita, Ricardo Moreira, formam uma dupla arrasadora que beneficia muito da forma eficaz como o Porto de Obradovic defende, o que proporciona vários contra-ataques que Dario e Moreira com a velocidade que têm (imagem de marca de ambos), acabam por se tornar muitas vezes nas figuras das partidas do nosso FC Porto!

Saudações Portistas, Lucho.

15 comentários:

  1. Excelentes o Andebol - basta ganhar os jogos em casa para o Bi ser uma realidade - o Hóquei, mais três vitórias e o Enea será Dragão, cumpriu a sua obrigação o Basquetebol, que no sábado tem a possibilidade de tirar os três ao Benfica.

    É, o futebol esta época está aborrar a pintura, mas não nos podemos esquecer que tem sido junto com o Hóquei a modalidade que mais títulos tem conquistado...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. As amadoras têm ajudado, de alguma forma, a mitigar as constantes frustrações de uma temporada futebolística.

    Com o hóquei de título no bolso, tamanha é a superioridade, o andebol iniciando a 2ª fase com vantagem pontual e o basquetebol dando provas que pode lutar, até final, pelo título, as modalidades azul e branca vão atenuando o cinzentismo do pontapé na bola.

    Merecem, logicamente, muitos elogios. Está lá, nas suas exibições, o significado da palavra mística.

    Esperemos que amanhã, em Vila do Conde, outros lhes sigam o exemplo.

    ResponderEliminar
  3. Embora o basquetebol se paute por alguma inconstância (no campeonato, porque entretanto já "marcharam" duas taças), está de facto a ser uma época brilhante. Pena o futebol...

    Entretanto, quero só acrescentar "off topic" que o Bibó Porto contou com o meu voto no SBA. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. O vídeo do jogo de andebol (fcporto 22 abc braga 18) que está neste post, caso não consigam ver (no meu pc não abre) tem este link

    http://videos.sapo.pt/eOvLF40QEEDMbMu5YZTF

    ResponderEliminar
  5. Calendário fase final andebol

    Re: Campeonato Nacional 1ª Divisão 2009/2010

    27/3 Belenenses - FC Porto
    10/4 Madeira-FC Porto
    24/4 FC Porto - ABC
    28/4 slb - FC Porto
    1/5 FC Porto - scp
    8/5 FC Porto - Belenenses
    12/5 FC Porto - Madeira Sad
    15/5 ABC - FC Porto
    29/5 FC Porto - slb
    5/6 scp - FC Porto

    ResponderEliminar
  6. Taça Portugal hóquei:

    Sorteio 4ª Eliminatória

    Tigres Almeirim-Leiria Marrazes
    HA Cambra-Juventude de Viana
    Académico Feira-Biblioteca
    Sobreira-Porto Santo SAD
    Riba d´Ave-Oliveirense
    HC Marco-Benfica
    Sp. Tomar-Valongo
    Sesimbra-Infante Sagres
    Liga de Algés-HC Turquel
    Gulpilhares-Física
    Paço de Arcos-Oeiras
    NORTECOOPE-FC PORTO (17 ABRIL)
    CD Póvoa-OC Barcelos
    Ajustrelense-Cascais
    Stella Maris-Candelária
    HC Braga-AA Espinho


    Oitavos de Final

    Jogo 1: HC Marco/Benfica-Riba d'Ave-Oliveirense
    Jogo 2: Aljustrelense/Cascais-Tigres Almeirim/Leiria Marrazes
    Jogo 3: HC Braga/AA Espinho-Sp.Tomar/Valongo
    Jogo 4:Stella Maris/Candelária-HC Cambra-Juventude de Viana
    Jogo 5:Sesimbra/Infante de Sagres-Paço de Arcos/Oeiras
    Jogo 6:Gulpilhares/Física-Nortecoope/FC Porto
    Jogo 7:CD Póvoa /OC Barcelos-Liga de Algés/HC Turquel
    Jogo 8: CA Feira/Biblioteca-Sobreira/Porto Santo SAD


    Quartos de final
    Jogo 9: Vencedor do jogo 2-Vencedor do jogo 7
    Jogo 10: Vencedor do jogo 5-Vencedor do jogo 3
    Jogo 11: Vencedor do jogo 1-Vencedor do jogo 4
    Jogo 12: Vencedor do jogo 6-Vencedor do jogo 8

    Final-Four

    Meias-Finais
    Jogo 13: Vencedor do jogo 12-Vencedor do jogo 9
    Jogo 14: Vencedor do jogo 10-Vencedor do jogo 11

    Final:
    Vencedor do jogo 13-Vencedor do jogo 14

    ResponderEliminar
  7. Só mais uma coisinha:

    O "Vou-te ver" tb inclui o jogo de amanhã na minha terra em futebol, Rio Ave-Porto. Apesar de tudo, vou lá estar.

    ResponderEliminar
  8. Etando eu este ano algo alheado em termos de presença por motivos vários das modalidades, não haja dúvida que para já vamo-nos saindo muito bem, pese alguns tropeções do basket.
    Confio plenamente no triunfo do Andebol e no Hóquei, não querendo ser aborrecido e falar sempre no mesmo, uma champions vinha a calhar...
    De resto, esta secção já merece uma estátua.
    Como sempre, parabéns ao Lucho e ao pessoal do Blog, os da casa e os comentadores assíduos - que revitalizaram o interesse pelas modalidades e são uma presença constante no Pavilhão.
    Por mim, Dragão de Ouro merecido e não estou a brincar.
    Eu ... espero resolver os meus impedimentos e ir também apoiar.

    ResponderEliminar
  9. a equipa de hoquei deveria ter tratamento e reconhecimento de gratidão como tem os Jogadores de Futebol porque as estrelas no Universo do PORTO são eles.... 8 titulos seguidos(o 9 vem a caminho) fdx À CAMPEÕES!!!!!!!!




    ah isto sem contar com taças, supertaças e presenças nas final four ou six.

    ResponderEliminar
  10. ainda vamos fazer um "triplete" nas modalidades... excelente! Que elas sirvam de tónico para amanhã, talvez não fosse mal pensado, pedagógico até, colocar os jogadores de futebol a ver os atletas das amadoras a dar o litro!

    Saudações

    ResponderEliminar
  11. Andebol - 2 grandes vitórias a provar o excelente momento da equipa. Estamos preparados para a fase final!

    Hóquei - mais um triunfo no caminho para o 9º título consecutivo. No sábado temos um jogo decisivo na Liga Europeia. Acredito na vitória em Itália!

    Basquetebol - vencemos em Torres Vedras frente a uma equipa que tem tido muitas dificuldades ao longo da temporada. Sábado teremos um grande jogo no Dragãozinho frente ao slb. Vamos ganhar!

    ResponderEliminar
  12. Esperei, pedi e tive o resumo das nossas modalidades.

    Segundo Fim-de-semana seguido com as três modalidades a ganhar.

    Parabéns ao Andebol, Hóquei e ao Basquetebol.

    Seguem-se as fases finais para o Andebol já com uma deslocação dificil a Belém mas temos uma vantagem pontual que nos permite alguns desaires, o que com esta equipa não acredito que aconteça.

    Basquetebol tem já um encontro para finalizar a fase regular com o eterno rival, espero que em casa mandemos nós e que se encha o pavilhão não podemos deixar de apoiar esta equipa.

    Hóquei tem já este sábado um jogo que nos lançará directamente para a fase final para isso temos de vencer os Italianos, acredito neste resultado porque esta equipa respira qualidade.

    Um grande abraço a todos e espero outro fim-de-semana em grande.

    ResponderEliminar
  13. ANDEBOL, antes de mais agradecer ao Lucho a info na hora do resultado, via sms... e ca boa noticia, carago!... era importantissima esta vitória para se entrar pá 2ª fase com 4 pontos de vantagem pró mais directo concorrente... assim desejado, assim conseguido... quero crer que a renovação do ceptro não nos vai fugir... acredito muito, muito mesmo nesta equipa, e que senhora equipa ali temos.

    BASQUETEBOL, se pensava que lá vinha mais uma surpresa desagradável pelo caminho, em face da já longa história nesta época aquando de confrontos com equipas menores, bem menores, desta vez, enganei-me redondamente... foi chegar, ver e cilindrar autenticamente. Por isso, e mesmo sem Stempin, estão de parabéns... espero e desejo que seja o arranque definitivo para um final de 1ª fase e play-off's «à Porto»... a ver vamos!

    por fim, no HÓQUEI, obrigadaço ao Tripeiro pelo envio do sms a comunicar o resultado final, ajudando a abrilhantar ainda mais o jantar do Dia do Pai com a bLuEzita, e brincando-se até com as palavras, já mete nojo esta sede de vencer, dassseeee... razão tinha o Zec'Afonso que há muito tempo, já ele cantarolava: "eles comem tudo, e não deixam nada" :D... esperemos que tb na Europa, definitivamente, seja o ano do Dragão. I believe!

    ResponderEliminar
  14. Tão impressionante é o currículo no hóquei que não me lembro de ver outra equipa a festejar campeonatos. Devíamos simplesmente deixar um bilhete aos adversários a dizer que não vale a pena comparecerem, que levam mais do que se não forem :)

    Realmente é pena que a equipa de futebol não tenha a garra destes. O único que vi a correr nos últimos jogos atrás de todas as bolas (e vindo de uma lesão) era o Rodriguez, mas parece que esse só daqui a umas semanas voltamos a ver. Se todos tivesses aquela garra, coitados dos adversários.

    ResponderEliminar
  15. O jogo de andebol do px fim de semana (1ª jornada fase final) vai ser domingo às 18h no pavilhão do belenenses (belem-fcp), depois às 20h15 começa o jogo de futebol belenenses-fcporto!!!

    ResponderEliminar