21 março, 2010

Sem Varela, mas com 6.000 indefectiveis do Norte

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A lesão de Varela significou um duro revés nas intenções de Jesualdo Ferreira para o encontro frente ao Benfica, da final da Taça da Liga. O FC Porto, que já tinha a certeza de não contar com Hulk e Mariano para o embate, perde mais um jogador para a frente de ataque, sendo que Farías também ficou de fora da convocatória.

As opções para a linha ofensiva dos dragões estão limitadas, assim, a Falcao, Cristian Rodríguez e Orlando Sá, todos convocados para o embate. Atendendo às opções apresentadas, deve o FC Porto abdicar do seu tradicional 4-3-3, para reforçar o meio campo e apostar no 4-4-2? Se assim for quem deveria compor o sector intermédio dos azuis e brancos?

As dúvidas nos tetracampeões nacionais não se limitam ao ataque e meio campo. Abarcam, aliás, todos os sectores. Na baliza, Beto ou Nuno? Na defesa, Miguel Lopes ou Fucile?

Nestas horas, tudo pouco importa, quando o que verdadeiramente importa, é tão só, "praticar" o Portismo!!!

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Beto e Nuno.
Defesas: Fucile, Bruno Alves, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon e Miguel Lopes.
Médios: Raul Meireles, Ruben Micael, Tomás Costa, Fernando, Valeri, Belluschi e Guarín.
Avançados: Falcão, Rodríguez e Orlando Sá.

10 comentários:

  1. Só faltava mais esta!
    Como se não bastasse tudo o resto perdemos Varela talvez o jogador mais regular e importante ao longo da época.
    M. Lopes parece-me uma boa opção para o lado direito. Está em boa forma e faz bem o lugar, precisamente o seu lugar de origem.
    Em alternativa uma mudança de sistema jogando com Fenando, Meireles, R. Micael e Belluchi.
    Acredito que apesar das adversidades mostraremos neste final de época uma atitude à Porto, digna de um tetracampeão.

    ResponderEliminar
  2. Emprimeiro lugar desejo boa viagem à malta que vai ao Algarve, depois, por cada Dragão que cai outro se levanta e eu sou do tempo em que estes contratempos eram ultrapassados na raça, na força, na unidade e no forte espírito do Dragão. Vamos acreditar que este grupo ainda tenha alguma coisa disso.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Claro que o Porto deve abdicar do 4-3-3. Aliás, já o devia ter feito há muito tempo, não fosse a teimosia do técnico, obtusamente teimando em manter um esquema táctico para o qual não tem jogadores.

    Miguel Lopes, ao contrário do que dizem, não está em boa forma. A não ser que a boa forma a que se referem seja o facto de se conseguir equipar sozinho e correr sem cair. Não brinquemos...

    Jesualdo tem uma notória dor de cabeça. Lapidado de peças importantes, terá que conseguir montar um onze base sólido e que consiga, pelo menos, ripostar ao poderio do adversário.

    Sinceramente, tudo nesta fase é arriscado. Um 4-4-2, significaria um Orlando Sá ao lado de Falcão, mantendo Rodriguez na esquerda e fazendo entrar Belluschi para a direita. Não me agrada igualmente. O miolo do meio-campo ficaria fragilizado, obrigando à saída de Meireles, para a entrada necessária de Fernando.

    Assim, sinceramente, prefiro um teórico 4-5-1, com Fernando a 6, Meireles e Micael no miolo, mantendo as linhas mais baixas, nos flancos, com Rodriguez e Belluschi. Lá na frente, ficando algo perdido, sem contar com as assistências normais de Varela ou Mariano, Falcão teria que compensar com o habitual desgaste. Micael, neste esquema, poderia inclusive jogar mais adiantado, uma espécie de 10.

    Está tudo, aparentemente, contra nós. Exibições tristonhas, fragilidade psicológica, lesões graves. Estamos literalmente encostados a uma parede.

    Mas costuma ser nestas alturas que o Porto reage de forma contundente. Como disse o Vila Pouca, agora é a hora de mostrar que, aqueles guerreiros de azul e branco, ainda têm alguma centelha de raiva e orgulho dentro deles.

    Este é, por muitos motivos, um jogo que não se pode perder.

    ResponderEliminar
  4. Vamos Porto, carrega pa cima deles!

    Agora sem o Varela estou curioso para ver o que faz o Jesualdo.

    Mas já vi equipas mais fracas que nós roubarem pontos ao Benfica. Se eles jogarem bem, nós jogamos melhor!

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo o comentário do meu colega Paulo Pereira.

    E que os Deuses estejam connosco...

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  6. Alvaro Pereira a ala esquerdo...nao sei!!?!??

    ResponderEliminar
  7. Bamo la carago!!Ate os comemos!!Seja a equipa que for, eu so quero uma coisa da qual estamos muito a habituados: Vencer. Estamos a precisar,e vai ser hoje contra os mouros que vamos mostrar realmente q nossa força. PORTO

    ResponderEliminar
  8. Sou do Porto até morrer!

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  9. Varela faz falta... mas falta, falta só fazem mesmo os que lá estão! Vai ser uma batalha difícil, e vai depender muito da nossa capacidade de sofrimento e de aparecermos ao melhor nível! Se assim for ganhamos, caso contrário...

    ResponderEliminar
  10. estamos com fé, e vontade!

    agora esta é para o livro das melhores frases:
    obviamente assinada pelo JJ :
    "Há jogadores que alinham mais do que outros."...

    ResponderEliminar