19 março, 2010

Será um… ai Jesus …nos acuda!?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


A Calçada está de volta, como é agora apanágio das sextas-feiras, e retorna esta semana de novo a colocar o dedo numa das feridas do Dragão, ainda sem cura aparente. Sem querer destabilizar, até porque os dias que se avizinham têm de ser encarados com concentração para a final que se prepara, mas antes promover a discussão saudável entre o seio dos adeptos portista, o tema esta semana volta a ser sensível.

Após o término do jogo em Londres, faz agora uma semana, entra vários sentimentos, revoltas, tristeza e o acordar para o baque realista que foi mais uma vez ter caído nos oitavos de final de Liga dos Campeões, frente a um colosso europeu, surgiu aos ouvidos do calceteiro o rumor de que segundo uma ordem lógica de pensamento teríamos pré acordo como novo treinador para a próxima época, de seu nome e agora espante-se, ou não, Jorge Jesus. E esta hein?

Entre dizeres populares, costuma-se dizer que não há fumo sem fogo, e um rumor apesar de nuca passar disso mesmo, de um rumor, deixa sempre espaço para que se possa pensar da forma que quisermos da sua veracidade e da sua não verdade. Mas deixa sempre a dúvida no ar. E disso não tenhamos dúvidas!

Ora, alguns dias volvidos após a derrota em Londres, e o rumor ganhar novamente voz, desta feita num ou outro espaço da blogoesfera azul a e branca, onde se diz que por estes dias já estará em marcha um pré-acordo entre o presidente do Futebol Clube do Porto e o actual treinador encarnado, uma vez que Jorge Jesus não viu ainda ser renovado o seu contrato com o clube da Luz e os possíveis números envolvidos não chegariam nem de perto nem de longe aquilo que o FCP poderá oferecer contratualmente a Jorge Jesus. Diz-se também que é conhecida a natural empatia entre Pinto da Costa e o Jorge Jesus, e que este último foi um “amor” conhecido da época transacta, com o desfecho que todos conhecem por o FCP ficar obrigado a pagar uma “indemnização a Jesualdo Ferreira pelos excelentes resultados da época passada como título Nacional, Taça de Portugal e os quartos de final da Champions. E também porque segundo os amigos, Jorge Jesus perdeu grande parte do seu património financeiro com a crise no BPP e que o tem afectado há já dois anos e também por isso querer aproveitar-se de estar em alta no mercado para tentar obter as melhores condições possíveis.” Segundo, e volta-se a frisar, rumores vindos, também, por essa blogoesfgera.

Com base nisto, que pode ser muito ou nada, o calceteiro foi mais além e realizou uma pequena sondagem, num destes mesmos espaços, para perceber o que vai na alma dos portistas e como está a ser acatada tal, mera, possibilidade.Para tal fez-se a seguinte questão:

Gostarias de ver Jorge Jesus no FCP na próxima época? Com quatro hipóteses de resposta - a) Sim; b) Não; c) Sem dúvida uma grande opção; d) Impossível vir brevemente para o FCP. Ficou patente que o NÃO representa 70%, ou se se preferir a maioria dos adeptos azuis e brancos, com o SIM a levar 15% dos votos. No entanto não deixa de ser curioso que a hipótese c) Sem dúvida uma grande opção, constitui maior percentagem (10%) do que a última, com 5%, hipótese d) impossível vir brevemente para o FCP.

Com pouca ou grande expressão, qualquer sondagem sendo pequena ou grande representa sempre o “grosso” das opiniões e leva sempre a algumas conclusões. Neste caso, facilmente se percebe pela grande rivalidade existente e pela peculiar, a vários níveis, época futebolística que atravessamos, que Jorge Jesus não encabeça sequer como treinador do FCP tão cedo, se juntarmos as opções a) e d) da respectiva sondagem, com um total de 75% de opiniões. Mas por outro lado um quarto dos adeptos portistas (25%) até gostava de ver o actual treinador benfiquista de dragão ao peito já não próxima época, constituindo-o como uma grande opção.

A história e as estórias do FCP, são pródigas em várias reviravoltas rocambolescas, de jogadores e treinadores que por aquele clube passaram e rapidamente se viram equipados de azul e branco. Uma das coisas que o calceteiro não esquece, é que força deste clube, está também, na forma como sempre fez as coisas, surpreende e vai buscar os melhores, aonde menos se espera e aonde dói mais nos demais; no entanto a calçada e o calceteiro não tomam posições, até porque e repita-se, tudo isto não passam de Rumores e até porque o FCP tem, até ver, treinador até ao final de 2011.

Fica contudo um reparo, seja qual for o próximo treinador do Futebol Clube do Porto, que este não deixe de poder ir assistir no Dragão Caixa ao filme, “Como treinar o teu Dragão!”. Sem dúvida uma primeira ajuda, que será no mínimo promissora.

Para promover também o debate saudável, fica agora a pergunta perante o seguinte cenário:

    Entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, quem gostarias e preferias ver de Dragão ao peito na próxima época?
Abraço e fiquem por aí... que eu fico!

18 comentários:

  1. Amigo João:

    Sabes bem o quanto tenho criticado Jesualdo. Eu e muitos mais associados já perdemos a paciência com a sucessão de erros na presente temporada.

    Mas a questão do Jesus actualmente deixa de ter lógica. No final do campeonato passado se calhar tinha muita lógica mas agora não.

    É nosso rival, não se colcoa sequer a hipótese de ser ele a substituir o nosso actual treiandor.

    Que Jesualdo tenha um grande dia domingo ao nível da lição q deu a Fergusson em Old Trafford. E que Jesus tropeçe nas escadas do estádio do Algarve e parta os dentes todos é o q desejo nesta altura:)

    ResponderEliminar
  2. Essa questão, é uma questão ridicula só ao nivel do que aparece constantemente na imprenssa do regime.


    Se essa questão fosse colocada num jornal qualquer do regime diziam que era uma tentativa de destabilizar o F. C. Porto...

    ResponderEliminar
  3. Lucho, estou contigo a 100%!

    Eu nem consigo ver e ouvir esse sujeito a falar!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  4. João, o tempo do Jesualdo no FCP é finito... mas se me perguntas por qual destes dois optava... optava pelo JESUALDO ;)

    Quanto ao Lucho, também posso ser má, posso ?!
    Domingo, estádio do algarve, Jorge Jesus ri juntamente com o traficante dos pneus e o director desportivo de aspecto duvidoso, quando um dos nossos marca um soberbo golo, e Jesus se entala com a pastilha elástica em directo para todo o mundo ver :P
    Mas lá se safa com uma manobra de heimlich aplicada por um stewart qualquer...

    ResponderEliminar
  5. Oh, por amor de Deus!!! Não andem a desejar o mal aos outros. Os dentes do Jorge Jesus não têm culpa que o Porto não ande a jogar nada. É claro que se o Jesus tivesse no nosso clube, agora se calhar estávamos todos contentes e felizes com as exibições da nossa equipa. E é obvio que é impossível ele vir para o Porto, coisa que me agradaria, visto que de certeza que nos iria por a jogar à bola...

    ResponderEliminar
  6. O primeiro requisito para um treinador do FC Porto, e se calhar é isto que nos tem de diferenciar dos outros, é saber falar portugues correctamente...depois ter um minimo de educação...nem uma coisa nem outra Jesus tem demonstrado ter...
    Não, eu não quero ganhar de qualquer forma, a qualquer custo...ser portista é muito diferente de ser benfiquista...pelo amor de Deus, não entremos em histerismo bacoco e ridiculo tao proprio dos 6 milhoes que tanto criticamos.
    Não tem logica absolutamente nenhuma colocar (antes do jogo de domingo) a questao de Jesus ter vindo ou não para o FCPorto.
    Ponham uma coisa na cabeça: o grande problema de Jesualdo foi ter aceite os muitos cepos que o FC Porto contratou este ano.Ou um treinador Tri-Campeão deixa de ser bom de um dia para o outro?!?!?!

    PS: Portugal é um país de modas...antes era a moda do Villas-Boas...agora é o processo de beatificação de Jesus...são manobras de diversao para que não se fale de coisas bem mais importantes...e nós, não podemos cair neste tipo de armadilhas! Primeiro, acabar esta época de forma decente (não vegetando como o temos feito nos ultimos jogos)...depois preparar a proxima...com todas as consequencias que poderao advir daí...mas meus amigos portistas, não façamos demagogia fáccil nesta altura...é o que menos precisamos agora...acho eu!

    PS2: Por exemplo, porque é que não colocamos a questão de outra forma, bem mais logica e adequada...do tipo, porque em vez de ir buscar Prediger ou Valeri, não fomos buscar o Saviola, que estava ao preço da chuva no Real Madrid, e que ha muito se sabia ter mercado em Portugal?!?!Sempre o fascinio por terras argentinas a funcionar...mas aqui o problema é que o Saviola é argentino, mas nao jogava num clube da 2ª divisao argentina...

    ResponderEliminar
  7. Caros/as amigos/as:

    1º: Ainda um dia algúem me há-de explicar a, verdadeira, lógica que há no futebol. Penso que o futebol nunca terá uma linha lógica..Lida sempre sobre pressão, e como toda a pressão nada está certo e tudo é alterável dum momento para o outro. O besta a bestial e vice versa é disso um exemplo...eterno.

    2º: Este está longe de ser um tema consensual, até porque muitos detestam-no por estar no principal rival e defende-lo, e isso so por si é motivo de repulsa. Outros apreciam-no (como ja se viu aqui em comentários), pois apesar de não saber correctamente o portugues, sabe o futebolês, e que falta nos fez essa fala este ano..apesar de tudo. Talvez um dos nossos erros este ano ate foi falar diplomáticamente demais e levarmos isso a silencios esquisitos.

    3º: Não defendo nem Jesus, nem Jesualdo, até porque a minha escolha entre ambos para o comando do FCP seria sempre José Mourinho. loool

    4º: Relembro que uma das ultimas vezes que veio alguem a falar vermelho, para o nosso clube, dizia que a luz era a religião dele..aceitámo-lo de braços abertos. Resultado: ajudou-nos a conquistar a taça Uefa só.

    Abraço e que a "discussão" continue amigos/as
    :)

    ResponderEliminar
  8. RCBC disse tudo o que se pode dizer; 1005 de acordo... o drama de portugal são as maria-vai-com-as-outras...espero que isso nunca chegue ao nosso porto; aliás segundo o ditado: "candeia que vai à frente ilumina duas vezes"...
    quanto ao Dinis, não é por o porto estar a jogar pior que a gente quer mal ao homem, é por ele ser socialmente inaceitável!...

    ResponderEliminar
  9. Entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, quem gostarias e preferias ver de Dragão ao peito na próxima época?

    Esta é uma daquelas perguntas que lança a desordem nos neurónios de qualquer Dragão, pois obriga a resolver litígios de sentimentos antagónicos e quase irreconciliáveis. Se por um lado todos sentimos uma enorme estima e gratidão ao treinador Jesualdo Ferreira e muito principalmente ao seu estatuto de Homem integro e de trato educado, pelo outro somos obrigados a reconhecer algum mérito ao “mastigador implacável” pelo seu trabalho em ressuscitar os mortos (ou não fosse ele o jesus), e também por nos afagar aquele sentimento mesquinho de poder uma vez mais aplicar um golpe de génio nas papoilas caso ele viesse treinar o Porto. Fico no entanto com o Professor, pois mal por mal, sempre poupamos uns cobres largos em pastilhas elásticas e champô anti-caspa.

    ResponderEliminar
  10. A questão do treinador não se coloca neste momento. Ou melhor, em princípio não se coloca neste momento.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. É preciso reunir as tropas, acreditar, esquecer os desaires, depois de ter tirado deles as melhores lições, seguir os chefes e ganhar como sempre sabemos fazer, principalmente nos momentos de crise.
    No Porto, cada crise é uma pedra, onde colocamos o pé, para nos soerguermos e ver de mais alto.
    Tudo pelo Porto, nada fora do Porto, nada contra o Porto.

    ResponderEliminar
  12. primeiro d'Abril antecipado ;)

    agora, mais sério, não é nada que já não se tenha lido ou ouvido, aqui e acolá... agora, até ser verdade, quero crer que vai uma distância muito grande, até porque de boatos, anda o mundo cheio... e anda por aí cada um!?

    nos dias que correm, pela forma de estar e de palrar em frente aos microfones, para mim, esse tadinho, não passa de um anafalbeto, que nem o primário, a, e, i, o, u, sabe soletrar correcta e ordenadamente, sempre naquele estilo aporcalhado e javardo de mascador intratável de chicletes, sempre e sempre de boca aberta.

    futebolisticamente falando, tem mostrado serviço... e não é isso que importa verdadeiramente?

    tudo isto para dizer o quê?

    numa coisa tou certo, nos futebóis, razão tem o Pimenta Machado... o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira... e vice-versa.

    o que quero dizer com isto?

    simples, mais simples, não há... eu quero é que o FCPorto ganhe, agora quem lá está, isso para mim, são discussões completamente estéreis e inócuas.

    não sei se me faço entender?!

    ResponderEliminar
  13. PERGUNTA: «Entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, quem gostarias e preferias ver de Dragão ao peito na próxima época?»

    RESPOSTA: nem um, nem outro. e muito menos o (in)tranquilo Paulo Bento. "cruz! credo! abrenúncio! lagarto, lagarto, lagarto!"

    como escreveu - e bem! - o "dragaovilapouca", esta é uma questão que, por ora, não se coloca - para além de que o Professor tem contrato para mais uma época.
    mas, no «campo hipotético das hipóteses», eu preferia um treinador estrangeiro. o primeiro nome que me surge, quando tenho uma discussão destas, é o de Guus Hiddink - cuja contratação fica pelo preço de um Prediger (mais milhão, menos milhão) ;)

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar
  14. Sendo um cenário totalmente irrealista, entro no entanto na "brincadeira".

    A ter que escolher um - mesmo não sendo esses os nomes - escolhia claramente Jesus, para treinador portista. Disse-o em Abril ou Maio do ano passado, estava ele ainda em Braga, e reafirmo-o agora, sem qualquer problema.

    Quero lá saber se ele fala português correctamente, ou se usa a fanfarronice avulsa (engraçado que a fanfarronice, em Mourinho, tinha um nome mais intelectual: os "mind games")como forma de afirmação pessoal. Ele destaca-se. Coloca as equipas, por onde passa, a jogar bom futebol. É um técnico competente e, sinceramente, não me caem os parentes na lama só por elogiar um técnico adversário.

    ResponderEliminar
  15. Que me interessa que o jesualdo fale muito bem português se depois...

    mas não,jesus não,obrigado.Dispenso.Broncos?posh...

    Não estou a chamar ninguém,mas às vezes tenho saudades do 3-4-3...

    ResponderEliminar
  16. Na minha modesta opinião, nem um nem outro, Jaime Pacheco aos comandos do FCP, para ensinar os nossos jogadores a distribuirem porrada, em condições nos túneis e fora deles! E o próprio Jaime mandar umas quantas postas de pescada recessa a esse mastigador de pastilha borrachosa compulsivo...

    ResponderEliminar
  17. Entre Jorge Jesus e Jesualdo Ferreira, quem gostarias e preferias ver de Dragão ao peito na próxima época?

    JESUALDO, o melhor treinador do campeonato português.

    Sem ironias.

    Abraço amigo

    ResponderEliminar