14 maio, 2013

Manto Azul e Branco - 1975-1976 – O mesmo emblema na camisola, um símbolo novo nos calções

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento igual ao de 1969-70 a 1974-75, com uma sensível diferença: o emblema na camisola é mais pequeno e com outro contorno. No resto, camisola com larga faixa central branca, ladeada por duas azuis; colarinho redondo debruado a azul; o mesmo debruado no fim da manga.

Histórico o surgimento, nos calções, do símbolo da marca de equipamentos, no caso a Adidas. Durante a época foram usados calções com e sem logótipo da Adidas.

O símbolo da Adidas, marca que passou a vestir a equipa de futebol em 1975-76 até 1996-97 (exceptuando pequenos períodos como em parte da época de 1982-83), surgiu pela primeira vez nos calções, à direita. Mas nem sempre os calções usados neste período comportavam o logótipo Adidas. Nas camisolas a chancela só apareceu em 1982-83. Curioso: nas camisetas dos guarda-redes já se via o logo!

Nesta belíssima foto, em cima, da esquerda para a direita: Rodolfo, Ronaldo, Simões, Carlos Alhinho, Murça e Tibi; em baixo: Oliveira, Octávio, Cubilhas, Seninho e Dinis.

Rolando (que no início da época 1975-76 fechou a sua brilhante carreira no FC Porto) e Simões (que cumpria a segunda temporada de azul-e-branco vestido)

Rolando, um excelente defesa-central e dos mais carismáticos capitães de equipa da história do FC Porto. “Raçudo”, compleição física invejável, excelente posicionamento em campo e visão de jogo, entrega total, foi o exemplo de jogador “à Porto”.

Simões, notável central e baluarte da defesa portista no decorrer da década de 70, formou com Freitas, uma dupla verdadeiramente imbatível. À combatividade do angolano, aliava-se a clarividência, técnica e eficiência de Simões. Foi BiCampeão Nacional como tantos outros companheiros que porfiaram para vencer.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos

0 comentários:

Enviar um comentário